sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Livro sobre Dr. Possidônio Bem será lançado neste sábado no Memorial Padre Cícero

Neste sábado 29 será lançado no Memorial Padre Cícero, às 20 h, o livro sobre Dr. Possidônio Bem escrito pelo engenheiro Mário Bem Filho. A obra é uma homenagem a um dos mais humanitários médicos que clinicaram em Juazeiro do Norte. Aqui ele trabalhou no antigo Posto de Tracoma que funcionou durante muito tempo onde hoje é a Praça José Sarnei e no seu consultório na Rua São Francisco. Dr. Possidônio também foi político, tendo sido eleito deputado estadual pelo estado de Pernambuco (onde nasceu) e ocupou o cargo de Interventor de Juazeiro do Norte de 30 de junho de 1943 a 11 de junho de 1945. Foi convidado para disputar as eleições como candidato a prefeito desta cidade, mas não aceitou, preferindo continuar sua carreira de médico. Conheça mais sobre a vida deste ilustre médico e político lendo o livro de Mário Bem que será lançado neste sábado no Memorial Padre Cícero.



O autor
Mario Bem Filho natural de Jardim-Ceará, nascido aos 11 de maio de 1958; é o 8º filho do casal Mário da Silva Bem (falecido) e Maria Neli Couto Bem (prendas do lar). Engenheiro Civil graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com Curso de Pós-Graduação em Engenharia Estrutural (UNIFOR) e Especialização de Gestão, Consultoria e Elaboração de Projetos pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É engenheiro concursado pertencente ao quadro técnico da Secretaria de Infraestrutura, de Juazeiro do Norte. Foi Diretor do Dpto. de Controle Urbanístico, Diretor do Dpto. de Obras e Viação, Presidente da Comissão de Licitação e Secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, tendo ocupado a citada pasta por três vezes; interinamente ocupou a paste de Serviços Públicos e Melo Ambiente. Foi Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, além de Presidente da Comissão de Licitação do Município de Barbalha, Ceará; ocupou a pasta de Secretário Adjunto de Infraestrutura do Município de Juazeiro do Norte. Ocupa atualmente o cargo em comissão de Secretário Executivo, da Secretaria da Cidade - SECID, do Município de Juazeiro do Norte.
É autor das seguintes publicações: Juazeiro do Norte - Seu Espaço Físico (1" edição 1999 / 2ª edição 2001 / 3ª edição 2007); Coautor de dois volumes de Dados Biográficos - dos homenageados em logradouros públicos de Juazeiro do Norte(2000); Formação Religiosa de Juazeiro do Norte (2002); Mapa Urbano de Juazeiro do Norte, na escala de 1:10.000 (2.003) e 1:12.500 (2.008/2.009/2.011) e Origem e Formação das Famílias Couto e Bem (2003); O legado do Casal Mário da Silva Bem e Maria Neli Couto Bem (2013). 
Como artista plástico é autor dentre outras das seguintes telas: Padre Cícero e a Igreja, óleo sobre tela (2,15 x 1,00); Padre Cícero entre amigos, óleo sobre tela (1,60 x 1,00); Trincheira, óleo sobre tela (1,75 x 1,40); Presépio, óleo sobre tela (1,40 x 1,10),Santa Ceia, óleo sobre tela (1,85 x 1,10) e Via Sacra, óleo sobre tela, 15 telas (0,40x0,50).

Contatos:
mariobemmb@hotmail.com
Telefones: 88 3511 1950 ou 3511 2010

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Festival de Quadrilhas fora de época acontece a partir da próxima quinta-feira em Juazeiro

A Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte realizará um grande Festival de Quadrilhas Juninas fora de época, contando com a participação de 14 grupos que concorrem nas categorias: adulto e infantil. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo, a partir das 18h, nos dias 27, 28 e 29.

De acordo com a organização do festival, o mesmo tem como objetivo fortalecer, valorizar e difundir uma das mais populares manifestações culturais do Município e do Estado, envolvendo aproximadamente três mil pessoas, entre adultos e jovens estudantes, que durante todo o ano se preparam para os festejos.

A titular da pasta, Marli Bezerra, lembra que a Secrom enaltece o movimento junino e cumpre seus princípios de apoiar, fortalecer e preservar a Cultura Popular, além de identificar valores e proporcionar desenvolvimento humano e inclusão social desses jovens. Ela destaca ainda que as quadrilhas estarão concorrendo a premiações e troféus.

A programação terá inicio com a apresentação dos grupos: Quadrilha do Gil (infantil), Gonzagão, Arraiá do Girassol e Xamego Nodestino. Já no segundo dia, será a vez das quadrilhas: Tabuleiro Grande, Matutino Junior, Estrela Nordestina, Agremiação Junina e Junina Paixão Cariri. No último dia, se apresentam Pinga Fogo, São Domingo Junior, Quadrilha do Gil, Nação Nordestina e Rochedo Matutino.


--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro do Norte
Telefone: (88)3566-1029
E-mail: imprensa.juazeiro@juazeiro.ce.gov.br
facebook.com/JuazeiroCEGov - twitter.com/JuazeiroCeGov

domingo, 23 de agosto de 2015

Falecimento de Gilberto Grangeiro Pereira

Faleceu na manhã de hoje em Juazeiro, aos 78 anos, o Sr. Gilberto Grangeiro Pereira.  O corpo está sendo velado no Anjo da Guarda. Durante muito tempo Gilberto trabalhou com seu pai, José Pereira Gil, na tradicional Perfumaria Padre Cícero. Graças ao seu dinamismo profissional e tino  administrativo prosperou e passou a ter seu próprio negócio, fundando a Perfumaria São José, localizada na Rua São Paulo, também muito conhecida no comércio juazeirense. O sepultamento será amanhã, 24 de agosto, às 17 h, no Memorial Parque das Flores, nesta cidade, logo após a celebração da missa que acontecerá no Centro de Velório Anjo da Guarda. 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Coletânea poética de José Rodrigues Filho

José Rodrigues Filho está com um novo livro. Agora é uma coletânea poética publicada em Salvador. BA. São 33 poemas em que o autor demonstra como variou sua abordagem criativa do verso romântico -fase inicial de sua trajetória como Vate -para o verso social - período em que se posicionou contra a ditadura militar - e o retorno a Poesia romântica, na fase atual. O livro está à venda em Juazeiro no Livraria Nobel. 

O autor
Agrônomo, escritor e poeta, Jose Rodrigues Filho é natural do município de Bezerros-PE. Concluiu o primário e o científico, na cidade de Juazeiro do Norte. Foi Redator-chefe do Jornal 0 DALA, do Diretório Acadêmico Landulfo Alves da U.F.Ba., do Informativo Komunikando da EMATERBA, e colaborador do jornal da AEABA -Associação de Engenheiros Agrônomos da Bahia. É autor do livro Cariri/Agreste e de vários folhetos da Literatura de Cordel: Diretas Já; A Primeira Greve na EMATERBA; S.O.S. Aposentados; Mudança do Topônimo de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cicero; Caminhos para a Agricultura; Caminhos para a Pecuária; Leitura: A Chave para o Conhecimento; e Saudade das Vaquejadas. Atualmente, esta empenhado em desenvolver uma trama abrangendo as lutas e crenças dos sertanejos nordestinos, e sua submissão ou revolta contra o latifúndio, o governo, e  o Clero.
E-mails:
rodriguesmen@hotmail.com 
rodriguesvilao@vahoo.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Folha de Juazeiro 46 anos de existência

O jornal Folha de Juazeiro foi fundado em 17 de agosto de 1969 por Assis Sobreira e o saudoso jornalista Jackson Pires Barbosa (falecido dia 08 de agosto de 2006), que esteve à frente do periódico até o seu falecimento, Assis a muitos anos reside em Fortaleza. O cordelista e xilogravurista Abraão Batista, foi autor do primeiro editorial do jornal,  intitulado “Marcado para Morrer”, pois à época a cidade já tinha sepultado inúmeros periódicos.  Hoje, a Folha que chegou ao Nº 315 é editado pela viúva de Jackson, Maria Ana Silva Barbosa (Zuzinha) e seu filho Bernardo Neto (Marujo), que apesar das dificuldades, mas, com o apoio dos colaboradores, parceiros comerciais e leitores tem a responsabilidade de não deixar a Folha Cair, e de continuar sendo incentivadora da cultura e da vida socioeconômico da cidade do padre Cícero e região caririense.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Maria Nely Sobreira da Silveira - Irmã Nely - Nasceu no sítio Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no dia 14 de agosto de 1925. É filha de  João Alexandre da Silveira e Cecilia Gonçalves Sobreira, ambos falecidos. Nely iniciou seus estudos numa escola particular do sitio Brejo Seco, no ano de 1932, sendo sua primeira professora, a saudosa Carolina Moreira Dias. Em 10 de dezembro de 1946, recebeu na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, o diploma de professora. Em 1° de Janeiro de 1947, foi convidada pela Profa. Amália Xavier de Oliveira para integrar no quadro de professores da mencionada escola. Com a realização das eleições do ano de 1947, foi eleita Vereadora pelo Partido Social Democrático (PSD) para o triênio 1948-1949-1950. Entretanto, não chegou a concluir o mandato que o povo lhe outorgou, pois em 1° de julho de 1948, quando da inauguração do Dispensário Nossa Senhora das Dores, apresentou-se como candidata a Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Neste mesmo dia comunicou ao seu irmão Jose Sobreira da Silveira e a sua mãe, sua decisão de ingressar naquela Ordem. O que efetivamente aconteceu no dia 1° de julho de 1949.
Em 10 de julho do referido ano, viajou para Campinas, São Paulo, em companhia do Mons. Dr. Manuel Correia de Macedo e de outras postulantes. No dia 15 de setembro de 1949, recebe o hábito de noviça. E no dia 15 de setembro de 1951, retorna a cidade de Juazeiro do Norte, já como Irma Nely, onde é recebida carinhosamente por sua família, quando passa a residir no Dispensário Nossa Senhora das Dores, onde permanece ate hoje.
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março de 1997, recebeu no Plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, uma placa de prata em sua homenagem.
Aos 31 de dezembro de 1998,  Irmã Nely comemorou 50 anos de dedicação  ao Evangelho, e a Irmandade de Jesus Crucificado. Ela fez um belíssimo trabalho social à frente do Dispensário Nossa Senhora das Dores. Seu trabalho ainda se estende às famílias carentes do Bairro Limoeiro, num verdadeiro testemunho evangélico.
Ela é uma das estrelas da constelação juazeirense. E um astro humano em movimento no tempo e no espaço. Por isso é merecedora nesta data em que comemora seus 90 anos de existência das mais justas homenagens de Juazeiro pelo seu edificante e abnegado trabalho em prol das famílias carentes do Bairro do  Limoeiro. (Raimundo Araújo)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Diocese ordena três padres e dois são de Juazeiro

O mês de agosto é denominado pela Igreja Católica como o mês das vocações sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Na primeira semana é lembrada a vocação sacerdotal, com reflexões sobre a sua importância para a Igreja e roga-se ao Senhor da messe para que envie operários de modo que não faltem padres para cuidar das mais diversas comunidades espalhadas pelo Brasil.
A Diocese do Crato empenhada no cumprimento do que pede a Igreja ordenará no próximo dia 04, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha na cidade de Crato-CE, três presbíteros, dois da cidade de Juazeiro do Norte e um da cidade de Aurora. A solene concelebração acontecerá às 16h.
A Paróquia do Menino Jesus de Praga sente-se honrada e feliz com a ordenação de Pe. Toninho (Antônio Romão Gomes Filho), que participou do desabrochar de sua vocação para Deus quando coroinha. Os paroquianos vibram e se rejubilam com os familiares e com a comunidade do fruto gerado nesta Paróquia.
A sua primeira missa nesta paróquia acontecerá no próximo dia 6, quinta-feira, às 19h. E será também a sua primeira bênção com o Santíssimo Sacramento. É momento de muito louvor e de graças para esta comunidade que tem como padroeiro o Menino Jesus de Praga. Aos neo-presbíteros um caminho de luz, de fraternidade a caminho da santidade. (Tereza Neuma)