domingo, 30 de junho de 2013

Arte juazeirense vai a Alemanha

Fonte: Siará, Diário do Nordeste, edição de domingo, 30.06.2013

Saiu a nova edição do livro Juazeiro - seu espaço físico

Acaba de sair a quarta edição do livro Juazeiro do Norte – seu espaço físico, do engenheiro Mário Bem Filho. Esta nova edição (432 p.) tem prefácio de Dr. Napoleão Tavares Neves e está acrescida das novas ruas e bairros criados recentemente. É uma obra indispensável para quem deseja conhecer o espaço físico desta cidade. Funciona ainda como uma espécie de GPS para quem quer localizar algum endereço, pois além da descrição do logradouro o livro apresenta também sua posição geográfica em plantas específicas. 
Mas o livro de Mário também serve para mostrar as trapalhadas feitas pela Câmara de Vereadores na hora de aprovar as leis que dão nomes às ruas. Por causa disso é que temos em Juazeiro do Norte pessoas que foram homenageadas com uma, duas e até três ruas. Outras têm seus nomes ao mesmo tempo em ruas e travessas. Outras têm seus nomes em duas ruas, sendo uma com o nome incompleto e outra com o nome completo. Outras têm duas ruas com o mesmo nome da pessoa, sendo uma com o nome completo da pessoa e a outra com o nome acrescido da sua profissão. E parece que os vereadores são sabem distinguir rua de avenida, pois há ruas que são denominadas de avenidas sem de fato serem avenidas. Há casos de avenidas que começam com um quarteirão sendo rua, depois emenda com uma avenida e depois termina em rua de novo. Uma verdadeira salada.  E eles também não sabem o que é alameda, pois há muitas alamedas aqui que não têm nada disso. Há coisas esquisitas na urbanização de Juazeiro. Veja-se, por exemplo, o caso da Rua Santa Rosa. Ela começa com uma avenida (Monsenhor Juviniano Barreto), quando cruza a Rua da Conceição passa a ter a denominação de Rua Santa Rosa. A Rua São José esbarra no muro do Colégio Salesiano São João Bosco, na Rua São Marcos, e só vai reaparecer quando cruza a Rua Pio X, onde termina tendo apenas um quarteirão que dá entrada à Avenida Padre Cícero. Uma coisa realmente sem graça. Houve um tempo em que os padres salesianos ofereceram a possibilidade desta rua atravessar o colégio, mas nenhum prefeito quis  fazer a obra. E agora isto não é mais possível, pois o colégio se expandiu muito no trecho e será preciso uma grande indenização para desapropriação. A Av. Dr. Floro é outro exemplo pitoresco, pois é rua e avenida ao mesmo tempo. Começa no cruzamento com a Rua São José, onde tem apenas um quarteirão de pista única e mão dupla, depois que cruza a Rua Padre Cícero passar a ter duas pistas (aí sim, é avenida de fato), e quando cruza a São Benedito, volta a ser rua de novo, com pista única e mão dupla. 
Sabem por isto ocorre? É por falta de planejamento urbanístico. E com respeito ao fato de a mesma pessoa ser homenageada com nomes em três ruas, nada justifica tal procedimento. E há ainda casos em que uma pessoa (na verdade são muitos casos)  foi homenageada com nome de rua e depois a rua passou a ter outra denominação. Há também casos em que a rua tem o nome de uma pessoa, porém é mais conhecida com o nome de outra. O certo seria oficializar o nome pelo qual a rua é mais  conhecida e dá o nome da nova pessoa a outra rua. 
Taí numa boa tarefa para os vereadores fazerem depois das férias: acabar com essa bagunça existente na nomenclatura das ruas de Juazeiro do Norte. E para isto o livro de Mário serve como manual. 
O autor
Mario Bem Filho natural de Jardim-Ceará, nascido aos 11 de maio de 1958; é o 8º filho do casal Mário da Silva Bem (falecido) e Maria Neli Couto Bem (prendas do lar). Engenheiro Civil graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com Curso de Pós-Graduação em Engenharia Estrutural (UNIFOR) e Especialização de Gestão, Consultoria e Elaboração de Projetos pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É engenheiro concursado pertencente ao quadro técnico da Secretaria de Infraestrutura, de Juazeiro do Norte. Foi Diretor do Dpto. de Controle Urbanístico, Diretor do Dpto. de Obras e Viação, Presidente da Comissão de Licitação e Secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, tendo ocupado a citada pasta por três vezes; interinamente ocupou a paste de Serviços Públicos e Melo Ambiente. Foi Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, além de Presidente da Comissão de Licitação do Município de Barbalha, Ceará; ocupou a pasta de Secretário Adjunto de Infraestrutura do Município de Juazeiro do Norte. Ocupa atualmente o cargo em comissão de Secretário Executivo, da Secretaria da Cidade - SECID, do Município de Juazeiro do Norte.
É autor das seguintes publicações: Juazeiro do Norte - Seu Espaço Físico (1" edição 1999 / 2ª edição 2001 / 3ª edição 2007); Coautor de dois volumes de Dados Biográficos - dos homenageados em logradouros públicos de Juazeiro do Norte (2000); Formação Religiosa de Juazeiro do Norte (2002); Mapa Urbano de Juazeiro do Norte, na escala de 1:10.000 (2.003) e 1:12.500 (2.008/2.009/2.011) e Origem e Formação das Famílias Couto e Bem (2003).
Como artista plástico é autor dentre outras das seguintes telas: Padre Cícero e a Igreja, óleo sobre tela (2,15 x 1,00); Padre Cícero entre amigos, óleo sobre tela (1,60 x 1,00); Trincheira, óleo sobre tela (1,75 x 1,40); Presépio, óleo sobre tela (1,40 x 1,10), Santa Ceia, óleo sobre tela (1,85 x 1,10) e Via Sacra, óleo sobre tela, 15 telas (0,40x0,50).

Contatos:
mariobemmb@hotmail.com
Telefones: 88 3511 1950 ou 3511 2010

sábado, 29 de junho de 2013

Pendenga Prefeito x Professores terminou

Graças à intervenção do Ministério Público, através da promotora Alessandra Magda, terminou em paz a pendenga envolvendo o prefeito Raimundo Macedo e os professores da rede pública de ensino municipal, a qual teve repercussão internacional.  A pendenga teve como causa a aprovação pela Câmara de Vereadores de um Projeto de Lei (PL) enviado pelo Executivo que alterou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores. A partir daí a revolta dos professores saiu das salas de aulas e foi expressa através de ruidosos  movimentos de rua, com passeatas, xingamentos, intervenção da polícia para acalmar os ânimos e até garantir a mobilidade do prefeito que ficou retido por algumas horas dentro de uma agência do  Bando do Brasil, entrevistas dos litigantes em rádio e televisão, oportunismo de militantes políticos infiltrados nos movimentos e o mais grave, tudo isso expondo a cidade no cenário internacional. Ou seja, um desavença que poderia ter sido sanada domesticamente, caso fossem usados o bom senso e a habilidade, virou uma grande polêmica noticiada no Brasil e no Exterior. Quiseram até expulsar o prefeito! 
O acordo
Da reunião realizada ontem com representantes do Ministério Público, da Prefeitura e do Sindicato da classe, ficou acordado os seguintes pontos em prol dos professores: a data de reajuste anual dos vencimentos será janeiro; definição do módulo de hora/aula de 60 para 50 minutos; volta dos 40% da regência de classe; professores readaptados por problemas de saúde (comprovada por laudo médico) e lotados em funções pedagógicas não perderão o adicional de regência de classe, gratificação de planejamento de 10% sobre o salário base, adicional por tempo de serviço de 1% ao ano, entre outros. Houve ainda uma pequena discussão com respeito à aprovação do anuênio, se seria de 5% ou 3%, prevalecendo ao final a proposta alternativa da promotora Alessandra Magda que sugeriu o percentual de 4% até 2016. E assim a bandeira da paz foi hasteada. 
A final da reunião a promotora disse que o acordo foi assinado porque  prevaleceu o bom censo e a sensatez de ambas as partes. A Câmara deve votar o novo projeto enviado pelo executivo, em sessão extraordinária, ainda no mês de julho. Os professores vão gozar as férias de julho e retornarão às aulas no mês de agosto. 
A paz voltou, mas o que saiu na imprensa vai ficar registrado para sempre. Que isto sirva de lição aos futuros chefes do Executivo juazeirense. Mexer em conquistas da classe de professores ou de qualquer outra classe, é muito perigoso. E a a Câmara de Vereadores precisa entender uma coisa: ela é um poder independente.  

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Semana do Microempreendedor Individual movimenta o Cariri a partir de segunda-feira

O evento terá programação gratuita em 96 cidades de todas as regiões do estado

Mais da metade das cidades cearenses amanhecem nesta segunda-feira com uma programação diferente. É que vai começar mais uma Semana do Microempreendedor Individual. Pela quinta vez consecutiva este evento nacional, que tem a frente o Sebrae, promete movimentar os municípios realizando, simultaneamente, consultorias gerenciais, palestras, cursos, atendimento individualizado e oficinas do SEI-Sebrae Empreendedor Individual, criadas especialmente para quem se formalizou.
A semana, que este ano acontece de primeiro a 6 de julho, foi criada com o objetivo de incentivar a formalização e facilitar o atendimento dos microempreendedores individuais. Por isso, durante os seis dias do evento, tanto os empreendedores que ainda estão na informalidade poderão legalizar seus negócios, quanto os que já estão devidamente formalizados terão a oportunidade de participar de ações de informação e capacitação, com o objetivo de aumentar a competitividade de seus empreendimentos.
No Cariri, a programação especial da Semana do Microempreendedor Individual vai acontecer nas seguintes cidades: Araripe, Assaré, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O microempreendedor Individual é a figura jurídica criada pelo Governo e que ajudou a legalizar atividades autônomas como as de vendedores de lanche, costureiras, tatuadores, cabeleireiros, dentre outras ocupações, desde que eles faturem até R$ 60 mil por ano, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado desde que ele receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Aderindo ao MEI, esses autônomos passam a ter acesso a benefícios como o registro no CNPJ, aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade e financiamento diferenciado. O empreendedor individual pode, ainda, se aposentar, por invalidez após um ano de contribuição e a família do empreendedor também passa a ter direito a pensão por morte e a auxílio-reclusão, a partir do primeiro pagamento feito em dia.
Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 34,90 (comércio ou indústria), R$ 38,90 (prestação de serviços) ou R$ 39,90 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo. Cerca de 440 atividades econômicas podem ser incluídas como Empreendedor Individual.

PARA ENTREVISTAS:
Tânia Porto, articuladora do Escritório Regional do Sebrae no Cariri: (88)9957-1505
MAIS INFORMAÇÕES NAS UNIDADES DO SEBRAE NA REGIÃO:
Escritório Regional do Sebrae no Cariri-Juazeiro do Norte 
Endereço: Rua São Pedro S/N – Matriz – CEP: 63.050-270
Telefone: (88) 3512.3322 
Fax: (88) 3512.3322
Juazeiro do Norte- Central Fácil 
Endereço: Rua São Pedro, 193 - Centro – CEP: 63.010-010
Telefone:(88) 3511-2851 
Crato 
Endereço: Rua Santos Dumont, 92 – Centro – Crato/CE
Fone: (88) 3523.2025 Fax: (88) 3523.2041
Brejo Santo
Endereço: Rua Manoel Inácio de Lucena, 295 – Centro - Cep. 63.260.000 – Brejo Santo/CE
Fone: (88) 3531-2873 
Campos Sales
Endereço: Rua Júlio Norões, 564 - Casa do Cidadão Dolores Alcântara - Centro – Campos Sales - CE
- CEP: 63.150-000 
Fone: (88) 9905-4355

terça-feira, 25 de junho de 2013

Lançado projeto Juazeiro verde, Cidade limpa,Cidade linda!

A Prefeitura deu início à execução do projeto  Juazeiro Verde, Cidade Limpa, Cidade Linda! cujo objetivo principal é plantar 10 mil árvores, por ano, na cidade. O projeto foi lançado nesta manhã de terça-feira (25), na Avenida Padre Cícero, que recebeu as primeiras mudas de Ipê roxo e amarelo. Além das mudas, a prefeitura também está entregando à população de Juazeiro do Norte, grades de proteção padronizadas que devem evitar danos às plantas. Somente nesta manhã foram plantadas cerca de mil mudas ao longo das avenidas Padre Cícero e Castelo Branco. O projeto conta com a parceria da Escola Ambiental Padre Murilo de Sá Barreto, que ficará encarregada da distribuição de mudas para a população. Também serão disponibilizadas à população de forma gratuita, mudas de árvores frutíferas. Esta nova arborização tem a finalidade de valorizar o meio ambiente, sombreando as ruas e avenidas da cidade, bem como dar proteção ao solo evitando a erosão. 

domingo, 23 de junho de 2013


A arte de andar nas calçadas de Juazeiro

Estávamos preparando uma matéria sobre as calçadas de Juazeiro, mas quando vimos o artigo de Elvis Pinheiro, publicado na última edição do fanzine Geral, achamos melhor transcrever o texto dele do que escrever um nosso. O texto de Elvis está uma beleza e traduz muito bem o que realmente queríamos dizer. Apenas acrescentamos algumas fotos para mostrar a realidade retratada no texto e na oportunidade chamamos a atenção do Poder Público Municipal, pois muita coisa pode ser feita para coibir este abuso que é proibido pelo Código de Postura do Município, como por exemplo, evitar que as pessoas deixem entulkho de construção nas calçadas, na vã ilusão de que o caminhão do lixo vai levar. Não vai, pois não é obrigação do Serviço de Limpeza Pública. As pessoas que fazem isso devem deixar de ser miseráveis e pagar para um carroceiro levar. 
E agora vamos ao texto de Elvis:

A arte de andar nas calçadas de Juazeiro – Por Elvis Pinheiro 
Experiência meio maluca, mas experimenta fechar os olhos ou melhor! - experimenta por uma venda nos olhos e sair de casa arrodeando o seu quarteirão até chegar novamente ao ponto de partida.
Cada qual vai ter infortúnios maiores ou piores. Mas veja um destes, bem possível e mais geral: primeiros passos e um batente acima, dois passos e rampa pra moto, outro passo e outra rampa pra moto... (ou seriam duas rampas paralelas pra entrada de carro?). Correção necessária: rampas para carro! Outros passos e batente abaixo. Passos e calçada estreita e você escorrega pro lado da rua e é quase atropelado por um carro em altíssima velocidade. Volta pra calçada e esbarra num poste.
Você o contorna espremido entre ele e a frente de uma casa. Consegue, finalmente, uma calçada larga e esbarra em mesas de bar!  Atravessa, a custo, driblando e incomodando muita gente, para novamente dar de cara com uma parede porque a casa vizinha já engoliu metade da calçada. Na outra metade você não vai poder trafegar porque tem uma banca ocupando todo o espaço com venda de redes. Agora você está na rua margeando o meio fio e rezando pra não ser atropelado por moto ou carro em alta velocidade. Volta para a calçada e quase se desequilibra porque o piso é liso, feito de azulejo sem atrito e pra piorar começam a lavar a bendita calçada! Com medo de um escorregão fatal você tira a venda dos olhos para não morrer. Mas isso de abrir os olhos é para quem pode! Pode uma coisa dessas?
Aqui o mato tomou conta das calçadas.
Aqui as calçadas foram usadas para colocar material de construção

Aqui, pelo visto, as calçadas foram feitas para abrigar poste e orelhão

Aqui uma calçada usada para guardar entulho de  construção e um trecho de rua onde simplesmente não existe calçada.

Aqui todo cuidado é pouco para não topar nos batentes, rampas de carro ou pisar na tampa da Cagece.

Nota do Editor: Existem outros casos piores dos que os mostrados nas fotos acima. E a oportunidade é ideal para a gente lembrar que no passado, quando a cidade de Juazeiro não era tão grande como é hoje, um prefeito pediu à população que rebaixassem o piso da sala de entrada de suas casas exatamente para evitar que fosse preciso fazer batentes ou rampas de carro quando no futuro o morador chegasse a tê-lo. Como os outros prefeitos não fizeram o mesmo, a situação virou a bagunça que hoje presenciamos. Sucessivas administrações populistas deram nisso. E agora? 



sábado, 22 de junho de 2013

Juazeiro no tempo do carro de boi


As gerações atuais jamais poderiam imaginar que hoje, no local mostrado na foto, é a Farmácia Pague Menos, no cruzamento das Ruas São Pedro com Santa Luzia. O prédio da Casa Neri, do empresário Felipe Neri da Silva,  era um dos mais vistosos do comércio juazeirense na época (anos 50). Mas o pitoresco da foto é a presença de um carro de boi gemedor transportando em pleno centro comercial da cidade uma carrada de lenha, quem sabe, talvez, para alimentar o forno de uma padaria, e nós arriscamos um palpite: seria a famosa Padaria de Antônio do Café, localizada no quarteirão da Rua Santa Luzia que fica entre as Ruas São Pedro e São Paulo, mais ou menos onde é hoje a agência do banco HSBC ou o restaurante Pratão? (Quem sabe o local certo nos avise). Até o início dos anos 60 esse tipo de veiculo de transporte de tração animal, cuja velocidade era semelhante à de uma tartaruga, era muito comum em Juazeiro. Depois foi substituído pelas carroças, também de tração animal, mas conduzidas por cavalos ou jumentos em vez de bois. Hoje, com o grande e caótico movimento de veículos no trecho mostrado na foto, seria praticamente impossível o tráfego de carros de boi por ali. A foto é publicada para proporcionar um momento de lembrança de um passado importante na história desta cidade, quando os carros de boi eram bastante usados como meio de transporte de carga tanto na cidade como na zona rural.
 "Eu vivo feliz da vida e a idade não me espanta, pois o carro de boi na subida quanto mais velho mais canta!". Afonso Sampaio e Sá, 88 anos.
Nota do Editor: Seu Afonso é desse tempo e sabe bem o valor dos carros de boi.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cantora juazeirense falece em Teresina


Faleceu sábado passado, 16, em Teresina, onde residia, a cantora (octogenária) juazeirense Ieda Coimbra, filha de tradicional família local. Dona de uma bonita voz, foi a primeira cantora juazeirense a gravar um LP. Sempre foi considerada como uma das mulheres mais bonitas de Juazeiro do Norte, razão por que no livro do escritor Raimundo Araújo – Mulheres de Juazeiro – ela figura na Galeria das Beldades. No LP cuja capa é mostrada na foto acima, Ieda escolheu um bonito repertório do qual se destacam as seguintes canções, todas bastante conhecidas: Dio como te amo, Ave Maria do Morro, Chão de Estrelas, Só nós dois e As rosas não falam. 

Um país em revolta - Paulo Leonardo Celestino

Certa vez li, numa revista de grande circulação nacional, sobre a pequena capacidade de mobilização na vida real através das redes sociais. Ou seja, neste ambiente virtual muitas pessoas protestavam contra os mais variados motivos, mas no momento de transformar estes protestos em manifestações de rua, pouca gente aderia. Para surpresa de todos, isto mudou!
Nos últimos dias, sob a organização das redes sociais, uma onda de manifestações populares tem sacudido o país de norte a sul. Tudo começou com protestos contra o aumento das passagens de ônibus nas grandes capitais, depois incluíram na lista os gastos públicos com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Foram somadas também as crises da educação e da saúde, além da votação da emenda PEC 37, aquela que tira o poder de investigação do Ministério Público. Pelo conjunto, milhares de brasileiros, na realidade, externaram seu descontentamento com a corrupção e a ineficiência de gestão dos nossos políticos.
Sabem aquela história da pessoa que é calma e quieta, mas quando é provocada ao extremo termina explodindo com a fúria de um vulcão? Parece que isto está acontecendo com o Brasil.
As denúncias de corrupção, superfaturamento e atraso em obras públicas são diárias. O caos no trânsito é crescente e reflete a falta de planejamento das cidades brasileiras, tal como ocorre em Juazeiro do Norte. O transporte público é totalmente ineficaz. Médicos e remédios faltam em vários postos de saúde pelo país. Professores são notícia nacional com o corte de parte de seus vencimentos. O vulcão do brasileiro juntou, juntou, não aguentou e explodiu!
Infelizmente, em meio a centenas de milhares de pessoas durante os atos nas ruas, alguns aproveitam para realizar atos de vandalismo e depredam as cidades, manchando a manifestação de caráter espontâneo e sem conotação partidária.
Esperamos que os políticos se sensibilizem e acordem de uma vez por todas, pois seus atos de corrupção e descaso para com a população podem até não resultar em prisão, mas são capazes de enfurecer o povo em proporções antes inimagináveis!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Expansão pelo interior Cearense: Juazeiro do Norte ganha subfranquia da Cartório Postal

Expansão pelo interior Cearense: Juazeiro do Norte ganha subfranquia da Cartório Postal
Franquia é especializada em obter documentos em cartórios e outros órgãos públicos
             Com três meses de atuação e em constante crescimento em Fortaleza, a Cartório Postal atrai a atenção de empresários nos municípios do interior e dá início a sua fase de expansão no Ceará. A primeira unidade adquirida como subfranquia, aqui no estado, fica em Juazeiro do Norte, na região do cariri, inaugurada neste mês de junho e funciona no seguinte endereço: 
Rua Delmiro Gouveia, 51, Centro
SEG a SEX das 8:00 às 17:30:00 e SÁB das 08:00 às 12:00
(88) 3512-8793

 A Cartório Postal é uma empresa que presta serviço de logística de documentos físicos e online, intermediação em cartórios, fóruns, juntas comerciais e outros órgãos públicos em qualquer lugar do Brasil. Entre os serviços direcionados para pessoas físicas e jurídicas, a empresa oferece o levantamento de certidões como segunda via de registro civil (nascimento, casamento, óbito), certidão de registro de imóvel, negativa de protesto, certidões para compra e venda de imóveis, além de realizar pesquisa patrimonial, protesto de títulos, encaminhamento de notificação, pasta pronta imobiliária e outros serviços.

Com 20 anos de atuação no mercado, a Cartório Postal atualmente conta com uma rede de franquias com mais de 400 unidades por todo o Brasil. A empresa dispõe de serviços personalizados para imobiliárias, construtoras, advogados, escritórios de contabilidade, bancos e instituições financeiras, com toda segurança, protegendo as informações.
De acordo com as empresárias Natália Pinheiro e Rachel Melo, franqueadas master no Ceará, o grande objetivo da empresa é facilitar e agilizar a vida dos clientes. “Esse modelo de negócio está em ascensão na economia, exatamente por que atende a demanda de respostas rápidas da sociedade, sem burocracia e com comodidade e segurança”, informa Natália Pinheiro.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, a Cartório Postal é citada entre as redes de franquias que mais avançam com um investimento inicial de R$ 50 mil e recebeu em 2012 o selo de Excelência em Franchising em 2012. Ainda de acordo com a ABF, o Brasil é o quarto país do mundo em redes de franquias, com 2.031 marcas no mercado. O país fica atrás apenas de Coreia do Sul (2.400), Estados Unidos (2.300) e China (2.200).
Os interessados em adquirir franquias para levar a Cartório Postal para outras cidades cearenses podem entrar em contato com a empresária Natália Pinheiro através do telefone (85) 3257-3202.
A Cartório Postal está localizada no piso L-0 do Shopping Aldeota – End.: Av. Dom Luis, 500, L-0, loja 38.
Mais informações à imprensa: Assessoria de Imprensa da Cartório Postal em Fortaleza - Inove Comunicação(85) 3087-9551
Rodrigo Neto (85) 8874.6272 

sábado, 15 de junho de 2013

Não é Dubai nem Nova Iorque é o Juazeiro da profecia do Padre Cícero

"Depois da minha morte é que Juazeiro irá crescer
Padre Cícero

A profecia se realizou. Aqui está o resultado:


















E isto é só uma pequena amosta. Há muito mais. 

Lá do Horto Padre Cícero acompanha o crescimento da cidade que ele fundou.

Mensagem recebida:
Queridos professores,
Daniel Walker e Tereza Neuma.
Havia estado em Juazeiro em dezembro de 2012 e sobrecarregada de saudade dispensei o taxista e caminhei vagarosamente por cada rua que morei durante minha infância e adolescência. 
Os cinco dias da minha estada aí fui ao centro da cidade até a Praça Padre Cícero e como sempre entrei na Farmácia dos Pobres, local onde compro Bálsamo da vida (remédio de uso interno e externo) muito apreciado por minha avó e que se estendeu até minha geração (não falta em nossa casa).
Dia 10 junho de 2013 embarquei mais uma vez para Juazeiro junto a minha mãe e irmã e por aí permanecemos até hoje dia 15, às 08:30h, horário de nosso retorno.
Vi de perto tudo que o prof. Daniel expôs em seu post Não é Dubai nem Nova Iorque é o Juazeiro da profecia do Padre Cícero. Dessa vez um tio e um primo se colocaram a nossa disposição para conhecermos “os quatro cantos de Juazeiro”, ou melhor, os novos bairros que ainda não nos tinham sido apresentados.  Não é Dubai nem Nova Iorque, mas parece ser! Passamos por todas as novas avenidas. Minha mãe falou: - Isso aqui não é o Juazeiro que eu conhecia não, está parecendo com Fortaleza! 
No dia seguinte pedi pra o meu tio nos levar naquelas ruas estreitas que tantas vezes cruzei: Santo Agostinho, São Cândido... E revi meu Juazeiro, aquele Juazeiro que me traz as mais belas lembranças da infância. Na tentativa de reviver momentos passados, entrei no mercado central, onde comprei rosário de coco, (um pacote com 25 unidades que me custou apenas R$ 12,00), no entanto, a busca por quebra-queixo em cada esquina da São Pedro e São Paulo fora frustrada.
Em dois dias de busca incansável encontramos o fabricante de quebra queixo:
Sr. Geraldo (irmão do Sr. João Noel – primitivo na fabricação), localizado à Rua Pio IX nº 1094 (quase esquina com Rua São Domingos). Levei duas vasilhas de sorvete de 2 litros e perguntei quanto custaria para enchê-las do produto. Muito simpático, Rafael, o neto do falecido João Noel, ligou para o seu tio (Sr. Geraldo) e esse nos fez um preço camarada, enchendo ambas por R$ 70,00. Ainda compramos mais seis embalagens (pequenas) que ele nos apresentou a custo de R$ 5,00 cada. Comemos quebra-queixo até matar a vontade e ainda trouxemos para os que aqui ficaram. Fui informada que não se guarda quebra queixo em geladeira e que ele tem uma validade de oito meses. Peguei o contato do fabricante para a próxima encomenda. (9661-8805 e 3511-7386). 
Comentei na Farmácia dos Pobres sobre o site do Daniel Walker, um historiador apaixonado por Juazeiro, e a dona Socorro Cruz (esposa do Carlos Cruz) permitiu que tirasse fotos e nos contou várias histórias do seu sogro, José Geraldo da Cruz. Só não conversamos mais porque o meu tio havia estacionado o carro em local “meio” proibido, mas percebi que a dona Socorro é muito receptiva e estava disposta e narrar muitas histórias interessantes. Quando mencionei o nome do prof. Daniel, ela disse: conheço a esposa dele! 
Ganhei um livro do Foguinho (Foguinho – Vida e Obra) e tal fora minha agradável surpresa quando cheguei ao final do prefácio e vi lá o nome: Daniel Walker. Quando menina, Foguinho frequentava a casa do meu tio Chaguinha (relojoeiro) e posteriormente comecei a admirá-lo como profissional.
Amei ter tido mais essa oportunidade de estar aí, e, em Dezembro se Deus permitir, pretendemos voltar outra vez!
Recebam meu forte abraço.
Simone Beserra, Fortaleza, Ceará.


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cidade cenográfica do Juaforró prestará homenagem aos beatos do Padre Cícero Publicado em 14 de junho de 2013.

A cidade cenográfica do Juaforró 2013 fará uma homenagem aos beatos do Padre Cícero com ênfase para Maria de Araújo, a protagonista dos milagres em Juazeiro do Norte. Foi criada a “Vila dos Beatos” que faz referências ao sesquicentenário de nascimento da religiosa de grande importância no contexto histórico do município. Inclusive, com um desenho da vestimenta da beata Maria de Araújo na porta de sua casa oportunizando aos que quiserem colocar o rosto para fazer fotografias.
O vilarejo remonta aos primórdios de Juazeiro com a capela, a cadeia, além das casas da rezadeira, da noiva abandonada, da beata Mocinha, do beato José Lourenço e mais uma em homenagem aos grupos de tradições. Durante os oito dias do Juaforró haverá encenações teatrais numa interação dos atores com os visitantes da cidade cenográfica. A festa será aberta nesta terça-feira, dia 18, com a banda Aviões do Forró.
Outras atrações são o Palhoção para o autêntico forró pé de serra sempre das 19 às 22 horas, com três grupos por noite. Já o Festival de Quadrilhas será de 19 a 24 de junho e quase 30 grupos já se inscreveram para as categorias adulto e infantil. Ele será referendado pela FEQUAJUCE (Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará) com premiações para os três primeiros colocados. Batizada de Arena do Gonzagão, numa homenagem ao Rei do Baião, as quadrilhas se apresentarão sempre das 18h30min às 22 horas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeitura X Professores coloca Juazeiro na midia nacional de forma vergonhosa


Um fato que poderia ter sido administrado de forma diplomática, educada e pacífica entre as partes envolvidas - no caso Prefeitura e Professores – terminou colocando Juazeiro do Norte na mídia nacional, com  notícias nos principais jornais e redes de televisão do Brasil. De tudo que saiu na imprensa, uma coisa chamou mais a atenção: o comentário do abalizado jornalista Alexandre Garcia o qual pode ser visto nos links abaixo:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/prefeitura-de-juazeiro-do-norte-ce-decide-reduzir-ganhos-dos-professores/2629475/

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/06/em-todo-o-pais-prioridade-teria-que-ser-educacao-diz-alexandre-garcia.html

http://www.miseria.com.br/?page=video&cod_vid=51

Como este blog cuida de fatos históricos, essa querela de repercussão nacional, não poderia ficar de fora e vai ficar registrado aqui como um fato vergonhoso para Juazeiro do Norte. E fica registrado também o nosso mais veemente repúdio, pois como dissemos antes, tudo poderia ser resolvido de forma diplomática, educada e pacífica.   

Crescimento da Região do Cariri atrai cada vez mais investimentos imobiliários


logo-life II

Pesquisas do setor apontam o perfil dos consumidores que têm interesse em investir neste segmento.
Investir no Cariri e valorizar a região. É com esse objetivo que a Conviver Urbanismo lança na sexta-feira (14) o mais novo empreendimento imobiliário de Juazeiro do Norte, o Conviver Life II. Por acreditar tanto na cultura local, a empresa resolveu apostar ainda mais no marketing e convidou  para estrelar o filme institucional da campanha nada menos que um dos melhores atores que o Brasil conhece, José Wilker, gente da terra, nascido e criado na Região, e que por acreditar na marca somou a sua credibilidade à da empresa.
Com a qualidade que o público já conhece, o empreendimento está localizado ao lado do Life I, um dos bairros que mais cresce em Juazeiro, possuindo mais de 90 construções de excelente padrão. O Life II, traz mais de 374 terrenos em bairros planejados a partir de 200m², todos com asfalto,  rede elétrica, água encanada, drenagem superficial e subterrânea, praça e playground.
A região do Cariri não para de crescer. Em uma das pesquisas encomendadas pela Conviver Urbanismo à DataStore, maior empresa de mercadometria do país, constatou-se que 32% da população com renda mensal maior que R$ 1.500,00/mês possuem interesse em adquirir imóveis nos próximos 24 meses; destes, 63% são compradores para morar e 37% são compradores para investir. Em 52% dos lares os decisores pela compra do imóvel são as mulheres. O tamanho médio das famílias compradoras é de 3,8 integrantes. Setenta por cento querem comprar terrenos em bairros planejados e 58% querem construir casas de três quartos nos terrenos adquiridos.
“As pesquisas vêm se mostrando uma enorme ferramenta para conhecermos ainda mais o nosso público-alvo, bem como o mercado local de forma geral, o que nos leva a investir de forma ainda mais segura tanto na região, quanto nos bairros planejados, tendência mundial”, afirma Mário Guedes, diretor administrativo-financeiro da Conviver Urbanismo.


Cagece vai ampliar rede de água e esgoto


Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE

Após um minucioso estudo técnico, a Cagece vai ampliar o sistema de esgotamento sanitário, no bairro Lagoa Seca. A obra já foi licitada e a ordem de serviço assinada. Serão investidos pelo órgão estadual a quantia de R$ 840.919,75 e irá beneficiar 414 moradores.
O serviço faz parte de uma série de pedidos encaminhados à Cagece pelo prefeito Raimundo Macedo, durante reunião com o diretor-presidente da Cagece, André Facó, em abril passado, e que agora começam a ser realizados.
Segundo a Cagece, essa ampliação no bairro Lagoa Seca constará de 27 ligações prediais, 985,75 metros de rede coletora, uma estação elevatória e 1.867,50 metros de linha de tubulação pressurizada.
O sistema de esgoto de Juazeiro de Norte consta, hoje, de 149.219 metros de rede e 20.167 ligações. A cobertura de esgoto é de 39,32%, o que corresponde a uma população beneficiada de 97.789 pessoas. 
Já o sistema de água de Juazeiro tem uma cobertura de 98,89%, correspondendo a 245.937 moradores. A água chega às torneiras por meio de 954.179 metros de rede e 76.423 ligações.

domingo, 9 de junho de 2013

Escritora juazeirense lança seu primeiro livro

A AUTORA
Sávia Ferraz nasceu em 15 de dezembro de 1952 em Juazeiro do Norte, Ceará, terra do Padre Cícero. Primeira filha de uma prole de nove irmãos do casal Aderval Ferraz Nogueira e Maria José Ramos Ferraz. Formou-se na escola Normal Rural de Juazeiro onde lecionou como professora substituta e cursou Ciências Contábeis na Escola Técnica do Comércio de Juazeiro. Desde cedo norteou seus caminhos no interesse da literatura e das causas sociais chegando a ensinar crianças portadoras de deficiência em sua casa. Transferiu-se posteriormente para Recife, Pernambuco, onde cursou Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou na extinta Legião Brasileira de Assistência Social e posteriormente no Ministério da Previdência Social dedicando-se à causa do idoso com participação em fóruns, pesquisas e na implementação da Lei Orgânica da Assistência Social. Especialista em Gerontologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente aposentada, dedica se agora integralmente à arte de escrever.
E isto a autora deve, segundo conta em seu livro, ao seu professor de Português, Padre Murilo de Sá Barreto, que ao ler suas primeiras redações lhe disse que um dia ela poderia escrever, escrever livro, na verdade. 
O Portal de Juazeiro se congratula com a autora, deseja-lhe sucesso e espera que um novo livro surja o mais breve possível, pois talento Sávia tem de sobra.

sábado, 8 de junho de 2013

A volta dos verdes canaviais - Paulo Leonardo Celestino

Nos anos 80 e 90, quando eu era estudante dos antigos 1° e 2° graus, sempre ouvia atentamente meus professores de História e Geografia afirmarem que a cultura canavieira representava um dos símbolos do atraso da economia brasileira.
Naquele tempo, convivíamos com a hiperinflação e os sucessivos fracassos dos vários planos econômicos. O cultivo da cana-de-açúcar, introduzido desde a época da colonização, e com pouquíssima tecnologia, denunciava um país decadente e ultrapassado em relação às nações desenvolvidas e industrializadas.
Contudo, com o advento do Plano Real, começa a reviravolta da economia brasileira. Com a inflação controlada, o país inicia uma verdadeira revolução no campo. Dono de uma imensa área cultivável, o Brasil fomentou a sua vocação natural com a aplicação de novas tecnologias e se transformou num dos maiores produtores agrícolas do mundo. É a agricultura, inclusive, que vem sustentando nosso crescimento econômico diante de várias crises internacionais.
Neste contexto, a cana-de-açúcar vem exercendo crescente papel de destaque, principalmente pela produção de etanol, o qual vai conquistando o mundo como alternativa energética barata e não-poluente. Para se ter uma ideia, segundo dados do Ministério da Agricultura, a cana ocupará o segundo lugar no rol dos produtos agrícolas mais exportados neste ano de 2013. Ou seja, o antigo patinho feio agora é “vedete” internacional.
E o nosso Cariri, com grande parte de sua história e cultura relacionada com a produção canavieira, terá a oportunidade de tentar recuperar o tempo perdido, desde o fechamento da Usina Manoel Costa Filho. Pela sua aquisição junto ao governo estadual, a famosa usina de Barbalha voltará a funcionar. Esta retomada certamente ganhará forças com a chegada da Universidade Federal do Cariri, a qual terá como foco o desenvolvimento das potencialidades da nossa região. Também com a finalização da Ferrovia Transnordestina, nossa produção escoará facilmente para os portos de Pecém e Suape.
Com a união do saber e da tradição, nossos verdes canaviais marcarão definitivamente seu lugar na produção agrícola do Brasil.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vice-Cônsul dos Estados Unidos visita Juazeiro do Norte em programa de intercâmbio

 O prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Luiz Ivan Bezerra, recebeu nesta quarta-feira o Vice-Cônsul dos Estados Unidos, Benjamin Mills, que veio ao Cariri com a missão de conhecer melhor e estreitar laços com grandes cidades do Nordeste. Juazeiro foi escolhida para integrar essa iniciativa controlada pela embaixada norte-americana em Brasília por meio do Consulado em Recife. A presença mais evidente sempre foi nas capitais e, agora, o consulado quer conhecer melhor o interior do Brasil.
O projeto é uma iniciativa do governo dos Estados Unidos e ganhou o nome de Rota 66 incluindo, a princípio, cidades bem difundidas como forma de estreitamento dos laços. Trata-se, como admite o próprio Benjamin Mills, uma espécie de intercâmbio sócio-cultural. Segundo ele, o Brasil cresce muito e cidades como Juazeiro ganham muita visibilidade nesse contexto. A peregrinação do Vice-Cônsul começou pela estátua de Padre Cícero no alto da Colina do Horto.
Acompanhado do prefeito Luiz Ivan e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, José Roberto Celestino, ele visitou áreas do centro comercial, o Memorial Padre Cícero e algumas instituições do ensino superior. O desejo do governo estadosunidense é aprofundar conhecimentos visitando o interior do Brasil por meio do consulado americano e repassar tais informações em nome de um estreitamento maior nas relações diplomáticas. (ASCOM-PMJN)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dilma sanciona lei que cria Universidade Federal do Cariri

Segundo divulgou o site do O POVO online: A presidente Dilma Rousseff (PT) sanciona na tarde desta quarta-feira, 5, projeto que cria quatro novas Universidades Federais – uma delas na região do Cariri, no Ceará. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá sede em Juazeiro do Norte e deve atender mais de um milhão de pessoas. A cerimônia se sanção contou com a participação do governador Cid Gomes (PSB) e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias.
De acordo com o projeto que prevê a nova universidade – que teve relatoria do senador Inácio Arruda (PCdoB) –, a UFCA será composta a partir dos campi da UFC em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Além desses três postos já existentes, serão criados os campi de Icó e Brejo Santo. O projeto prevê ainda a criação de 197 cargos de professor universitário e 530 de técnico administrativo.

segunda-feira, 3 de junho de 2013


Educa Mais Brasil está com inscrições abertas em Juazeiro do Norte

As pessoas interessadas em concorrer a uma bolsa de estudo de até 50% já podem se inscrever no Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que está disponibilizando vagas para graduação e pós-graduação em Juazeiro do Norte. O processo de inscrição é gratuito e feito exclusivamente através do site do programa: www.educamaisbrasil.com.br.
Para participar da seleção é necessário que o candidato não tenha condições financeiras de arcar com a mensalidade integral e, no caso dos cursos de graduação, esteja há pelo menos 6 meses sem estudar. “Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa que é fortalecer o setor educacional do país, sendo uma importante alternativa para estudantes que antes não tinham perspectiva de ingressar no ensino superior ou em uma escola de qualidade”, afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.
Em todo o estado há mais de 12,3 mil vagas disponíveis entre todos os níveis (ensino básico, graduação e pós-graduação) para o segundo semestre deste ano. “O processo de aprovação acontece enquanto houver processo seletivo nas instituições. No entanto, como as vagas são limitadas, é importante que o candidato se inscreva o quanto antes”, explica Andréia.
10 anos de atuação - Nesse semestre o Educa Mais Brasil completa uma década de atividade no cenário educacional do país. Durante esse período, o programa beneficiou mais de 180 mil estudantes e formou parceria com mais de 2.600 instituições de ensino, entre universidades, centro universitários, faculdades e escolas.  Hoje, o programa está presente em mais de 600 municípios de todos os estados, disponibilizando bolsas de estudo de até 50% para o ensino básico e cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EAD).
Para mais informações acesse www.educamaisbrasil.com.br ou entre em contato com a central de atendimento através dos telefones 0800 724 7202/ 0800 724 7775.