Faleceu ontem à noite, aos 82 anos de idade, no Rio de Janeiro, onde se encontrava em tratamento de saúde, o juazeirense tenente Osmar Cavalcante. Ela era tenente reformado da Marinha Brasileira e morou muito tempo no Rio de Janeiro onde foi membro atuante do Lions Clube. De regresso a sua terra natal, que amava ardentemente, aqui desenvolveu intensa atividade, sendo membro do Lions Clube, do Instituto Cultural do Vale Caririense, da Loja Maçônica Cavalheiros Espartanos e na administração do prefeito Carlos Cruz foi Secretário da Guarda Municipal e Diretor de Turismo. Em reconhecimento aos seus serviços prestados foi agraciado em 211 com a Comenda José Fausto Guimarães da loja da qual foi membro atuante.
quarta-feira, 30 de abril de 2014
terça-feira, 29 de abril de 2014
Normas vão garantir total segurança aos que se utilizam do aeroporto de Juazeiro do Norte
Um amplo debate coordenado pelo Ministério Público Federal reuniu no auditório do IFCE de Juazeiro do Norte dirigentes da Infraero, prefeito e secretários municipais, construtores, corretores de imóveis e instituições que financiam moradias. Foi o momento inicial para se chegar a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado com obras futuras, fiscalização e controle do uso e ocupação do solo no entorno do Aeroporto Orlando Bezerra.
O Procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol, definiu como um trabalho preventivo. A missão é ver o que já foi feito, dar transparência ao que está sendo feito e tentar reprimir futuras construções irregulares. Para ele, cada um fica sabendo o que pode ser construído, a modalidade e até que altura da obra. De acordo com Rafael, segurança para quem financia e quem constrói na área pública ou privada.
O objetivo maior é assegurar plena funcionalidade do aeroporto com segurança aos usuários do transporte aéreo, garantindo que este não vai sofrer futuras restrições nas suas operações ou até fechamento. O procurador não esconde que se deixou construir de forma irregular na área sem nenhuma observância das normas. Conforme declarou, o Ministério Público Federal dará total apoio juntamente com técnicos da Infraero e Ministério da Aeronáutica na elaboração dos estudos.
Ao município, como lembrou, cabe a responsabilidade de autorizar construções concedendo licenciamento ambiental e alvará quando este ficará ciente de toda a responsabilidade só liberando quando todas as normas forem plenamente atendidas no projeto de engenharia. Além disso, vai incorporar essa legislação ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O prefeito avalizou o conteúdo dos debates e observou que não é possível mais continuar os absurdos. Para ele o TAC vai impedir que os gestores cometam erros quando o povo e autoridades saberão das normas e protegerão o aeroporto.(ASCOM?PMJN)
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Papa teve ligações com o Cariri
O agora santo São João Paulo I I teve ligações importantes com o Ceará, Pernambuco e o Cariri: Primeiro, em 1979, recebendo em audiência dois bispos cearenses, depois, em 1980, quando veio para o X Congresso Eucarístico Nacional em Fortaleza e foi homenageado no estádio Castelão por dois artistas ilustres – Luiz Gonzaga, Rei do Baião e Pernambucano do Século e Pedro Bandeira de Caldas, o paraibano adotado por Juazeiro do Norte e ainda hoje considerado o “ Príncipe dos Poetas Populares “ .
Pouco tempo depois de assumir o pontificado, João Paulo II convocou sacerdotes recém eleitos para cerimônia solene de SAGRAÇÃO no Vaticano em Roma e entre eles estava o cearense de Acopiara Newton Holanda Gurgel, que tornou-se bispo naquela data especial – 27 de Maio de 1 9 7 9 . O bispo diocesano de Crato à época era Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, que também esteve presente ao evento no Vaticano. Com a sagração Dom Newton Holanda tornou-se bispo auxiliar da Diocese de Crato. Com o Falecimento de Dom Vicente em 6 de dezembro de 1998, Dom Newton passou a bispo diocesano em. 9 de janeiro de 1994, vindo a renunciar ao múnus episcopal em 2001, quando a Santa Sé nomeou o italiano Dom Fernando Panico , e desde então , mantém vida reservada como bispo emérito .
Daquela viagem histórica ao Vaticano para encontro com o Papa João Paulo I I , Dom Newton, hoje com 90 anos, reside no bairro São Miguel em Crato, onde guarda com carinho especial as fotos que recebeu como presente da cúria romana .
Internado no Hospital São Francisco de Assis, para tratamento de pneumonia, ele pouco fala, mas recebe com atenção cordial muitos católicos e sacerdotes, sejam de Crato ou de qualquer cidade da região do Cariri, onde foi bispo diocesano durante 8 anos. Seguindo orientação médica ele não grava entrevistas e nem sabia que o Papa que o sagrou bispo em Roma agora foi elevado aos altares como SANTO.
“Desculpe-me, não posso falar muito, pois tenho que obedecer a orientação médica”, disse ele com o semblante cansado de quem luta pela recuperação da saúde. O repórter lembra do seu encontro com o Papa João Paulo I I em Roma e pergunta como ele ver a canonização neste domingo, 27 de abril de 2014, um mês antes das comemorações de 35 anos de sua sagração episcopal – 27 de maio de 1979 . “Foi um dia inesquecível, um dia abençoado para todos nós. O papa sempre foi muito gentil. Vamos louvar a Deus por estas canonizações”, finalizou Dom Newton, pedindo orações por ele e pela Diocese , que em outubro próximo festeja o Centenário .
CATÓLICOS COMEMORAM:
Quando o mundo celebra o “DIA DOS 4 PAPAS “ , padres e católicos de Juazeiro do Norte , Crato e da região comemoram com muitas orações desde cedo, quando as missas reúnem grande número de fiéis , empolgados com a decisão do Papa Francisco, que pouco a pouco amplia ações da igreja em todo o mundo .
DIOCESE RECEBEU RELÍQUIA DO VATICANO:
A Diocese de Crato foi uma das poucas do Brasil contempladas com uma relíquia doada pelo Vaticano e que contém na peça folheada a ouro uma gota de sangue do saudoso Papa João Paulo I I, que agora será chamado de SÃO JOÃO PAULO I I . Com exclusividade para o Portal de Juazeiro o relicário foi apresentado pelo padre Edmilson Neves Ferreira, durante entrevista na cúria diocesana de Crato. A urna também foi apresentada para os fiéis na missa dominical desta manhã na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha.
HOMENAGEM:
Entre as homenagens a João Paulo I I na cidade de Juazeiro do Norte destaque para a Biblioteca da Faculdade Paraíso que leva o seu nome .
REPORTAGEM – LUIZ PALMEIRA
EDIÇÃO – JULINHO PALMEIRA
FOTOS – LUIZ PALMEIRA
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Sebo de Chico Garcia saiu da Praça Padre Cícero
O conhecido sebo de Chico Garcia (Francisco Pereira da Silva) não está mais funcionando na Praça Padre Cícero, local onde esteve por várias décadas. Por questões de saúde, Garcia preferiu transferi-lo para sua residência, na Rua do Rosário, 717 (perto da Escola Municipal José Geraldo da Cruz), telefone de contato 8868 4979, onde ele instalou seu grande acervo de livros, revistas, DVD, CD e disco de vinil usados estando à disposição de sua fiel clientela. O sebo de Garcia era muito procurado pelos turistas, intelectuais e pessoas que gostam de livros raros. Lá todos os dias se reunia um seleto grupo de leitores para um proveitoso bate-papo literário e isto certamente vai deixar saudades. Mas Chico, por causa do peso da idade e das suas condições físicas, estava tendo problemas de saúde devido a localização do sebo, por causa da poeira, barulho, tráfego intenso de automóveis, calor dentro da banca que tem estrutura metálica e também a distância entre a banca e sua residência. A Praça Padre Cícero perde, portanto, um conhecido ponto de referência literária cujo espaço cedeu lugar a uma lanchonete, conforme pode ser visto na foto abaixo. Desejamos a Chico sucesso em seu novo endereço.
Chico em sua banca na Praça Padre Cícero e a lanchonete que agora funciona no localGarcia em sua residência onde agora funciona seu sebo |
Aeroporto: MP fará audiência
O Ministério Público Federal, Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, através do Procurador da República Dr. Rafael Ribeiro Rayol, estará promovendo Audiência no dia 29 de abril de 2014 às 09:00 horas no auditório do IFCE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará ( antiga “Escola Técnica Federal “ ) à Av. Tenente Raimundo Rocha, Bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte, com o objetivo de firmar TAC Termo de Ajustamento de Conduta para a integração dos Planejamentos Aeroportuário e Municipal, especialmente quanto ao planejamento, à fiscalização e ao controle do uso e ocupação do solo, no entorno do Aeroporto de Juazeiro do Norte.
Participarão como subscritores do TAC o Prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Raimundo Macedo, e da parte da INFRAERO o Diretor de Planejamento e o Diretor Jurídico. Estarão presentes ao ato os secretários municipais da Cidade, da Infraestrutura, do Meio-Ambiente, da Autarquia Municipal do Meio-Ambiente, o Procurador Geral do Município, o Coordenador Municipal de Turismo, o Superintendente INFRAERO e o Gerente de Operações do Aeroporto Orlando Bezerra.
Estão sendo convidados todos os agentes ligados à construção civil da Região do Cariri, como Sinduscon, Sindicato da Construção Civil, agentes financeiros Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú, HSBC, BicBanco, CRECI.
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Cinema do shopping vai ter nome de José Wilker
Uma das salas do complexo de cinema do Cariri Garden Shopping vai ter o nome do ator juazeirense José Wilker, falecido recentemente. Os entendimentos tiveram a iniciativa dos doutores Sávio Leite Pereira e José Roberto Celestino que fizeram os encaminhamentos necessários junto à empresa Orient Cinemas e a gerência do shopping, respectivamente. No entendimento que Sávio manteve com o Sr. Franklin Mônaco, diretor de operações da Orient Cinemas, ficou acertado que a inauguração da sala será no dia 30 deste mês e estão sendo feitas as negociações para que a inauguração aconteça com a exibição do filme mais conhecido de José Wilker, que é Dona Flor e seus dois maridos, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema brasileiro de todos os tempos.
Líder no mercado de exibição de filmes da Bahia, a Orient Cinemas figura entre as 20 maiores empresas de exibição do Brasil, segundo levantamento da entidade de pesquisa da área, Filme B. Hoje a empresa possui 8 complexos espalhados pelas cidades de Salvador-BA, Feira de Santana-BA, Juazeiro do Norte-CE e Petrolina-PE que somam 27 salas de cinema. Nas salas da Orient Cinemas o espectador encontrará a mais moderna qualidade de som e imagem. As telas são Gigantes e o sistema de projeção utiliza equipamentos de última geração. As salas têm isolamento acústico equipadas com o sistema de som Dolby Digital 5.1.
terça-feira, 22 de abril de 2014
IFCE inscreve até amanhã(23) para seleção do curso técnico em Mecânica
Estão abertas até amanhã (23) as inscrições para o processo seletivo complementar 2014.1. São ofertadas 29 vagas para o curso técnico integrado em Mecânica (Proeja) do Instituto Federal do Ceará, campus de Juazeiro do Norte. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. O valor da taxa de inscrição é de R$40,00(quarenta reais).
O candidato será submetido à prova de Redação e de Conhecimentos Gerais, que será realizada no dia 4 de maio. Poderão inscrever-se maiores de 18(dezoito) anos que concluíram o ensino fundamental. O curso é noturno e forma profissionais na área da indústria para desenvolver atividades de instalação, operação, planejamento e manutenção de ativos industriais.Mais informações em www.juazeirodonorte.ifce.edu.br
Sheyla Graziela
Jornalista (MTb 1869 JP-CE ) / IFCE - campus de Juazeiro do Norte
+55 (85) 8621-5608 / +55 (88)9711-1089 +55 (88) 2101- 5302
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Medalha Boticário Ferreira para Deputado Arnon Bezerra
O deputado federal José Arnon Bezerra de Menezes será agraciado com a Medalha Boticário Ferreira a ser outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza em solenidade a ser realizada no próximo dia 24, às 19h30min. O requerimento foi de autoria do vereador Audizio Oliveira.
sábado, 19 de abril de 2014
UFC publica livro sobre Mestre Noza, o escultor do Padre Cícero
A Universidade Federal do Ceará através das Edições UFC acaba de publicar o excelente livro Noza, o escultor do Padre Cícero, organizado por Gilmar de Carvalho. A obra contém a coleção de esculturas criadas pelo artista sob encomenda do professor juazeirense Renato Casimiro, depois doada ao acervo do MAUC, e textos de Renato Casimiro, Gilmar de Carvalho, Matine Kunze, Pedro Eymar e uma entrevista com Mestre Noza realizada por Geraldo Sarno. Com 202 página em papel couche e primoroso acabamento gráfico a obra tem tudo para ser referência na bibliografia do famoso artista pernambucano adotado por Juazeiro do Norte.
Na apresentação da obra o reitor da UFC, Jesualdo Pereira de Farias escreveu:
Com a edição deste livro, se celebra urn encontro de pessoas talentosas, sensíveis e generosas que um dia se viram atraídas pela produção de um dos maiores artistas populares do Nordeste. Aqui se transcrevem depoimentos sobre Mestre Noza, entremeados de imagens de santos (mas também de Lampião e Maria Bonita) que ele entalhou na madeira com seu traço rústico e despojado. É o registro mais oportuno que poderíamos fazer dessa rica coleção de 59 peças, doada ao Museu de Arte-MAUC da Universidade Federal do Ceara pelo professor Renato Casimiro.
Nos anos 1970, Renato aproximou-se de Noza e, conquistado por sua arte, Ihe fez uma encomenda audaciosa - 100 imagens de santos. Ao final, receberia 59. As pequenas peças são reveladoras da estética e do método de produção empregado pelo artista. Por sua autenticidade e beleza, constituem-se em um tesouro, que o professor Renato sempre pretendeu revelar ao público. Com a recente doação ao MAUC, o acervo ganha um cenário adequado, onde será valorizado, como merece, e cuidadosamente preservado, como se impõe.
Aqui, fica consignado o reconhecimento da Universidade Federal do Ceará ao professor Renato Casimiro, pelo ato generoso e pela sensibilidade que presidiu sua doação. O livro agora editado, sob a coordenação do Prof. Gilmar de Carvalho, fotos de Francisco Sousa e um primoroso projeto gráfico de Alexia Brasil, vem constituir-se numa espécie de "documento fundante" dessa nova coleção do MAUC, emoldurando-a com informações e comentários extremamente enriquecedores. O próprio Casimiro relata seus contatos com Mestre Noza, em um texto sequenciado pelos artigos dos professores Martine Kunz, Gilmar de Carvalho e Pedro Eymar.
Sem dúvida,"Noza - O Escultor do Padre Cicero", resultou em uma obra a altura do acervo que se propõe divulgar.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Dinheiro do aeroporto chegou
Já se encontra em cinco contas específicas na agência centro da Caixa Econômica Federal (CEF) de Juazeiro do Norte a verba no valor de R$ 15,8 milhões destinada às desapropriações de 486 mil m2 de áreas próximas ao Aeroporto Orlando Bezerra. O dinheiro vai ser gerido pela justiça federal no pagamento aos cerca de 200 donos dos imóveis que serão incorporados ao sítio aeroportuário com a finalidade de permitir a construção do futuro terminal de passageiros.O prefeito Raimundo Macedo comemorou o anúncio pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, quanto à liberação dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para a tesouraria da Infraero e, posteriormente, até à CEF em Juazeiro. Ele aproveitou para agradecer o empenho de todos que lutaram pela garantia da verba, bem como ao Juiz Federal, José Eduardo de Melo Vilar Filho, que dilatou em 60 dias o prazo final para o repasse do dinheiro.
No último dia 20 de junho, o prefeito Raimundo Macedo foi recebido em audiência pelo Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, acompanhado do deputado federal Arnon Bezerra e do coordenador de turismo do município, José Roberto Celestino. Os três pediram a ampliação da pista de pouso para 2.300 metros e a construção da nova estação de passageiros. Na conversa, um relato sobre a importância do aeroporto de Juazeiro para o sul do Ceará e até estados vizinhos.
Meses depois, soou como uma bomba a notícia sobre o contingenciamento da verba destinada às desapropriações. Daí em diante, a união de esforços de todos em prol dos recursos. Por ocasião da visita da presidente Dilma Roussef ao Ceará no dia consagrado à São José, parlamentares pediram a inclusão do Aeroporto de Juazeiro no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Quanto ao dinheiro para ampliação do sítio aeroportuário, ela prometeu ao Senador Eunício Oliveira que seria liberado.
Na última segunda-feira, dia 14, a presidente Dilma Rousseff trocou de aeronaves no aeroporto de Juazeiro e ouviu o manifesto de gratidão externado pelo prefeito Raimundo Macedo, o deputado Arnon Bezerra e o diretor Roberto Celestino. Cerca de 24 horas depois, para a alegria das lideranças políticas do Cariri, ela mandou a ministra Miriam Belchior fazer o repasse da verba. O projeto da futura expansão consta ainda de novo terminal de cargas, pátio de estacionamento de aeronaves, pátio de estacionamento de veículos, área de testes de motores e outras melhorias.(ASCOM/PMJN)
terça-feira, 15 de abril de 2014
Odilon Moraes, 102 anos
HOJE, DIA 15, ESTIVE COM SUA FAMILIA E AMIGOS, NA IGREJA DO NOVO JUAZEIRO, PARA ABRAÇÁ-LO PELA PASSAGEM DA SUA DATA NATALÍCIA. EM ASSIM SENDO, ESTIVEMOS JUNTOS, AGRADECENDO A DEUS POR ESTE DOM DE SUA VIDA. BEM SABEMOS, ODILON, QUE ESTE NÃO É UM FATO QUALQUER, CORRIQUEIRO. AFINAL, VOCÊ ESTÁ COMPLETANDO CENTO E DOIS ANOS DE VIDA. DE ALGUM TEMPO PARA CÁ, VOCÊ JÁ FAZ PARTE DESTE SELETO CLUBE PATRIARCAL, DE LONGEVOS E FELIZES QUE, DENTRE OUTRAS COISAS, PODEM OLHAR PARA TRÁS E DIZER: - MINHA NETA, ME DÊ CÁ A SUA NETA. DIZEM AS ESTATISTICAS QUE SUPERAMOS A VIDA MÉDIA DE 73 ANOS. MAS, PARA VOCÊ, ODILON, ISTO JÁ É COISA MIÚDA. O QUE NÃO É POUCO, ISSO SIM, É REUNIR CINCO GERAÇÕES DE UMA MESMA FAMILIA, FESTIVA E ANIMADA, EM DATAS COMO A DE HOJE. SÓ VOCÊ MESMO, ODILON, UM CABRA DESTEMIDO E DETERMINADO, QUE DEIXOU SUA PACATA SERRA DE SÃO PEDRO PARA VIR TRABALHAR PELA GRANDEZA DESTA SUA TERRA ADOTIVA. QUANDO ALGUÉM FAZ ISTO, E COMO VOCÊ, DEIXANDO A CASA PATERNA, DE TÃO BOA PROTEÇÃO, SOB OS CUIDADOS E ZELO DE CARRIM E MIGUELINA, E TRAZENDO PARA CÁ A RESOLUÇÃO PARA EMPREENDER PROFISSIONALMENTE, CERTAMENTE NÃO DEVE TER ENCONTRADO OBSTÁCULOS, SENÃO DESAFIOS QUE VOCÊ FOI, UM A UM, VENCENDO COM GALHARDIA. E A NÓS, PARECE, EXCEDEU A TODOS OS LIMITES, NÃO SÓ OS DA EXISTÊNCIA, PARA SER HOJE ESTA FIGURA QUERIDA DE UM HOMEM VENCEDOR. QUANDO VOCÊ COMPLETOU CEM ANOS, VI PELA INTERNET ALGUMAS IMAGENS SUAS, JUNTO AOS FILHOS, ALGUNS DOS QUAIS MEUS CONTEMPORÂNEOS DE JUVENTUDE. AO VÊ-LOS, NÃO ME FURTEI DA EXPRESSÃO: - MEU DEUS, COMO ESTA GENTE ESTÁ ENVELHECIDA! COMO EU, MESMO, RECONHEÇO. MAS VOCÊ, NÃO. ODILON, VOCÊ NÃO ENVELHECEU. VOCÊ DEVE ESTAR ESCONDENDO EM ALGUM LUGAR DAS MALVAS A TAL FONTE DA JUVENTUDE, ONDE SE BANHOU DIARIAMENTE, POR TANTOS ANOS. COM CERTEZA FOI ENTRE A VELHA RUA NOVA, AS MALVAS E A RUA SÃO SEBASTIÃO QUE OUVI FALAR, E PASSEI A ADMIRAR, ESTE HOMEM SIMPLES QUE VIVIA PARA O TRABALHO E PARA A FAMILIA. DOS SEUS EMPREENDIMENTOS, LEMBRO BEM DA VELHA SERRARIA SÃO SEBASTIÃO, AQUI NO COMEÇO DA HOJE DELMIRO GOUVEIA, QUE BENEFICIAVA MADEIRAS PARA CONSTRUÇÃO E FAZIA ESQUADRIAS. E A CONFIAR NA EXPRESSÃO SINCERA DE SEU LUIZ CASIMIRO, ERA PARA SE DESFRUTAR DE SUA ATENÇÃO, SER BEM SERVIDO, E AINDA, COMO SE DIZIA, PARA SE TER OS MELHORES PREÇOS DA PRAÇA. NA CAMINHADA, DE TAL EXEMPLAR LEGADO, VOCÊ – ODILON E DONA JUNILIA PRODUZIRAM FRUTOS BEM CONCEBIDOS DE UMA FAMILIA, QUE DE TÃO NUMEROSA, MAIS PARECE UMA DAQUELAS 12 TRIBOS DE ISRAEL. É INEVITÁVEL QUE LEMBREMOS AQUI A SUA COMPANHEIRA, DONA JUNILIA, SOLIDÁRIA EM TODAS AS LUTAS E ATÉ NO PERCURSO CENTENÁRIO DO CASAL. ESTAS LEMBRANÇAS, INADIÁVEIS, MAIS NOS ENCHEM DE SAUDADES, ESPECIALMENTE, NESTAS HORAS DE CELEBRAÇÃO À VIDA. ASSIM, RECEBA DE TODOS NÓS OS VOTOS DE UMA VIDA AINDA MAIS LONGA E TODO O NOSSO AFETO QUE ESTAS ALEGRIAS ENCERRAM.
(Renato Casimiro)
domingo, 13 de abril de 2014
UFCA: Concurso para professor
As inscrições do novo concurso público da Universidade Federal do Cariri (UFCA) já estão abertas. São disponibilizadas 11 vagas para professor assistente, classe A. Os salários são de R$ 6.109,27. As oportunidades destinam-se as áreas de Biologia (1), Física (1), Matemática (2), Química (1), Fundamentos Pedagógicos e da Gestão Educacional (2), Patrimônio Histórico e Desenvolvimento (2) e de Elementos de Historia e Gestão do Patrimônio Socioambiental (2).
As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva. Quatro vagas destinam-se ao campus de Icó e as demais para a Unidade de Brejo Santo.
Para participar o interessado deve ter formação correspondente a vaga de interesse e realizar inscrição até 25 de abril de 2014 na Pró-reitora de Gestão de Pessoas (avenida Tenente Raimundo Rocha, s/n°, bairro Cidade Universitária, Juazeiro do Norte), das 8h30 as: 11h30 e das 14h as 17h. A taxa e de R$ 150,00.
Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita subjetiva, didática, defesa de projeto de pesquisa ou extensão e, por fim, será submetido à prova de títulos.
A validade da seleção e de um ano contados de sua homologação e pode ser prorrogada por igual período.
sábado, 12 de abril de 2014
Caravana do Meu Padim no CTN em São Paulo, depois em Ilheus.
A CARAVANA do “MEU PADIM” continua fazendo o maior sucesso no Centro de Tradições Nordestinas em São Paulo, conforme nos informa o juazeirense José Leite de Souza que esteve presente na inauguração. O caminhão museu devidamente adaptado foi destinado ao evento pelo empresário Gilmar Bender, e contém em seu interior uma exposição de relíquias como batinas, móveis da casa, documentos e objetos do Padre Cícero. A exposição também apresenta cordeis, CDS e DVDS que contam a história do sacerdote. A idealização, organização e curadoria estão com o jornalista Marcelo Fraga, apresentador do programa de TV Multimidia transmitido pela TV Verde Vale. .
No CAMINHÃO MUSEU funciona também um estúdio itinerante do programa de Marcelo, onde serão gravadas entrevistas com os nordestinos devotos do Padre Cícero.
A CARAVANA do “MEU PADIM” saiu de Juazeiro do Norte com destino a São Paulo e está sendo apresentada no CTN-CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS onde ficará até amanhã, 13,e sua realização faz parte das comemorações dos 170 anos de nascimento do Padre Cícero. Em seguida passa pela Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. No dia 21 de abril retorna para Juazeiro do Norte, mas antes parando na cidade de Ilheus, BA, onde ficará em exposição a partir do dia 23 de abril, Dia de São Jorge, na Praça ao lado da Catedral, graças à iniciativa do nosso conterrâneo José Leite que viabilizou o evento junto às autoridades de Ilheus.
Empresário Gilmar Bender, empresário José Leite de Souza e o jornalista Marcelo Fraga. Na foto acima um flagrante da exposição no CTN . Fotos do Baú de Zé Leite http://www.r2cpress.com.br/v1/2014/04/11/do-fundo-do-bau-de-jose-leite-153/ |
quinta-feira, 10 de abril de 2014
PRONATEC: Inscrições para Curso de Panificação
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com inscrições abertas para o Curso de Panificação. As inscrições acontecem somente nesta quinta e sexta-feiras, dias 10 e 11 de abril. Os interessados devem comparecer ao antigo Centro Social Urbano (CSU), onde fica localizada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), na Rua Monsenhor Esmeraldo, S/N, munidos de duas cópias dos seguintes documentos:
RG, CPF, título de eleitor, número do cartão Bolsa Família, comprovante de endereço, certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio ou declaração de curso e ainda duas xerox do cartão de uma conta bancária nominal.
Mais informações pelo telefone: 3572.3900
O coronel que foi interventor de Juazeiro por duas vezes
Para quem gosta de história de Juazeiro aqui está uma novidade. A biografia do Coronel da Polícia Militar Porfírio de Lima Filho que foi interventor de Juazeiro por duas vezes: a primeira, no posto de capitão, de 20 de setembro de 1933 a 8 de outubro de 1933, nomeado pelo governador Carneiro de Mendonça; e a segunda, no posto de major, de 16 de dezembro de 1946 a 22 de março de 1947, nomeado pelo interventor federal José Machado Lopes. O texto, transcrito abaixo, é de autoria do historiador ten-coronel José Xavier de Holandas, e foi publicado originalmente na revista Sentinela, nº 39-2014, editada pela Associação dos Oficiais Militares da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado do Ceará,
PERSONA
Relembrando a nossa História PORFÍRIO DE LIMA FILHO- CEL PM.
Por Ten-cel José Xavier de Holanda
O Cel. PM Porfirio foi escritor, prefeito municipal nomeado das cidades de Juazeiro do Norte (2 vezes), Cedro, Itapipoca e Boa Viagem no Ceara, Delegado de Policia da Capital (1° Circunscrição da Capital - funcionou como Delegado de Ordem Politica e Social) e em várias cidades do Interior; professor da disciplina Instrução Policial nos diversos cursos da PMCE, jornalista. Escrevia e publicava suas crônicas policiais nos jornais "O Nordeste", "O Povo" e na "Revista Policial", atuando nesta ultima como um dos redatores. Foi considerado pelo escritor, jornalista, historiógrafo e Bacharel em Direito Hugo Vitor Guimaraes, piauiense da cidade de Floriano, mas radicado no Ceara, - como o primeiro repórter policial de Fortaleza. Seu trabalho foi importante para consolidação da crônica policial na capital cearense. Na Policia Militar do Ceara galgou todos os postos da hierarquia militar e foi destaque da oficialidade em seu tempo.
Nasceu na cidade de Iguatu--CE, em 23/03/1895, filho de Porfirio Candido de Lima e Maria Rita de Lima. Casou-se com a Sra. Alzira Nunes de Lima e da união conjugal nasceram seis filhos: Porfirio, Maria, Lúcio, Lúcia, Adélia e Maria Cleide.
Quando jovem serviu na Guarda Cívica (Civil) criada pela Resolução Provincial n° 1903, de 03/09/1880, como Escrivão de Polícia e Inspetor de Veículos. Ingressou na amada Polícia Militar do Ceara em 21/12/1923, sendo nomeado 2° Tenente PM. Fez o Curso Técnico na então Escola Profissional da Forca Pública, embrião da Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, extinta para dar lugar a atual Academia Estadual da Segurança Pública do Ceara (AESP), criada pelo Decreto Estadual 14.629, de 16/02/2010 e inaugurada no dia 18/05/2011, na Avenida Pre-sidente Costa e Silva, n° 1853, Mondubim, Fortaleza - CE.
Em 1929, como 2° Tenente, teve a ideia de criar uma Revista Policial, tendo convidado para fazer parte do projeto o então, 1° Delegado Dr. Perboyre e Silva e o Bacharel em Direito José Ribamar Lima. Para a concretização do projeto teve o apoio do Chefe de Policia (atual Secretario de Segurança Pública e Defesa Social) Dr. Mozart Catunda Gondim. A primeira edição (n°01) da Revista Policial veio a lume no dia 25/08/1929, sob a orientação do Chefe de Polícia Mozart Catunda, tendo como Diretor Presidente Gregoriano Cruz (Irmão do Poeta Cruz Filho), Diretor Secretário: 2° Tenente PM Porfírio de Lima Filho e Diretor Técnico: José Ribamar Perez Lima. A Revista Policial foi um periódico técnico-científico de natureza policial, mensal, de rigorosa pontualidade, que divulgava as notícias relativas aos acontecimentos policiais do estado. A colaboração era franqueada a todos. Assuntos, porém, de natureza político-partidária não eram aceitos, por não se enquadrarem no seu programa. A Revista Policial teve a sua pu-blicação encerrada no começo da década de 1960.
Porfírio Lima Filho participou como 1° Ten PM da Revolução de 1930 no Ceara, ao lado do Cel. PM (Comissionado) Edgard Faco (Cmt-Geral da PMCE), Dr°. Mozart Catunda Gondim (Secretario de Policia) e do Major PM Francisco Ribeiro Montenegro (Chefe da Casa Militar do Governo do Estado).
A Revolução de 30 no Ceará teve como desfecho a deposição do Governador do Estado Dr. Jose Carlos de Matos Peixoto (Iguatuense-Prof. de Direito da UFC e da UFRJ), que teve que se refugiar a bordo do Navio Itanajé fundeado ao largo da Praia de Iracema em companhia de sua família e de quase todos os seus auxiliares. Foi substituído no Governo do Estado pelo medico Manoel do Nascimento Fernandes Távora (1° Interventor Federal do Estado do Ceara e pai do Ex-governador Virgílio Távora).
Em 1931 quando exercia a árdua função de Diretor da Casa de Detenção de Fortaleza (EMCE-TUR), Porfírio resolveu enfeixar em livro os trabalhos que publicou no jornal "O Povo", atinentes todos eles relacionados a vida presente e pretérita daquele esta-belecimento prisional. A publicação do livro intitulado "Nos Tempos dos Látegos e dos Grilhões: memoria sobre a Cadeia Publica de Fortaleza 1931" foi lançada em setembro de 1931. Segundo o autor da obra "O livro teve por parte da imprensa e da critica o melhor acolhimento. Só este fato, se não existissem os motivos expostos as primeiras folhas deste livro justificaria o seu aparecimento". Sua 2a edição foi publicada em 1941. 0 livro epigrafado consta de duas partes: 1° Parte: Fatos Históricos (relacionados a Cadeia Pública), 2a Parte: Perfis de Criminosos (Os mais periculosos) e Anexos.
Em 1932, Porfírio Lima foi designado pelo Interventor Federal do Ceará Cap. EB Roberto Carneiro de Mendonça (1931/1934), para participar e combater a "Revolução Constitucionalista" iniciada em 09 de julho de 1932, no Estado de São Paulo, incorporado ao 1° Batalhão Provisório (Comandado por Olímpio Falconiere da Cunha, Capitão do Exército e comissionado Coronel do Corpo de Segurança Pública (PMCE), da qual fazia parte, também, o 1° Tem. BM Jose Benigno Gondim (Ex-Cmt-Geral do Corpo de Bombeiro do Ceara). A Revolução durou 87 dias, até à rendição dos revoltosos, e teve um saldo oficial de 934 mortos, embora as fontes não oficiais afirmarem que o número de mortos chegou a 2200.
A Revolução e considerada por historiadores como um dos maiores conflitos bélicos do Brasil no Sec. XX.
Em 1935, como Diretor Secretário da Revista Policial, Porfirio foi homenageado pela mesma em sua edição n° 12 com o título "A Viga Mestra da Nossa Existência", cujo do conteúdo retiramos essa passagem:
"Tenacidade invulgar, perseverante e vontadoso, Porfírio Lima tornou-se o esteio, o fator decisivo, a célula máter da nossa existência.
Traindo, mau grado, aquela modéstia condenável com que procura esconder as belezas do espírito, as acentuadas carac-terísticas da bela e promissora inteligência de que e portador, constituía uma grande injustiça de nossa parte se fizéssemos si-lenciar neste dia de tão alta significação para nós, o muito que tem feito para manutenção da Revista Policial.
Investido das funções de Redator Secretário da Revista, delas vem o boníssimo companheiro se desempenhando com raro brilho, conosco cooperando, ativamente, na feitura intelectual deste órgão de policia cearense. Aí, não fica, porém, a brilhante atividade do Redator Secretário da Revista Policial, que se desdobra e multiplica, no afã de mantê--la e de dar-lhe vida e projeção."
Em 2013, por iniciativa do Prof. Márcio de Souza Porto (Mestre em Sociologia e Doutorando em História Social - UFC) Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, o livro do Cel. Porfírio foi reeditado (3a edição). O lançamento aconteceu no dia 15/03/2013, às 18 horas, nos Jardins do Teatro José de Alencar, com apresentação do Prof. Márcio Porto e prefácio dos Professores Francisco Linhares Fonteneles Neto (Prof. Associado II da UFRN e Doutorando em História Social UFRN) e Marcos Luiz Bretas (Prof. Associado I da UFRJ).
Como parte da programação do lançamento do livro aconteceu uma palestra, coordenada pelo Policial PM José de Abreu (Assessor Técnico do Instituto Histórico e Cultural da PMCE) no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da PMCE sob o Tema "História da Polícia no Brasil: Problemas e perspectiva", proferida pelo Prof. Dr. Marcos Bretas, com a presença de praças e oficiais, do Secretário da Cultura Prof. Francisco Pinheiro e deste articulista. Ao final da palestra houve debate com os presentes.
O Cel. PM Porfírio de Lima Filho, passou para a reserva re-munerada da PMCE, no dia 31/10/1945 e faleceu no dia 07/02/1962, aos 67 anos de idade, de colapso cardíaco, retornando nesta data a Pátria Espiritual, onde se encontra ao lado de outros milicianos notáveis, protegidos pelos Anjos Potestades da Milícia Celestial.
O autor do trabalho é pesquisador/historiador, Sócio Honorário do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
quarta-feira, 9 de abril de 2014
CRAS em Palmeirinha
Na próxima quinta-feira, 10, o Prefeito Raimundo Macedo inaugurará o Centro de Referência Assistência Social (CRAS) do Bairro Palmeirinha. O principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. A inauguração acontecerá às 16 horas e o CRAS da Palmeirinha está localizado na Rua Antônio Cruz Macedo, SN.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Biblioteca Pública agora com acesso Wi-Fi
A partir desta segunda-feira (7), a Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem passa a contar com uma importante ferramenta para ajudar nas pesquisas estudantis em Juazeiro do Norte. É que, segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Teófilo Soares Alenquer, todos os frequentadores da biblioteca passam a ter acesso gratuito a internet Wi-Fi.
A Biblioteca Pública funciona de segunda a sexta-feira de 8 às 18 horas e aberta para consultas por alunos da rede pública e particular, bem como a estudantes de municípios vizinhos.
De acordo com a diretora do equipamento, Maria Estela Inácio de Sales, cerca de 250 alunos por semana procuram o acervo da biblioteca para realização de pesquisas. O acervo é composto de 18.850 livros. "Aquele aluno que dipõe de seu notebook, tablet ou iphone pode acessar a internet dentro do prédio e realizar sua pesquisa", explicou Maria Estela que também falou sobre o andamento do Concurso de Poesia: O Padre Cícero em sua Diversidade. Segundo ela até o dia 5 de abril, a Biblioteca Pública recebeu 58 poesias que estão concorrendo a premiação.
Participam do concurso alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º do Ensino Médio, escritores de Juazeiro do Norte e a Comunidade em geral. A comissão julgadora formada por quatro professores da Educação do Município estão avaliando as poesias. O resultado deverá ser divulgado no dia 8 de maio. Os participantes irão receber menção honrosa expedida pela Secretaria de Cultura e Romaria. (ASCOM/PMJN)
sábado, 5 de abril de 2014
Morreu ator juazeirense José Wilker
Muita gente me telefonou estranhando por que o Portal de Juazeiro ainda não havia divulgado nenhuma nota sobre a morte do ator juazeirense José Wilker e ao mesmo tempo me dava os pêsames. Ocorreu o seguinte: apesar de em Juazeiro existirem três primos dele (eu, Jacira e Iva Almeida) eu sou mais conhecido e assim, toda a imprensa saiu a minha procura para colher informações da vida dele em sua terra natal. Passei o resto da manhã e toda a tarde dando entrevista para diversas emissoras de TV, e fiquei sem tempo para postar nada no Portal de Juazeiro. Somente agora, faço a primeira postagem mostrando algumas fotos da passagem dele por Juazeiro, nas vezes em que aqui esteve já como artista consagrado nacionalmente. Sobre a vida dele como ator não será preciso dar nenhuma informação, pois tem bastante na internet. Me deterei apenas em dar algumas informações sobre a vida dele em Juazeiro.
Ele nasceu numa casa na Rua Padre Cícero cuja fachada está hoje completamente diferente, mas foi na casa de sua tia, Dade Magalhães (sua tia por parte de mãe) que passou mais tempo e lá ficava quando vinha a Juazeiro. Esta casa teve como último morador, seu tio Luiz Magalhães, professor do Colégio Salesiano, falecido em 2011. Aqui estudou, tendo concluído o curso ginasial no Ginásio Salesiano São João Bosco, turma de 1958. No ano seguinte foi morar em Recife com os pais, Severino Almeida e Raimunda, mais conhecida como Santa, ambos já falecidos. Todos os seus tios de Juazeiro tanto do lado do pai como do lado da mãe são falecidos. Em Recife moram suas três irmãs (Wilany, Nalizany e Auxiliadora) que viveram também em Juazeiro. José Wilker esteve várias vezes em Juazeiro: na celebração das bodas de ouro dos seus pais, na festa de aniversário do Colégio Salesiano etc. Temos registros fotográficos dessas viagens alguns dos quais são mostrados abaixo. Na administração do prefeito Carlos Cruz foi convidado para participar de uma campanha promocional de divulgação de Juazeiro, tendo gravado clipes para TV e cedido sua imagem para adesivos e outdoor, tudo feito sem cobrança de cachê. Certa vez, numa de sua viagem a Juazeiro, me disse que gostava muito do Juazeiro místico, o Juazeiro dos beatos, dos romeiros, porque foi esse o Juazeiro da sua infância aqui, e tinha vontade de escrever um texto que depois poderia ser um filme ou peça teatral, e eu lhe dei alguns livros sobre Padre Cícero. Em todas as vezes em que esteve em sua terra natal sempre se mostrou muito receptivo com os fãs, aceitando com muita simpatia pedidos de autógrafos e seção de fotos. Em 2009 quando a Comissão do Centenário estava organizando a programação do Centenário de Independência de Juazeiro, Renato Casimiro deu a ideia de trazê-lo a Juazeiro. Eis como Renato comentou este assunto no facebook na seção Memórias de Juazeiro:
DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE. SUGERI, FOI JULGADO CONVENIENTE E NESTE DIA EU TRATEI COM WILKER DA POSSIBILIDADE DE QUE ELE VIESSE A JUAZEIRO PARA ESTA CELEBRAÇÃO, NA CONVERSA OBJETIVAMENTE, TRATAMOS DE UMA AGENDA DA PARA SUA PARTICIPAÇÃO NUMA PROGRAMAÇÃO PARA O 22.07.2011. HAVIA TEMPO DE SOBRA PARA TUDO. MAS, COMO SABEMOS, A ADMINISTRAÇÃO SANTANA TINHA OUTROS EMBRULHOS A RESOLVER E SE TORNOU INCOMPETENTE PARA BRINDAR O POVO DE JUAZEIRO COM UMA GRANDE FESTA CENTENÁRIA. E DEU NO QUE DEU. NAQUELA NOITE, NO IGUATEMI, TRÊS COISAS FORAM FALADAS: 1. WILKER ESTARIA PRESENTE PARA UM ENCONTRO COM SEUS CONTERRÂNEOS, NO PALCO DO MEMORIAL, QUANDO FALARIA DE SUA VIDA E DE SUAS OBRAS (TEATRAL, LITERATURA, CINEMA, TV E JORNALISMO); 2. NO MEMORIAL ACONTECERIA UMA MOSTRA DOS SEUS MELHORES FILMES, COMO BYE, BYE BRASIL, ETC.; 3. MAIS REMOTAMENTE, ELE SE DISPUNHA A TRAZER DO RIO UMA MONTAGEM DE UM ESPETÁCULO COM UM TEXTO SEU, OU SOB SUA DIREÇÃO. VOLTEI MUITO ANIMADO COM ESTAS POSSIBILIDADES. O TEMPO ME MOSTROU OUTRA REALIDADE E AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE FORAM UM FIASCO. E ISTO SÓ ME ENTRISTECEU MUITO ATÉ ESTE MOMENTO EM QUE LEMBRO DO QUE PLANEJÁVAMOS PARA REVER WILKER ENTRE NÓS. AGORA TRANSFERIDO PARA OUTRA OCASIÃO, ENQUANTO ELE DESCANSA EM PAZ.
Renato com Wilker no Shopping Iguatemi
Algumas fotos de José Wilker em Juazeiro:
Maurício Xavier, Luiz Carlos, Wilker, sua tia Dade, sua tia Estelita e Coelho Alves |
Primeira Comunhão |
Nalizany Wilker, Olívia, Luiz e Estelita, no Colégio Salesiano |
Daniel Walker, Gorete Couto e Wilker, no Salesiano |
Wilker com as irmãs Cicinha e Romana, o fotógrafo Pacífico e Dr. Geraldo Barbosa |
Severino e Santa, pais de Wilker |
Almoço na festa de aniversário do Colégio Salesiano. Ao lada dele está o Dr. José Carlos Pimentel |
Adesivos promocionais de Juazeiro com a imagem dele |
Wilker em visita ao Museu Vivo Padre Cícero no Horto e na foto de baixo, dando autógrafos no Cariri Shopping |
Wilker e fãs no Memorial Padre Cícero Na foto abaixo Wilker e a professora Tereza Siqueira no aeroporto de Juazeiro Wilker com o radialista Chagas Lima |
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Falecimento da professora Ivonete Machado
Faleceu hoje em Camocim, onde residia, a professora Ivonete Machado que residiu muito tempo em Juazeiro do Norte. Ela foi professora do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa. O corpo está sendo transladado para Juazeiro para ser velado no Anjo da Guarda.
Padre Neri será homenageado em livro pelo Prof. Sávio Edwirges
Segundo nos informou o professor Sávio, por se tratar de uma homenagem o livro não será vendido e sim distribuído com os presentes à solenidade. Estão, pois, convidados os amigos e admiradores do Padre Neri Feiosa, um dos maiores defensores do Padre Cícero.
Falecimento de Querubina (Bibi) Bringel
Faleceu hoje, às 10 h (em Fortaleza, onde residia), a Sra. Querubina Neta Bringel de Oliveira Lima, mais conhecida como Bibi. Ela morou muito tempo em Juazeiro do Norte, concluiu o Curso Pedagógico no Colégio Monsenhor Macedo, era graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Crato e trabalhou no Crede 19 de Juazeiro como Coordenadora do Núcleo Supervisão Escolar. Aqui casou com o empresário Reginaldo Ferreira Lima, com quem teve três filhas, e fundou uma empresa de massas alimentícias conhecida como Crackbom. Depois o casal passou a residir na capital do Estado, mas ainda mantém uma empresa no Cariri, a Binnos Alimentos. O sepultamento será ainda hoje, às 16 h, no Parque da Paz em Fortaleza.
Assinar:
Postagens (Atom)