quarta-feira, 30 de maio de 2012

Juazeirense cola grau em Medicina em João Pessoa

Em solenidade a ser realizada no dia 31 próximo, no Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rego), em Tambauzinho, João Pessoa, colará em grau em Medicina a jovem juazeirense Jéssica de Sá Barreto Callou Peixoto. Filha do casal José Wilson Almeida Peixoto (que trabalhou aqui, na Receita Federal) e Laudelinda (Linda) Maria de Sá Barreto Callou Peixoto, Jéssica, 24 anos, de personalidade determinada, porém de uma calma transcendente, dada às letras e às artes, estudou em sua terra natal na Escola do Vale, Colégio Salesiano e Colégio Objetivo. Concluiu formação básica no Colégio Geo, em João Pessoa, onde a partir de 2002 afamília passou a residir. Desde cedo, mostrou talento para o desenho, para a música e para as línguas. Aos dezesseis anos já escrevia crônicas, contos e também resenhas sobre as obras que lia com avidez. Fala inglês e francês. Foi quarto violão da Orquestra de Violões da Paraíba durante 3 anos, com quem gravou o CD “Interpretando a Paraíba”. Em favor de uma formação acadêmica sem lacunas, afastou-se de atividades artísticas, a fim de se dedicar ao máximo aos estudos. Prestou vestibular na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, destacando-se na prova de Redação como “Redação Nota 10”. Publicou mais de 40 textos no site www.recantodasletras.com.br, um dos quais, focalizando seu amor ao cinema, reproduzimos abaixo:

Ah, não... (09/01/2006)
Você já teve a sensação de que a bala, no finalzinho, é mais doce? Fico sempre indignada com isso: como os finais de sensações deliciosas podem ser igualmente deliciosos. Como é bom desprender-se de alguém querido após passar muito tempo abraçando-o. Como a última gota do copo tem um gostinho especial.

Se meu leitor é como eu, essa sensação de “doce no final” se faz sentir, sempre, no cinema, depois que o filme acaba. Terminada a exibição, os créditos finais ganham a tela em ascendência, como se falassem: ”hora de ir para casa”. Você se sente feliz. Lentamente, surgem conversas, as pessoas se movimentam, se levantam. E temos a maravilhosa iminência de voltar para casa com mais uma história na cabeça.

Mesmo que o filme não seja lá essas coisas, sempre fui adepta da filosofia: “ide ao cinema em todas as circunstâncias”. (ou quase todas... odeio terror e tudo que for produzido com a única intenção de faturar.). Porque o melhor de tudo não é somente a película em si, é o ritual. O comprar pipoca, o escolher um lugar, o contato social. E, depois, as luzes que se apagam, como se, naquele exato momento, o mundo parasse, somente para você, privilegiado, ouvir aquela história. Então, vêm os slogans e logotipos, tão irremediavelmente associados ao cinema. Nada mais convidativo que aquele leãozinho.

Daí para frente, prazer extremo. Seja entregando-se à pieguice de um água-com-açúcar ou à adrenalina de um filme de ação. Por um preço não tão caro assim, apesar de injusto, é possível esquecer todos os seus problemas por algumas horas e se transportar para praticamente onde você quiser. Por mais ou menos duas horas, viver uma vida cheia de umas lindas mulheres, de Samurais, de homens de preto, amores em vermelho. Viver um doce Novembro, em Chicago ou na cidade dos anjos. Ficar todo mundo em pânico (I love dead people!). E ter um amor para recordar.

Talvez o gostinho dos finais esteja justamente no clímax que oferecem. A iminência da separação, da ausência, quando ainda resta um pedacinho de bala na boca, quando os braços ainda estão próximos, as luzes ainda apagadas.

Eu sempre saio do cinema com uma leve intuição de que nasci de novo. Pronta pra outra, sabe como é? Talvez seja porque eu o amo, vivo buscando sua magia e sedução. Da magia de não saber quem matou X à sedução de saber que a moça termina com o rapaz e assistir mesmo assim. Da magia de perder-se no som e na imagem à sedução de desejar que nunca acendam as luzes. Ou que acendam logo. Vai entender o gostinho dos finais...
Jéssica Callou

À nova médica juazeirense desejamos os nossos parabéns e votos de feliz vida profissional.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Juazeiro com mais um Curso de Direito

A Faculdade Leão Sampaio conseguiu autorização para funcionamento do seu Curso de Direito e já está aunciando o primeiro vestibular, oferecendo 200 vagas, cujo edital pode ser visto no site da instituição www.leaosampaio.edu.br 
Agora, Juazeiro conta dois Cursos de Direito, consolidando a hegemonia do seu Polo Universitário, um dos maiores do Nordeste,  sempre em franco crescimento.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Padre Cícero muito bem acompanhado

Em recente viagem à cidade de Brazilândia, DF, o editor deste Portal teve a agradável surpresa de ver uma estátua de Padre Cícero num expositor dentro do Santuário Menino Jesus de Praga e ela estava muito bem acompanhada conforme se pode ver na foto abaixo, clicada na hora.

É um paradoxo: em sua terra natal, Padre Cícero (em forma de estátua) não pode ser exposto dentro de igreja junto com estátuas de santos canonizados, mas fora isso hoje já é muito comum. Ele é uma espécie de santo nacional, mas sem ser municipal. Pode?
Abaixo uma foto do Santuário do Menino Jesus de Praga de Brazilândia:


domingo, 27 de maio de 2012

Basílica inaugura Centro de Assistência ao Romeiro

Foi inaugurado na noite de sábado passado, 26, o Centro Paroquial de Assistência ao Romeiro, o qual recebe o nome de Irmã Therezinha Stella Guimarães (Irmã Terezinha), sem dúvida uma justa e merecida homenagem à religiosa diretora da Congregação das Cônegas de Santo Agostinho, e que muitos serviços tem prestado à  Matriz de Nossa Senhor, agora Santuário Basílica. O CPAR é um grande centro de prestação de serviços e lazer que a Basílica oferece aos romeiros, tendo entre outros equipamentos bebedouros, banheiros e uma extensa e aprazível área de convivência onde os romeiros poderão descansar e conversar enquanto aguardam a celebração de atos religiosos. É uma área de lazer, exclusiva, onde todos ficarão muito bem acomodados e longe do barulho causado pelos vendedores ambulantes. O empreendimento foi criticado no começo, pelo fato de destruir a caixa dágua histórica existente no local, mas mesmo assim não deixa de ser uma louvável iniciativa. Merece parabéns. A lamentar apenas o fato de terem esquecido de repor o busto de Monsenhor Esmeraldo que existia num dos jardins na praça. 

Lançados mais dois livros sobre a Beata Maria de Araújo

Na semana em que foram lembrados os 149 anos de nascimento da Beata Maria de Araújo, mais dois livros sobre a religiosa foram lançados. O primeiro no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, de autoria de Ivan Magalhães, que conta em versos a história da protagonista dos milagres quando a hóstia transformou-se em sangue na sua boca por dezenas de vezes. A outra noite de autógrafos se deu em Fortaleza, com o lançamento de “Milagre, Martírio, Protagonismo da Tradição Religiosa Popular de Juazeiro: Padre Cícero, Beata Maria de Araújo, Romeiros e Romarias”. Na ocasião houve debate sobre fé e ciência no qual o professor José Carlos dos Santos, Secretário de turismo e Romaria, foi um dos participantes juntamente com o Filosofo Manfredo Oliveira e a professora da UFC, Ercília Braga. O livro é resultante do I Seminário Estadual em Ciências da Religião promovido no antigo Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza. Coube a Luiz Eduardo Torres Bedoya fazer a compilação das discussões e debates trans formando em uma síntese do evento que redundou no livro o qual será lançado no mês de julho em Juazeiro do Norte como parte do encerramento da festa pelos 100 anos da terra de Padre Cícero. (Texto e foto de Demontier Tenório)

sábado, 26 de maio de 2012

Faleceu Professor José Bezerra

Faleceu, na madrugada de hoje, sábado 26, em um dos leitos do Hospital do Coração do Cariri em Barbalha, o professor aposentado José Bezerra da Silva aos 65 anos de idade. O corpo está sendo velado na Capela de São Vicente. Na última terça-feira (22), ele sofreu um infarto e foi socorrido às pressas para o Hospital do Coração de Barbalha, indo direto para a UTI, onde se recuperou. Mas depois seu quadro clínico se agravou (era diabético), e ele não resistiu.
José Bezerra  era pessoa bastante conhecida em Juazeiro, tendo se destacado como professor de Inglês e Coordenador Pedagógico do Colégio Salesiano, até se aposentar. Na década de 70 fundou o Centro de Cultura Inglesa e desde então passou a ser referência no ensino da língua inglesa em nossa cidade, sendo bastante admirado por seus alunos e colegas de magistério. Sua presença no quadro de professores do Colégio Salesiano, onde também foi aluno, foi marcante e lá, juntamente com o professor Luiz Magalhães  (também já falecido), se destacou na organização da Festa dos Ex-alunos e  dos  memoráveis  desfiles realizados pelo Colégio Salesiano no Dia da Pátria. Abaixo publicamos algumas fotos existentes no Arquivo deste Portal (Daniel Walker/Renato Casimiro) para lembrar este notável professor juazeirense.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Multidão de fiéis acompanha inauguração da Praça Padre Cícero em Cajazeiras

(Foto: Ângelo Lima e Jancy Emerson).

O prefeito da cidade de Cajazeiras, Carlos Rafael (PTB), inaugurou na noite desse domingo (20), a reforma da Praça Padre Cícero, localizada no centro do município. A obra foi iniciada no dia 04 de abril de 2011, ainda na gestão do prefeito Léo Abreu e teve um investimento na ordem de R$ 100.000,00 que foram conseguidos pelo deputado federal Luiz Couto (PT) através do Governo Federal. Em seu discurso o prefeito disse que estava muito satisfeito com a entrega de mais um espaço de lazer para as famílias de Cajazeiras. Ele ressaltou que os fiéis a partir de agora terão a oportunidade de visitar um local moderno e aprazível. “Não queiram saber o tamanho da minha felicidade neste momento, estou muito feliz em entregar esta praça para todos os devotos de Padre Cícero Romão Batista”. Disse. (Fonte: http://www.diariodosertao.com.br

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Progresso para todos - Dr. Paulo Leonardo Celestino

Juazeiro do Norte vive um momento de muitas transformações. Grandes marcas nacionais e internacionais desembarcam com suas lojas, hipermercados e concessionárias. Faculdades públicas e particulares são construídas tornando a cidade um centro universitário. Praticamente toda semana acontece um lançamento de novo arranha-céu, seja comercial ou residencial. E sua população adquire novos hábitos e costumes nesta nova realidade de metrópole regional.
Diante de tanto progresso, existe ainda um pedaço de Juazeiro que vive praticamente no esquecimento: a zona rural. Com a agricultura praticamente inexistente, Juazeiro não dá a atenção devida a localidades como o São Gonçalo, Sabiá e Gavião. A começar pelo acesso: nenhuma vila dispõe de uma via asfaltada, todas se ligam à sede do município por estradas carroçais.
Com um acesso ruim, o progresso não chega. Comércio enfraquecido, dificuldade na locomoção de estudantes, professores e profissionais da saúde, principalmente em tempos chuvosos, são algumas das inúmeras dificuldades enfrentadas por estas localidades.
Com a especulação imobiliária nas alturas e os espaços urbanos cada vez mais reduzidos, o poder público vai perdendo a oportunidade de promover uma nova fronteira de desenvolvimento por pouco investir na totalidade do território juazeirense. Com mais infraestrutura na zona rural, poderia se pensar até em hotéis temáticos, os famosos resorts. Por que não? Estariam bem próximos do aeroporto e trariam emprego e renda para a população em volta.
Mas enquanto os governos demoram a agir, a sociedade começa a se mobilizar. Recentemente uma associação comunitária propôs um projeto de construção de uma rodovia ligando Juazeiro do Norte a Missão Velha a partir do Aeroporto Regional do Cariri. Uma ideia excelente, porque além do seu objetivo principal – interligar o aeroporto à Ferrovia Transnordestina para otimizar nossa cadeia produtiva – haveria o benefício direto para os moradores das localidades do Gavião, Sabiá, Brejo Seco, dentre outras. Falta ainda um maior apoio político para a concretização do projeto, mas já é um começo.
Precisamos cobrar dos nossos governantes a promoção do desenvolvimento humano por igual. Neste ano tão especial e decisivo de eleições, reflitamos e analisemos as melhores propostas. Lembremos também da zona rural!
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Reitora da URCA busca parceria para fortalecimento da Lira Nordestina e Institutos da URCA, em Juazeiro do Norte

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participou na tarde de ontem, em Juazeiro do Norte, de reunião com o prefeito Manoel Santana, com a finalidade de debater viabilidades para institutos da Universidade sediados naquele município, a exemplo do Ipesc, como também a gráfica Lira Nordestina. A Reitora destaca a sua preocupação em possibilitar o desenvolvimento desses órgãos em favor do crescimento cultural e preservação do patrimônio, além do fortalecimento de projetos por meio de convênio com a prefeitura local. No que diz respeito a Lira Nordestina, Professora Otonite dedica especial atenção, destacando a possibilidade de uma maior união dos xilógrafos existentes na região do Cariri, com a criação de uma associação para esses profissionais, para que um trabalho mais amplo possa ser encaminhado junto à gráfica, hoje sediada no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte, onde também se encontram os cursos de Artes Visuais e Teatro da Instituição. 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM GUARAMIRANGA É RECORDISTA NACIONAL

A maior estátua de Nossa Senhora (de Fátima) do País, localizada em Guaramiranga, entra em 2012 para o RankBrasil – empresa que registra recorde brasileiro. Feita de concreto, com acabamento em fibra, pelo artista (juazeirense) Franciner Diniz, a estátua recordista possui 21 metros de altura, mais seis metros de base, com peso total de aproximadamente quatro mil quilos. O idealizador é o empresário da TV Cidade de Fortaleza (filiada a Rede Record), Miguel Dias (suplente do Senador Eunice Oliveira), que nasceu justamente em 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. “Ter nascido nesta data é um presente e por isso quero contribuir para que as pessoas possam conhecer a santa”, destaca. A meta principal da edificação do monumento, de acordo com o empresário, é fomentar o turismo religioso, ajudando no desenvolvimento econômico da região. “O Ceará é rico pelas praias e um belo litoral, mas também temos serras maravilhosas”, comenta. “Com a estátua, quero que mais e mais pessoas passem a conhecer a Serra de Baturité, que é um lugar maravilhoso”, completa. Ele acredita que a imagem gigante de Nossa Senhora vai contribuir para a consolidação das tradições religiosas no Estado. “Em Guaramiranga será incontestável a influência positiva no turismo local, que receberá mais pessoas para desfrutar do clima agradável e também para momentos de fé”. A estátua da santa já está aberta à visitação, mas será oficialmente inaugurada no dia 13 de maio, às 10 horas, com a celebração de uma missa (a comunidade já o inaugurou em missa solene celebrada por Frei Glauber Barros, na data de 13/01/2012). O Pico Alto (A Linha da Serra, local em que esta situada) fica na Serra, mas é de fácil acesso.

Reportagem de Luciano Augusto (http://www.cearaagora.com.br)

domingo, 13 de maio de 2012

REVISTA DA FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

Deverá circular brevemente a revista da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Segundo informações do site da faculdade, até o dia 10 pp ficaram abertas as inscrições para o concurso que escolherá o nome desta revista. O concurso tem como objetivo escolher a melhor proposta de nome para a Revista da FJN, que será utilizada não apenas na Revista, mas também em panfletos, cartazes, impressos, envelopes, outdoors e outras peças definidas pela Revista. O concurso tem como comissão organizadora a Liga de Atenção farmacêutica ao Idoso (LAFI), O Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUEP) e a Direção Acadêmica desta IES. A revista da FJN irá veicular assuntos acadêmicos, institucionais, regionais e científicos. O evento para escolha do nome acontecerá em âmbito institucional e poderão participar docentes, discentes e funcionários em geral. As propostas de nomes serão julgadas pela Comissão Organizadora. São critérios que orientarão o julgamento das propostas, pela Comissão Avaliadora: Criatividade (visão nova de nome); Originalidade (desvinculação de outros nomes existentes); Comunicação (transmissão da ideia e universalidade); Compatibilidade (o nome deve retratar o espírito da FJN). O resultado do Concurso, assim como o vencedor será anunciado no site da instituição de ensino, até no final do mês de maio de 2012. O nome que tiver a aprovação da Comissão avaliadora terá sua obra utilizada pela Revista durante sua existência ou até que se considere necessária a mudança da marca. O vencedor terá o seu nome e a sua foto divulgados no primeiro exemplar da revista. A Campanha também se configurará como um espaço de diálogo entre os discentes de todos os cursos. Estarão presentes do dia de divulgação do nome escolhido os mantenedores, a direção, a coordenação pedagógica e as coordenações de curso. As inscrições para concorrer neste concurso podem ser feitas no site e na secretária da faculdade. A Revista da FJN será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação da região Caririense.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Praça dos Ourives será fechada nesta segunda-feira para as obras do Roteiro da Fé

Mais um logradouro de Juazeiro do Norte vai ser isolado para as obras do Roteiro da Fé a partir desta segunda-feira, dia 14 de maio. Trata-se da Praça dos Ourives em frente a estação ferroviária. A exemplo da Praça dos Franciscanos, vai ganhar novos piso, bancos, iluminação e jardinagem dentro de um moderno projeto. Já foram isoladas para as obras do Roteiro da Fé, as praças do Complexo Socorro/Memorial Padre Cícero e José Geraldo da Cruz. O Secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, esclarece que as obras requalificarão áreas de Juazeiro com o objetivo da urbanização e oferta de estrutura turística aos pontos mais visitados pelos romeiros. Uma delas será a Rua São José a qual terá um calçadão dentro de um projeto para valorizar lugares reconhecidos pelos romeiros e dar uma visibilidade maior à cidade. O entorno da Capela do Socorro será repaginado com uma obra que envolve as praças e o largo do Memorial. (Texto e foto de Demontier Tenório) 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Faleceu radialista Madeilton Alexandre

Faleceu em Juazeiro e será sepultado  às 17 horas de hoje, no Cemitério do Socorro, o conhecido desportista e radialista Madeilton  Alexandre, 74 anos. O corpo está sendo velado em sua própria residência, na Rua Santa Isabel, vizinho a HB Editora. Ele iniciou sua vida radiofônica como comentarista esportivo na Rádio Iracema e depois teve atuação também na Rádio Progresso. Madeilton era também bastante conhecido pelas pessoas que frequentavam a lanchonete onde ele trabalhou durante muito tempo, na Rua Santa Luzia, e que muita gente pensava que era dele. Duas coisas deram fama e destaque à lanchonete: a variedade dos doces e a água, que era armazenada num pote de barro que lhe dava uma temperatura agradável e bebida em copo de alumínio. A lanchonete era ponto de encontro obrigatório dos radialistas amigos de Madeilton e de casais de namorados que para lá se dirigiam principalmente à noite, depois da sessão do Cine Eldorado que ficava na mesma rua. Madeilton era casado e pai de quatro filhas. (Foto cedida por Demontier Tenório)

Mais um livro sobre Padre Cícero

terça-feira, 8 de maio de 2012

AORECE entrega comendas

A revista Sentinela, órgão oficial da Associação dos Oficiais Militares da Reserva e Reformados PM/BM do Estado do Ceará, em sua mais recente edição, traz importante matéria sobre a outorga da Comenda do Cinquentenário da instituição e entre os agraciados está o nosso colunista Renato Casimiro. Os outros são: Dr. Ivan Rodrigues Bezerra, Dr. Francisco Leitão Mourão e Dr. Cícero Mozart Machado. O evento, realizado em Fortaleza, em fevereiro passado, registra a participação da AORECE nos festejos do Centenário de Juazeiro. A outorga da Comenda tem como finalidade homenagear ilustres representantes, filhos da região e circunvizinhanças, reconhecidamente lideranças em suas atividades profissionais, políticas ou em setores de influência na sociedade.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

GiraCalçados será lançado nesta terça em Juazeiro do Norte

O evento é o maior da cadeia nordestina de calçados e vai apresentar as  novidades da Paraíba e Ceará  para a próxima estação

O melhor da produção calçadista do Ceará e da Paraíba vai estar no GiraCalçados, evento que vai reunir a vocação milenar da Região para a atividade, atrelada à tecnologia e ao design próprio. Com a programação de lançamento dividida entre Juazeiro do Norte(08/05) e as cidades paraibanas de Sousa(09/05) e Patos(10/05), o evento inova este ano ao agrupar showroom, rodadas de negócios, o Seminário “Cenários do Setor Calçadista Brasileiro” e o lançamento da coleção 2013 fabricada no Nordeste. Oficialmente, o GiraCalçados 2012 acontece de 5 a 7 de junho, em Campina Grande, na Paraíba, e vai contar com a participação das empresas do Pólo Calçadista do Cariri, considerado o terceiro do país.  GiraCalçados é uma realização do Sebrae, Federação das Indústrias da Paraíba, Senai, Governo do Estado da Paraíba,  Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado da Paraíba -Sindicalçados/PB-, Abicalçados- Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e Abrameq.  Além da Rodada de Negócios, o GiraCalçados vai abrigar o I Salão de Inovação: Showroom de Máquinas, Equipamento e Componentes e o  16° Seminário Nacional da Indústria de Calçados.
SERVIÇO:
Lançamento GiraCalçados
Local: Senai de Juazeiro do Norte
Endereço: Avenida Leão Sampaio, 834-Bairro Triângulo
Horário: 19 horas

sábado, 5 de maio de 2012

Mulher mais idosa do Cariri completa 107 anos neste sábado

Demontier Tenório
A aposentada Julia Amélia da Conceição deve ser a mulher mais idosa do Cariri ao completar 107 anos de idade neste sábado (Foto: Ag. Miséria/Chinês)
A aposentada Julia Amélia da Conceição deve ser a mulher mais idosa do Cariri ao completar 107 anos de idade neste sábado. No ano passado, o Site Miséria divulgou o aniversário da mesma e procurou informações junto aos seus internautas se conheciam alguém mais velho em Juazeiro do Norte e não apareceu. Ela mora na Rua do Limoeiro, 1549 (Casas Populares) e nasceu no dia 5 de maio de 1905 no município de Santana do Ipanema (AL).
Em conversa com a reportagem se reclamou apenas de um certo cansaço nas pernas e na vista, mas avisou que fará, na próxima semana, consulta com um oftalmologista para melhorar a visão. A lucidez e comunicabilidade continuam a mesma e Dona Julia relembra muitos fatos da história juazeirense. Existe quem aposte até na possibilidade dela ser, hoje, a mulher mais idosa do Ceará. Os pais dela eram agricultores e sempre visitavam Juazeiro em romaria diante da fé no Padre Cícero.
Em fevereiro de 1925 ela tinha 20 anos quando desembarcou para morar no Juazeiro que contava com apenas 14 anos de emancipação e o Padre Cícero ainda viveria mais oito anos. Dona Julia disse ter conhecido o sacerdote, porém jamais conversou com ele apesar de ir sempre à sua casa sempre repleta de fiéis. Ela costumava ficar olhando para o mesmo, principalmente quando este saía à janela do imóvel. Uma das lembranças principais foi o dia da morte do religioso.
"Nunca vi tanta tristeza em Juazeiro e o movimento era grande com a chegada de gente de todo lugar", recorda acrescentando que assistiu ao enterro do sacerdote. Quando veio morar aqui o fez junto com a família formada por romeiros e devotos assim como ela. "Padre Cícero é Santo e eu tenho é certeza disso", assegura. Dona Júlia jamais quis casar optando por uma vida sozinha e, hoje, conta com a ajuda dos vizinhos. Diz ser uma mulher católica, mas não teve interesse em seguir esse Sacramento. 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Faculdade de Medicina promove Ação Social

A Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – Estácio FMJ, promoverá neste dia 09/05, quarta-feira, de 08 às 12:00h, no Parque Ecológico das Timbaúbas o dia “E”. Dia dedicado à prestação de serviços à comunidade, como: Aferição de pressão, tipagem sanguínea, teste de glicemia, vacinação, IMC, corte de cabelo, massagem terapêutica, biblioteca infantil e atividades lúdicas. Venha desfrutar de todos esses serviços gratuitamente! Apoio: Cajuína São Geraldo, Ruy Castro Cabeleireiro, SESC Juazeiro e Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Mais uma praça será interditada para construção do Roteiro da Fé


A Praça José Geraldo da Cruz, também conhecida como Praça das Cacimbas, será isolada com tapumes a partir de segunda-feira, dia 7 de maio. Será o terceiro logradouro interditado para as obras do Roteiro da Fé pela Construtora Borges Carneiro Ltda de Fortaleza. A primeira foi a dos Franciscanos e as praças do complexo Socorro/Memorial está sendo isoladas. Essa primeira etapa do projeto trata da estruturação de um roteiro de peregrinação religiosa, através da intervenção urbana das áreas de entorno das igrejas localizadas no centro de Juazeiro como Basílica de Nossa Senhora, Socorro, São Miguel, Salesianos e Franciscanos. Além disso, a integração da Igreja Matriz com a Capela do Socorro. Segundo informa o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, a obra vai possibilitar a integração de igrejas com museus e outros atrativos turísticos com a intenção de ordenar o fluxo das romarias no centro de Juazeiro. Conforme disse o titular da SETUR é a própria qualificação dos espaços de visitação religiosa para que os peregrinos possam se sentir cada vez mais à vontade na terra de Padre Cícero. (Texto e foto de Demontier Tenório)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Praça do Socorro será fechada nesta quarta-feira para obras do Roteiro da Fé

A Prefeitura de Juazeiro do Norte fecha nesta quarta-feira a área do complexo Capela do Socorro e Memorial Padre Cícero para dar início as obras do Roteiro da Fé naquele espaço. De acordo com o prefeito Manoel Santana haverá todo um cuidado para não causar prejuízos abrindo condições de acessos à Capela do Socorro, Cemitério e Nicho de Padre Cícero. São as obras da primeira etapa desse importante projeto parceirizado com o Governo do Estado. Elas começaram pela Praça dos Franciscanos e, a partir desta quarta-feira, atingirão o chamado Largo do Socorro com previsão de entrega dessa parte para o mês de julho por ocasião das celebrações pelos 78 anos de morte do Padre Cícero. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, um dos detalhes será a remoção da escadaria do Memorial garantindo a ampliação da Praça do Socorro juntamente com a relocalização de canteiros desta. Mais que isso o adro vai receber nova capela mortuária e um altar panorâmico destinado às missas campais a exemplo das que acontecem a cada dia 20 em sufrágio da alma de Padre Cícero. As tendas para os vendedores ambulantes serão padronizadas e estes usarão indumentárias devidas. A praça ganhará ainda lixeiras modernas em pontos estratégicos, novo candelabro, um bebedouro público, novas rampas para melhor acessibilidade dos deficientes, moderno posteamento e iluminação, bem como novos estacionamentos para ônibus e caminhões. (Texto e foto de Demontier Tenório)