A missa em sufrágio da alma de Padre Cícero, nos 78 anos de sua morte, reuniu cerca de 50 mil fiéis na manhã desta sexta-feira, segundo estimativas da Secretaria de Turismo e Romarias. A liturgia voltou ao seu local de origem no adro da Capela do Socorro e foi transmitida para todo o Brasil através de um pool de emissoras de rádio e TV. O bispo dom Fernando Panico presidiu a concelebração e voltou a falar sobre o processo de reabilitação do Padre Cícero. Ele rogou a oração de todos para que o veredicto do Vaticano seja abreviado e positivo. A missa está inserida na programação comemorativa pelos 101 anos de Juazeiro do Norte coordenada pela SETUR.
No final da tarde desta quinta-feira chegou ao município o “Pirilampo” (foto acima)que é o carro mais iluminado do mundo que veio de Ilhéus (BA) e estacionou na Praça do Giradouro, mas vai percorrer as ruas da cidade. O antigo Opala conta com cerca de 1.300 lâmpadas e deve ir para o livro dos recordes. No período da noite houve sessão solene no auditório do Memorial Padre Cícero quando ocorreu homenagens as instituições construtoras da Cidade Centenária. O ato foi presidido pelo secretário José Carlos dos Santos. O gerente do BNB, Félix Viana, em nome dos homenageados. Além de compor a mesa, ele falou em nome das 50 instituições homenageadas quando lembrou a passagem dos 60 anos do Banco do Nordeste naquela data e a parceria da instituição no Centenário de Juazeiro. Citou o apoio na edição e reedição de 20 livros da Coleção do Centenário, a reimpressão de 100 cordéis e a festa pelos 100 anos da Imprensa juazeirense relançando a primeira edição do Jornal O Rebate. Félix parabenizou a iniciativa da prefeitura com as homenagens e o reconhecimento.
Logo após a missa de Padre Cícero na manhã de
hoje, houve a reinauguração do Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto
na Rua Padre Cícero, 147 onde o mesmo residiu. A prefeitura inaugurou a cozinha
comunitária do Horto e programou para a tarde desta sexta-feira as inaugurações
da Praça no Sítio Carás do Umari e a Quadra de Esportes na Vila São Francisco.
Ás 19h30min acontece o lançamento da Coleção Centenária dos Cordéis, com a
participação dos artistas da cultura popular e show cultural na Praça Padre
Cícero. (Texto e foto de Demontier Tenório)
Nossa colaboradora Pautília Ferraz esteve compareceu à celebração da missa do dia 20 colheu estes bonitos flagrantes fotográficos e fez o seguinte relato: "Daniel , hoje 20 de julho de 2012 a missa do Padre Cicero
voltou a ser celebrada no patio da Capela do Socorro. Ainda não estão
concluidas as obras do Roteiro da Fé (
veja próximo ao Memorial) porém os seus fieis invadiram o pátio e celebraram ,
como pode ser visto na imagem, um mar de
gente orando e cantando e pedindo mais uma vez ao Padim: ..." Abençoai
nossa terra, vosso santo Juazeiro..."esse é o canto de como todos os dias se canta nas renovações em
inúmeras casas na nossa cidade , que próximo dia 22 completa 101 anos de emancipação politica .
Viva o Padre Cicero Romão Batista!!!!! Viva seus romeiros, seu povo, sua fé
e viva nossa cidade!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário