quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Romaria: Ação Divina - Por Paulo Leonardo Celestino

Em época de mais uma grandiosa Romaria de Finados, toda a população de Juazeiro do Norte, assim como seus visitantes, vive a expectativa de notícias favoráveis em relação ao processo de reabilitação do Pe. Cícero Romão Batista.

Mesmo com a aclamação de toda a nação romeira, este processo avança lentamente, e infelizmente a memória de nosso padrinho continua sofrendo as injustas punições do início do século XX.

Creio que os fundamentos teóricos, aliados à distância física a qual nos separa de Roma, são os grandes obstáculos para a sonhada reabilitação. Ou seja, nas salas fechadas do Vaticano, fatores como a participação do Pe. Cícero na política, e a localização dos acontecimentos do “milagre da hóstia” (o sertão do Ceará no século XIX), influenciam decisivamente no conceito de autoridades que não vivenciam a nossa atmosfera de fé e devoção.

Apenas quem vê e sente a romaria de Juazeiro consegue entender este espetáculo de fé, tão simples e verdadeiro. Nestes dias, por exemplo, tive a oportunidade de presenciar a chegada de um precário caminhão pau d’arara repleto de romeiros. Em meio ao desconforto, a um calor insuportável, e a um trânsito totalmente congestionado, eles cantavam benditos com altivez, numa demonstração de êxtase e penitência. O que será mais divino do que este sentimento que brota do coração das pessoas e oferece forças para enfrentar todas as diversidades?

Para as autoridades do Vaticano, falta a vivência da prática para decifrar a intricada teoria na História do Pe. Cícero. Esta aproximação com o popular é justamente a grande meta do Papa Francisco, que em pouco tempo de Pontificado vem revolucionando conceitos e ideias.

Pelo seu comportamento na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, sempre rodeado de fiéis, fico a imaginar uma pitoresca cena: Já pensou o Papa disfarçado de romeiro e sentindo na pele toda a ação divina nas romarias? Claro que isto nunca acontecerá, mas seu estilo de aproximação com o povo nos resgata a esperança de novos rumos para o reconhecimento da atuação do grande conselheiro dos sertões, sempre fiel aos ensinamentos de sua Igreja.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Irmã Miriam lança CD com músicas sobre Padre Cícero


Irmã MIRIA THEREZINHA KOLLING é religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Nascida em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul – Brasil, desde cedo aprendeu na família a amar e cultivar a música. Na Congregação teve oportunidade de aprofundar seus estudos musicais.

Fez o Curso de Formação Profissional de Professor Primário, no Instituto de Educação “Padre Anchieta”, em São Paulo, onde mereceu Cadeira Prêmio, efetivando-se sem concurso, no magistério público do Estado, como Professor I.

Cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (Licenciatura Plena) e Música - bacharelado em Instrumento – Piano, na Faculdade de Música de Santos.

Em 1981 participou do Simpósio Internacional de Música Sacra e Cultura Brasileira, realizado em São Paulo, SP, evento que lhe abriu caminhos para seu aprofundamento em música sacra na Alemanha e na Áustria, com mestres europeus, por dois anos (1983 e 1984), com Bolsa da Adveniat.

Estudou Técnica Vocal e Canto com os professores Adelia Issa e Caio Ferraz, em São Paulo. Fez também os cursos básicos de alemão, inglês e espanhol. Participa de Congressos, Festivais, Encontros de músicos pela CNBB, Semanas de Liturgia, bem como das Campanhas da Fraternidade, tendo já composto diversos hinos.

Morou em Santos por diversos anos, onde fez parte da Comissão Diocesana de Música Sacra, juntamente com Pe. Ximenes Coutinho, Pe. Lucio Floro e Juan Manuel Serrano Júnior. Foi lá que começou a compor e a se dedicar à Música Litúrgica, participando desde 1968 dos Cursos de Canto Pastoral que aconteciam em São Paulo e outras capitais.  Desde 1989 reside em São Paulo – SP, mas exerce suas atividades litúrgico-musicais pelo Brasil todo, ministrando Encontros de Liturgia e Canto Pastoral.

É membro da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos - AFCLAS, como sócia fundadora, desde 1986. Como membro da Comissão de Bens Culturais da Igreja, que até 2003 estava sob a coordenação de Dom Gil Antônio Moreira, participou de dois Seminários promovidos pela Comissão, acontecidos em São Paulo, e coordenou o Curso de Música da UNIFAI, no ano de 2003, que infelizmente teve sua continuidade interrompida, por dificuldades internas.

Foi também membro da Sociedade Brasileira de Musicologia, e durante vários anos fez parte da Associação dos Regentes de Corais Infantis – ARCI, como regente do Coral Infantil “Do-Re-Mi”, do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, capital), com quem gravou diversos CDs (Missas com crianças e canções infantis), para Paulinas-COMEP e Paulus.

Como compositora de música litúrgica e religiosa, é conhecida, sobretudo pelas Missas e cantos litúrgicos, para as Celebrações. Dentre as mais conhecidas: Missa da Amizade, sua obra prima, composta em 1970. Outras Missas: da Alegria, Ser Presença, O Senhor minha Festa (uma experiência feita no interior do nordeste, e gravada também em Portugal), Bem-Aventurados, Creio na Vida, Espírito Santo, Noite Feliz (Natal), Maria a Nova Mulher, Solidão Sonora (uma experiência de Deus com São João da Cruz), Serei o Amor (experiência de Deus com Santa Teresinha, em Lisieux, na França), Nas Asas do Amor, Eterna Fonte (experiência de Deus com Santa Teresa), Deus é bom (refrãos orantes), Abre-te, ó céu (exéquias) e muitas outras, além de cantos para a catequese e evangelização, já mais de 600 músicas, em geral com letra e música de sua autoria.

Muitas obras estão gravadas em LPs e CDs (cerca de 50 gravações), das quais destacamos, entre outros:

Salmos da Vida – COMEP, Paulinas.
Solidão Sonora – Em Busca de Deus – COMEP, Paulinas.
O Coração da Trindade – Paulus.
Serei o Amor (Santa Teresinha) – Paulus.
Canções Infantis (Vol 1 e vol 2) – Paulus.
Graças, Senhor – COMEP, Paulinas.
Em louvor a São José – COMEP, Paulinas.
Envia teu Espírito, Senhor! Paulus.
Cantando louvor a Maria – Paulus.
A Boa Notícia (parábolas bíblicas, para crianças) – Paulinas/COMEP.
Maria, a nova mulher – Ave Maria.
Um Canto Novo (4 volumes) – Editora Vozes.
Nas asas do amor – Paulus.
Cantando os Salmos e Aclamações – Anos A, B e C – Paulus.
Eterna Fonte (Santa Teresa de Ávila) – Paulus.
Queremos ver Jesus – Paulinas/COMEP.
Luz Nova se faz (cantos de mensagem) – Paulinas/COMEP.
A vida que eu canto (cantos de mensagem) - Catolicanet.
Serei o Amor (Santa Teresinha) – Paulus.
O Mais Além – Paulinas/COMEP.
O Senhor, minha Festa (5 Missas) - Paulus.
Abre-te, ó céus! (Para exéquias) – Paulus.
Cantar brincando... Brincar cantando! – Paulus.
Cantos Celebrativos (4 Missas) – Paulinas/COMEP.
Deus é bom – Paulus, 2010.
Santos e Santas de Deus – volume 1 e 2, Paulus, 2007 e 2011.
Cantarei ao meu Senhor (experiência em Moçambique), Paulus 2012.
Padrinho do Povo – Paulus, 2013.
Coordenou ainda um livro com 310 páginas de partituras “Cantando os Salmos e Aclamações – Anos A, B e C”, conforme o Lecionário Litúrgico, compondo a maioria das melodias para os Salmos Responsoriais. Um trabalho editado pela Paulus, acompanhado de diversos CDs duplos.

Foi publicado pela Paulus, o livro de partituras, com 227 cantos, chamado CAMINHA E CANTA – As melhores músicas de Ir. Miria Therezinha Kolling, comemorativo dos seus 25 anos de música litúrgica, além do CD GRAÇAS, SENHOR, pelas Paulinas-COMEP.

Já esteve no Canadá e diversas vezes nos Estados Unidos, cantando com as comunidades brasileiras e portuguesas (1993, 1995, 1998, 2001, 2 004, 2007) e também em Portugal, onde lançou o LP “Solidão Sonora” - Lisboa, e cantou com o povo de Guimarães.  Em 1997 foi convidada pelos Padres Redentoristas para participar da Celebração comemorativa dos 300 anos de nascimento de Santo Afonso Maria de Ligório, realizando uma sessão musical com o Coral Santa Luzia e Orquestra de Câmara, no Instituto Paulo VI, em Fátima. Para a ocasião, compôs também diversos hinos, lá executados sob a sua regência.  Tornou a voltar a Portugal com o mesmo fim, em maio de 2002, para a 50ª Peregrinação dos Redentoristas a Fátima, celebrando os 250 anos de nascimento de São Clemente Maria Hofbauer, para o qual compôs também dois hinos.

Em 2000 compôs o Hino à Bakhita – a negra sudanesa, canonizada por João Paulo II em 1º de outubro, ocasião em que foi convidada pela Congregação das Irmãs Canossianas a participar das celebrações, em Roma, onde cantou o Hino com o grupo brasileiro, na Basílica Santa Maria Maior.

Também compôs o Hino para o Congresso Eucarístico Nacional de Campinas – 19 a 22 de julho de 2001, coordenando a gravação do CD “Venham para a Ceia do Senhor”, com diversos cantos eucarísticos, pela Paulus.

Em 2003 gravou e lançou um CD dedicado inteiramente a Nossa Senhora “Cantando louvor a Maria” – cantos devocionais, e o CD – Nas asas do amor -, com letras do Pe. José Bortolini e músicas de sua autoria, ambos lançados pela Paulus. Em 2004, gravou com o grupo “Fruto da Terra”, sob a coordenação de João Cristal, um CD muito especial, comemorativo dos 35 anos de composição e serviço à música litúrgica, lançado e distribuído pela gravadora Paulinas – COMEP, com o título O Mais Além, tendo a participaçãode intérpretes convidados especiais, como Jair Rodrigues, Agnaldo Rayol, Camila Titinger, Celine Imbert, Thelma Chan, Pe. Antonio Maria e outros...

Em dezembro de 2004 foi lançada nova edição do livro CANTOS E ORAÇÕES para a liturgia da Missa, Celebrações e Encontros, da Editora VOZES (antigo Cecília e Vamos Cantar) com cerca de 1.600 cantos – Edição A, com letra para o povo, e Edição B, em dois volumes, com as partituras para os cantores, instrumentistas, músicos... Irmã Miria trabalhou no projeto por mais de quatro anos, coordenando-o juntamente com Frei José Luiz Prim e Frei Alberto Beckäuser. Uma verdadeira Antologia musical!

Em 2005, Irmã Miria celebrou seus 35 anos de composição e dedicação à música litúrgica, com a graça de Deus. Além do CD comemorativo O MAIS ALÉM, pelas Paulinas-COMEP, outros dois foram remasterizados e lançados: O Senhor, minha Festa, com Missas diversas, pela Paulus – Missa da Amizade, da Alegria, Ação de Graças, Noite Feliz e O Senhor, minha Festa; e Cantos celebrativos, pelas Paulinas, com as Missas de Páscoa, O Encontro, Bem-aventurados. Coordenou e lançou também o CD “Queremos ver Jesus”, pela Paulinas, com cantos diversos desse projeto da CNBB, vivido pela Igreja do Brasil. O ano todo, por onde cantou, Irmã Míria celebrou com o povo a ação de graças pelo dom da música recebido de Deus, mas o ponto alto foi no dia 25 de novembro, quando na Igreja São José do Belém, em São Paulo, onde mora e atua, celebrou-se uma solene Eucaristia, presidida pelo Bispo da Região Belém, Dom Pedro Luiz Stringhini, concelebrada por Dom Emilio Pignoli, Pe. Ivan Danhone e outros padres, com a presença de muitos amigos. Também fez parte das comemorações o “Momento Celebrativo Musical”, na Assembléia dos Bispos reunidos em Itaici, na noite de 11 de agosto, quando Irmã Míria cantou para os bispos, o que foi transmitido pela TV Canção Nova e Rede Vida, além de diversos outros programas e entrevistas, nas rádios, jornais e TVs católicas. Por isso, com o coração em festa, transbordando alegria e gratidão, a vida se faz canto mais uma vez, repetindo GRAÇAS, SENHOR, cantando O SENHOR, MINHA FESTA e buscando sempre O MAIS ALÉM.

Irmã Míria participou, em outubro do ano de 2006, como já em anos anteriores, da Semana de Liturgia, sempre realizada em Santa Fé, interior de São Paulo, com o tema “A Música Litúrgica”, de suma importância para o seu trabalho evangelizador através da música.

Dois CDs foram gravados e lançados em 2006, ambos pela Paulus Editora: Santos e Santas de Deus, com 15 músicas-hinos, o primeiro de uma série de CDs que cantam os santos padroeiros. O outro, Eterna Fonte, inspirado na vida, espiritualidade e obra de Santa Teresa de Ávila, contendo uma Missa e cantos diversos, numa linha orante e contemplativa. Ele completa a Trilogia Carmelitana, com Solidão Sonora (São João da Cruz – Paulinas) e Serei o Amor (Santa Teresinha – Paulus). Alguns lançamentos foram feitos, destacando-se setembro – São Roque, e outubro – Belo Horizonte. Além destas duas obras, Irmã Míria coordenou um livro de partituras e CD “Cantar brincando... brincar cantando”, pela Paulus, com 36 brincadeiras e cantos de animação, para encontros com crianças, jovens e adultos, compilados e também compostos ao longo desses anos de viagens pelo Brasil, cantando com o povo. Teve logo sucesso garantido.

De 23 de maio a 09 de junho de 2006, Irmã Míria participou daPeregrinação à Terra Santa, presente que lhe foi dado por um sacerdote amigo, com um grupo de 52 peregrinos de Araraquara e Tietê, pela Home Tour de São Paulo. No roteiro estavam: Egito, Jordânia, Israel e Paris. Uma graça muito especial pisar o chão onde o Filho de Deus se encarnou e viveu sua missão, seguindo-lhe as pegadas. Oxalá tal experiência se transforme em mais música, para a glória de Deus e o bem dos irmãos.  “Peregrinos em Canto”, composto para a ocasião, retrata um pouco a experiência.  

De junho de 2006 a dezembro de 2011, Irmã Míria colaborou com a revista AVE MARIA, dos padres claretianos, escrevendo mensalmente um artigo sobre a Música na Liturgia, o que mais tarde se transformou em livro, com o título “Sustentai com arte a louvação! – A música a serviço da liturgia", muito útil às comunidades, sobretudo aos ministros da música.

Em agosto de 2006 aconteceu o Primeiro Encontro de Compositores Litúrgicos e Letristas, na Lareira São José- São Paulo, convocados pela CNBB, na pessoa do seu assessor para a música litúrgica, Frei Joaquim Fonseca, ofm, o que foi um passo importante na valorização da verdadeira música e num trabalho conjunto para um repertório adequado e digno do Mistério que celebramos na Liturgia. Com duração de quatro anos, a partir de 2008 os encontros foram assessorados pelo Pe. José Carlos Sala, então responsável pela Música Litúrgica da CNBB, dando continuidade à formação de compositores e letristas, encontro que se estendeu pelos anos seguintes, e continua até hoje.

Em 2008, lançou pela Paulus o CD "Abre-te, ó céu!", para a celebração da morte e ressurreição de um irmão, de uma irmã, contendo Missa e diversos cantos.  Lançamentos vários foram feitos em São Paulo e também nos Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, pelo Brasil afora.

Também no ano de 2008 compôs, a pedido de Dom Odilo Pedro Scherer, o Hino Jubilar da Arquidiocese de São Paulo, comemorando os cem anos de sua existência, com o lema “Deus habita esta cidade!” Compôs ainda neste ano o canto “Sim, nós podemos!”, por ocasião da eleição histórica de Barack Obama, como presidente dos Estados Unidos, a cinco de novembro. A ele dedicado e enviado pessoalmente, com a versão em inglês, o mesmo se encontra no  www.youtube.com/irmamiria.

Participou do importante Seminário sobre a Pastoral Litúrgica no Brasil, promovido pela CNBB, na pessoa de Dom Joviano de Lima Júnior e diversos assessores, acontecido em São Paulo, de 11 a 15 de fevereiro de 2008.

Em 2009 coordenou a gravação do CD "Por tudo, dai graças!", com um grupo de Irmãs, em Santa Maria – RS, realizado pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em preparação à beatificação de sua Fundadora, Bárbara Maix, soleníssima Celebração que aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, em Porto Alegre, RS.

Em comemoração as seus 40 anos de compositora, em 2010, gravou com a Paulus Gravadora o CD Deus é bom, com 25 refrãos orantes e contemplativos, lançado no mesmo ano.  O CD quis ser também uma homenagem especial a Dom Luciano Mendes de Almeida, cujas últimas palavras, antes de falecer, no dia 27 de agosto de 2006, foram: Deus é bom! Ainda em 2010, celebrou seus 50 anos de Vida Religiosa, como Irmã do Imaculado Coração de Maria.

Em 2010, o tema dos Encontros de Liturgia e Canto Pastoral foi “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”, com o lema “Fica conosco, Senhor”, em razão do Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Brasília. Neste ano, Irmã Miria participou da Assembléia Nacional da CRB, em Brasília, de 19 a 22 de julho, compondo o hino “De olhos fixos em Jesus”, que foi amplamente divulgado e cantado na assembléia, também gravado pelas Paulinas/COMEP.

Ainda, o LP Luz Nova se faz, gravado em 1976 pelas Paulinas/COMEP, foi remasterizado e se transformou em CD. Para celebrar seus 40 anos de composição, Paulinas-COMEP e a Livraria Domingos de Morais promoveram uma “Manhã Musical”, no dia 27 de novembro.

Também em 2010, gravou e lançou o CD “Santos e Santas de Deus” – volume 2, com a gravadora Paulus, com excelente aceitação das comunidades, cantando padroeiros diversos. O maestro Rodrigo Vitta coordenou o trabalho musical, com belíssimos arranjos. “Um grito pela vida” foi um projeto da CNBB em favor da vida, que se transformou em CD, e cujo título leva o nome do hino composto por Irmã Miria, que participou do mesmo projeto.

Experiências sempre ricas e variadas são os Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, que Irmã Miria continua assessorando de norte a sul do Brasil, verdadeiros momentos de graça, geradores de novas inspirações. Cerca de 30 encontros anuais são realizados sob a sua coordenação já há mais de 40 anos, atingindo especialmente os ministros da música e do canto litúrgico.

Em 2011, Irmã Miria teve a especial graça de fazer uma experiência em Moçambique, na África, permanecendo por três meses (início de março a final de maio) em terras africanas, sobretudo em Maputo (capital) e na Província de Nampula, onde percorreu o interior do país, convivendo com as comunidades, tendo contato com a música, a dança e o ritmo africanos, sobretudo na liturgia, o que foi uma riqueza única, ímpar... Desta experiência, inspirada pelo Senhor, nasceram novas músicas, que resultaram no CD Cantarei ao meu Senhor, gravado com a Paulus no mesmo ano, lançado e divulgado no ano de 2012, sobretudo nos Encontros de Liturgia e Canto, contendo Missa, Partes Fixas e cantos diversos, como o marcante “Vou sentir saudades, vou chorar de amor...”.

Com o tema “Em Cristo somos novas criaturas” para os seus Encontros de Liturgia e Canto Pastoral em 2011, destacou a Exortação Apostólica “Verbum Domini”, do Papa Bento XVI, oferecendo sempre repertório novo, rico e variado aos agentes da música litúrgica. Dentre as muitas dioceses visitadas com seu canto, podemos citar: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital e Niterói), Goiás (Uruaçu), Paraná (Colombo e Paranavaí), Tocantins (Palmas), Bahia (Feira de Santana e Salvador), entre muitas outras.

Seu nome e pequena biografia constam do “Dicionário de MULHERES”, da autoria de Hilda Agnes Hübner Flores, editado pela Editora Mulheres – Florianópolis, 2011 em sua 2ª edição.

Participou da Expo Católica em julho de 2011, a convite da Editora Ave Maria, em comemoração ao lançamento do seu livro Sustentai com arte a louvação, contendo artigos sobre Música na Liturgia, além de um artigo sobre a Voz Humana, a Beleza na Liturgia e Aventuras Musicais.

O livro “Sustentai com arte a louvação – a música a serviço da liturgia” teve seu lançamento no dia 13 de agosto, na livraria Ave Maria, com a presença de muitos amigos.

Ainda no ano de 2011, a convite do Pe. Leo Pessini, Provincial dos Camilianos no Brasil, ajudou a coordenar a gravação do CD e DVD “Mais coração nas mãos”, juntamente com o produtor Rafael Righini, com 18 músicas, sendo várias delas de sua autoria. O lançamento aconteceu em 2012, celebrando os 90 anos de presença da Província Camiliana no Brasil.

Em 2012, a Igreja celebrou o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, iniciando também o Ano da Fé, assim proclamado pelo Papa Bento XVI, eventos que foram tema dos Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, juntamente com o CD Cantarei ao meu Senhor e o livroSustentai com arte a louvação, ministrados pelo Brasil afora. Também neste ano Ir. Miria participou do encontro “O Concilio Vaticano II, 50 anos depois”, assessorado pelo teólogo jesuíta Pe. João Batista Libânio, em Itaici. Esteve presente ainda na Semana de Liturgia, com o tema “A participação do Povo de Deus como sujeito da liturgia na perspectiva dos pobres, à luz da Sacrosanctum Concilium”.

Em maio de 2012, recebeu da Associação do Senhor Jesus – TV Século 21, como Prêmio Nacional da Música Católica, o Troféu “Louvemos o Senhor 2012” - mérito especial por suas composições litúrgicas.

Entre muitos outros cantos, compôs o Hino Jubilar da Diocese de Penedo, AL, e participou da Celebração festiva, acontecida em outubro de 2012, ocasião em que o Hino foi solenemente executado. Também o Hino do Centenário da Igreja Matriz de Jaraguá do Sul – SC fez parte das festividades daquela Igreja, quando em julho aconteceu o Encontro de Liturgia e Canto. Em novembro houve o evento musical da Família Paulina, na FAPCOM, São Paulo, “Oi, vem pra cá!”, do qual Irmã Miria participou, cantando algumas das suas canções vocacionais.

Também em 2012 nasceu e se concretizou o projeto musical Padrinho do Povo, com músicas inspiradas no Padim Ciço, do Juazeiro do Norte, CE, feito de experiências profundas de Deus com o santo do povo, sobretudo do Nordeste. Apresentado à equipe da Paulus, foi aprovado e gravado ainda no final de 2012, com 18 cantos que cantam a vida e a obra do querido padrinho. A ser lançado em 2013.

Os Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, a serem ministrados de norte a sul do Brasil neste ano de 2013, têm por lema CREIO, Ó SENHOR, celebrando o Ano da Fé, os 50 Anos do Concílio Vaticano II e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, concretizando também em música, o Documento 97 da CNBB: Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja. Contemplam ainda, Missa e cantos inspirados na vida e obra do Padim Ciço, o Padrinho do Povo.

Segundo Frei Patrício Sciadini, “Irmã Miria não é uma simples compositora, uma conhecedora da técnica musical, mas uma alma contemplativa, que compreende o desejo religioso mais profundo do ser humano, traduzindo-o em música que eleva a Deus. Através de seus cantos, o povo reza, medita a Palavra, se sustenta na luta, sempre atento aos sinais dos tempos que questionam e evangelizam”.
Para saber mais sobre a autora: http://www.irmamiria.com.br

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Certisign apresenta solução que garante segurança às transações em lojas virtuais no Ciclo MPE.net – Juazeiro do Norte (CE)

Empresa destaca os Certificados SSL que garantem um ambiente seguro para compras e troca de informações no meio eletrônico

Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, acontece o seminário Ciclo MPE.net 2013, edição Juazeiro do Norte (CE), direcionado a micros, pequenos e médios empreendedores interessados em investir em comércio eletrônico. O evento traz palestras e apresentações de especialistas experientes em economia digital do país. A Certisign, líder do segmento de Certificação Digital na América Latina, participa apresentando os benefícios da Certificação Digital ao e-commerce.
“Oferecer um ambiente seguro para o internauta realizar as compras é fundamental para ter sucesso no segmento de e-commerce. E é exatamente este o papel do Certificado para Servidor Web, também conhecido como Certificado SSL. Por isso, marcaremos presença no evento enfatizando este importante cuidado que pode fazer a diferença nos negócios e transformar pesquisas de preços em compras efetivas”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
Os Certificados para Servidores Web ou Certificados SSL são Certificados Digitais que garantem autenticação e verificação de propriedade do site e a criptografia da comunicação. Ao autenticar e verificar as informações referentes à identidade do site, os dados ficam visíveis aos visitantes, seja por meio do símbolo de cadeado exibido na barra do browser ou na marca de confiança, por exemplo, Selo Site Seguro Certisign. Ou seja: além de prover um ambiente seguro, ele dá sinais aos visitantes, o que adiciona valor à loja virtual.
 Já a criptografia das informações garante que todos os dados em trafego estão protegidos, não podendo ser interceptados e/ou lidos por ninguém, a não ser pelo próprio destinatário. Isso significa que o cliente pode inserir as informações pessoais, como os dados do Cartão de Crédito, com toda segurança e confiança no ambiente de e-commerce protegido por um Certificado Digital SSL.
“Trata-se de uma solução ao alcance de empresas de todos os portes. Ao proteger o site, o empreendedor valoriza sua marca e conquista a confiança dos clientes. É importante que o empreendedor volte sua atenção à segurança da sua loja virtual”, finaliza Cosentino.
Além dos Certificados para Servidores Web, a Certisign irá apresentar os benefícios e aplicações do e-CPF, e-CNPJ, NF-e e explicar como é possível assinar documentos eletrônicos com validade jurídica utilizando a tecnologia da Certificação Digital.
Serviço:
O ciclo de palestras acontece a partir das 8h no Palácio da Microempresa do Cariri, na Rra São Pedro, s/n, Centro. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser realizadas neste site.

Sobre a Certisign
A Certisign é precursora da Certificação Digital na América Latina e já emitiu ao longo dos seus  17 anos de atividade mais de 5 milhões de Certificados Digitais. Líder do segmento está presente em todos os estados do país e conta com mais de 1.000 pontos de atendimento no Brasil.  Possui uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento de produtos e soluções para pequenas, médias e grandes empresas, que buscam integrar a Certificação Digital no dia a dia, para assim desfrutarem dos benefícios da tecnologia com a confiança necessária para atuarem no mundo digital. Para mais informações acesse www.certisign.com.br


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Juazeiro tem novo hotel

Acaba de ser inaugurada a mais nova opção de hospedagem em Juazeiro do Norte. Trata-se do Coelho´s Hotel,  localizado na Rua do Cruzeiro, 153, ao lado da Praça Padre Cícero, portando no centro comercial da cidade. Instalado em prédio de três andares, o novo hotel conta com vinte apartamentos com acesso por escada e elevador. Na administração estão três irmãos (José Waldete, Luís Adolfo e Antônio Coelho Neto), todos com larga experiência no ramo hoteleiro, com longa passagem pelo antigo Hotel Municipal, hoje Hotel Plaza, e que agora passam a administrar seu próprio negócio. 
O Coelho´s Hotel já está apto a receber os visitantes e as reservas de hospedagem podem ser feitas através do telefone 88 3511.5672 9954.8488 
ou pelo e-mail: coelhoshotel@gmail.com




Os apartamentos da frente do Coelho´s Hotel possibilitam esta linda visão da Praça Padre Cícero


 
Os irmãos José, Luis e Antônio

sábado, 26 de outubro de 2013


MAIS DE 500 MIL PESSOAS VERÃO O CARRO MAIS ILUMINADO DO MUNDO.
Com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE, através da SECRETARIA DE CULTURA E ROMARIA do município, o ilheense ZACHEU BRAZ MAGALHÃES, conhecido como “PIRILAMPO”, viajará para JUAZEIRO DO NORTE onde fará 4 apresentações para os juazeirenses e os romeiros que visitarão a terra do PADRE CÍCERO no dia 1º de novembro (DIA DO ROMEIRO). Está previsto a chegada de mais de 500 mil pessoas no período de 28 de outubro a 2 de novembro. Para o PREFEITO DE JUAZEIRO DO NORTE, DR. RAIMUNDO MACEDO e a SECRETÁRIA DE CULTURA E ROMARIA, MARLI BEZERRA com as apresentações do carro mais iluminado do mundo, com mais 13000 lâmpadas, a festa da romaria se tornará mais brilhante e iluminada.
Essa será a 2ª viagem que PIRILAMPO fará para JUAZEIRO DO NORTE, a 1ª foi no dia 22 julho de 2012 quando a cidade festejou seus 101 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, quando também foram feitas 4 apresentações.

(Nota publicada no 

Camara-e.net vai promover workshop gratuito

Quer saber como usar a Internet para ampliar os seus clientes?
A Camara-e.net vai promover workshop gratuito sobre o assunto em Juazeiro do Norte
 O número de vagas é limitado

Durante o evento, promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net e que acontece no próximo dia 31 de outubro, os participantes vão receber informações sobre como construir uma loja virtual, sobre logística do comércio eletrônico, segurança e agilidade nas operações de venda, oportunidades oferecidas pela plataforma de negócios on-line do cartão BNDES, benefícios da certificação digital, vendas via marketplace, vendas em redes sociais e inovação para pequenas e médias empresas usando múltiplos dispositivos.
 Ao todo, são 150 vagas gratuitas para micros, pequenos e médios empresários interessados em ingressar no mercado de e-commerce. Cursos dessa natureza têm dado tanto resultado que, em média, 20% dos participantes acabam abrindo suas lojas virtuais.
 O Nordeste vem se destacando no segmento de e-commerce. Segundo dados da E-bit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico e associada da Camara-e.net, no primeiro semestre de 2013, a região classificou-se em 2º lugar em número de novos e-consumidores, respondendo por 14% dos 3,98 milhões desses entrantes.
 No primeiro semestre de 2013, o segmento cresceu nominalmente no Brasil 24% em relação ao mesmo período de 2012, atingindo um faturamento de R$ 12,47 bilhões. Os números do primeiro semestre contribuem para manter as previsões para todo o ano de 2013, quando o comércio eletrônico deve atingir um faturamento de R$ 28 bilhões, representando um crescimento nominal de 25% em relação ao ano passado, quando faturou R$ 22,5 bilhões.
 Durante o evento, serão sorteados um e-Reader Kobo (após o almoço) e um notebook (no encerramento).
 Serviço:
Datas: 31 de outubro
Horário: das 8h00 às 18h15
Local: Palácio da Microempresa do Cariri
Rua São Pedro, s/n, Juazeiro do Norte, Ceará
 PARA ENTREVISTAS:
Mônica Tomé, articuladora da Unidade de Aceso a Mercados do Sebrae Ceará
(85) 9958-0444
  
PROGRAMAÇÃO
Ciclo MPE.net 2013 – Juazeiro do Norte – 31.10.2013
08h00 às 08h45
Credenciamento
08h45 às 9h00
Abertura Câmara-e.net
09h00 às 09h45
Os Segredos de Como construir Uma Loja Virtual de Sucesso – UOLHOST
Palestrante: Juliana Ribeiro
09h45 às 10h30
A logística do Comércio Eletrônico - CORREIOS
Palestrante: Alessandro Paz Sampaio
10h30 às 11h00
Network / Intervalo
11h00 às 11h45
CARTÃO BNDES – Oportunidade de Negócios - BNDES
Palestrante: André Luis de Barros Lima
11h45 às 12h30
Como Usar a Internet a favor de sua Empresa – SEBRAE
Palestrante: Consultor credenciado pelo SEBRAE

12h30 às 13h45
Almoço / Intervalo
13h45 às 14h00
Sorteio de Brindes

14h00 às 14h45
Como vender pela internet de forma rápida e segura – PAGSEGURO
Palestrante: Juliana Ribeiro
14h45 às 15h30
Os Benefícios da Certificação Digital para o Seu E-commerce – CERTISIGN
Palestrante: Raquel Deodato
15h30 às 16h15
Webmarketing: Venda mais através de um Marketplace – MERCADO LIVRE
Palestrante: Bruna Lourenceti
16h15 às 17h00
Branded Content | Conteúdo e Redes Sociais vendem! Vendem muito! – GOOMARK
Palestrante: Renato Hideki
17h00 às 17h45
Inovação para Pequenas e Médias Empresas Através de Múltiplos Dispositivos – MICROSOFT
Palestrante: Marcondes Alexandre
17h45 às 18h00
Cases de sucesso: Apresentação por indicação do SEBRAE
18h00 às 18h15
Depoimentos
18h15
Sorteio de um notebook e encerramento

Sobre o Ciclo MPE.net 2013 - O Ciclo MPE.net é um evento organizado pela Câmara-e.net e está em sua décima edição. Tem como foco o micro, pequenos e médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio que está em operação na internet. O Ciclo é um treinamento gratuito, oferecido por um grupo de patrocinadores que apoiam a entidade. Este seminário está sendo patrocinado por Correios, Sebrae, BNDES, Certisign, Microsoft,  Moip e Goomark. O evento percorrerá mais de vinte cidades brasileiras no decorrer deste ano.

Sobre a Câmara-e.net - Fundada em 2001, a Camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios on-line no Brasil. Conta com mais de 100 associados, dentre todas as empresas do e-commerce, infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, compras coletivas, seguros e e-banking.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Demutran de Juazeiro do Norte adota sentido único para a Rua São Benedito

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte adotou sentido único para a Rua São Benedito no trecho compreendido entre as ruas Conceição e São Francisco. Fica exatamente em frente ao Hospital São Lucas e próximo às faculdades Juazeiro do Norte, Paraíso e Colégio Objetivo. Agora, só é possível descer a exemplo do restante daquela artéria que corta quatro bairros juazeirenses. A engenharia de trânsito explicou que o sentido duplo vinha causando inúmeros problemas e até acidentes, principalmente nos horários de pico. 

Decreto reduz expediente na Prefeitura de Juazeiro e remuneração dos cargos comissionados

A partir desta semana a Prefeitura de Juazeiro do Norte estabeleceu o expediente corrido das 8 às 14 horas por força de decreto assinado pelo prefeito Raimundo Macedo que trata ainda da redução média em 30% nos valores pagos aos ocupantes de cargos comissionados. A medida, segundo explicou, se dá pela necessidade em reduzir gastos públicos e adequar a Folha de Pagamento ao que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal. Todavia, o prefeito negou que tivesse determinado redução nos salários de servidores do quadro efetivo e muito menos dos professores comissionados que ocupam cargos de coordenadoria. Ele disse que já vinha mostrando essa situação há algum tempo e alertando os secretários para os índices percentuais da folha acima do que permite a LRF e voltou a afirmar ter encontrado uma situação grave quando assumiu com patamares bem acima do que preconiza a lei. Lembrou que tal ajuste não é de agora, pois já tinha reduzido o número de cargos comissionados e até valores como foram os casos dos salários do próprio prefeito de R$ 25 mil para R$ 15 mil, do vice-prefeito de R$ 18 mil para R$ 10 mil e dos secretários de R$ 8 mil para R$ 6 mil logo no início de seu governo. (ascom/pmjn)

Vereador apresenta projeto sobre segurança bancária

O vereador Claudio Luz apresentou  à Câmara Municipal projeto de lei que consolida a legislação municipal e dispõe sobre o Estatuto Municipal de segurança Bancária e dá outras providências.tendo em vista melhorar a segurança bancária em Juazeiro do Norte. Pela relevância do projeto o Portal de Juazeiro publicada abaixo o teor do projeto para conhecimento dos leitores:

PROJETO DE LEI

Ementa: Consolida a legislação municipal e dispõe sobre o Estatuto Municipal de segurança Bancária e dá outras providências.

CAPITULO I
DO ESTATUTO MUNICIPAL DE SEGURANÇA BANCÁRIA

TITULO I
DO ESTATUTO DA SEGURANÇA BANCÁRIA 
Art. 1º - Aplicam-se aos estabelecimentos bancários e financeiros localizados no Município de Juazeiro do Norte as regras de segurança contidas neste Lei que tem por finalidade propiciar melhores condições de segurança para clientes, usuários e funcionários dessas instituições.
Parágrafo Único – Os estabelecimentos bancários e financeiros referidos neste artigo compreendem bancos oficias ou privados, caixas econômicas, sociedade de crédito, associações de poupança, suas agências, postos de atendimento, subagências e seções, assim como as cooperativas singulares de crédito, representantes via Casas Lotéricas e caixas eletrônicos.

TÍTULO II
DAS NORMAS DE SEGURANÇA

Art. 2º - É vedado, nos locais de que trata o artigo anterior, o uso de:
I – capacetes, chapéus, bonés, toucas ou quaisquer acessórios de chapelaria que impeçam a identificação pessoal;
II – óculos escuros com a finalidade meramente estética.
Parágrafo Único – A entrada nos locais mencionados no caput deste artigo fica condicionada ao depósito, em local definido pela instituição, dos objetos descritos nos incisos I e II.
Art. 3º - Fica proibido o uso de aparelhos celulares no interior dos estabelecimentos bancários e similares situados no Município de Juazeiro do Norte/Ce.
Parágrafo Primeiro - As instituições referidas no caput deste artigo ficam obrigadas a instalar em suas agências e postos de atendimento, aparelhos bloqueadores de celular a fim de coibir as chamadas saidinhas bancárias.
Parágrafo Segundo - Os aparelhos de que trata o artigo anterior devem permanecer ligados e em funcionamento durante o tempo de atendimento ao público ou até que o último cliente deixe a referida agência ou posto.

CAPÍTULO II
DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Art. 4º - Sem prejuízo de outros equipamentos, cada unidade de atendimento das instituições bancárias deverá dispor de:

I – porta eletrônica de segurança individualizada, em todos os acessos destinados ao público, incluído o espaço de autoatendimento, provida de:
a) Detector de metais;
b) Travamento e retorno automático;
c) Vidros laminados e resistentes a impacto de projéteis oriundos de armas de fogo até calibre 45;
d) Abertura ou janela para entrega, ao vigilante, do metal detectado;
e) Recuo após a fachada externa para facilitar acesso, com armário de portas individualizadas e chaveadas para guarda de objetos de clientes;

II – vidros laminados resistentes e impactos e a disparos de arma de fogo, nas fachadas externas no nível térreo e nas divisórias internas das agências e postos de serviços no mesmo piso, os quais deverão possuir:
a) Composição por lâminas de cristais interligados;
b) Película apropriada para retenção de estilhaços e
c) Nível de proteção III ou III-A, de acordo com a norma internacional de blindagem.

III) sistema de monitoração e gravação eletrônicos de imagens, em tempo real, através de circuito interno de televisão, interligados com central de controle fora do local monitorado, com:
a) Câmeras com sensores capazes de captar imagens em cores com resolução capaz de permitir a clara identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos instaladas em todos os acessos aos mesmos, nas salas dos terminais de autoatendimento e em áreas onde houver guarda e movimentação de numerário no interior do estabelecimento, bem como nas calçadas externas, num raio de 10 (dez) metros da frente da agência e de caixas eletrônicos e na área de estacionamento, se houver;
b) Equipamento que permita gravação simultânea e ininterrupta das imagens geradas por todas as câmeras do estabelecimento durante o horário de atendimento externo e quando houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento;
c) Gravação simultânea permanente e ininterrupta das imagens de todas as câmeras de forma que se tenha sempre armazenadas no equipamento de controle as imagens das últimas 24 horas;
d) Equipamento de gravação de caixa de proteção e instalação em local que não permita sua violação ou remoção através de utilização de arma de fogo, ferramentas ou instrumento de utilização manual;
e) Equipamento com alimentação de emergência capaz de mantê-lo operante por, no mínimo, 2 (duas) horas no caso de estabelecimento de atendimento convencional.

IV - divisórias opacas e com altura de dois metros entre os caixas, inclusive nos eletrônicos, para garantir a privacidade dos clientes durante suas operações bancárias.

V – biombos ou estrutura similar com altura de dois metros entre a fila de espera e a bateria de caixas das agências, bem como na área dos terminais de autoatendimento, cujos espaços devem ser observados pelos vigilantes e controlados por câmeras de filmagem, visando impedir a visualização das operações bancárias de terceiros.

Art. 5º - É vedado aos vigilantes o exercício de qualquer outra atividade no interior da agência bancária que não seja de segurança.

Art. 6º - O trabalhador de que trata este artigo deverá usar colete à prova de bala nível 03, portar arma de fogo e arma não letal autorizada, além de dispor de assento apropriado e escudo de proteção.

CAPITULO III
DOS CAIXAS ELETRÔNICOS

Art. 7º - As instituições financeiras públicas e privadas terão a incumbência de prover a segurança de seus caixas eletrônicos, bancos 24 horas e outros equipamentos assemelhados.

Art. 8º - É obrigatória a presença de vigilante armado nas dependências onde funcionem terminais de autoatendimento durante o período em que esses equipamentos estejam em funcionamento, especialmente no horário compreendido entre 20h e 6h.

Parágrafo Único – Os vigilantes deverão usar colete à prova de bala nível 03, portar arma de fogo e arma não letal autorizada, além de dispor de assento apropriado e escudo de proteção.

Art. 9º - As instituições responsáveis pelos equipamentos de que trata este Capítulo deverão instalar sistema de vídeo monitoramento e gravação eletrônicos de imagens, em tempo real, através de circuito interno de televisão, interligado com central de controle fora do local monitorado.

CAPÍTULO IV
DOS CARROS-FORTES

Art. 10 – A carga e a descarga de valores executadas por empresas que operam carros-fortes junto aos equipamentos econômicos, financeiros e comerciais no âmbito deste Município, serão feitas, obrigatoriamente, em local protegido e apropriado no interior do estabelecimento.

Parágrafo Primeiro - As operadores de abastecimento e recolhimento dos carros-fortes só poderão acontecer quando clientes e usuários não estiverem no recinto da operação.
Parágrafo Segundo - Os horários das operações mencionadas no caput deste artigo deverão ser comunicados à polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos de segurança.

CAPÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA

Art. 11 – A fim de prevenir ações de violência nos locais mencionados no art. 1º desta Lei, as instituições financeiras deverão tomar as seguintes providências adicionais de segurança:
I – afixar cartazes em suas áreas internas, em locais visíveis e de fácil leitura, sobretudo próximo aos caixas, informando, de forma clara e concisa, quanto aos riscos de se conduzir numerários;
II – vedar nos espaços em frente aos caixas a presença de pessoas que não estão sendo atendidas;
III – fornecer orientação aos usuários para:
a) Evitar saques de grandes quantias;
b) Utilizar os serviços oferecidos de transferência de numerário.

CAPITULO VI
DA ACESSIBILIDADE

Art. 12 – As pessoas portadoras de marcapasso cardíaco artificial ou aparelhos similares ficam dispensadas da revista por meio de portas magnéticas ou dispositivos de segurança semelhantes mediante a apresentação de documento comprobatório de sua situação, sendo-lhes assegurada a utilização de acesso alternativo.

Art. 13 – Os estabelecimentos que disponham dos aparelhos mencionados no artigo anterior ficam obrigados a fixar letreiro de advertência ao público, informando a respeito da nocividade de campos magnéticos sobre os marcapassos cardíacos artificiais e similares.

Art. 14 – Aos cadeirantes e pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção deverá haver alternativa de acesso aos estabelecimentos que disponham de portas magnéticas a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento.

Art. 15 – Os estabelecimentos de que trata esta Lei deverão promover o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, disponibilizando plataformas elevatórias, rampas de acesso com corrimões, piso podotátil, adequando as áreas de circulação externa com rebaixamento de maios-fios, retiradas de obstáculos como tampões, placas, postes.

CAPITULO VII
DAS DENÚNCIAS DE DESCUMPRIMENTO DESTA LEI

Art. 16 – As entidades sindicais ou qualquer cidadão poderão representar junto ao órgão competente do município contra o descumprimento desta lei, sendo-lhes facultada a identificação na denúncia apresentada.

CAPITULO VIII
DAS SANÇÕES

Art. 17 – O estabelecimento financeiro que infringir algum dos dispositivos contidos nesta Lei ficará sujeito às seguintes penalidades:
a) Advertência: na primeira autuação, o banco será notificado para que efetue a regularização da pendência em até 10 dias úteis;
b) Multa: persistindo a infração, será aplicada multa no valor de 10.000 UFIRM (Unidade Financeira Municipal), se até 30 dias úteis após a aplicação de multa não houver regularização da situação, será aplicada uma segunda multa no valor de 20.000 UFIRM (Unidade Financeira Municipal);
c) Interdição: se, após 30 dias úteis da aplicação da segunda multa, persistir a infração, o Município procederá a interdição do estabelecimento financeiro.

CAPITULO IX
DAS DISPÓSIÇÕES FINAIS

Art. 18 – Os estabelecimentos financeiros terão o prazo de 150 dias a contar da entrada em vigor deste Lei para adequar suas instalações às exigências deste diploma.

Art. 19 – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogas as disposições em contrário.


Sala das Sessões da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, aos 23 (vinte e três) dias do mês de outubro do ano de 2013.

CLÁUDIO SERGEI LUZ E SILVA
VEREADOR AUTOR

JUSTIFICATIVA
Atualmente o problema de segurança pública aflige nossa cidade e Estado e são recorrentes as ocorrências da ação de criminosos contra estabelecimentos bancários e financeiros. Tanto os funcionários como os clientes estão indefesos frente aos riscos derivados dos crimes praticados no âmbito de atuação das instituições financeiras.

As notícias veiculadas pela imprensa publicam estelionatos, assassinatos, furtos, roubos, sequestros relâmpagos, etc realizados em razão da movimentação financeira das instituições e clientes de todas as classes sociais que utilizam os estabelecimentos bancários e financeiros.

Então, é preciso investir na segurança dos funcionários e dos cidadãos usuários e esta lei se apresenta neste sentido de realizar ações que previnam o grande rol de crimes perpetrados próximos e no interior dos estabelecimentos.

Esta Lei proposta também age de forma complementar a outras leis já vigentes: Lei Federal – 7.102/1983 que regulamenta alarme, cofre e vigilante armado; Lei Estadual – 12.565/1996 que regulamenta as portas giratórias; Lei Estadual 14.961/2011 que regulamenta o uso de celular.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeito propõe mudança de nome de praça

A foto mostra o busto da beata Maria de Araújo
 construído na administração Carlos Cruz, localizado
na Praça José Sarney. Depois o busto foi
destruído por ação de vândalos.
O prefeito Raimundo Macedo enviou mensagem à Câmara Municipal propondo a mudança do nome da Praça do Marco Zero (atualmente em fase de conclusão) para Praça Beata Maria de Araújo, na qual será erigido um busto em sua homenagem tendo em vista comemorar seu centenário de falecimento, em janeiro de 2014. A Praça do Marco Zero teve sua construção iniciada na administração passada e deveria ser inaugurada em 22 de julho de 2011. Foi projetada pela Comissão do Centenário  para ser o marco comemorativo dos Cem Anos de Independência de Juazeiro do Norte, que acabou não acontecendo. A praça está sendo construída, mas não obedece fielmente o que foi projetado pela arquiteta Gisele Menezes. Pelo visto o Centenário de Juazeiro vai ficar mesmo sem nenhuma obra para lembrá-lo. E a beata Maria de Araújo, pelo que representa na história desta cidade, merece uma praça construída especialmente para ela. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Helicóptero da Receita Federal sobrevoa Cariri e incentiva regularização de imóvel de luxo

Operação “Telhado de Vidro” pretende recuperar R$ 50 milhões em contribuições incidentes na mão-de-obra da construção civil no Ceará e não pagas durante as empreitadas; 
Responsável por obra pendente de regularização, que deixar de comparecer à Receita Federal, está sujeito a multa que varia de 75% a 225% sobre contribuições atrasadas; 
A Receita Federal conclui, nessa sexta-feira, no Cariri, a etapa cearense da operação “Telhado de Vidro”, que pretende aumentar em 30% a arrecadação de contribuições previdenciárias incidentes na mão-de-obra da construção civil no Ceará, totalizando R$ 50 milhões a ser recuperados, ainda esse ano e em 2014, com foco em mansões e imóveis de luxo. 
O valor médio a ser pago é estimado em R$ 50 mil, por imóvel, o que inclui contribuições atrasadas, juros Selic e multa. Isso porque, uma vez iniciada a ação fiscal, sobre o cálculo da contribuição previdenciária incidem multas que variam de 75% a 225%. 
Autorregularização vantajosa - Por outro lado, o proprietário ou responsável por obra que, de forma espontânea, se antecipar vai efetuar o pagamento, corrigido pelo valor atual do CUB (custo unitário básico da construção civil), isento multas, em caso de pagamento à vista, o que evita a abertura de ação fiscal. 
O dono ou executor de obra de construção civil pendente de regularização deve agendar data e hora, na página da Receita Federal na internet, a fim de comparecer a uma unidade de atendimento já com a Declaração e Informação sobre Obra (DISO) preenchida. Ao acessar www.receita.fazenda.gov.br o contribuinte agenda atendimento e seleciona “DISO” na barra “Onde encontro”, a fim de obter a lista de documentos necessária à regularização da obra.
A operação tem caráter educativo ao esclarecer os contribuintes que toda construção, demolição, reforma ou benfeitoria deve ter matrícula na Receita Federal e está sujeita à contribuição previdenciária sobre o valor da mão-de-obra nela empregada, recursos destinados futuramente à aposentadoria dos operários. 
Combate  à sonegação -  Para alertar da urgência de regularização do imóvel, helicóptero da Receita vai sobrevoar o Cariri, inicialmente para captar imagens de imóveis de alto padrão, de  condomínios e loteamentos de luxo.  A operação deve, ainda, obter indícios de sonegação, identificar imóveis cujos proprietários não têm declaração de renda compatível e servir para futuras fiscalizações de pessoas físicas e incorporadoras imobiliárias. Imagens atualizadas do helicóptero serão confrontadas ao cadastro da Receita e a imagens anteriores de satélite já obtidas pela fiscalização. 
Operação ocorre em todo o país - O Ceará é o nono Estado a receber a operação “Telhado de Vidro”. De sábado (19/10) ao término da operação, terão sido mapeados 15 mil imóveis na Capital, Região Metropolitana, por toda faixa litorânea e Cariri, num investimento da Receita Federal de R$ 45 mil. Tal investimento têm resultado, no país inteiro, em aumento em 100% nos pedidos de  regularização de obras e de 30% na arrecadação previdenciária. O equipamento usado no sobrevoo é um helicóptero EC-135, de fabricação alemã, dotado de câmeras de última geração, capazes de fotografar e filmar imagens de dia ou à noite e usado na repressão ao contrabando e descaminho em operações de patrulhamento da fronteira terrestre. 
Imagens e entrevista coletiva - o helicóptero da Receita Federal que fará o sobrevoo no Cariri, nessa sexta-feira (25/10), tem decolagem prevista às 15h, no Aeroporto Regional. 
Para mais informações sobre regularização de obras: http://www.receita.fazenda.gov.br/Previdencia/ConstrCivil.htm 

Vitor Carleial de Casimiro 
Seção de Fiscalização 
Delegacia da Receita Federal em Juazeiro do Norte/CE 
Superintendência da Receita Federal na 3ª Região Fiscal 
(88) 3102 6961 | vitor.casimiro@receita.fazenda.gov.br
-

Mutirão da Adpe

Na próxima quarta-feira, 23, a Adpec (Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará) realiza na Praça Padre Cícero, no centro de Juazeiro do Norte, mutirão de orientação jurídica à população, das 8h às 12h. De acordo com o diretor da Adpec no interior, Heitor Gadelha, a iniciativa contará com os 17 defensores da Região do Cariri, mais precisamente dos municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro. A presidente da Adpec, Sandra Sá, ressalta que a ação faz parte da campanha nacional de valorização da categoria, intitulada Defensor Público, transformando a causa de um em benefício de todos. Entre os motes da campanha estão temas como paternidade consciente e acessibilidade.
Outro tema que os defensores irão prestar orientação é sobre a realização de ações judiciais para fornecimento de medicamentos de alto custo. O fornecimento gratuito de medicamento a pessoas desprovidas de recursos financeiros para o tratamento de doenças é dever do Estado e direito do cidadão. Também serão contempladas ações que garantam cirurgias e tratamento de urgência recusados pelo sistema de saúde e ações judiciais de investigação de paternidade e alimentos. “Mas quem precisar de orientação sobre demais assuntos, pode se fazer presente”, destaca Sandra.
SAIBA MAIS
Quem procurar o mutirão deve levar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço e atestados médicos (para as ações da saúde). No caso de ações de investigação de paternidade e alimentos, são necessários, além dos documentos pessoais, a certidão de nascimento da criança, nome completo e endereço do pai, bem como provas do relacionamento da mãe do menor e do pai investigado. É imprescindível que todos os documentos estejam acompanhados de cópias.
Sandra destaca ainda a campanha de ressocialização de ex-detentos através do trabalho e a de inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. “Os direitos individuais se mesclam com os direitos sociais e todos conduzem para a segurança pública que tanto precisamos”, conclui a presidente da Adpec.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Iniciadas obras da construção do Samu

As obras para a  implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tiveram início na sexta-feira (18), na Usina José Bezerra, através da empresa vencedora da licitação, Dimensional Locações e Serviços Ltda. O valor que será investido é da ordem de R$ 260.230,07 para adequação das instalações físicas do local, que terá acesso de entrada das ambulâncias pela Rua do Seminário e saída pela Rua São Domingos. Depois de concluído o novo equipamento terá garagem para 40 ambulâncias, dormitórios para médicos, enfermeiros e profissionais de nível médio, refeitório, farmácia, Centro Administrativo, Financeiro, setor para os motoristas afora  a instalação de uma central telefônica e centrais de ar condicionado. Conforme o cronograma de execução aprovado obra deverá estar pronta em três meses. A previsão do Ministério da Saúde é que as 40 ambulâncias, sendo seis equipadas com UTI’s estejam chegando em Juazeiro do Norte ainda no próximo mês de dezembro deste ano. O Governo do Estado ficará responsável de contratar todos os profissionais que irão atuar no Samu.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Portal da Transparência informa

Os convênios do município de JUAZEIRO DO NORTE/CE que receberam seu último repasse no período de 30/09/2013 a 14/10/2013 estão relacionados abaixo:
--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 658685
Objeto: URBANIZACAO AREA DE RISCO DAS MARGENS DO RIACHO DAS TIMBAUBAS
Órgão Superior: MINISTERIO DAS CIDADES
Convenente: MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE
Valor Total: R$ 3.197.074,67
Data da Última Liberação: 02/10/2013
Valor da Última Liberação: R$ 11.597,10

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 672136
Objeto: Construcao da PEC Modelo 3000 m2
Órgão Superior: MINISTERIO DA CULTURA
Convenente: MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE
Valor Total: R$ 1.897.340,21
Data da Última Liberação: 09/10/2013
Valor da Última Liberação: R$ 111.563,61

FortCasa Loteamentos se prepara para lançar condomínio fechado de padrão classe A de Juazeiro do Norte

Inspirada em um estilo de requinte e bem estar, a FortCasa Loteamentos se prepara para lançar no dia 18 de outubro um empreendimento inovador. Dessa vez, o local escolhido para sediar um complexo de padrão classe A é Juazeiro do Norte, localizado aproximadamente a 530 quilômetros de Fortaleza.
O município que sempre se destacou pela fé, atualmente conta com mais de 255 mil habitantes, vem crescendo cada vez mais e é considerado o terceiro mais populoso do Ceará, segundo dados do IBGE.
Por isso, pensando nos moradores e nos visitantes da cidade que desejam aliar conforto, qualidade de vida e segurança, a FortCasa Loteamentos lança o Barão de Juá, lugar ideal para quem deseja morar ou mesmo investir com a certeza de uma crescente valorização.
O empreendimento de condomínio fechado conta quase 137 mil metros quadrados, 16 mil metros de área verde e de lazer e com 181 unidades com áreas a partir de 450m². Dono de uma localização privilegiada, o complexo fica a 3km do Cariri Garden Shopping, 1,3km da praça Padre Cícero e a 1.500 metros do centro da cidade, onde se localizam bancos, clínicas, hospital, colégios e faculdades, além de supermercados e o comércio em geral, atendendo assim grande parte das necessidades dos futuros moradores do complexo. A viabilização do empreendimento é fruto da parceria com a CVPAR Finanças, dirigida pelo empresário Cláudio Vale. O terreno onde o condomínio está situado tem mais de 100 anos e faz parte da série de loteamentos da tradicional família do empresário Sávio Bezerra de Menezes.
O condomínio Barão de Juá vai contar ainda com uma ampla área de lazer com opções para toda a família, permitindo assim que todos aliem comodidade e diversão junto à moradia. Boate, salão de jogos, área de piscina com sauna e amplo deck estão inseridos no empreedimento. Já os adeptos de esportes irão desfrutar de uma extensa pista de corrida, de um moderno e equipado centro fitness e “espaço relax”, além de ter em seu ambiente arborizado um fitness outdoor, espécie de academia ao ar livre. Já as crianças irão desfrutar de moderno playground e de ampla brinquedoteca. Quadras society, poliesportivas e de tênis também fazem parte das opções de lazer. Os idealizadores também lembraram de pensar no conforto dos animais de estimação e criaram o playpet, espaço destinado para a diversão e distração dos animais.
Cercado por muros; entrada com portaria elevada, fechado por cancelas, vigiado por profissionais que controlam o acesso mediante prévia identificação, permitindo o ingresso somente dos moradores ou das pessoas por estes autorizadas. Contando com todos esses equipamentos de segurança, o Barão de Juá promete ser um dos pontos mais seguros para se morar na cidade de Juazeiro do Norte.
O condomínio terá sua pavimentação feita com bloquetes, permitindo maior conforto para se trafegar. O empreendimento terá sistema de energia elétrica fornecido pela Coelce e vai contar com abastecimento de água através da Cagece, além de um eficiente sistema de drenagem de águas pluviais e de tratamento de esgoto. Pensando em contribuir para a conservação do ambiente, o Barão de Juá vai oferecer também um sistema de coleta seletiva de lixo, facilitando a reciclagem.
Para contribuir com a infraestrutura do condomínio planejado, será oferecido um manual do proprietário com informações sobre o regimento interno para de construção das casas, já que estas seguirão normas.
O lugar é ideal para quem quer morar ou investir oferecendo parcelamento próprio com crédito totalmente facilitado. Os lotes custam a partir de R$122 mil e podem ser parcelados em até 132 vezes, o que permite que as parcelas mensais sejam acessíveis.
Excelente em todos os quesitos, dono de um requinte ímpar na cidade e na região com maior crescimento econômico do Estado, o Barão de Juá prepara-se para ser lançado em Juazeiro do Norte, pelos criadores Caio Bianchi e Duílio Bianchi Filho, no dia 18 de outubro, às 20 horas, com show de Waldonys e Nayra Costa.
Para saber detalhes do complexo, clique: http://baraodejua.com.br/

Para mais informações para a imprensa sobre o assunto, falar com assessoria de imprensa do Condomínio Barão de Juá – Roberta Ribeiro (MTb 442288)  - pelos telefones (85) 8868 1642 ou (85) 9181 7449.

Infraero e Prefeitura conversam com proprietários de áreas próximas ao aeroporto

Mais um importante passo com vistas à construção de uma moderna e definitiva estação de passageiros para o Aeroporto Orlando Bezerra de Juazeiro do Norte foi dado nesta sexta-feira. No Clube dos Comerciários, o diretor jurídico da INFRAERO, Francisco José de Siqueira, e a Procuradora Geral do Município, Mariana Gurgel, reuniram donos de terrenos na área que será incorporada ao patrimônio do aeroporto. Foi uma espécie de contato inicial para deflagrar a negociação junto aos 192 proprietários. Ao todo são 486 mil m2 e um investimento com recursos próprio da Infraero na ordem de R$ 13,3 milhões para a expropriação a partir de um acordo de cooperação firmado entre o prefeito Raimundo Macedo e o Superintendente da Regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho, no último dia 11 de outubro. Na reunião, os donos de terrenos ouviram esclarecimentos sobre todo o processo de desapropriação em suas várias etapas. Segundo o que ficou acertado, cada proprietário será convocado a receber o valor a ser indenizado com acordo selado diante da Justiça Federal. Além disso, famílias assentadas na área terão prazo suficiente para relocação a ser concedido pela Infraero e o município. Outras reuniões sobre o assunto deverão ser realizadas num ambiente de diálogo e negociações. (ascom/pmjn)

domingo, 13 de outubro de 2013

Alunos de escola pública de Juazeiro participam de etapa estadual da IV Conferência pelo Meio Ambiente

No próximo dia 15, o município de Juazeiro do Norte, terá sua primeira participação na etapa estadual (em Fortaleza) da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, sendo representado pelos alunos Matheus Francisco Caldas de Sousa (delegado) e Jecinara Yasmim Oliveira Lima (suplente) da escola João Alencar de Figueiredo, com o tema “Mudando a Cara da Escola”.
Os alunos foram escolhidos na conferência realizada pela própria escola no dia 05 de junho. Posteriormente saíram vencedores da etapa municipal disputando com 11 escolas municipais, realizada no auditório da SEMASP no dia 27 de setembro, na qual foi escolhida para a etapa regional que aconteceu no dia 30 de setembro na CREDE 19, novamente concorreu com 11 escolas das redes estaduais e municipais que compõem a CREDE 19, onde mais uma vez saíram vitoriosos.
Este êxito foi possível graças ao empenho da referida escola e o trabalho da Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte e Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos – SEMASP. (ascom/pmjn)

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Crescimento populacional atrai mais investimentos para o Cariri

Segundo dados do IBGE mais de 37 mil pessoas chegaram em Juazeiro do Norte nos últimos 10 anos.

Considerada a terceira maior economia do Ceará, a região do Cariri vem crescendo acima da média do Estado. Além do comércio e a cultura religiosa, a instalação de novos equipamentos com a chegada de novas empresas e os investimentos públicos também alavancaram o mercado imobiliário da região. A criação da Região Metropolitana do Cariri fez com que Juazeiro do Norte virasse um centro na recepção de pessoas de cidades menores que buscam por uma melhor qualidade de vida.
 Segundo pesquisas do setor, a intenção de compra de imóveis no Cariri é maior do que a própria capital Fortaleza. Enquanto 30% da população da capital planeja adquirir imóveis nos próximos 24meses, na região de Juazeiro do Norte essa intenção é de 32%. Além disso, ocorreu também uma valorização nos preços do mercado imobiliário, hoje o metro quadrado varia entre R$ 1.200,00 a R$ 6 mil, o que significa que o setor vem tão aquecido como na Capital.
 E confirmando essa força econômica do Cariri é que a Conviver Urbanismo segue apostando na região. Nesta semana lançou a terceira etapa de vendas do Life II com 419 unidades. A primeira e segunda etapas, com mais de 370 lotes, foram vendidas em menos de uma semana e a expectativa para esta terceira etapa não deverá ser diferente. O empreendimento que contém um VGV de 5 milhões é um bairro planejado voltado para a classe média que possui asfalto, rede elétrica, água encanada, drenagem superficial e subterrânea, praça e playground.
 “Por ser o centro regional de mais de 10 cidades próximas, Juazeiro do Norte teve um aumento considerável no crescimento da população. Segundo o IBGE, os últimos 10 anos, mais de 37 mil pessoas chegaram à cidade, o que significa um aumento no déficit populacional. Estes dados aliados com o poder econômico da região são situações perfeitas para trazer empreendimentos que dê qualidade de vida para as pessoas. Por isso que escolhemos os bairros planejados, porque traz conforto, segurança e lazer”, afirma o presidente e fundador da Conviver Urbanismo, Luiz Aragão.
 Com 80 empreendimentos lançados nas mais diversas cidades do interior do Ceará e Piauí, este é o segundo empreendimento da Conviver em Juazeiro do Norte. Crato e Barbalha também são alvos de investimentos da empresa.

Lançamento 3ª Etapa
Conviver Life II
Local: Stand de Vendas
Endereço: Av. Virgilio Távora – Ao lado do Life I
Telefone para contato: (88) 3572-0637


Karina Moraes | Comunicação e Eventos
B2Media – Estratégia de Comunicação e Eventos
Phone: +55 82 9663 8893
Email: karina@b2media.com.br
Let's Connect: Skype - karinamoraesf | Facebook | @karinamoraesf
www.b2media.com.br

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PIONEIROS DE JUAZEIRO V: o primeiro time de futebol

O primeiro time de "Football Association" de Juazeiro, foi o "Joaseiro Futebol Clube", formado em 15 de janeiro de 1927, por um grupo de desportistas da terra, nas pessoas de Júlio Gomes, (Presidente) João Tenório de Assis, (Secretário) Fauser Jereissati, Agaúço Oliveira, José de Almeida e Didi Melo. O material do time, (bola, camisas, calções, meiões, apito etc.), foi comprado, graças aos membros da diretoria que se cotizaram. As cores das camisas eram verde e branco, bem largas, (na vertical). Os meiões eram de cor idêntica às cores das camisas e os calções eram brancos. Tão logo foi formada a diretoria, os membros da mesma, em comissão, foram à casa do Padre Cícero solicitar-lhe um terreno para que fosse construído o campo. O terreno que generosamente foi doado pelo Padre Cícero para tal fim, localizava-se na Rua do Seminário, onde depois funcionou a Usina Zé Bezerra de Menezes. No campo não havia muralha, o alambrado era de cerda. O Joaseiro Futebol Clube não foi bem sucedido no início das suas atividades, não! Compunha a onzena: Mamede, Fauser Jereissati, Lauro Pereira, Ti Jorge, Honorato, os filhos de Possidônio de Almeida, Didi Melo, Chita-Fina (João Tenório de Assis) e Hercílio Matos. Depois de um mês de treino, o time jogou a sua primeira partida cem o Crato Atlético. E o resultado foi favorável ao time da "Princesa do Cariri", que ganhou o jogo de dois a zero. Apesar da derrota, o time de Juazeiro continuou treinando, não desanimou. Foram contratados dois jogadores de Garanhuns, Sibito e Papa-Vento, ambos muito bons de bola. Em fevereiro daquele ano, o Cariri Futebol Clube de Barbalha jogou aqui e o resultado foi zero a zero O nosso time formou com Mamede, Sibito, Papa-Vento, Chita-Fina, Didi Melo, Agaúço, Generino, Honorato, Lauro Pereira, Ti Jorge e Hercílio Matos. 
Depois do Juazeiro Futebol Clube surgiram, em 1928, o Iracema Futebol Clube e em 1929, o Botafogo Futebol Clube. (Fonte: Juazeiro em corpo e alma, de Senhorzinho Ribeiro)