Sexta-feira. 5 de fevereiro de 1936. Sítio Bois, Caririaçu. Ceará. Brasil. Uma casa simples onde morava uma já numerosa família, porém, humilde. E, foi valendo-se dessa humildade que esse casal educou os filhos. Uma educação baseada e fundamentada na HUMILDADE, pré-requisito para as demais virtudes e receita para um nome digno. “Falar é prata, calar é ouro; onde ver deixe, ainda que seja ouro em pó.” “Quem não vive para servir, não serve para viver.” São falas nas quais menino Pedro Duarte foi criado, e ainda ecoam no seu intelecto e, principalmente, no seu coração, pois foi seguindo esses fundamentos que construiu e trilhou a sua história até a data de hoje. Mas, Quem é Pedro Duarte?
1946: Uma criança pobre, mas de uma educação inusitada, a qual somente pais com princípios cristãos podem transmitir com tal eficiência à sua prole. Uma criança que toma mingau de farinha de mandioca com leite de cabra, e que almoça todos os dias feijão de corda puro, e faz festa quando seu pai tem condições de trazer da feira, num domingo, algum pedaço de carne de criação. Mas é abençoado, pois aos seis anos, seus pais se esforçaram para lhe matricular na escolinha de Dona Anita Calixto, para que ele aprendesse a carta do ABC, a cartilha e o 1º livro.
Mas, ainda pergunto: Quem é Esse Garoto Pedro Duarte?
1952: Agora, um adolescente que continua trabalhando como doceiro com o Sr. Luiz Gonzaga Pinto bem ali, vizinho à casa do Sr. Toinho da Farmácia. No entanto, há outro ofício que passa a ser o seu objetivo pouco a pouco, o de locutor, também chamado de “speaker”. Mas como arrumar tempo? É apenas um menino de recados, pegador de carrego, doceiro e estudante.
1957: O tempo passa... Está terminando o Admissão ao Ginásio e, ingressando na almejada carreira de locutor, como aqueles das grandes rádios de Fortaleza e Recife, mas ainda tem que caminhar muito para chegar a tal ponto.
1958: Devo lhes contar que ele está namorando uma garota. Pedro, recorda-se que com os seus 9 ou 10 anos, uma garotinha irmã da esposa do seu patrão, pedia-lhe para leva-la à casa da mãe. Então essa menina, e sua família foram morar em Fortaleza, mas após alguns anos, voltaram, ascendendo nele, uma paixão, por a garota mais linda que ele já havia visto, e que é capaz de apaixonar qualquer rapazola assim como ele. Primeiro beijo. Pedido de casamento e o tempo voa... Agora, ele é pai. Uma menina linda, a quem deram, na pia batismal, o nome de Maria do Socorro. E vão nascendo, pouco a pouco, Cicero Carlos, Pedro Junior, Francil, Francilene, Erasmo, Joana, Aparecida, Andrea, João Neto, Samira e assim inteiram-se os onze, sendo cinco meninos e seis meninas. Hoje, após muitas dificuldades e perda dolorosa de 3 filhos, ele chega ao dia 5 de fevereiro de 2016, completando 80 anos de vida, mas o que realmente comemora é o crescimento da sua família com dignidade, um homem grato pelos pais que teve e pelos ensinamentos religiosos que deles recebeu e exerce com fervor, repassando todos os ensinamentos para seus filhos, netos e bisnetos.
2016: Quem é Pedro Duarte?
Um homem digno de respeito, orgulho para os filhos, exemplo para os netos e bisnetos, o alicerce, o ombro amigo, o anjo que chega nas horas mais difíceis, a ROCHA da Família Rodrigues Duarte. O Grande profissional da locução, onde inicio sua carreira nos serviços de alto falantes: GURI, SÃO LUIZ E CINETON. Fundador da Agência SACI Publicidades Juntamente com Gilberto Sobreira; Integrou a equipe de locutores da Radio Iracema de Juazeiro, onde, mas tarde assumiu a direção; Recebeu troféu de melhor radialista do ano de 1966, conferido pela Câmara Junior de Juazeiro; Em 1973 foi Presidente da Associação Juazeirense de Imprensa, intensificando sua carreira jornalística, começando com a fundação do Jornal dos Municípios em parceria com o senhor Estevão Rodrigues em prol daquela entidade jornalística; Fundou os jornais “A Revolução”, “O Correio do Cariri”, “Jornal da Cidade”; Diretor de Rádio e Cultura de Penaforte, em Penaforte-CE; Diretor Comercial do Jornal Tribuna de Penaforte, em Penaforte-CE; Assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, durante a administração de Carlos Cruz; Assessor comercial do setor de mídia da rede de televisão Verdes Mares; Exímio apresentador de eventos da TV Verde Vale; Compositor da música “O santo do povo” gravada pelos cantores Alcymar Monteiro e Trio Nortista na gravadora Continental; Ainda apresentador do programa “Geração Saudade” na Rádio Verde Vale AM; Filiado ao Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará, à ACEJI - Associação Cearense de Jornalistas do Interior; à AJI - Associação Juazeirense de Imprensa; Grande cidadão digno de todo respeito pela vida trilhada com dignidade ao decorrer desses 80 anos. Pedro Francelino Duarte receba hoje os parabéns da sua ssposa Francinete, irmãos, filhos, netos, bisnetos, genros, noras, sobrinhos e amigos. Em fim, de todos que tem o privilegio desfrutar da sua presença. Que Deus continue a derramar sobre você muitas bênçãos, pois hoje é um dia feliz, um dia bençoado, é o seu aniversario Pedro Duarte. Parabéns!!!!
Alisson Emanuel (Neto) e Andrea Duarte (Filha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário