O prefeito Raimundo Macedo acaba de nomear o empresário Francisco da Silva Lima para assumir o cargo de Chefe da Casa Civil de Juazeiro do Norte. O cargo estava em vacância desde 30 de março, quando o então secretário Giovanni Sampaio se desincompatibilizou da função para concorrer às eleições de outubro próximo. Silva Lima ocupava a função de Assessor Especial da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente (Semasp). Silva foi secretário nos governos de Aílton Gomes (Meio Ambiente), Manoel Salviano (Governo e Meio Ambiente) e na primeira gestão de Raimundão (2005-2008).
quinta-feira, 26 de junho de 2014
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Solenidade da bênção abacial de Madre Maria Aparecida
Abaixo mostramos uma sequência fotográfica de Raimundo Araújo referente à solenidade de bênção abacial de Madre Maria Aparecida Menezes como primeira abadessa do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, ato ocorrido ontem a partir das 17 horas na capela do Mosteiro. A solenidade constou de uma concelebração presidida pelo bispo Dom Fernando. Os presentes lotaram completamente a capela sendo necessária a introdução de cadeiras em todo o entorno da capela para acomodar os convidados. Foi uma solenidade muito bonita que se estendeu até às 20 horas.
terça-feira, 24 de junho de 2014
Falecimento da Dra. Elizabeth Bernardo
Dra. Elizabeth Bernardo de Oliveira, médica conceituada residente em Juazeiro do Norte, professora da Faculdade de Medicina (Estácio). foi morta a tiros no início da noite de hoje pelo seu ex-marido, o fotografo Onofre Ribeiro (visto ao seu lado na foto do site Miseria), o qual após perpetrar o crime cometeu suicídio. A tragédia que abalou Juazeiro aconteceu na residência da médica, situada na Rua Pio X, 554 (Salesianos). O casal estava separado há algum tempo e ele vivia tentando reatar o romance, enquanto a mesma se mantinha irredutível. Segundo informou o jornalista Demontier Tenório em matéria publicada no site Miséria “No final da tarde Onofre chegou na casa de Elizabeth retomando a conversa de sempre. Quando uma filha do primeiro casamento dela de apenas 10 anos de idade o viu com uma espingarda em punho, correu em busca de ajuda na vizinhança afirmando que o padrasto ameaçava sua mãe com a arma. Ela tem ainda um filho de 18 anos de idade que não se encontrava na residência. Os vizinhos acionaram a polícia, enquanto o fotógrafo já tinha ateado fogo no veículo da profissional da área de saúde no caso um Prisma de cor cinza que se encontrava na garagem. Onofre teria ateado fogo ainda em outros objetos após fechar a porta do imóvel. Militares do 2º BPM chegaram imediatamente ao local e adentraram a casa ao passo que o Corpo de Bombeiros debelava as chamas no carro”. O velório está sendo realizado no Anjo da Guarda e o sepultamento será no Parque das Flores às 17 horas.
Dra. Elisabeth era uma profissional muito competente e sua morte trágica e precoce enluta a medicina juazeirense.
segunda-feira, 23 de junho de 2014
sexta-feira, 20 de junho de 2014
A doença à nossa porta!
De um modo em geral, a saúde pública no Brasil vem evoluindo bastante. Hoje já existem postos de saúde nas mais longínquas localidades, tratamentos mais complexos são realizados em centros de especialidades médicas e odontológicas, e há remédio de graça até para a AIDS.
Contudo, a reclamação da população, especialmente em Juazeiro do Norte, é diária. Reclamação por falta de médicos, por falta de remédios, pela demora em realizar um exame. Quanto mais se constroem postos de saúde, quanto mais se compram remédios, quanto mais profissionais de saúde são contratados, mais doentes aparecem! Por que razão isto acontece?
Para esta pergunta podem existir inúmeras respostas, mas há um fator determinante em nossa cidade que não gostamos muito de enxergar: os esgotos a céu aberto. Pode-se afirmar que os juazeirenses convivem com a doença à sua porta.
Assunto nebuloso para os governantes. Obra cara, cheia de transtornos, escondida no chão. Para a população significa sua rua bloqueada por várias semanas para a colocação da rede de esgotos e depois a certeza de mais uma taxa para pagar! Conferindo dados atualizados, apenas cerca de 34% dos domicílios juazeirenses possuem acesso à rede de esgoto, sendo que a adesão é baixíssima!
Esta "economia" momentânea dos governos e da população em relação à instalação e utilização do saneamento básico está sendo cobrada com juros e correção monetária. Não são à toa os casos de diarreia, de dengue, de doenças parasitárias. Com isso, o retorno dos mesmos pacientes às unidades de saúde é recorrente.Haja mais remédios, haja mais exames. O sistema de saúde vive no seu limite financeiro.
Prejuízo também para a cidade com os constantes buracos causados pelas infiltrações no asfalto, além de causar vergonha perante os turistas que nos visitam.
Para piorar a situação, os esgotos começam a contaminar nossas reservas de água potável. Não há mais tempo. A ampliação da rede de coleta de esgotos precisa entrar definitivamente na agenda de nossos representantes, assim como a população precisa se conscientizar da importância de sua utilização. Mecanismos de incentivo para a adesão são possíveis, basta vontade política!
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Seduc abre inscrições para 35 bolsas com 50% de desconto em faculdade particular
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está concedendo desconto de 50% na Faculdade Leão Sampaio, por meio do Programa "Bolsa Social" - 2014.2. Disponíveis aos estudantes juazeirenses que concluíram o Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública de Ensino, serão distribuídas 35 (trinta e cinco) bolsas subdivididas para os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social.
As inscrições estão sendo realizadas desde o dia 16 desse mês até 11 de julho deste ano, das 07h30min às 13h30min, na Secretaria Municipal de Educação, localizada a Rua 15 de novembro, S/N, biarro São Miguel, na Sala da Assessoria a Articulação e Gestão, localizada no 1º andar.
Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, duas cópias autenticadas ou acompanhadas do documento original, da seguinte documentação: Cédula de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Histórico do Ensino Médio (Acompanhada da Declaração de Bolsista, assinado pelo diretor da Instituição de Ensino, quando concluinte em escola da Rede Particular de Ensino); Comprovante de Renda Familiar do candidato e dos membros da família; Deficientes Físicos, apresentar atestado médico; Título Eleitoral e comprovante de votação; Comprovante de Residência; duas fotos recentes.(ASCOM/PMJN)
terça-feira, 17 de junho de 2014
Não venda seu voto...
Renato Casimiro lançou em sua coluna a campanha com a mensagem acima e nós aproveitamos e inserimos no texto a foto do Padre Cícero, para reforçar a ideia, e a aceitação foi muito grande por parte dos leitores. No facebook até agora quase 200 pessoas fizeram compartilhamento gerando uma grande corrente. Se Padre Cícero dizia:"Quem roubou não roube mais; quem matou não mate mais; quem pecou não peque mais".. também poderia dizer: "Quem vendeu seu voto não venda mais".
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Iniciada formação em Saúde Mental no Cerest de Juazeiro do Norte
Começou nesta segunda-feira, dia 16, no auditório do CEREST de Juazeiro do Norte os encontros destinados à formação em Saúde Mental com foco no uso de drogas como crack, álcool e outras. A iniciativa reuniu agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na área da Atenção Básica do Município. Serão 15 turmas de 40 pessoas cada num total de 609 profissionais de saúde envolvidos para atender a demanda juazeirense.
O objetivo é contribuir para a formação dos agentes, auxiliares e técnicos de enfermagem que lidam diretamente com os usuários do SUS diante da perspectiva de reduzir o número de dependentes químicos. O Secretário Plácido Basílio explica que a meta é ampliar a possibilidade de atuação no acolhimento e escuta com base nas práticas adquiridas nos cuidados da saúde mental junto a pacientes com histórico do uso de drogas. (ASCOM/PMJN)
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Festival de Quadrilha Junina começa dia 18
Para difundir e valorizar uma das mais populares manifestações culturais, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e Romaria (Secrom) estará realizando no período de 18 a 23 de junho, mais uma edição do Festival de Quadrilha Junina de Juazeiro do Norte.
O evento terá como palco o Parque de Eventos Padre Cícero e deverá contar com a participação de 30 grupos juninos, sendo 21 somente da cidade de Juazeiro do Norte nas categorias adulta e infantil.
A primeira etapa será de 18 a 21, quando todos os grupos municipais irão se apresentar aos jurados que irão escolher três campeãs em cada categoria. Nos dias 22 e 23 de junho, as campeãs municipais irão concorrer a prêmios juntamente com as sete quadrilha campeãs em 2013 da Região do Cariri.
A expectativa da Secrom é de que cerca de 3.000 jovens, estudantes das comunidades, associações do município e da região participem do festival.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Rua Santa Clara terá sentido único a partir desta sexta-feira na direção do centro de Juazeiro
O trecho da Rua Santa Clara entre as ruas Leão XIII e Padre Pedro Ribeiro terá sentido único a partir desta sexta-feira. Funcionários do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte já cuidaram de colocar a sinalização horizontal como placas indicativas da direção a ser tomada. A medida atende um apelo dos moradores da área que sugeriram o sentido bairro Salesianos/Centro em virtude dos constantes acidentes e até engarrafamentos.
Nos horários das liturgias na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a situação se complica ainda mais por conta do grande número de carros e motos. Agora, com o direcionamento para o centro, a fluência normal dos veículos tende a se regularizar. Quanto ao centro de Juazeiro, o diretor do Demutran, Jesualdo Alves Duarte, diz ser intenção retirar as topics dessa área, a fim de desafogar o trânsito. Para tanto, está sendo estudada a melhor localização.
O departamento anunciou ainda a colocação de semáforos em mais oito cruzamentos com situações consideradas críticas tão logo seja concluída a licitação e feita a compra dos equipamentos. Os critérios estão relacionados com o fluxo maior de veículos e número de acidentes. Jesualdo citou alguns cruzamentos como Rua São Benedito/Avenida Carlos Cruz; Ruas São Benedito/Rui Barbosa; Avenida Castelo Branco/São Paulo e Avenida Castelo Branco/Limoeiro.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)