quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Universidade Federal do Cariri lança revista Ciência e Sustentabilidade

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança, na próxima terça-feira, 6, a revista Ciência e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). O evento acontece a partir das 8h30min, no auditório do campus de Juazeiro do Norte, durante as atividades do I Seminário Interdisciplinar do Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE). 

A publicação científica, divulgada no ano em que o PRODER completa cinco anos, apresentará pesquisas interdisciplinares, relacionadas à temática do desenvolvimento regional sustentável. No primeiro número, serão sete artigos de pesquisadores convidados. A partir das próximas edições, de acordo com o pesquisador Diego Coelho do Nascimento, da comissão organizadora do lançamento, haverá chamada para a seleção dos textos. 

Entre os artigos, a UFCA se faz presente nos textos da reitora Suely Salgueiro Chacon, com coautores, e da coordenadora do Proder, professora Verônica do Nascimento, também com coautores. A reitora, uma das fundadoras do Proder, foi pioneira em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento regional sustentável no semiárido. Há ainda textos de pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFC), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP). 

A periodicidade da revista será semestral, com chamada de artigos contínua. Para o pesquisador Diego Coelho, que também é ex-aluno do mestrado do PRODER e doutorando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a publicação terá uma importância fundamental na divulgação das pesquisas relacionadas a todas as dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica, social, política e cultural.

domingo, 20 de setembro de 2015

Fotos das missas do Caldeirão e do dia 20

Nossa colaboradora Pautília Ferraz nos manda flagrantes fotográficos da missa celebrada na manhã de hoje pelo Pe. Vileci Vidal no Caldeirão pela lembrança dos 69 anos da morte do beato José Lourenço. O evento coincide com a 16ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão  sob a coordenação do Pe. Vileci. Um grande número de devotos e admiradores do beato compareceu ao local conforme mostram as fotos abaixo:



Fotos da missa do dia 20, Missa do Padre Cícero em Juazeiro, clicadas por nossa colaboradora Pautília Ferraz





sábado, 19 de setembro de 2015

Imprensa juazeirense de luto: morre o jornalista Beto Fernandes

A imprensa juazeirense sofreu hoje um grande impacto com a notícia do falecimento do jornalista Beto Fernandes, ocorrida por volta do meio-dia, vítima de infarto. Procedente de Campos Sales Beto chegou a Juazeiro do Norte em 2008 para trabalhar na Assessoria de Imprensa do Prefeito Raimundo Macedo. Aqui desenvolveu intensa atividade como cerimonialista, locutor, noticiarista e ditor de blogs, dentre os quais o blogdejuazeiro. Morreu sem poder ver no ar seu mais novo projeto que seria um jornal matutino da TV Verde Vale. O velório será no Anjo da Guarda a partir das 18 h e o sepultamento ocorrerá amanhã na cidade de Iguatu. 

Centec oferta curso de modelagem de calçados


O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) vem realizando, desde o mês de abril, capacitações gratuitas voltadas ao setor calçadista da região do Cariri. O curso de Modelagem de Calçados acontece na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, localizada na cidade de Juazeiro do Norte. Já foram atendidos mais de 50 alunos em módulos teóricos e práticos.

Uma nova turma do primeiro módulo – sobre sketch e modelagem 2D - acontecerá na Fatec Cariri e as pré-inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro. Os interessados devem ir ao Centro Multifuncional do Cariri portando um documento de identificação oficial com foto. A capacitação é gratuita.

Composto por três módulos de 40 horas cada, a qualificação tem o objetivo de capacitar trabalhadores e empreendedores de micro e pequenas empresas do setor calçadista, aprimorando o processo de fabricação de calçados no Ceará, com foco no Sistema CAD/CAM (Sistemas Integrados de Produção Visando Prototipagem Rápida).
O CAD/CAM é uma tecnologia de produção industrial assistida por computador que tem o objetivo de facilitar a manufatura, garantindo melhor qualidade e precisão técnica dos produtos. Por meio de simulação em realidade virtual, o Sistema permite automatizar e aprimorar a produção.

O primeiro módulo do curso aborda sketch e modelagem 2D, enquanto o segundo foca em atividades práticas de modelagem básica em forma. O terceiro e último módulo, que acontecerá em novembro, abordará sketch e modelagem 3D.

O empresário Antônio Morais, 25 anos, já participou dos dois módulos realizados. Ele trabalha no comércio calçadista com a própria empresa, a Mizom, e diz ter buscado no curso uma oportunidade de garantir uma melhor capacitação e de estabelecer sua rede de contatos no setor.

“Para mim, é importante reunir as pessoas responsáveis por essa indústria, para fortalecer a região”, diz Antônio. “E minha participação no curso foi muito proveitosa. Acredito que temos sempre que estar nos reciclando, praticando e melhorando”, aponta o empreendedor.

Para a professora do curso, Kayrena Melo, a capacitação cumpre um importante papel na profissionalização e no desenvolvimento do setor calçadista da região do Cariri. “Estamos investindo para que os profissionais conheçam ferramentas que tornem o processo de produção mais rápido e barato”, diz.

“Isso é bom também para pequenos produtores que não tenham conhecimento técnico, pois o curso auxilia na criação de um produto diferenciado e até a alavancar vendas”, ressalta Kayrena, que também destaca a exclusividade do curso na região: “E a nossa capacitação é única no Cariri, por trabalhar com rendering e modelagem 3D”.

O curso é uma ação do Centro Multifuncional do Cariri (CMC), equipamento gerenciado pelo Instituto Centec, por meio de parceria com a Secretaria de Cidades do Governo do Estado do Ceará e financiamento do Banco Mundial (Projeto Cidades do Ceará: Cariri Central). Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (88) 3512.4395 ou através do e-mail: kayrena@centec.org.br .

Serviço
O que: Curso gratuito de Modelagem Calçadista – Módulo I.
Pré-inscrições: Até dia 28 de setembro, portando documento com foto.
Onde: Centro Multifuncional do Cariri, em Juazeiro do Norte. (Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, s/n, Bairro Matriz).
Telefone: (88) 3512-5933.
Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 99949.1534
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898



Juazeiro do Norte, Capital das Romarias

Saiu hoje na Coluna Pòlítica de Edilmar Norões do Diário do Nordeste:

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Morre em Juazeiro o poeta Sílvio Grangeiro

Faleceu na manhã de hoje, em sua residência, em Juazeiro do Norte, o poeta popular Sílvio Grangeiro, aos 68 anos de idade, completados no mês passado. Silvio estava doente há  algum tempo e recentemente precisou de sangue. Foi feito um apelo através da imprensa e em pouquíssimo tempo uma grande legião de amigos se dispôs a fazer doação deixando sua família e os médicos bastante surpresos com a popularidade do poeta. Em 2013 sua filha, Simone, lançou o livro Silvio Grangeiro, uma vida de repente, no qual conta a história do grande poeta de Abaiara que escolheu morar em Juazeiro e engrandeceu a literatura popular brasileira,  tornando-seu Embaixador da Cultura do Cariri. O corpo está sendo velado no Anjo da Guarda onde será sepultado amanhã.

Homenagem de Jevan  Siqueira

Transfere-se neste dia
Um poeta verdadeiro
Pra ir morar com Jesus
No altar de Deus primeiro
Vai em paz meu velho  amigo
Querido Silvio Granjeiro.

Aqui na terra cantaste
As belezas do sertão
Das palmeiras ao carrapicho
Da cantiga de um cancão
Parte deixando saudade
Na sua simplicidade
Nosso querido irmão

Me desculpe pelos os versos
Pé quebrado e sem ter rima
Vai faltar de hoje em diante
Uma corda que era a prima
No sertão vai fazer falta
Esse galo de campina...

                                         Essa é minha simples homenagem vinda do coração a estima estimado companheiro de luta, grande poeta Silvio, na certeza de que Deus e os seus anjos o espera com todos os cânticos que voce bem merece..Vai amigo poeta, vai com Deus.. Seu admirador e amigo . Jevan Siqueira Seresteiro.
´

FIEC lança Cartão Empresarial BNB/FIEC no Cariri

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lança na segunda-feira, dia 21 de setembro, em Juazeiro do Norte, no Iu-Á Hotel, às 18h30, o Cartão Empresarial BNB/FIEC, que tem o objetivo de ampliar o acesso ao crédito de forma desburocratizada, em condições diferenciadas, fortalecendo o setor industrial cearense e gerando mais emprego e renda.

O diretor regional da FIEC no Cariri, Marco Tavares, destaca que o cartão vai fortalecer os empresários da região. “Será uma oportunidade de injetar capital para o micro, pequeno e médio empresário num momento em que as empresas precisam de capital de giro nesse ano difícil, de resgatarmos o crédito na região”, analisa.

Cartão Empresarial BNB/FIEC

O cartão tem bandeira Visa, limite de crédito de até R$ 3 milhões e prazo de pagamento de até 36 meses. O cartão estará disponível para as 2.200 empresas associadas aos 39 Sindicatos filiados à FIEC, sem custo de anuidade.

O Cartão Empresarial BNB/FIEC é um produto de capital de giro, que também pode ser utilizado como cartão de crédito. O acordo de cooperação ainda compreende atendimento de demandas financeiras das empresas associadas aos Sindicatos filiados à FIEC, principalmente para Giro Estoque e Giro MPE Décimo Terceiro.


Informações para a Imprensa
Gerência de Comunicações - Sistema FIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
Confira as notícias da indústria cearense no FIEC Online.
Facebook: www.facebook.com/SistemaFIEC.
Twitter: www.twitter.com/FiecOnline.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Festa de São Miguel


Juntamente com a parte religiosa haverá também a parte social na qual será feita a escolha do Príncipe da Festa do co-padroeiro. Disputarão o título dois candidatos: Levi Alves Araújo, filho de Daniel e Rivânia e Arthur de Matos, filho de Jailson e Herbênia. Haverá quermesse todas as noites.

domingo, 13 de setembro de 2015

Paralelo à Romaria de Nossa Senhora das Dores, Juazeiro do Norte promoveu o evento “Jovens romeiros, inquietos e solidários” – por Arysson Magalhães



Tendo como local a Paróquia/Basílica Menor Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, foi encerrado na manhã deste domingo, 13 de setembro, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária – ELJUMI, que contou com a presença de 90 jovens, representantes do Regional Nordeste 1 da CNBB, que engloba todo o estado do Ceará. O encontro teve como tema: “Jovens romeiros, inquietos e solidários”.
O ELJUMI, foi coordenado pelo assessor das Pontifícias Obras Missionárias – POM e Secretário Nacional da Juventude Missionária da CNBB, Guilherme Cavalli. O evento consistiu na formações sob a temática da espiritualidade missionária, a partir de uma espiritualidade de olhos abertos, que olha o mundo e dá novas respostas como Igreja, como cristãos e missionários de Jesus Cristo. O planejamento das atividades de 2016 para o regional também fez parte da programação.
Segundo Guilherme, a Juventude Missionária tem uma espiritualidade em que o jovem se coloca a serviço do irmão necessitado, indo além-fronteiras com a Missão Ad Gentes. “A Juventude Missionária tem uma espiritualidade samaritana, de estar a serviço, se aproximando das pessoas, principalmente dos que mais precisam, para juntos sermos Igreja que celebra com o povo, no meio do povo e fazendo presença de Jesus Cristo no meio das comunidades, pensando sempre além-fronteiras, Ad Gentes”, afirmou.

O assessor também destacou os desafios da evangelização da juventude. “O grande desafio hoje é a gente conseguir compreender as diversas tribos, as diversas juventudes que existem e saber ser propostas para todas elas. São vários grupos de juventude, porque são várias expressões e vários tipos de ser jovem. O nosso grande desafio hoje como Igreja jovem é ser respostas para todas essas diversidades de juventudes”, disse.

Segundo o Coordenador Regional da Juventude Missionária, Lucas Guerra, a Diocese de Crato foi escolhida para sediar o encontro devido sua forte presença enquanto igreja romeira e missionária. “Temos trabalhado muito para amadurecer a nossa identidade, que é ir ao encontro de todos os povos, sobretudo dos mais necessitados, que são considerados as preferidas do Senhor e uma forma de realizarmos isso é estando mais perto das comunidades e nos fazermos romeiros, missionários, saindo das casas de formação para irmos ao encontro das famílias, sendo evangelizadores do Reino que Jesus nos convida a anunciar”, afirmou.

O Encontro de Líderes da Juventude Missionária acontece em três níveis: paroquial, diocesano e regional. Foi este último o que foi realizado em Juazeiro do Norte neste final de semana. (Fonte: Diocese do Crato)

sábado, 12 de setembro de 2015

Juazeiro do Norte: capela da comunidade do Taquari ganha novo altar-mor

Texto e fotos: Patrícia Silva
(publicação original: site da diocese de Crato)
Na véspera do dia 7 de setembro, Dia da Pátria, o Bispo Dom Fernando Panico esteve na Comunidade do Sítio Taquari, em Juazeiro do Norte, onde presidiu a celebração de bênção do novo altar da Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, dento das festividades pelos 80 anos de festa da padroeira daquela comunidade da Terra do Padre Cícero. A celebração foi acompanhada com atenção pelos fiéis. “Para mim foi uma bênção, nunca presenciei um momento tão sublime e especial como este”, disse a dona de casa, Débora Anastácio.
A bênção do novo altar, tão esperada pelas 150 famílias que residem no Sítio Taquari, representa a comunhão dos fiéis com o próprio Cristo, explica Dom Fernando. “É uma alegria muito grande estar aqui mais uma vez, agora para celebrar a dedicação do altar, nestes 80 anos de festa. Este momento, que é uma graça de Deus, reforça em nós o compromisso que temos de nos colocarmos a serviço de Jesus, também dentro das dificuldades da vida”, disse.

No novo altar foi inserida uma relíquia de São Sigismundo Félix Felinski, que foi bispo de Varsóvia, em Cracóvia, Polônia, e superando graves tribulações ficou conhecido como “aquele que defende vitória”.
Momento da introdução da relíquia no novo altar. (Foto: Patrícia Silva)
História
Em 80 anos de missão a comunidade já pertenceu a Paróquia de São Pedro em Caririaçu, por 25 anos, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, por 50 anos, e há 5 anos pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Distrito Palmeirinha, no mesmo município. A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade do Sítio Taquari iniciou em 1900, mas a capela recebeu o reconhecimento diocesano em 9 de fevereiro de 1935. Devido seu longo tempo de história a comunidade recebeu a visita de todos os bispos da Diocese de Crato, exceto o primeiro bispo Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, conforme consta no Livro de Tombo da Paróquia de São Pedro.

Pastoreio de Dom Fernando
Sobre o cuidado pastoral de Dom Fernando com o rebanho de Deus presente nesta comunidade, um dos coordenadores, Carlos Freire, recorda a frase de Santo Agostinho que diz: Onde está o Bispo ai está a Igreja. “Desde quando Dom Fernando chegou à Diocese de Crato, sempre que pode está aqui conosco e a presença apostólica do bispo é sempre um momento de alegria”, falou. O assistente social, José Cícero da Silva, afirma que Dom Fernando, como um bom pastor, sabe conduzir os seus fiéis para o caminho de Jesus. “Dom Fernando é um pastor que, sendo presente, de fato sabe guiar o seu rebanho para a vitória em Cristo Jesus”, disse. 

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Você sabe quanto o governo federal arrecada de imposto por ano?

O governo federal arrecada uma montanha fabulosa de dinheiro por ano. De janeiro de 2015 até hoje já arrecadou mais de UM TRILHÃO. Isto mesmo MAIS DE UM TRILHÃO!!!.  Se fosse bem aplicado este País seria o melhor do mundo para se viver, mas infelizmente o retorno do imposto pago é insignificante e o Brasil concede aos seus habitantes péssimos serviços públicos. Se você quiser acompanhar doravante como está a arrecadação de impostos federais no Brasil clique no menu do lado esquerdo em cima da frase IMPOSTO FEDERAL PAGO POR NÓS. Mas é bom tomar um calmante antes. 

No caminho do romeiro, Juazeiro é a Porta da Misericórdia

Texto e fotos do seminarista Arysson Magalhães. Fonte: blog do Crato.

Imagem primitiva de Nossa Senhora das Dores, adquirida
em 1827 pelo fundador de Juazeiro do Norte,
 Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro.
Esta imagem mantém a originalidade e só é exibida
 na festas da Mãe das Dores, de 30 a 15 de setembro de cada ano
Acontece desde o dia 30 de agosto, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, os festejos e romaria à sua padroeira, que este ano tem como tema: “No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta de Misericórdia”.
O ciclo de romarias tem início a partir do próximo dia 10. Em todos os anos, há mais de 120 anos, milhares de romeiros vindos de todo o Brasil, chegam a Juazeiro do Norte para dar continuidade à devoção mariana deixada por Padre Cícero Romão Batista (1844 – 1934) e render graças a Deus pela vida e missão do patriarca de Juazeiro.
 “A cidade de Juazeiro do Norte e, por seguinte, a Basílica de Nossa Senhora das Dores estão de portas abertas para acolher os milhares de romeiros e romeiras que expressam a devoção a Nossa Senhora das Dores, ensinamento este deixado pelo saudoso Padre Cícero Romão Batista, o qual costumava dizer que a Virgem das Dores era a grande advogada das pessoas junto ao Filho de Deus”, afirmou o pároco, Padre Cícero José da Silva.
O coordenador da Pastoral da Liturgia e vigário paroquial, Padre Aureliano Gondim, destaca como novidade na dimensão espiritual a realização da quinzena, uma pára-liturgia, que é a oração da comunidade reunida para se motivar melhor alguma festa ou algum acontecimento, e a celebração de missas durante alguns horários do dia. “Nós orientamos os fiéis da paróquia e também de todo Juazeiro a aprender mais com o romeiro, buscar beber dessa fonte da fé romeira. O romeiro vem para partilhar sua dor, suas alegrias, para renovar a sua fé. O romeiro muito nos ensina. Esse é o grande objetivo nosso no tocante a espiritualidade, aprender com o romeiro a reconhecer Juazeiro como um espaço sagrado”, disse.

                                             Devota da "Mãe das Dores" e do Padre Cícero

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

II Feira de Ciências e Arte Expobjetivo

Estará aberta até o próximo dia 5 a II Feira de Ciências e Arte Expobjetivo em Juazeiro do Norte, cujo tema é Água: ouro líquido do século XXI.. O evento é promoção do Colégio Objetivo e está sendo um  sucesso. A reportagem do Portal de Juazeiro visitou a exposição e pode constatar o alto nível dos trabalhos apresentados. Está havendo total participação dos alunos e professores, merecendo destaque a organização e o acolhimento aos visitantes. Vale a penar visitar.