sábado, 12 de setembro de 2015

Juazeiro do Norte: capela da comunidade do Taquari ganha novo altar-mor

Texto e fotos: Patrícia Silva
(publicação original: site da diocese de Crato)
Na véspera do dia 7 de setembro, Dia da Pátria, o Bispo Dom Fernando Panico esteve na Comunidade do Sítio Taquari, em Juazeiro do Norte, onde presidiu a celebração de bênção do novo altar da Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, dento das festividades pelos 80 anos de festa da padroeira daquela comunidade da Terra do Padre Cícero. A celebração foi acompanhada com atenção pelos fiéis. “Para mim foi uma bênção, nunca presenciei um momento tão sublime e especial como este”, disse a dona de casa, Débora Anastácio.
A bênção do novo altar, tão esperada pelas 150 famílias que residem no Sítio Taquari, representa a comunhão dos fiéis com o próprio Cristo, explica Dom Fernando. “É uma alegria muito grande estar aqui mais uma vez, agora para celebrar a dedicação do altar, nestes 80 anos de festa. Este momento, que é uma graça de Deus, reforça em nós o compromisso que temos de nos colocarmos a serviço de Jesus, também dentro das dificuldades da vida”, disse.

No novo altar foi inserida uma relíquia de São Sigismundo Félix Felinski, que foi bispo de Varsóvia, em Cracóvia, Polônia, e superando graves tribulações ficou conhecido como “aquele que defende vitória”.
Momento da introdução da relíquia no novo altar. (Foto: Patrícia Silva)
História
Em 80 anos de missão a comunidade já pertenceu a Paróquia de São Pedro em Caririaçu, por 25 anos, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, por 50 anos, e há 5 anos pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Distrito Palmeirinha, no mesmo município. A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade do Sítio Taquari iniciou em 1900, mas a capela recebeu o reconhecimento diocesano em 9 de fevereiro de 1935. Devido seu longo tempo de história a comunidade recebeu a visita de todos os bispos da Diocese de Crato, exceto o primeiro bispo Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, conforme consta no Livro de Tombo da Paróquia de São Pedro.

Pastoreio de Dom Fernando
Sobre o cuidado pastoral de Dom Fernando com o rebanho de Deus presente nesta comunidade, um dos coordenadores, Carlos Freire, recorda a frase de Santo Agostinho que diz: Onde está o Bispo ai está a Igreja. “Desde quando Dom Fernando chegou à Diocese de Crato, sempre que pode está aqui conosco e a presença apostólica do bispo é sempre um momento de alegria”, falou. O assistente social, José Cícero da Silva, afirma que Dom Fernando, como um bom pastor, sabe conduzir os seus fiéis para o caminho de Jesus. “Dom Fernando é um pastor que, sendo presente, de fato sabe guiar o seu rebanho para a vitória em Cristo Jesus”, disse. 

Nenhum comentário: