quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

NADA SUBSTITUI 0 TALENTO: MORADOR DE RUA FAZ SUCESSO ESCULPINDO IMAGENS SACRAS NAS CALÇADAS E PRAÇAS DE JUAZEIRO DO NORTE (REPORTAGEM DE LUIZ PALMEIRA)

Natural de Caririaçu, ele caminha para 50 anos de vida com muitas histórias para contar e a experiência de quem aprendeu muito depois de passagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo e de volta ao Cariri, encontrou em Juazeiro do Norte o lugar quase perfeito para continuar a batalha incansável pela sobrevivência.
Filho dos agricultores Juvenal Jose de Freitas e Maria Alves de Freitas, já falecidos e naturais do sitio Tataíra - em Caririaçu -Tadeu Alves de Freitas fez das calcadas da cidade o seu atelier de forma bem natural. Basta um pouco de areia, cimento, gesso, madeira ou barro, para ele esculpir imagens sacras, de excelente qualidade, a exemplo de outros artesãos e “santeiros” de Juazeiro do Norte.
Sua última obra retrata Jesus Cristo e uma cruz, exposta na calcada de uma concessionaria de veículos no cruzamento das Ruas Pio X com Delmiro Gouveia, bairro Salesianos.
DADUE e o nome artístico do homem separado, pai de dois filhos, que carece de ajuda para fazer a barba, cortar o cabelo, vestir uma roupa nova e, quem sabe, conquistar um emprego.
Esta reportagem mostra, mais uma vez, que entre tantos dependentes químicos e andarilhos que circulam pelas ruas e praças da “Capital das Romarias” também têm artistas e neste caso o caririaçuense é, magnificamente, um exemplo deles.
ENDERECO DE DADUE - Ruas e praças de Juazeiro do Norte, especialmente a do Santuário Sagrado Coração de Jesus - dos padres Salesianos, além da Rua Pio X esquina com Delmiro Gouveia.




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Câmara aprova projeto que destina áreas para campos de futebol

A Câmara Municipal aprovou em sua sessão do dia 23 passado o projeto de autoria dos vereadores Cláudio Luz e Zé Ivan que destina  legalmente como CAMPOS DE FUTEBOL para prática desportiva e lazer de toda comunidade as áreas públicas municipais onde hoje existem os campos de futebol conhecidos como “Campo de Futebol da Areia Grossa” no bairro do Horto, “Campo de Futebol da Microempresa” no bairro da Matriz e “Campo de Futebol do Chafariz” no bairro da Timbaúba.  Conforme o projeto aprovado a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte deverá preservar, manter e melhorar a área e o entorno dos Campos de Futebol para fomentando a vocação histórica destes espaços para prática desportiva.  Os Campos de Futebol deverão receber denominação oficial após consulta popular as comunidades usuárias dos campos em um prazo máximo de seis (06) meses a contar da publicação da Lei e o Poder Público fica obrigado a instalar na área de cada terreno uma placa com o nome oficial do campo de futebol escolhido pela comunidade usuária e o número da presente Lei municipal. O projeto segue para sansão do Prefeito Municipal.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Se Padre Cícero ainda fosse o prefeito...

O presidente Lula, a presidente Dilma, o deputado Guimarães e o PT asseguraram que era ponto de honra, prioridade máxima, a ampliação do Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, localizado em Juazeiro. Mas nada disso adiantou para impedir que a Infraero suspendesse a liberação da verba de 15,8 milhões de reais destinada aos trabalhos de ampliação do nosso aeroporto. Isso é o que acontece quando se deposita confiança em político no Brasil. Porém, se Padre Cícero ainda fosse o prefeito de Juazeiro esta cidade teria sido escolhida como sede de jogos da Copa, ganharia um novo e luxuoso Romeirão e o nosso aeroporto seria internacional e já estaria concluído. Ah, Como Padre Cícero faz falta!

Luiz Ivan se reúne com feirantes para discutir ordenamento das feiras livres

O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, Luiz Ivan Bezerra, deu início, na tarde da segunda-feira, 24, às discussões sobre o ordenamento das feiras livres da cidade. O primeiro encontro reuniu representantes da conhecida Feira de Troca, que acontece junto ao Mercado do Peixe, no bairro João Cabral. A reestruturação, que incluirá a padronização de barracas, visando melhor infraestrutura, começará com o recadastramento dos feirantes, criação de uma associação para que funcione com maior eficácia, o que permitirá, ainda, a existência de contrato e de autorização de uso entre Município e locatários. Luiz Ivan fez questão de ressaltar que o reordenamento proposto para as feiras livres de Juazeiro busca, única e exclusivamente, melhorar as condições de trabalho dos que têm, nesta atividade, o sustento próprio e de suas famílias. Lembrou que, associados legalmente, os feirantes serão mais fortes para o encaminhamento de reivindicações junto aos órgãos públicos, bem como terão facilitados o acesso a financiamentos bancários e a capacitações importantes junto a instituições, como o Sebrae. O secretário apresentou modelos de barracas, que devem ser definidos pelos próprios feirantes. Nova reunião está marcada para o dia 10 de março próximo, às 15 horas, no auditório da Semasp.(ASCOM/PMJN)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Quem autorizou a destruição do túmulo da beata Maria de Araújo?

Túmulo da beata na Capela do  Socorro
Até hoje não é possível afirmar com absoluta segurança quem foi realmente que deu a ordem para destruição do túmulo da beata Maria de Araújo, construído no interior da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. Muitos escritores afirmaram que a ordem teria sido dada pelo bispo do Crato, Dom Francisco de Assis Pires, mas isso não é verdade, como veremos mais adiante. Um documento registrado em cartório afirma que a ordem partiu do vigário de Juazeiro da época, no caso Monsenhor José Alves de Lima. E aí vem a pergunta: o vigário de Juazeiro teria poderes para tal? 
Vamos analisar as duas questões. 

1. Por que não foi Dom Francisco? 
D. Quintino e D. Francisco
Explicação: A destruição do túmulo ocorreu no dia 22 de outubro de 1930.  Porém, naquela data, conforme explica a própria Diocese, a mesma estava vacante. Ou seja, estava sem titular, uma vez que Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva  (Foto 1), seu primeiro bispo,  havia falecido em 29 de dezembro de 1929 e o segundo Bispo de Crato, Dom Francisco de Assis Pires (Foto 2), só foi nomeado em 11 de agosto de 1931, tendo chegado ao Cariri somente em 10 de janeiro de 1932. Assim, seguramente, com base na cronologia, não partiu de nenhum bispo da Diocese de Crato a ordem para violação do túmulo da Beata.
Mons. Sóter e Armando
Enquanto durou a vacância na Diocese do Crato, respondia, como administrador diocesano, Monsenhor Vicente Sóter de Alencar, que era o Vigário-Geral da Diocese. Teria ele poderes para autorizar uma coisa de tamanha responsabilidade? Segundo nos informou o historiador Armando Rafael, chanceler da Diocese do Crato, “pelo Direito Canônico, o Administrador Diocesano não pode, sequer, nomear ou demitir ninguém da equipe anterior, ou – enquanto aguarda a chegada do novo bispo – fazer qualquer modificação na Diocese. O Administrador Diocesano tem poderes limitadíssimos. Eis o que reza o Direito Canônico:
“Cân. 428 – Parágrafo 1. Durante a sé vacante, nada se modifique.
Parágrafo 2. Os que cuidam do governo interino da diocese são proibidos de fazer qualquer coisa que possa de algum modo prejudicar a diocese ou os direitos episcopais; em particular são proibidos eles próprios, e por isso qualquer outro, por si ou por outros de retirar ou destruir documentos da cúria diocesana ou neles modificar qualquer coisa”.

Conforme ainda Armando “Monsenhor Vicente Sóter de Alencar, além de ser um sacerdote culto, equilibrado, bem informado e com fama de santidade, era grande amigo de Padre Cícero. É difícil que fosse autorizar uma coisa de tal envergadura, que feria os foros de civilização e normas do Direito Civil, além de causar profundo transtorno à veneranda figura do seu amigo, o Patriarca de Juazeiro”.

2. Resta, então, a possibilidade de ter sido Monsenhor José Alves de Lima, a qual será agora analisada.  
Mons. Lima e Amália
Explicação: Diz Amália Xavier de Oliveira, em seu livro O Padre Cícero que eu conheci, que “o então vigário de Juazeiro, Monsenhor José Alves de Lima, desejando preparar a Capela do Socorro para ser benta pelo sucessor de D. Quintino, mandou derribar o túmulo (da beata) para deixar igual todo o piso” E diz mais: “Os restos mortais estavam desfeitos no caixão e caíram no depósito que foi logo encerrado”  


Pe. Cícero e a beata
Padre Cicero tinha pela beata Maria de Araújo uma particular consideração, razão por que, quando ela morreu, lhe dedicou uma atenção especial. Mandou abrir-lhe a sepultura no interior da Capela do Socorro e providenciou-lhe um enterro digno de uma pessoa ilustre. Foi realmente um grande e inesquecível cortejo.
Ela morreu no dia 17 de janeiro de 1914, quando estava em curso o movimento sedicioso de Juazeiro, mais conhecido como Revolução de 1914. Um curioso documento particular, registrado em 3 de dezembro de 1930, no Cartório Machado, com o longo título de "NESTE VIDRO DEVIDAMENTE LACRADO SE ACHA TUDO QUE ENCONTROU-SE NOS DESPOJOS MORTAIS DA BEATA MARIA DE ARAÚJO, QUANDO EM 22.10.1930 FOI O SEU TÚMULO ABERTO CLANDESTINAMENTE POR ORDEM DO REVMO. VIGÁRIO DESTA CIDADE MONSENHOR JOSÉ ALVES DE LIMA" diz que o "corpo da beata Maria de Araújo foi trajado no hábito da Ordem Terceira de São Francisco, e foi depositado e trancado a chave em um ataúde de cedro devidamente envernizado a óleo por dentro e por fora e sepultado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conjunta ao cemitério público, no dia 18 do mesmo mês e ano, sendo acompanhado de grande multidão de pessoas, entre as quais se destacavam o Padre Cicero e importantes vultos políticos do Estado, que se achavam refugiados no Juazeiro". O mesmo documento informa mais adiante que em 22 de outubro de 1930, abriram o túmulo de alvenaria onde estava sepultada Maria de Araújo, e os encarregados do serviço asseveraram que não existiam dentro do túmulo os restos mortais da mesma. A violação do túmulo foi de surpresa, sem preceder autorização legal, sem conhecimento, sequer, do respectivo zelador do cemitério, o senhor Hildebrando Oliveira. Sabendo o Padre Cicero que se estava arrasando o referido túmulo, chamou, rapidamente, ao atual governador da cidade, o farmacêutico Jose Geraldo da Cruz, para conjuntamente com o fotógrafo João Candido e Fontes assistirem ao ato exumatório e mandarem recolher os restos mortais em outro túmulo no cemitério. Esses senhores, sem perda de tempo, foram ao local, encontrando já aberta a sepultura, de momentos. Informou-os o pedreiro de que só existiam ali restos de panos e a madeira do caixão. Examinaram eles o caixão, a sepultura e, também, os escombros atirados para fora onde colheram, apenas, uns escapulários das irmandades de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora do Carmo, da Paixão e de outras irmandades e o cordão de São Francisco, e um pedaço de crânio com cabelos, o qual está guardado neste vaso de vidro. A beata Maria de Araújo que em sua vida foi caluniada de toda a sorte, teve ainda depois de morta violado seu tumulo".

Apesar de o evento ter sido testemunhado por um fotógrafo, não existe nenhum registro fotográfico. Agora, é o caso de perguntar: teria mesmo Monsenhor Lima coragem suficiente para assumir tal empreitada? Não existe nenhum documento oficial da Igreja (nada consta no Livro de tombo da Paróquia) ou da Justiça comprovando que ele deu a ordem. Mas o certo mesmo é que alguém mandou destruir o túmulo e o fato se consumou, caracterizando um flagrante abuso de poder, um desrespeito às leis, pois não se faz exumação sem ordem judicial, e um acinte à família da beata, que deveria ter ficado com os restos mortais dela para sepultar em outro túmulo. 
Contudo, o mais incrível é esse fato ter acontecido sem que nenhuma manifestação popular tenha sido registrada, nenhuma autoridade judicial ter protestado, afinal, tratava-se de uma inominável afronta a um ser humano, uma mulher humilde, a beata de Juazeiro, enfim, a mulher que juntamente com o Padre Cícero mudou o rumo desta cidade. 
Generosa e Fátima
É possível que nenhuma revolta tenha ocorrido porque, segundo informa a historiadora Generosa Ferreira Alencar, em seu livro Homens e fatos na história do Juazeiro, em coautoria com Fátima Menezes, a violação do túmulo ocorreu enquanto Juazeiro vivia dias agitados, em meio à Revolução de 30, estando a cidade repleta de militares da força federal. Portanto, qualquer levante popular seria facilmente reprimido pela força militar. 
Isso alivia, mas não justifica. Será que não foi justamente aproveitando essa circunstância que Monsenhor Lima agiu? Na verdade, diante da consumação do fato Juazeiro foi covarde naquele tempo. Pois, por muito menos, os juazeirenses deram em outras oportunidades demonstração inequívoca de que não toleram injustiças. 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Em entrevista, a Prioresa do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória esclarece sobre a elevação do Mosteiro à dignidade de Abadia

(Entrevista concedida a Armando Lopes Rafael)

Madre Maria Aparecida Menezes do Couto, da Ordem de São Bento (OSB), atual Prioresa do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, de Juazeiro do Norte, disse que muita gente ainda não entendeu a mudança da denominação de “Mosteiro” para “Abadia”. Perguntam: O que mudou? O Mosteiro vai deixar de ser Mosteiro?, etc. Para falar sobre o assunto, Madre Maria Aparecida concedeu a entrevista abaixo.

Pergunta: O que é necessário para a criação de um mosteiro beneditino?
Madre Maria Aparecida –  Quando um Bispo  deseja a fundação de um  Mosteiro de monjas beneditinas, faz o pedido a uma Abadia já existente. O novo Mosteiro se torna um Priorado Simples, dependente do Mosteiro fundador. Quando atinge o número de oito monjas de votos perpétuos, torna-se um Priorado Conventual, independente, e a Prioresa Conventual assume o governo do Mosteiro com os mesmos deveres de uma Abadessa, somente não usa a cruz peitoral e não recebe a Bênção Abacial. Em cada Visita Canônica que ocorre de três em três anos, o Abade Presidente, junto com a comunidade do mesmo Priorado, examinará as possibilidades de sua elevação à categoria de Abadia.

E quando um Mosteiro pode ser elevado à Abadia, como aconteceu recentemente com o de Juazeiro do Norte?
Madre Maria Aparecida – Quando atinge o número de 12 monjas de votos perpétuos o Abade Presidente, em Visita Canônica ao Mosteiro, constatando que a comunidade caminha bem e existem condições para isso, pede que essa comunidade faça um Capítulo Conventual para decidir – por votação –, se quer ou não que o Mosteiro seja elevado à categoria de Abadia. O Bispo Diocesano também expressa seu desejo. O Abade Presidente encaminha a Ata Capitular e a carta do Bispo à Sé Apostólica, pedindo a ereção do Mosteiro em Abadia. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica examina cuidadosamente a questão e tendo em conta o parecer favorável do Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil, através de um Decreto cria o Mosteiro como Abadia. Foi o que aconteceu conosco.

Como foi esse processo?
Madre Maria Aparecida – Em fevereiro de 2013 tivemos a Visita Canônica. Nosso Abade Presidente, Dom Emanuel d´Able do Amaral, acompanhado da Abadessa Co-Visitadora Madre Martha Lúcia Ribeiro Teixeira, mostraram-se muito contentes com o enraizamento e a irradiação do Mosteiro em Juazeiro do Norte, e constatando que a comunidade caminha bem, nos pediram que realizássemos um Capítulo deliberativo no qual antes da votação todas pudessem manifestar a sua opinião quanto a oportunidade da elevação do nosso Mosteiro à categoria de Abadia. Nosso Bispo Dom Fernando Panico, que já havia manifestado também o desejo de que essa elevação acontecesse no Ano Centenário da Diocese de Crato, escreveu uma carta muito bonita ao Papa Francisco. Encaminhamos tudo ao Abade Presidente, que é quem deve enviar a documentação ao Vaticano. E no dia 11 de dezembro do ano passado foi aprovado e enviado o Decreto criando nosso Mosteiro como Abadia.  Mas somente no dia 09 de fevereiro chegou às mãos do Abade Presidente esse Decreto. Comunicamos esse fato a Dom Fernando dia 10, quando veio celebrar conosco a festa de Santa Escolástica, irmã de São Bento.
.
Quem foi Santa Escolástica?
Madre Maria Aparecida– O que sabemos sobre Santa Escolástica está no Livro II dos Diálogos, do Papa São Gregório Magno, monge beneditino. A iconografia medieval apresenta Santa Escolástica com um báculo, como Abadessa, mas na realidade ela era irmã de São Bento, consagrada a Deus, e que ia uma vez por ano encontrar-se com o irmão numa dependência do Mosteiro e passavam o dia em santos colóquios  e louvores a Deus. No último encontro, ela pediu ao irmão para passarem a noite toda conversando sobre as alegrias da vida celeste. São Bento negou, pois não podia passar a noite fora do Mosteiro. Narra São Gregório que o céu estava sereno, sem nuvens. Diante da recusa do irmão ela cruzou as mãos sobre a mesa e nelas inclinou a cabeça para rogar a Deus todo- poderoso. Logo que levantou a cabeça, tão violentos trovões e relâmpagos e tão copiosa chuva explodira que nem São Bento, nem os irmãos que com ele vieram puderam mover o pé do recinto em que estavam. E assim passaram a noite toda em santas conversas sobre a vida espiritual. Ela pôde mais porque amou mais, escreve São Gregório Magno. Três dias depois, São Bento em oração viu a alma da irmã em forma de pomba penetrar nas profundezas do céu. Santa Escolástica era discípula de São Bento e é esse o significado de seu nome: Escolástica. Ela não foi a fundadora do 1º mosteiro beneditino feminino do mundo ocidental, como foi anunciado.

Quais os passos a partir de agora para oficializar a nova Abadia de Juazeiro do Norte?
Madre Maria Aparecida – No dia 18 de março faremos a eleição da 1ª Abadessa do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória. Qualquer Irmã que tenha a idade e o tempo mínimo de Profissão Perpétua exigidos pode ser eleita.
Após a eleição, a eleita recebe a cruz peitoral e marca-se a Bênção Abacial, que é uma cerimônia muito bela. A data foi marcada para o dia 24 de junho, Solenidade de São João Batista e 9º aniversário da inauguração do nosso Mosteiro. Nossa vinda para Juazeiro do Norte corresponde a um plano misterioso de Deus, pois o que Dom Fernando disse na homilia do dia 10 de fevereiro último, está confirmado em um livro que é do conhecimento de poucos, sobre a vinda de uma fundação de monges a pedido de Pe. Cícero, que encontrou uma afinidade muito grande com a espiritualidade de São Bento. Padre Cícero formou o povo de Juazeiro do Norte na oração e no trabalho, que é o lema da Ordem de São Bento: Ora et Labora. Os monges saíram do Mosteiro de Olinda em direção a Juazeiro do Norte  e vinham acompanhados pelo Superior maior, na época o Abade de Olinda, Dom Gerardo Van Caloen. Na Serra do Estevão, em Quixadá, ele caiu do cavalo e interpretou como um sinal de que Deus queria que a fundação do novo mosteiro fosse ali, no município de Quixadá. E assim foi fundado o 1º Mosteiro Beneditino do Ceará, o Mosteiro da Santa Cruz. Esse mosteiro não foi adiante, sobretudo pela dificuldade da água.

E somente depois de muito tempo a Ordem de São Bento veio para o Cariri?
Madre Maria Aparecida – Sim, as monjas vieram em 2003 trazendo para Juazeiro do Norte o Ora et Labora  de São Bento. Já na visita de sondagem que fizemos, para ver se seria possível atender o convite de Dom Fernando, ou seja, a transferência de São Cristóvão, em Sergipe, para Juazeiro do Norte, sentimos uma grande afinidade com esse povo. É bom lembrar que em 15 de junho de 2001, quando ainda não tinha assumido sua nova diocese em Crato, Dom Fernando, em visita ao Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória em São Cristóvão nos disse: “Vou tomar posse na Diocese de Crato no dia 29 de junho. Se não ficarem aqui, lembrem-se de mim que quero muito um Mosteiro beneditino na minha Diocese". Não podemos deixar de ver aí o dedinho do Padre Cícero. Viemos numa aventura de fé, sentindo que havia um plano de Deus a nos chamar para Juazeiro do Norte. Aqui chegamos no dia 13 de maio de 2003 e ficamos dois anos numa chácara no Bairro Aeroporto, que generosamente nos foi cedida por  Rosenir Fiúza, diretora do Colégio Paraíso,  Não podemos deixar de mencionar o Pe. José Alves de Oliveira, hoje  Monsenhor e pároco emérito da Paróquia do Menino Jesus de Praga, que desde o início nos acompanhou e até agora nos acompanha com carinho de um verdadeiro pai.

Não houve dúvidas de que Juazeiro do Norte era o lugar indicado para o novo Mosteiro?
Madre Maria Aparecida – Quando tomaram conhecimento de nossa decisão de sair de São Cristóvão  ouvimos muita coisa negativa, como: “que vão fazer naquele sertão? Vão passar fome...Vão trocar o certo pelo duvidoso”, etc. Com nossa vinda, agora olham para Juazeiro do Norte com admiração. Eu costumo dizer que nosso Mosteiro é um dos milagres de Juazeiro do Norte, pois o prédio com a hospedaria, o dormitório das monjas (que chamamos celas) e as oficinas ( onde ganhamos o nosso pão de cada dia) foi construído em um ano e cinco meses com a ajuda da França, Holanda, e Alemanha, pela construtora Cecé Coelho sendo engenheiros Dr. Tadeu e Dra. Fátima que deram o melhor de si nessa construção. Em 24 de junho de 2005  nosso Mosteiro foi inaugurado. Quando escolhemos esse terreno, que foi doado pela Prefeitura na gestão de Dr. Carlos Cruz só havia mato, hoje estamos cercadas de casas, num bairro próspero. Foi preciso nos lançarmos em mais essa aventura de fé: a construção de nossa igreja, pois o número de fiéis que vinham participar de nossas missas dominicais aumentava sempre mais.Dra. Maria Lília Campelo, a arquiteta que projetou o prédio do Mosteiro,nos presenteou com o belo projeto da igreja que está sendo construída pela Construtora Sólida, sendo engenheiro o  Dr. Paulo de Souza, que a vem construindo com muita dedicação e competência. Por um misterioso desígnio de Deus, ela que tanto desejava ver concluída a igreja faleceu dia 06 passado. Pela dedicação e competência do nosso engenheiro a igreja já estaria pronta. Falta pouco, mas estamos a espera de que a Providência Divina nos envie os recursos para completarmos a construção. Desejamos muito que na nossa igreja seja realizada a bênção da primeira Abadessa da primeira Abadia do Ceará, que o Senhor, em seu misterioso desígnio, quis que fosse na Diocese de Crato – no Ano Centenário da Diocese – e na cidade de Juazeiro do Norte, cidade da fé que atrai uma multidão de romeiros do Pe. Cícero, para consolar o coração tão sofrido do nosso caro Pastor. E na paróquia do Menino Jesus de Praga, onde nosso caro Mons. José Alves, pároco na nossa chegada, agora emérito, que com seus paroquianos, assumiu nossa comunidade com carinho de pai . Gostaria de terminar com uma reflexão do nosso atual pároco Pe. Lenilson, na homilia que fez na Missa que celebrou hoje no Mosteiro. “A elevação desse mosteiro a abadia foi um sinal de deus, uma resposta de Deus nesse momento difícil que nossa diocese está atravessando. É como Deus nos dizendo: Eu estou com vocês. Não fiquem presos às pequenas coisas”. O Senhor nos pede algo grandioso. Pensemos alto, pois nascemos para o alto.

Carta do Bispo D. Fernando pedindo a Abadia


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Inaugurada em Juazeiro do Norte empresa mineira de Call Center

Já está em pleno funcionamento na Avenida do Agricultor em Juazeiro do Norte a empresa mineira A & C Call Center que prevê um investimento total de R$ 20 milhões na terra de Padre Cícero. Trata-se do primeiro grande negócio atraído para gerar emprego e renda pela gestão do prefeito Raimundo Macedo que participou da inauguração. A Prefeitura doou o terreno e garantia da infraestrutura visando a instalação da mesma em nome do papel social do seu governo. A previsão em quatro meses aponta a geração de 2,5 mil empregos diretos, segundo o presidente-executivo da A & C Call Center, Alexandre Moreira, lembrando ser o quinto investimento do tipo contact center no Nordeste. Ele disse que a ansiedade de chegar em Juazeiro foi grande em virtude do potencial enorme na prestação de serviço. Observou que a empresa já encontra-se em alguns lugares do Nordeste, mas considera essa uma etapa fundamental nos negócios da A & C Call Center. Disse mais que o perfil da população foi fator fundamental para a escolha da cidade, bem como o apoio da Prefeitura de Juazeiro, onde foram bem recebidos quando era apenas possibilidade. Para Alexandre, a população do Nordeste tem uma característica interessante que é a simpatia, a vontade de fazer e conversar com as pessoas. (ASCOM/PMJN)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

iu-á hotel faz parceria com o Geopark para desenvolvimento sustentável da Região

Localizado em Juazeiro do Norte, o iu-á hotel é o mais novo empreendimento da DJ Hotelaria, também responsável pelo Verdegreen Hotel, em João Pessoa (PB), eleito o Hotel Sustentável do Ano pelo Guia Quatro Rodas (2012) e um dos 25 Melhores Hotéis do Brasil pelo TripAdvisor (2013). O hotel se destaca por oferecer uma estrutura semelhante ao porte do Verdegreen, apta a receber tanto o turismo de negócio quanto de lazer, com salão de eventos com capacidade para 140 pessoas, sala de videoconferência, piscinas adulto e infantil, sauna, espaço fitness, sala de massagem e restaurante aberto ao público. O iu-á - que quer dizer “juá” (flor de espinho), em tupi-guarani - possui 138 quartos equipados com cofre digital, ar-condicionado e TV Led, com o diferencial de contar com suítes exclusivamente voltadas para o público feminino. A 20 minutos do aeroporto, o empreendimento possui excelente localização, estrategicamente posicionado próximo aos principais restaurantes da cidade. Com o objetivo de ser um aliado do desenvolvimento sustentável da região, o iu-á hotel firmou parceria com o Geopark Araripe, que reúne nove sítios geológicos e paleontológicos, comprometendo-se a divulgar suas riquezas naturais por meio de ações de fomentação e preservação, estabelecendo uma cadeia produtiva benéfica para toda a região do Cariri.
O hotel assimilou a cultura regional e investiu maciçamente  privilegiando os artistas caririenses que se utilizam dos temas mais característicos da região, como sertão, fósseis, fé, contrastes. Em todos os ambientes do empreendimento, o hóspede entra em contato com obras de exponentes caririenses, como o painel fotográflco de Tiago Santana; as cadeiras do artesão Espedito Selelro; a escultura de Padre Cicero, de José Everaldo; painel de grafite de Derlon Almeida; esculturas de Diomar das Veias; xilogravuras de José Lourenço, entre tantas outras referências. 






Serviço iu-á hotel:
Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800
Lagoa Seca | Juazeiro do Norte | Ceará
Contato e reservas: (88) 3102.7777
www.iuahotel.com.br
Facebook: www.facebook.com/iuahotel

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Milagre em Joaseiro - lançamento foi sucesso

Foto de Cícero Valério/Agência Miséria
Foi um sucesso o lançamento da terceira edição brasileira do livro Milagre em Joaseiro, do historiador americano e cidadão juazeirense Ralph Della Cava, solenidade realizada na noite de ontem no Teatro Patativa do Assaré, do SESC, cujas dependências estavam totalmente lotadas. Antes do lançamento da obra o público presente foi contemplado com um bonito concerto com o conhecido cantor, compositor e instrumentista Afonso Gadelha e Daniel Sobreira, músico, arranjador e instrumentista, filho do economista juazeirense Geová Sobreira, o grande anfitrião do evento. A participação musical dos artistas foi brilhante e recebeu efusivos aplausos da plateia. 
Geová usou da palavra para explicar os motivos que o levaram a pensar na publicação de uma nova edição do livro Milagre em Juaseiro e como se arregimentou com os amigos professores Eduardo Diathay Bezerra de Menezes e Renato Casimiro para viabilizar o empreendimento. 
Coube ao professor Renato Casimiro, amigo particular do autor, fazer a apresentação da obra, o qual em brilhante pronunciamento destacou que “Milagre em Joaseiro lançou novos olhares sobre esse universo e o despertar em torno do sentimento dos fatos miraculosos em Juazeiro, ajuntando  estudos importantes em torno desse movimento religioso e popular de grande amplitude”. Fez ainda um relato minucioso da chegada do escritor americano a Juazeiro do Norte, em 1964, relembrando emocionado o primeiro contato com ele, no Ginásio Salesiano São João Bosco, local onde Ralph se debruçou sobre os arquivos do Padre Cícero ali existente. Por fim, falou o autor que, num discurso breve mas cheio de emoção, agradeceu a acolhida recebida desde o primeiro momento em que pisou o solo sagrado de Juazeiro e ressaltou agradecimento especial aos amigos Renato, Geová e Diathay pela participação deles no projeto que viabilizou a publicação do seu livro pela editora Companhia das Letras. As boas-vindas a Ralph foram dadas pelo prefeito Raimundo Macedo. A solenidade foi encerrada pelo competente cerimonialista João Hilário  que convidou os presentes para a sessão de autógrafos da obra pelo autor. Aí foi outro grande momento de emoção, a grande culminância do acontecimento quando todos que compraram o livro receberam além do autógrafo um abraço carinhoso de Ralph, numa demonstração evidente da sua simpatia e simplicidade. Sempre que vem a nossa cidade ele é recebido com muito carinho pela sua grande legião de admiradores e a isso ele retribui efusivamente. Ralph Della Cava é um cidadão juazeirense que dignifica esta cidade. Um orgulho para  todos os juazeirenses. Juazeiro nunca lhe será suficientemente grato por tudo o que ele fez no tocante à projeção dos nomes da cidade e do Padre Cícero no cenário internacional. Foi graças ao livro Milagre em Joaseiro que Padre Cícero passou a ser estudado pelas universidades do Brasil e do Exterior.  Num tempo em que a bibliografia em torno do Padre Cícero  se montava numa dicotomia em que numa vertente se achavam os autores que eram radicalmente contra e na outra os que eram totalmente a favor, ambas com muita paixão, Ralph se impôs com sua obra imparcial, marcando a inauguração de uma nova ótica de observação do fenômeno e dos acontecimentos que estão agregados à história de Juazeiro e do Padre Cícero. Milagre em Joaseiro pela densidade do conteúdo, pela profundidade da pesquisa e pela forma da exposição dos fatos é até hoje o livro-base para melhor compreensão do milagre de Juazeiro.
Fotos de Pautília Ferraz





Inaugurado busto da Beata Maria de Araújo

Com a presença de autoridades, pesquisadores, historiadores e convidados especiais, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo inaugurou na segunda-feira (17) o busto em homenagem a Beata Maria de Araújo, que está fincado na Praça do Marco Zero. Em breve, a praça vai receber o nome da religiosa. A homenagem é um reconhecimento do Município ao centenário de morte de Maria de Araújo completado no dia 17 de fevereiro. Segundo o prefeito Raimundo Macedo, a homenagem é mais do que justa a uma mulher que faz parte da história da cidade. “Sem Maria de Araújo não haveria o milagre da hóstia. Sem a hóstia, Padre Cícero não teria fundado Juazeiro. Essa cidade precisa resgatar e enaltecer com homenagens nomes importantes de sua história que foram esquecidos”, disse o prefeito. (ASCOM/PMJN) (Fotos de Pautilia Ferraz)
Escritor Raimundo Araújo lendo seu discurso de agradecimento em nome da família da beata

Raimundo Araújo e demais familiares da beata



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Falecimento da professora Terezinha Barbosa

Faleceu às 4h30min, de hoje, nesta cidade, aos 86 anos de idade,  a conhecida professora Terezinha Menezes Barbosa, de tradicional família caririense. Pessoa bastante conhecida nos meios sócioeducacionais de Juazeiro do Norte, dona Terezinha deixa um grande legado de bons serviços prestados à comunidade juazeirense nas mais distintas áreas em que atuou, razão por que o seu falecimento deixa lacuna e saudade.
O corpo está sendo velado no Círculo Operário  São José. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Socorro, às 17 horas, após a celebração (marcada para as 16h) de missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Conforme dados extraídos do livro Mulheres de Juazeiro, de Raimundo Araújo “Terezinha Menezes Barbosa - Nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 06 de dezembro de 1927. E filha do Sr. José Barbosa dos Santos e da Sra. Francisca de Menezes Barbosa. São seus irmãos: Geraldo Menezes Barbosa, Joao Batista de Menezes Barbosa, Walter Menezes Barbosa, Jose Menezes Barbosa, Ivone Barbosa Freitas, Ana Menezes Santana e Dadiê Menezes Barbosa.

Escolaridade
Curso Primário no Colégio Visconde do Rio Branco em Fortaleza, Curso Ginasial na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, Curso Normal na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte e o Curso Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte.

Cursos de aperfeiçoamento
Curso de Secretária de Ensino de 1° e 2° Graus - CAD no MEC, Curso de Artes Industriais - CADES - Ministério da Educação, Curso de Especialização em Alfabetização e Atualização Psicopedagógico do Homem Normal - Recife-PE, Curso Teórico e Prático da Psicologia - Escola Brasileira de Psicossíntese, Curso Sobre Metodologia da Linguagem Aritmética e Recreação pela SEC, Curso de Recreação e Jogos - Secretaria de Educação do Ceará, Curso de Relações Humanas (CEPRON - Fortaleza - Ceará, Curso de Técnica de Arquivo - Fundação Padre Ibiapina - Crato - Ceará, Curso de Dinâmica de Grupo pela SEC - Fortaleza - Ceará e Curso de Aperfeiçoamento para Professores.

Atividades exercidas
Diretora do Instituto do 1° Grau Paulo Sarasate, Secretária da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte, Professora da Cadeira de Jogos e Recreações da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, Tesoureira da Associação dos Empregados no Comércio de Juazeiro do Norte, Bibliotecária da Associação dos Empregados no Comércio - 1952 - personagem da Arte Cênica do Teatro-Escola de Juazeiro do Norte - 1953 - Diretora do Curso de Arte Dramática da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte - 1955 - Membro do Teatro-Escola de Juazeiro do Norte, onde participou de várias peças teatrais. Presidente Comitê Pró-Construção do Santuário do Coração de Jesus no ano de 1965, Secretária da Sociedade de Auxílio aos Mendigos, no ano de 1968, Preside do Oratório Festivo Feminino Dom Bosco, no ano de 1969, Membro Serviço de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte no ano de 1980, Presidente do Clube de Mães da Vila São José, no ano 1983 e, finalmente, Professora da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte desde o ano de 1960, quando se aposentou, após 25 anos de magistério ininterruptamente. Foi também integrante do Corpo administrativo da Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte. Os Cursos, os Certificados e as atividades exercidas pela Professora Terezinha Menezes Barbosa, são um atestado eloquente da força de vontade de uma pessoa determinada, de uma pessoa comprometida consigo mesma.”

Beata Maria de Araújo ganhará busto na Praça do Marco Zero

A Beata Maria de Araújo vai ganhar um busto e dará seu nome à Praça do Marco Zero construída ao lado da cúpula da Praça dos Romeiros. A solenidade ainda faz parte do centenário de morte da religiosa ocorrido no dia 17 de janeiro de 1914 quando Juazeiro do Norte tinha apenas três anos de emancipação política. O ato será presidido às 17 horas desta segunda-feira. Outro evento previsto na programação para esta segunda será o lançamento da terceira edição do famoso livro “Milagre em Joaseiro”, do professor e escritor norte-americano Ralph Della Cava que desembarcou em Juazeiro na manhã de ontem. A solenidade será no auditório do Memorial Padre Cícero começando às 18 horas com um concerto musical reunindo Afonso Gadelha e Daniel Sobreira. Uma hora depois, a abertura com o professor Geová Sobreira. Caberá ao professor Renato Casimiro apresentar “Della Cava e a Nova História de Juazeiro”, seguido pelo pronunciamento do autor e a sessão de autógrafos. (ASCOM/PMJN)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Full Vision finalista do Prêmio Empreendedor


A empresa Full Vision - Cliente Oculto foi uma das empresas finalistas ao Prêmio Você Empreendedor realizado pela Universidade Fortaleza em parceria com o Diário do Nordeste e o Governo do Estado e assim ficou em primeiro lugar diante de algumas empresas da Capital. Na solenidade foi entregue ao Diretor Executivo Douglas Feitosa uma premiação ao Empreendedor do Ano a qual levou em consideração aspectos como qualidade da gestão, diversificação de atividades, satisfação do cliente interno, capacidade inovadora e sustentabilidade. A empresa está localizada na Av. Padre Cícero, 3310 l Sl, em Juazeiro do Norte, telefone: 3085 2567. Site: www.fvclienteoculto.com.br

Ralph Della Cava em Juazeiro

Na manhã de hoje uma comitiva formada por Geová Sobreira, Renato Casimiro, Raimundo Araújo, José Carlos dos Santos e o editor do Portal de Juazeiro esteve no aeroporto para recepcionar o escritor americano Ralph Della Cava que veio a Juazeiro para lançar, amanhã, no Memorial Padre Cícero, a terceira edição do seu famoso livro Milagre em Juazeiro. O livro, editado pela editora Companhia das Letras,  será lançado também em Fortaleza, na Livraria Cultura, no dia 19. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Eleição para abadessa

Consoante informações prestadas por Irmã Maria Aparecida, atual prioresa da recém-criada Abadia de Nossa Senhora da Vitória, de Juazeiro do Norte, a eleição abacial para escolha da futura abadessa foi marcada para o próximo dia 17 de março. Segundo a Irmã Maria Aparecida, o Abade-Presidente da Ordem de São Bento, Dom Emanuel d' Able do Amaral, esclareceu que o mosteiro já é – por direito –  uma abadia desde 11 de dezembro de 2013, data da assinatura do documento no Vaticano, promovendo o convento das beneditinas contemplativas de Juazeiro do Norte.
   Em face disso, não há mais necessidade de uma solenidade litúrgica comemorativa à elevação do mosteiro juazeirense à dignidade de Abadia. O que acontecerá será apenas uma Bênção Abacial para investidura da futura abadessa. As monjas beneditinas planejam essa bênção abacial para o dia 29 de junho de 2014, data do 13º aniversário da posse de Dom Fernando Panico como bispo diocesano de Crato. Dom Fernando foi o responsável pela vinda da comunidade beneditina para a Terra do Padre Cícero.
(Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato)

Samu está mais próximo de entrar em funcionamento

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU, está cada dia mais próximo de se tornar realidade na Região do Cariri.  A Assessora Técnica do Setor de Urgência da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela implantação do SAMU no Cariri e Região Centro-Sul, Neiva Timbó e o coronel João Vasconcelos Sousa responsável pelo setor de operação do Samu, estão em Juazeiro do Norte, participando de várias reuniões sobre a implantação do programa na região, além da seleção do pessoal que vai trabalhar no Samu.

Neiva Timbó afirmou que somente os municípios de Juazeiro do Norte, Várzea Alegre e Aurora concluíram as obras para implantação do serviço. Os municípios deverão ter uma boa Base de apoio para comportar a demanda da Região.

Neiva Timbó esteve reunida na Microrregional de Juazeiro do Norte com representantes das regionais de Juazeiro, Crato e Brejo Santo. 
Serão três meses de treinamento para as equipes do Samu, que é composta por um Médico, Enfermeira, Técnica em Enfermagem e um condutor socorrista (Motorista). Além da seleção com avaliação teórica, haverá ainda treinamentos e uma preparação física para os selecionados.

As 66 ambulâncias já estão prontas e emplacadas em Fortaleza, aguardando apenas a liberação para serem transferidas para a base central, que funcionará na antiga Usina Zé Bezerra em Juazeiro do Norte, cujas obras foram bastantes elogiadas pela coordenadora Neiva Timbó.  O município investiu R$ 260.230,00.
(ASCOM/PMJN)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Monsenhor Àgio lança mais um livro

Mons. Ágio Augusto Moreira vem de lançar mais uma livro: “A espiritualidade do Padre Cícero Romão Batista – Cronologia”. A obra é composta por 90 anotações cronológicas, com início em 1844 – ano do nascimento do Pe. Cícero – e concluída em 1934, ano do falecimento deste sacerdote. As notas citam, ano a ano, as autoridades eclesiásticas (Papa, bispo da diocese, vigários) governo civis do Brasil, Ceará, Crato e Juazeiro, contendo ainda fatos importantes acontecidos entre 1844-1944. Entremeadas por essas anotações, monsenhor Ágio incluiu rápidas notas sobre a espiritualidade do Padre Cícero, ao longo da existência do Patriarca de Juazeiro.
Sobre o autor do livro
Mons. Ágio Augusto Moreira completou, no último dia 05 de fevereiro, 96 anos de idade. Ele nasceu em Assaré (CE), filho de Augusto Moreira e Raimunda Moreira. Estudou no Seminário dos Salvatorianos em Jundiaí (SP), mas retornou ao Ceará onde foi ordenado sacerdote, em 1943, após concluir o curso de Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Em 1944, recém-ordenado, veio para Crato, como professor no Seminário são José, onde lecionou canto Gregoriano, Italiano, Grego e Francês. Foi professor de vários colégios de Crato. Foi diretor e regente da Schola Cantorum do Seminário São José. Foi Vigário-Cooperador nas cidades de Jardim, Icó, Farias Brito e Iguatu, todas – à época – pertencentes à Diocese de Crato.
Aposentado, monsenhor Ágio fundou a Sociedade Lírica do Belmonte, em Crato, instituição que mantém a Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos e a Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira. Nas horas vagas escreveu e publicou 12 livros. Além da recente obra sobre o Padre Cícero, já foram lançados: “Cancioneiro Religioso”, “O Domingo é Dia do Senhor”, “O Dízimo”, “Água Benta”, Símbolo Litúrgico”, “Um sonho realizado”, “O Cajueiro”, “Padre Davi Moreira: vida e obra”, “Escola de Educação Artística”, “Preciosíssimo Sangue de Cristo”, “Purgatório: O fogo que purifica” e “Quem pedala não envelhece”. (Armando Rafael)

Deputado direciona emenda no orçamento de R$ 200 mil para o IV Simpósio Internacional sobre o ‘Padre Cícero: e... onde está ele?

A aprovação de emenda parlamentar do Deputado Federal Arnon Bezerra, possibilita o repasse de R$ 200 mil para custear parte da realização do IV Simpósio Internacional sobre o ‘Padre Cícero: e... onde está ele?’. A informação foi repassada pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Sandra Nancy Freire. Segundo ela, essa foi uma requisição da coordenação do evento, atendida pelo deputado, que fez a indicação por meio da área de Promoção e Fomento à Cultura Brasileira. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Parabéns! Folha da Manhã - Edição nº 5.000

Com muito prazer parabenizamos o jornalista Francisco Demontieux pela marca da edição número 5.000 alcançada pelo seu jornal Folha da Manhã. Isto é um fato inédito na imprensa juazeirense. Numa cidade onde se lê pouco é realmente uma façanha extraordinária um jornal impresso ultrapassar a edição nº 5.000. O Folha da Manhã é hoje o segundo jornal mais antigo em circulação em Juazeiro do Norte e o primeiro em número de edições. E Demontieux é um dos maiores jornalistas desta cidade. Seu nome faz parte da história da imprensa juazeirense e merece o aplauso da classe de jornalistas e o reconhecimento da cidade  pelo seu corajoso trabalho em prol do desenvolvimento de Juazeiro. Parabéns! Vida longa ao Folha da Manhã!

Lançamento da terceira edição de Milagre em Joaseiro, de Ralph Della Cava


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória é elevado à dignidade de Abadia

Saiu no site: www.miseria.com.br
Demontier Tenório Foto:Agência Miséria

Após comemorar 10 anos de chegada a Juazeiro do Norte, uma boa notícia foi dada nesta segunda-feira para o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória localizado no bairro Tiradentes. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada do Vaticano anunciou sua elevação à dignidade de Abadia. A informação foi transmitida pela Diocese de Crato, coincidindo com o dia consagrado a Santa Escolástica, que foi irmã gêmea de São Bento e fundadora do primeiro mosteiro feminino do mundo ocidental.

Segundo informações chegadas à redação do Site Miséria, o pedido de elevação do Mosteiro das Irmãs Beneditinas de Juazeiro à categoria da Abadia partiu das próprias monjas e teve o apoio do bispo Dom Fernando Pânico. Coube ao mesmo enviar uma carta ao Papa Francisco no dia 24 de junho do ano passado e, ontem, obteve a resposta positiva do decreto assinado pelo Cardeal dom João Braz Aviz, que é o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

Desta forma, deixa de ser uma simples casa de monges/monjas consagradas, mas dependendo de outra casa superior da ordem, para se tornar num grupo superior a 15 religiosos governado por um abade ou abadessa líder da comunidade e dirigindo com a dignidade de pai ou madre espiritual. A liturgia da elevação do mosteiro à abadia vai ser presidida pelo bispo dentro das comemorações do centenário de criação da Diocese de Crato.

Procedente de São Cristóvão (SE), onde foi fundado em 21 de novembro de 1982, é vinculado ao Mosteiro de Nossa Senhora do Monte de Olinda (PE) e a chegada em Juazeiro ocorreu em maio de 2003 por decisão das monjas da Ordem de São Bento. Hoje é um dos mais belos do Nordeste e fica situado na Rua Damião Pereira da Silva (Tiradentes), tendo ganhado, recentemente, uma bonita capela. As Monjas Beneditinas são fiéis adeptas do lema “Oração e Trabalho” tão bem difundido pelo Padre Cícero.

A Madre Prioreza é a Irmã Maria Aparecida do Couto e ela lembra com bastante carinho a concorrida festa de inauguração do Mosteiro em Juazeiro que, como disse, se deu graças a uma sucessão de milagres que tem feito o dinheiro para as obras aparecer. Além das atividades religiosas normais, o Mosteiro mantém uma lojinha para venda de livros, artigos religiosos, souvenirs, licor e biscoitos bricelete, bem como uma hospedaria, cuja diária inclui refeição completa.

Missa do Beato José Lourenço

A ONG Beato José Lourenço está convidando para a missa que será celebrada em sufrágio da alma do beato, amanhã, às 17 h, na capela do Socorro. 
O beato  José Lourenço  faleceu em 12 de fevereiro de 1946 no Sítio União, município de Exu, PE, acometido de peste bubônica. O corpo foi levado pelos fiéis a Juazeiro do Norte. O vigário da época, Monsenhor Juviniano Barreto, não permitiu que entrassem com o corpo na Capela de São Miguel nem aceitou o convite para celebração de missa de corpo presente. O cortejo fúnebre saiu da capela debaixo de forte chuva e o velório ocorreu na casa do Sr. Eleutério Tavares, seu afilhado, seguindo depois para o sepultamento no Cemitério do Socorro. 




sábado, 8 de fevereiro de 2014

IV Simpósio Internacional do Padre Cícero adiado

A Comissão de Elaboração do IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero: e... onde está ele? comunica que diante de diversos imprevistos acontecidos no final do ano passado e início deste ano de 2014, foi obrigada a adiar a data de realização deste evento. Pensando numa nova data, a Comissão concluiu que seria interessante, especialmente para aqueles que vêm de fora da região do Cariri, realizá-lo muito perto de uma grande romaria o que possibilitaria quase que um estudo de campo para os pesquisadores. Por isso, ficou decidido localizá-lo perto da romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade de Juazeiro, que acontece no dia 15 de setembro. Assim, o Simpósio se realizará de 16 a 20 de setembro de 2014, com o mesmo tema e os mesmos eixos temáticos.

Operação Duas Rodas apreende 1.325 veículos em Juazeiro

Uma blitz/barreira realizada na manhã de quinta-feira (06) em Juazeiro do Norte, pertencente à Área Integrada de Segurança 11 (AIS-11), resultou na apreensão de 14 veículos. A ação, que aconteceu durante as primeiras horas da manhã na Avenida Castelo Branco, no bairro do Romeirão, em Juazeiro; teve à frente Policiais Militares do 2.º BPM, 5.º BPCOM e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
A ação Policial faz parte da Operação Duas Rodas, que tem como foco a abordagem a pessoas que trafegam em motocicletas. Durante a Operação são realizadas buscas pessoais e revistas nos veículos, além da consulta - através do Sistema de Informações Policiais - da existência de mandados de prisão em aberto e se pessoas em atitude suspeita respondem por algum tipo de procedimento.
A apreensão de hoje se soma aos 1.325 veículos já apreendidos em Juazeiro do Norte deste que a Operação Duas Rodas foi implementada, em outubro de 2013 - e até janeiro de 2014.  Todos eles circulavam de maneira irregular e, após apreensão, foram conduzidos ao pátio do órgão fiscalizador de trânsito.
O trabalho da Operação Duas Rodas é fruto da ação integrada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Polícia Militar, e Demutran.

Assessoria de Imprensa da SSPDS
Kélia Jácome

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Falecimento de Américo Capeli

Faleceu hoje em Juazeiro o Sr. Francisco Américo Rocha Capeli. Américo era pessoa bastante conhecida em nossa cidade, membro da Loja Maçônica Cavalheiros Espartanos, trabalhou durante muito tempo no comércio juazeirense, desenvolvendo atividade na loja Mercadão dos Tecidos. Segundo seus irmãos maçons ele personificava a harmonia do servir em todas as Lojas, razão por que era estimado por todos. Pessoa muito caridosa, nasceu para trabalhar em prol do próximo. Gostava de participar de eventos, e por ser dotado de boa educação era sempre chamado para recepcionar os convidados, sendo ainda  presença marcante nas festas natalinas quando costumava vestir a roupa de Papai Noel para animar as crianças. Era um Papai Noel muito querido pelas crianças tendo sido bastante fotografado com elas.  Entre outros, animou o Natal do Cariri Garden Shopping e da Casa de Papai Noel, que funcionou durante alguns anos na casa grande da Família Bezerra.
Velório e sepultamento
O velório está sendo realizado no Anjo da Guarda e o sepultamento será amanhã às 9h no Cemitério Parque das Flores. 
Américo em traje de Papai Noel (foto de João Carlos Menezes)

Na foto acima Américo numa festa de Natal na residência do editor do blog.


AeC instala Call center em Juazeiro

Segundo informa o http://www.baguete.com.br a AeC, empresa mineira de outsoucing de processo de negócios (BPO, na sigla em inglês), vai investir R$ 20 milhões na construção de um call center em Juazeiro do Norte. A nova unidade terá 1 mil PAs e deve gerar três mil empregos diretos e indiretos. O centro começa a funcionar em fevereiro. “Vamos gerar novos empregos e mais renda para milhares de pessoas, demonstrando, mais uma vez, o enorme papel social do setor de contact center na sociedade”, analisa o presidente-executivo da empresa, Alexandre Moreira. Esse já é o quinto investimento do tipo da empresa de contact center no Nordeste. Recentemente, a companhia abriu uma unidade em Mossoró, cidade do interior potiguar, onde instalou outras mil PAs.

domingo, 2 de fevereiro de 2014