segunda-feira, 30 de abril de 2012

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE AMPLIA O CAMPUS SÃO MIGUEL


Com o objetivo de proporcionar mais conforto para seus alunos, a Mantenedora da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN, está investindo na ampliação da estrutura física do seu campus com a construção de um novo prédio que abrigará 20 novas salas de aula, Biblioteca com cerca de 500m2, uma Unidade Básica de Saúde com capacidade para duas equipes de saúde da família além de um terraço panorâmico. A obra já teve seu inicio e será inaugurado em breve. “As novas salas serão disponibilizadas ainda em 2011, o que nos permitirá a implantação do curso de Nutrição”, afirma o Professor Marcondes Landim, Diretor Geral da Faculdade. Atualmente, a FJN já disponibiliza uma ampla estrutura física com salas de aula equipadas, laboratórios, biblioteca, auditório, espaço de socialização. 

domingo, 29 de abril de 2012

Turma do Científico de 1976 do CEMS

Esta foto é de 1976, turma do Científico do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa e nos foi cedida por minha ex-aluna do Moreira de Sousa, a hoje psicóloga Gilvam  Oliveira. Dona Amália ainda era a diretora. Não foi possível identificar todos os componentes. Quem souber dos nomes que estão com (?) pode nos enviar por e-mail. A partir da esquerda: Dr. Francisco Limeira, Dona Amália Xavier de Oliveira, professora Socorro Gondim, Gilvam, Maria Leite, Cícera, (?), Francisca, Maria Irascilda Lima, Maria Salete de Lima, Dorotéia,  (?), Etiene, Joana, (?), Francilda, Eunice, (?), Antônia Lima Matias Lavor, Zilma, Gorete, Teresinha Monteiro, Lúcia, Rosely, Lúcia Jacinta, (?), (?), (?), (?), Cícero Bezerra dos Santos, (?), (?), (?), (?), Dalmir, (?), (?), Mariano, Demontier, César Alencar, (?), (?), José Lins, Arilon, Domingos, (?), (?), Francildo, José Edmar Pinheiro e Miguel.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Iniciada construção da Praça do Marco Zero

Operários da Construtora Justo Junior Ltda concluíram nesta quinta-feira o fechamento com tapumes da área destinada à construção da Praça do Marco Zero. Ela compreende o terreno entre a Praça dos Romeiros e os boxes recém-inaugurados ao lado do Centro de Multiuso. É uma das obras estruturantes do Centenário de Juazeiro que simboliza o exato local onde a cidade começou a existir. O prefeito destacou a parceria entre o município e o Governo Federal através do Ministério do Turismo e Caixa Econômica. O valor da obra é de R$ 1.584.656,00 cujos recursos, de acordo com Santana, foram conseguidos graças aos esforços empreendidos pelo deputado federal José Nobre Guimarães. O prazo para conclusão da Praça do Marco Zero é de 180 dias com previsão de término em 12 de outubro próximo. De acordo com o prefeito, é uma praça diferente com símbolos importantes da nossa história por meio dos marcos de identidade centenária. (Texto e foto de Demontier Tenório)

Cariri Shopping: termômetro da economia de Juazeiro do Norte - Por Dr. Paulo Leonardo Celestino


Quando era menino sempre viajava para Recife nas férias com meu avô. E um dos passeios obrigatórios na capital pernambucana era ir ao Shopping Recife. Muitas lojas, muitas luzes, ar condicionado, escada rolante, diversões eletrônicas, lanchonetes (naquele tempo, década de 80, ainda não se chamavam fast-foods), enfim, tudo fascinava os olhos de uma criança.

Ter algo parecido em nossa terra natal? Nem pensar! Era coisa de capital!

O tempo passa, o Brasil finalmente sai da hiperinflação, surge o Plano Real e a partir daí os investimentos começam a se dirigir também ao interior. Cidades prósperas como Caruaru, Campina Grande e Petrolina recebem a construção de seus shoppings.

Embora um pouco mais tarde do que estas cidades, Juazeiro do Norte finalmente ganhava seu Cariri Shopping. Muita festa e muita dúvida. Lá estava eu já na faculdade em Recife só escutando as conversas dos pessimistas de plantão, que afirmavam como certo o seu fechamento, pois não tínhamos capacidade de absorver e sustentar um empreendimento desta dimensão.

Pior que logo depois da inauguração do shopping, a economia brasileira enfrentou várias dificuldades em virtude de repetidas crises internacionais. E logo estas dificuldades repercutiram por aqui. Juazeiro sentiu, também o Cariri Shopping. Sem grandes marcas nacionais, nosso centro de compras rapidamente entrou em decadência. Andávamos pelos corredores e pouquísimas lojas permaneciam abertas.

Felizmente, depois de vários anos de turbulência, a economia voltou a crescer. Por aqui, especialmente com a chegada das faculdades particulares, foi criado um círculo virtuoso de investimentos. Grupos nacionais e internacionais descobriram Juazeiro do Norte, edifícios começaram a crescer em direção ao céu, o aeroporto bater recordes de movimentação. E o shopping, antes decadente, hoje está em expansão!

Já está em construção até um concorrente: o Shopping Juazeiro. Mas é uma concorrência sadia, da mesma maneira que foi a chegada do Shopping Guararapes em Recife.

A partir do próximo dia 06 de maio, nosso Cariri Shopping estará inaugurando sua expansão. Teremos Mac Donald's, Bob's, C&A, Riachuelo, escada rolante, cinema 3D! Muitas lojas e luzes para fascinar os olhos de uma criança. Mas desta vez serão os olhos de meu filho, que não precisará viajar para nenhuma capital!

COMEÇAM INAUGURAÇÕES DA EXPANSÃO DO CARIRI SHOPPING

Maior centro de compras do interior do nordeste, o Cariri Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, inaugura as primeiras lojas de seu projeto de expansão a partir do próximo dia 6 de maio de 2012, domingo, às 10h. Na data, os clientes passam a contar com novas lojas na Praça de Alimentação e no mall, bem como de um novo piso de estacionamento. “Agora, todo o dia de maio vai ter uma novidade aqui no Cariri Shopping”, diz Paulo Teixeira, superintendente. Entre as inaugurações confirmadas ainda para este mês, está a C&A, com sua primeira loja no interior do Ceará.  “É uma honra trazer para o povo do Cariri uma das maiores cadeias de varejo de moda do mundo, presente em 20 países e em mais de 60 cidades brasileiras”, completa Paulo Teixeira.  Outra operação que inaugura ainda em maio é a da maior rede de fast food do mundo: o McDonald’s.

Alessandra Lourenço, gerente de marketing, conta que os clientes que visitarem o shopping no dia 6 vão poder assistir diversos shows musicais na Praça de Alimentação, apresentações circenses com malabares e show do Patati Patatá cover para a criançada. “Vamos distribuir para as crianças balões e algodão doce”, completa a gerente de marketing que ressalta: “Esta é uma amostra do que virá na grande inauguração da expansão, que está marcada para 26 de junho”.

O franqueado Afrânio Plutarco é um dos que inaugura sua operação no dia 6. Ele traz para Juazeiro do Norte a primeira Mmartan do interior do Ceará. “A Mmartan tem outras franquias em cidades muito parecidas com Juazeiro do Norte em termos de tamanho e economia. E em todas elas a loja é muito bem sucedida, esperamos o mesmo”. A Mmartan terá 80 m² e sete funcionários. Presente em todos os estados brasileiros, a franquia é líder no segmento de cama, mesa e banho.

Já o empresário Israel Gondim inaugura, com 18 funcionários, a Camarão & Cia, franquia pernambucana que tem 36 operações nos Estados brasileiros e já está consolidada no país. Israel afirma: “Tenho a maior expectativa possível em relação ao empreendimento e também na marca Camarão & Cia que entra no mercado cearense com um padrão completo e um mix competitivo em relação às operações locais. Com certeza, as franquias que estão sendo trazidas pelo Cariri Shopping trarão um 'boom' para o comércio da região”, conclui, animado.
 SERVIÇO
 Cariri Shopping Center

quarta-feira, 25 de abril de 2012

JESUALDO É CANDIDATO ÚNICO

Na eleição para reitor da universidade, apenas o atual gestor e seu vice oficializaram suas inscrições. A eleição para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012 terá Jesualdo Farias como único candidato ao cargo de reitor - Henry Campos será o vice-reitor. Ontem, 24, data definida pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da universidade para a inscrição de interessados, nenhum outro candidato se apresentou. Dessa forma, apenas as candidaturas dos atuais dirigentes foram oficializadas para uma nova gestão à frente da instituição. De acordo com Gil Farias, pró-reitor de pesquisa e pós graduação da UFC, há cerca de 15 dias foi aberto o período de inscrições das candidaturas. Embora tenha havido ampla divulgação, não houve quem se apresentasse ontem para a disputa. Explicando ser esta a primeira vez que isso ocorre nesses 55 anos da UFC, Farias disse entender que há um reconhecimento da comunidade universitária ao trabalho que Jesualdo Farias vem realizado na universidade. Ele destacou a interação que o reitor mantém com a sociedade, e o clima de paz em torno do processo. Na consulta prevalecerá o peso de 70% para o corpo docente; 15% para o corpo discente, e 15% para o corpo técnico-administrativo. A previsão é que a eleição seja realizada dia 31 de maio em todos os campi da UFC e nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
(Rosa Sá - rosa@opovo.com.br )

TAM LINHAS AÉREAS EM JUAZEIRO DO NORTE O QUE HÁ DE NOVO????


Em que pé ficaram as tratativas da TAM com a ANAC, diante de uma velha informação encontrável ainda no portal de Aeroportos do Brasil, em 29.03.2011 
3806 | Brasília > Recife > Juazeiro do Norte > Fortaleza > São Luís e 3807 | São Luís > Fortaleza > Juazeiro do Norte > Recife > Brasília ?
A noticia dizia mais ainda: “A TAM solicitou à ANAC autorização para voar Juazeiro do Norte. A cidade do Cariri cearense tem sido disputada por várias companhias aéreas. A Avianca e GOL já operam voos na cidade - quatro voos diários. Nos últimos meses a TRIP, AZUL e agora TAM aguardam autorização para pousar na cidade. A TAM deve ligar Juazeiro do Norte à Brasília, Fortaleza, Recife e São Luís. Será utilizado uma aeronave A319, configurada para transportar 144 passageiros. O airbus decola da capital federal às 17:03h pousando no Juazeiro do Norte às 21:20, do Cariri decola rumo a Fortaleza e São Luís às 21:50h. No sentido inverso o voo chega da capital maranhense e cearense às 09:50h e decola rumo a Recife e Brasília às 10:20h. O primeiro voo no Aeroporto Orlando Bezerra deve ocorrer no dia 04/07. Lembramos que a TAM está expandindo seus destinos no interior brasileiro, em cidades ainda não atendidas pela a empresa. No nordeste começou por Petrolina (PE), agora por Juazeiro do Norte (CE) e já anunciou que irá voar ainda em 2011 para Campina Grande (PB).” 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cartório Machado terá novas instalações

O Cartório Machado está funcionando provisoriamente na Av. Padre Cícero, 2030. Segundo informou o tabelião  Dr. Paulo Machado o prédio localizado na Rua São Francisco não comportava mais a grande demanda de serviços e de acervo, sendo necessário uma reforma completa a qual inclui demolição do prédio e construção de um mais amplo, com quatro pavimentos e garagem subterrânea. A construção deverá consumir cerca de 18 meses de trabalho e ao final a cidade contará com o mais moderno e bonito cartório, a altura do atual desenvolvimento de Juazeiro. Paulo informou ainda que preferiu investir no mesmo local, pois foi ali que o cartório nasceu (em 1921) e prosperou e, portanto, o melhor seria respeitar a tradição, mantendo o local histórico, onde tudo começou. O Cartório Machado foi pioneiro no Nordeste na  implantação de programas específicos e personalizados de Lavraturas de Documentos Públicos eEscrituras por computadores. 
Na sequência de fotos: Prédio antigo - Futuras instalações - Sede provisória. 

Comitiva de Paudalho (PE) deixa Juazeiro após conhecer o receptivo local das romarias

Uma comitiva do município de Paudalho (PE) liderada pelo prefeito José Fernando Moreira da Silva (PTB), de 43 anos, deixou Juazeiro do Norte na manhã deste domingo após três dias na cidade. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, o objetivo foi conhecer a estrutura de acolhimento aos fiéis que visitam a terra de Padre Cícero. Com população de 52 mil habitantes, Paudalho fica a uma distância de 45 km em relação a Recife e pretende incrementar o pólo de romarias em torno de São Severino dos Ramos naquela cidade.
Vieram com o prefeito a primeira dama, Maria do Carmo; o Secretário de Turismo, João Batista; a Chefe de Gabinete, Maria José; a Secretária de Saúde, Valquíria Marinho; e o assessor de Imprensa, Elielson Lima. O grupo chegou na noite de quinta-feira e já na manhã do dia seguinte participou da missa do dia 20 em sufrágio da alma de Padre Cícero. Eles visitaram lugares considerados sagrados pelos romeiros como a Capela do Socorro, a Basílica de Nossa Senhora, O Museu da Rua São José, o Memorial, a estátua de Padre Cícero e outras Igrejas.
Na manhã de sábado, o prefeito Fernando Moreira esteve com o prefeito Manoel Santana, e disse ao mesmo que cerca de 30 ônibus provenientes de Paudalho vem a Juazeiro todos os anos em épocas diferentes. Ele já tinha vindo anteriormente na companhia do Bispo da Diocese de Nazaré da Mata (PE), Dom Severino Batista, igualmente com o objetivo de colher experiências. Segundo o prefeito pernambucano a nova visita serviu de base importante para o Santuário de São Severino dos Ramos e ele observou que Juazeiro tem procurado se organizar cada vez mais.
Fernando Moreira elogiou a estrutura local e adiantou ainda a pretensão de incluir Paudalho na rede nacional de cidades históricas e turísticas. Conforme disse, o centro da Romaria a São Severino é na Fazenda Engenho Ramos onde fica a Capela de Nossa Senhora da Luz. É intenção do Governo do Estado desapropriar o espaço que recebe, aos domingos, cerca de 30 mil pessoas sem qualquer estrutura de acolhimento já que os donos não se preocupam com essa situação. (Texto e foto de Demontier Tenório)
Momento em que o Secretário de Turismo e Romaira,
José Carlos dos Santos, recepcionava os visitantes.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Construção do Shopping Juazeiro avança

A publicação das fotos acima, mostrando o atual estágio de construção do Shopping Juazeiro, certamente será um soco na barriga dos profetas do pessimismo em plantão permanente nesta cidade. São os mesmo que não acreditavam no Cariri Shopping, na Faculdade de Medicina e em tantos outros empreendimentos que terminaram dando certo e hoje estão aí, atestando de forma eloquente,  a pujança de Juazeiro do Norte. A presença do Shopping Juazeiro trará sem dúvida uma grande valorização para os imóveis existentes na redondeza, situados nos Bairros Limoeiro, Novo Juazeiro, Aeroporto, Tiradentes, Leandro Bezerra de Menezes e Betolândia.  

UFCA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Há pouco dias pela imprensa local foi bem divulgado o andamento do Projeto de Lei 2208/2011 – que Dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri - UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará - UFC, e dá outras providências, oriundo do Executivo que tramita na Câmara Federal, já tendo percorrido as instâncias das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Educação e Cultura (CEC). Retomado pela Coordenação de Comissões Permanentes (CCP), o Projeto foi remetido para a terceira Comissão, a de Finanças e Tributação (CFT), tendo esta se reunido no dia 17, pp, quando foi designado o novo relator do Projeto, o deputado cearense José Nobre Guimarães (PT). No dia seguinte, 18, foi estabelecido o prazo para apresentação de Emendas ao Projeto, que contará 5 sessões ordinárias da referida Comissão, a partir de 19.04.2012. No momento só há uma Sessão Ordinária Deliberativa convocada para o dia 25. Como geralmente estas reuniões acontecem uma única vez por semana, este prazo estabelecido, que é regimental, indica que somente em Junho próximo a tramitação do Projeto nesta comissão será concluída. Em meados deste mês de junho, provavelmente, o Projeto passará à última instância de comissão técnica, a de Constituição e Justiça e de Cidadania, indo para o Plenário da Casa. Havendo aprovação, tudo se reinicia no Senado Federal, com a análise das suas comissões. 

domingo, 22 de abril de 2012

Morre outro médico antigo de Juazeiro: Dr. Odílio Camilo

Ontem anunciamos o falecimento de Dr. Ailton Gomes de Alencar, do antigo Pronto Socorro de Juazeiro; e hoje, infelizmente, lamentamos informar o falecimento de outro conhecido médico juazeirense, Dr. Odílio Camilo da Silva, sócio do Dr. Ailton no antigo Pronto Socorro. Ontem o vimos no sepultamento do colega de profissão e amigo. Dr. Odílio morre aos 74 anos de idade, tendo prestado larga folha de serviços a esta cidade, como médico, professor (da antiga Escola Normal depois Centro Educacional professor Moreira de Sousa), secretário municipal de saúde e membro do ECC (Encontro de Casais com Cristo) dos Franciscanos. Era casado com a professora Rosália Camilo, deixa quatro filhos, Valéria e Vanusa (ambas médicas) e Cláudio e Tássio (ambos engenheiros). O corpo está sendo velado no Anjo da Guarda. (Foto de Rosângela Tenório)

JUAZEIRO TERÁ MELHOR AUTOSHOPPING DO CEARÁ

Foto: Projeto do Autoshopping Padre Cícero-Juazeiro
Assim será o Autoshopping Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o primeiro do interior do Ceará e o mais moderno do Estado, que será inaugurado até o final deste 2012. É o que garante ao Juanorte o dono do empreendimento, empresário Francisco Pereira. Com área de 12 mil metros quadrados, no bairro São José, o autoshopping terá 40 lojas, exposição de 350 veículos, bancos, financeiras, seguradoras, posto do Detran, despachantes, autoelétrica e praça de alimentação, tudo num ambiente agradável, seguro e familiar para bons negócios. Leia matéria completa no www.juanorte.com.br

sábado, 21 de abril de 2012

Félix Macêdo - 90 Anos
Félix Macêdo do Nascimento nasceu no Sítio Mondéus, município de Barbalha, Ceará, aos 17 dias de abril de 1922, sexto filho de Rosendo Faustino Nascimento e Joaquina Izabel de Macêdo.
Ainda jovem passou a morar em Juazeiro do Norte, onde foi trabalhar, morando na casa do cunhado Valdo Figueiredo, casado com sua irmã Maroli. Aqui se estabeleceu com a mercearia Casa São Félix e foi também onde conheceu a jovem Suleta, filha de Letícia Fernandes Oliveira e enteada de Genário Oliveira Cruz. Deste casamento nasceram seis filhas: Fátima, Lúcia (natimorta), Margarida,  Maristane e Marilene (gêmeas)  e Célia. Seu Félix foi pioneiro em Juazeiro no ramo de venda de joias vindas do sudeste do Brasil. Viajava regularmente ao Rio de Janeiro de onde trazia belíssimas joias para abastecer o comércio juazeirense.
Em 1969,  foi morar em Fortaleza e lá se estabeleceu no ramo de construção até se aposentar. Para ocupar o tempo ocioso, costumava sentar para meditar e relembrar todas as etapas da sua vida, oportunidade em que ia escrevendo em qualquer papel que lhe estivesse à mão, de próprio punho ou apenas ditando para as filhas, pensamentos que depois foram enfeixados no livro Momentos, lançado por ocasião da festa em comemoração aos seus 90 anos, realizada sábado, 21, em Fortaleza. Foi uma grande surpresa para ele que jamais imaginou que seus textos fossem um dia organizados sob a forma de obra literária, porquanto foram escritos sem nenhuma pretensão. O livro é constituído de fragmentos do dia a dia, com situações vividas, com constatações da realidade ou com seus belos e muitas vezes tristes pensamentos, alguns dos quais são aqui transcritos. 

Pensamentos de Félix Macêdo do Nascimento
- Se você é um ser racional e não é doente, sabe que esta vida acaba. Procure encontrar o Criador de tudo, Deus. E outra vida feliz encontrará e jamais acabará.

- Viva enquanto a vida com você está, para que você não morra quando a vida acabar.

- Quando você esmaga a consciência, sai de Deus. E quando você sai de Deus, a vida perde o sentido.

- Só compreendi alguma coisa quando compreendi que não sou nada.

- Ao anoitecer, este bando de andorinhas magras, que não sei de onde vem nem para onde vai, começa a acabar comigo, trazendo a minha infância, afogando-me nas saudades.

- A minha mordomia é curtir a saudade de tudo que passou.

- Quando você está com Deus, o fogo não queima, a água não afoga, tudo é vida!

- Viver é entender e compreender a razão da própria vida.

- Preocupação é uma força incontrolável impulsionada para a destruição da vida.

- A maior sabedoria não é ser sábio, mas entender a vida sem revolta.

- Juazeiro, eu moro aqui em Fortaleza, mas meu coração está aí.





Faleceu ex-prefeito Ailton Gomes

Dr. Ailton em sua última aparição pública, concedendo entrevista
 ao programa Tribuna Livre, da TV Verde Vale.

Faleceu na madrugada de hoje, nesta cidade, aos 73 anos, o médico e ex-prefeito de Juazeiro Ailton Gomes de Alencar. O corpo está sendo velado no Centro de Velório Anjo da Guarda, onde haverá missa de corpo presente, às 16h, e em seguida haverá o sepultamento no Cemitério do Socorro.  
Dr. Ailton é natural de Juazeiro do Norte. Nasceu a 10 de março de 1939. Filho de Odilon Gomes de Alencar e Quitéria Gomes de Alencar. Quando estudante, foi aluno do antigo Ginásio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte, tendo passado também pelo Colégio Diocesano do Crato, Ceara. Concluiu o 2.° Grau em Recife, Pernambuco. Formou-se em Medicina no ano de 1959, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pernambuco. Foi diretor do Posto de Puericultura e Maternidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Contraiu matrimônio com D. Jussy Andrade de Alencar, em Recife, e dessa união nasceram cinco filhos (quatro homens e uma mulher). No ano de 1966, foi contratado como médico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceara. Passou a chefiar a unidade sanitária da Fundação SESP em Juazeiro do Norte, no ano de 1967. Foi diretor da Policlínica de Juazeiro e do Hospital Infantil Estephânia Rocha Lima e ocupou a diretoria da 5ª Região Administrativa de Saúde do Ceará, sediada em Juazeiro. Foi prefeito de sua terra natal, no período de 1977/1982. Entre as suas realizações como gestor público municipal estão as  construções do Frigorífico Industrial do Cariri, avenida que tem seu nome e o Parque da Vaquejada. (Informações  extraídas do livro   Dados Biográficos dos Homenageados em Logradouros Públicos de Juazeiro do Norte, de Raimundo Araújo e Mário Bem Filho. Fotos do arquivo Renato Casimiro e Daniel Walker).

Memória fotográfica 
Dr. Ailton quando prefeito de Juazeiro

Com a esposa inaugurando uma obra pública de sua adminsitração
Na recepção ao Dr. Divaldo Suruagy, presidente da Sudene, quando da sua visita a Juazeiro. Dr. Ailton está entre Dr. Francisco Rocha da Silva e o Sr. Raimundo Sá e Sousa. Também são vistos na foto: Ari Queiroz, Leandro Bezerra de Menezes, Suruagy, Zé Bezerrinha e outros não identificados.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Padre Cícero em centro de romaria paraibano


Nossa colaboradora Pautília Ferraz nos manda o seguinte:
Caro amigo Daniel. Nas minhas andanças no sertão da Paraíba, visitamos  o famoso Santuário CRUZ DA MENINA, onde me deparei com o nosso Padre Cícero no Altar em duas imagens próximo à pedra que fica dentro do altar, como pode ser visto nas fotos. Aí vai a história dessa mártir que reúne multidão de romeiros.

O Santuário da Cruz da Menina é hoje um local de peregrinação que atrai milhares de visitantes a cada ano, espalhando a fama do episódio ocorrido ali tempos atrás e fazendo de Patos o epicentro religioso da região. No ano de 1923, um casal de retirantes de passagem por Patos confiou a adoção de uma das filhas a uma tradicional família patoense. Depois de muito sofrimento, ocasionados pelos maus-tratos e espancamentos constantes, a criança veio morrer. O pai adotivo, então, resolveu ocultar o cadáver em um local ermo, próximo à sede da cidade. Descoberto o crime, a população construiu uma cruz; e, hoje, o município transformou o local do achado macabro em um importante centro de romarias, que representa um dos mais importantes centros turísticos religiosos do Estado. Conta a história que um agricultor fez uma promessa à menina, pois havia uma grande seca assolando a região, para que fosse encontrada água a fim de matar a sede dos animais que já morriam nos pastos. Ele orou para que no chão de sua propriedade jorrasse água, o que teria acontecido tempos depois. O acontecimento, tido como um autêntico milagre, foi retribuído com a construção da capela que hoje serve de templo de orações à menina Francisca. A capela se transformou num grande templo de orações. À margem da estrada que liga Patos à Pombal, pela rodovia BR- 230, encontra-se o santuário conhecido popularmente como “A Cruz da Menina”, local de permanentes romarias, e atração turística, beneficiado com a construção de um moderno parque constituído com cobertura de alumínio (sobre a capela erguida em memória do trágico fato ocorrido em 1923), salas de ex-votos, casa das velas, altar externo, ao pé de uma cruz com 10 metros

Grupo de jovens cria mangá baseado na história do Padre Cícero


Os fãs do quadrinhos e desenho japoneses, os otakus, estão em várias partes do mundo, inclusive nas cidades do Cariri, interior do Ceará. E a paixão dos fãs criou um mangá bem regional. No próximo dia 29, nove jovens que integram o grupo denominado Katsu (“Vencer” em japonês) lançam o primeiro mangá inspirado na trajetória do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte.

Segundo o vice-presidente do grupo, Edson Gonçalves, o grupo existe há dois anos e promove atividades no Cariri voltadas para divulgação dos quadrinhos e desenhos japoneses. Há um ano e meio, pouco antes das festas de comemoração do centenário do Padre Cícero, o grupo decidiu produzir o mangá em homenagem ao padroeiro, aproveitando a oportunidade para reforçar o trabalho desenvolvido pelo Katsu.

“É complicado querer divulgar cultura japonesa em uma cidade de cultura totalmente regional como Juazeiro do Norte”, disse Gonçalves, explicando que o mangá foi a forma encontrada de dar visibilidade aos otakus do Cariri. A produção intitulada “Joaseiro” levou aproximadamente um ano para ficar pronta, segundo Gonçalves. “Visitamos museus, fizemos pesquisa histórica, buscamos conhecer os pontos turísticos que envolvem a trajetória do Padre Cícero”, afirma.

O resultado do ano de trabalho foram 56 páginas retratando o início da “missão” que, segundo os fieis, foi aceita por Padre Cícero quando ele ainda era jovem. “Nós falamos da chegada à Joazeiro [antigo nome da cidade] e dos problemas que ele [Padre Cícero] encontrou, como a da dependência com relação ao município do Crato. Este volume termina com a declaração de independência”, conta o vice-presidente do grupo.

Os criadores de “Joaseiro” afirmam ser influenciados por mangakas (desenhistas e roteiristas de mangás) especialistas no estilo shonen (mangás para meninos), como Takehiro Inoue autor de Vagabond; Akira Toriyama, autor da saga Dragon Ball; e Yoshihiro Togashi, autor de Yuyu Hakushô. Mas, escolheram o estilo shoujo (mangás para meninas) como traço oficial do quadrinho de Padre Cícero.

Cinco pessoas do grupo Katsu trabalharam diretamente na produção do quadrinho, outras quatro assumiram funções administrativa e de captação de recursos. “Agora que conseguimos apoio, a gente quer dar continuidade a história”. De acordo com Edson Gonçalves, a popularidade crescente e os preparativos para o lançamento do mangá Joazeiro, fez com que novas propostas surgissem para o grupo e, com elas a necessidade de agregar novos membros.

Uma delas é a transformação de alguns cordéis em mangás, estendendo a popularidade do estilo ao tradicionalismo do cordel cearense. Os responsáveis pela produção de “Joaseiro” estarão no evento de lançamento do mangá, o Sertão Otaku que ocorre nos dias 28 e 29 de abril no Sesc Juazeiro. O evento é gratuito.

Conheça os autores do “Joaseiro”:
 Allan Fefferson – desenho, tons e cores
Israel de Oliveira – desenho e storyboard e arte final
Jefferson de Lima – arte final
Hiroyto Sobreira – roteiro
Tony Paixão – tratamento digital
Edson Gonçalves – publicação
Luís Monteiro – coordenador do projeto
Leandro da Silva – tesoureiro
José Fábio Vieira – presidente

Fonte: G1

Palestra da Receita Federal orienta, nessa segunda (23/04), sobre preenchimento da declaração do imposto de renda

Há pouco mais de dez dias do final do prazo de entrega, 29.274 mil declarações foram transmitidas pelos 53 municípios administrados pela Receita Federal em Juazeiro do Norte; Cerca de 5%, 1.462 declarantes, estão retidos na malha e já podem verificar sua pendência no site www.receita.fazenda.gov.br e se há necessidade de transmitir uma retificadora;

Mais da metade dos contribuintes dos 53 municípios abrangidos pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Juazeiro do Norte deixaram para transmitir sua declaração de imposto de renda na reta final. De um total esperado de 64 mil declarações, somente 29,2 mil (45,7%) já prestaram contas com o fisco. A multa mínima por atraso na entrega é de R$ 165,74.

Malha Fina - A Receita Federal do Brasil informa, ainda, que 1.462 declarações (4,99% do total transmitido) tiveram pendências em seu processamento e estão retidas na malha fiscal. Desde 9 e abril, no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), disponível no site www.receita.fazenda.gov.br, o extrato do processamento das declarações de 2012 indica o motivo pelo qual a declaração está retida e, se necessário, orienta o contribuinte a corrigir os erros e omissões ao transmitir uma declaração retificadora. O acesso ao e-CAC, se o contribuinte esteve obrigado a declara nos anos de 2010 e 2011, se dá por código gerado com números de recibos de entrega das duas últimas declarações. Para retificar uma declaração de 2012, é exigido o número do recibo da declaração já transmitida em 2012. Das declarações retidas, em nível nacional, cerca de 70% o são por omissão de rendimentos – isto é, a não inclusão de valores recebidos pelo(a) titular ou dependentes – ou pelo uso de despesas médicas sem comprovação. As inclusões de rendimentos e as exclusões de despesas não dedutíveis, se realizadas com a transmissão de uma retificadora até 30 de abril, eximem o contribuinte do pagamento de multas e juros por valores devidos e não pagos.

Multas de até 150% - A inclusão de um recibo “frio” que busque reduzir o imposto a pagar ou aumentar o imposto a restituir, por exemplo, sujeita o declarante ao pagamento de multas entre 75 e 150% sobre a diferença de imposto não paga/restituída. A Receita alerta que pode exigir comprovação do serviço, por meio de exames e do receituário médico; e prova do efetivo pagamento da despesa, por meio de cheques nominais, comprovante de cartão de crédito e, pagamentos em espécie, extrato bancário com saques que coincidam com valor e data do pagamento.

Palestra, com vagas limitadas - Para orientar contribuintes e profissionais, a Receita Federal em Juazeiro do Norte programou palestra, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Para participar do evento, que tratará das novidades do imposto de renda 2012, tirará dúvidas sobre o preenchimento da declaração e sobre como regularizar sua pendência junto à malha fina, é preciso fazer inscrição prévia na lista de participantes ao telefone 3571-1818, ramal 12, na quinta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h até a próxima segunda-feira.

Como preencher a declaração do imposto de renda e sair da malha fina
Local: auditório do CDL Juazeiro do Norte/CE
R. Padre Cícero, 576, Centro
Data e Hora: 23/04, das 19 às 21h
Telefone: 3571-1818 ramal 12
Nº de vagas: 90
Mais informações no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Release
Entre canções para infância de Vinicius de Moraes, Toquinho e Chico Buarque, uma menina e sua boneca vivem o ciclo de crescimento da “menininha” e sua “mãe”, também menina.
Gênero: Musical Infantil
Duração: 50 min
Indicação Livre

Mais informações segue contatos abaixo.

Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Resgatado filme sobre a I FIC-Feira Industrial do Cariri

Graças à iniciativa de João Carlos Rodrigues de Menezes foi resgatado e transformado em video o filme sobre a I FIC-Feira Industrial do Cariri realizada em Juazeiro do Norte na década de 60. A história dessa Feira que foi um dos maiores empreendimentos já realizados em nossa cidade foi contada pelo seu próprio coordenador, Aderson Borges de Carvalho, em texto pulicado no seu livro Crônicas do Cariri e reproduzido no blog www.historiadejuazeiro.blogspot.com o qual pode ser visto através do link abaixo:

http://historiadejuazeiro.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-08-20T10:12:00-07:00&max-results=30

O video da I FIC foi cedido ao Portal de Juazeiro por João Carlos e quem quiser poderá vê-lo na seção VIDEOTECA do Portal de Juazeiro

Prefeitura instala câmeras de monitoramento na cidade


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através Secretaria de Segurança Pública e Cidadania adquiriu,recentemente, o sistema de monitoramento por câmeras, para monitorar as principais vias da cidade.
Localização das câmeras:
Rodovia Padre Cícero – Passarela (4 câmeras fixas)
Praça do giradouro – (1 câmera móvel)
Avenida Padre Cícero com avenida Castelo Branco – (1 câmera móvel)
Rua São Pedro esquina com Leão XII – (1 câmera fixa)
Rua São Pedro esquina com Carlos Gomes – (1 câmera móvel)
Rua São Pedro esquina com Santa Luzia – (1 câmera móvel)
Rua São Pedro esquina com São Francisco – Praça Padre Cícero – (1 câmera fixa)

Em todos os locais, foram colocados postes para instalação das câmeras e um poste extra para passagem da fibra óptica, na Rua São Pedro , esquina com a Rua Rui Barbosa. Na colocação da fibra óptica, foi usado (4.100 metros) desde a Praça do Giradouro até a sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública-SESP. E da SESP a Rua São Pedro, esquina com as Ruas Conceição e São Francisco, será colocado posteriormente.
As câmeras localizadas na Rodovia Padre Cícero (Passarela) não será usada fibra ótica, pois os dados serão transmitidos via rádio. Foi feito pedido de caixas acrílicas de sustentação, que serão usadas na instalação de energia elétrica para alimentação das câmeras.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

domingo, 15 de abril de 2012

Nascimento e Família
ODILON BEZERRA DE MORAIS é natural de Caririaçu. Originalmente, era a Vila de São Pedro do Crato, quando ele nasceu. Depois passou a ser conhecida como São Pedro do Cariri (Lei 1541, de 21.08.1918), para só em 1943 ser alterado para o nome como se conhece atualmente. Filho de Carlos José de Morais - chefe político por mais de 42 anos na cidade, a partir de 1935 - e de Miguelina Bezerra de Morais.
Segundo informações prestadas por sua filha, Odinília, ele  nasceu no dia 15 de abril de 1912,   filho de Carlos José de Morais - chefe político por mais de 42 anos na cidade de Caririaçu - e de Miguelina Bezerra de Morais. Casado com Junilha Fernandes Morais, filha de Manuel Femandes da Silva e Josefa Pereira da Silva, natural de Crato, nascida no dia 21 de agosto de 1912, do lar, com a atividade mais nobre, educar e administrar uma família de 12 filhos, sendo oito homens (José Hélio, Carlos, José Herman, José Hildon, José Edson, José Eudes, José Everardo e José Evânio) e quatro mulheres Odinília, falecida ainda criança, Maria Hilnah, Maria Heliane, Odinilia Maria.

Juventude e Negócios
No passado remoto, ainda jovem, morando no Rio de Janeiro, remava pelo Clube Internacional, hoje Marina da Glória. Na época, funcionário das Lojas Pernambucanas – do Grupo Lundgren - onde criou uma maquina de enrolar tecidos, a qual, posteriormente fundida na Alemanha, trouxe grandes resultados. Cabe lembrar também que Odilon assim como José Nery Rocha foram os primeiros a possuírem em Juazeiro   motos de 1200 cilindradas, da marca "Indian" e "Halley Davison, com "sidcar", além de um Jeep da marca "Land Roover", àquela época objetos raros e de difícil aquisição.
No ano l951, junto com o seu irmão Alberto Bezerra de Morais, se estabeleceram em Juazeiro, montando a primeira e única Serraria, situada a Rua São Sebastião s/n –Centro, atualmente, Rua Delmiro Gouveia.
Com a separação da sociedade, Alberto foi para o Comércio Varejista – fundando o Armazém São Pedro e Odilon manteve a Serraria São Sebastião e adquiriu a Cerâmica São José - OBM. Na ocasião, Odilon resolveu se estabelecer em uma de suas propriedade onde já havia uma grande Vacaria no sítio chamado "Malvas" situado a Avenida Dr. Floro Bartolomeu s/n.
Na época, suas vacas já se destacavam na famosa "Exposição de Crato", recebendo prêmios pela quantidade de leite em uma só ordenha, assim como seus reprodutores. Entre seus cliente e amigos que frequentemente se encontravam em seu estabelecimento, destacamos: de Crato: Mons. Pedro Rocha de Oliveira, Pedro Felício, Tomaz Osterns de Alencar, Miguel Theunas Teles. De Barbalha: Adão Apolinario, Pedro Sampaio. De Juazeiro a lista é grande e pedimos desculpas se porventura omitirmos alguns deles; Jose Nery Rocha, Antônio Vieira, Antonio Conserva Feitosa, Ângelo Almeida, Luiz Gonçalves, Edmundo Morais, Genésio Mattos, Jose Feijó de Sa, Manuel Germano, Isaias de Melo.
No ano 1971, Odilon resolveu ir morar no Rio de Janeiro, onde já estavam residindo  quatro dos seus filhos: Maria Hilnah, Odinilia Maria, Jose Eudes e José Everardo, todos fazendo faculdade e trabalhando. Ao sair de Juazeiro, vendeu a Serraria a seu filho Carlos Fernandes de Morais, arrendou a Cerâmica a outro filho, José Herman Fernandes de Morais, e a Vacaria ficou sendo administrada por seu filho José Hélio Femandes de Morais. Sua permanência no Rio de Janeiro foi relativamente curta, pois durou apenas 8 meses.

De volta a Juazeiro
De regresso a Juazeiro passou a morar numa nova residência, construída por ele próprio, situada a Avenida Dr. Floro, 311, esquina com Rua São Paulo. Atualmente, reside no Bairro Novo Juazeiro na cidade de Juazeiro do Norte. Até pouco tempo ainda ia, juntamente com seus filhos e amigos, pescar no Açude Castanhão, no Ceará, no Rio Araguaia, Pará, e no Rio Tocantins-TO. Considerado pelos companheiros como o melhor pescador. Agora, nos seus  100 anos o seu maior passatempo e contar as suas aventuras.
Em comemoração ao evento a família agendou para a noite de hoje a celebração de uma missa em ação de graças, a qual acontecerá na Igreja Menino Jesus de Praga, no Bairro Novo Juazeiro. Ao comemorar seu centenário de nascimento o Sr. Odilon  Morais o faz com muita lucidez e cercado do carinho da família e dos amigos. 





Seu Odilon no dia da festa do seu centenário de nascimento

sábado, 14 de abril de 2012

Não é só em Juazeiro que a imagem de Padre Cícero é vista em estabelecimentos comerciais como chamariz de venda ou visita. Em muitos lugares a estátua dele está presente. Em recente viagem o editor deste blog encontrou algumas, conforme mostram as fotos abaixo:
1. Na recepção do Hotel do Caldas, em Barbalha, Ceará. 2. Num posto de combustível em Serra Talhada, PE. 3. Numa farmácia em Gravatá, PE e no Museu do Cangaço, em Triunfo, PE.


Abertas as inscrições da III Semana de Filosofia e II Encontro sobre Ensino de Filosofia no Cariri

Estão abertas  as inscrições para a III Semana de Filosofia no Cariri e II Encontro sobre Ensino de Filosofia no Cariri, a serem realizados nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio de 2012, promovidos pelo Curso de Filosofia da UFC/ Campus Cariri.
Baixe o Edital e a Ficha de Inscrição no link abaixo:


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Palestra da Receita Federal informa, nessa segunda (16/04), sobre como regularizar obras de construção civil

Ao construir e reformar, muitos contribuintes ainda desconhecem suas obrigações junto à Receita Federal. Em palestra gratuita, aberta a corretores, construtoras e demais proprietários de obras, a Receita Federal vai esclarecer dúvidas sobre a regularização de obras de construção civil. As pessoas físicas – donas ou executoras de obra de construção civil – são responsáveis pelo pagamento de contribuições previdenciárias, em relação à remuneração do empregados que lhe prestam serviços, na forma e prazo aplicados às empresas em geral. Se pessoa jurídica, a construtora estará ainda obrigada a efetuar a escrituração contábil da obra. As obrigações têm início já nos primeiros trinta dias de execução da obra, prazo durante o qual o responsável deve, pela internet, ou pessoalmente em uma unidade de atendimento da Receita fazer sua inscrição e a matrícula da obra no Cadastro Específico do INSS (CEI). É um procedimento simples, verbal, sem exigência de qualquer documento comprobatório, exceto, o contrato de empreitada total da obra, quando esta for realizada por empresas em consórcio. Após a inscrição dos segurados na Previdência Social, a pessoa física e a empresa deverão elaborar folha de pagamento mensal, por obra e por tomador de serviço, prestando tais informações à Receita Federal, por meio da GFIP, a Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social. Se não tiver prova regular dos salários pagos ou deixar para regularizar a obra ao seu final, o contribuinte, os valores devidos de contribuição previdenciária só serão obtidos por meio de cálculo da mão-de-obra empregada, proporcional à área construída do imóvel. Os contribuintes nessa situação deverão recolher os valores em aberto e poderão sanar suas dúvidas nas unidades da RFB, preferencialmente agendando dia e hora para atendimento presencial. O agendamento pode ser realizado pela internet www.receita.fazenda.gov.br. O contribuinte que não regularizar de forma espontânea sua obra está sujeito a procedimento de fiscalização, incidindo sobre o valor devido, multas que variam de 75% a 225%, mais juros de mora, sem prejuízo de eventual comunicação ao Ministério Público Federal sobre a ocorrência de crimes de natureza fiscal. Respondem pelos valores devidos e não pagos, além de multas, de forma solidária com o construtor e a subempreteira, o proprietário, o dono da obra e o condômino, exceto no caso de a unidade imobiliária ter sido adquirida em empresa administradora ou incorporadora de imóveis. Sem a prova da quitação dos débitos, o proprietário da obra fica impedido de realizar a averbação do imóvel no cartório de registro de imóveis.

Evento: Regularização de Obras de Construção Civil junto à Receita Federal do Brasil
Local: auditório do CDL Juazeiro do Norte/CE
R. Padre Cícero, 576, Centro
Hora: 19 às 21h
Telefone: 3512-2266
Nº de vagas: 90
Vitor Casimiro
SAFIS - DRF/Juazeiro do Norte/CE
(88) 3571-1818 ramal 40
(88) 9702-9482

URCA realiza colação de Grau na noite de hoje, no Ginásio Poliesportivo

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza às 20 horas de hoje, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, a sessão solene de colação de grau dos formandos do semestre 2011.2, da Instituição. Serão mais de 400 novos profissionais no mercado de trabalho, de diversas áreas do conhecimento, dos 16 cursos da Instituição. Autoridades da região participam do momento solene. O paraninfo geral da solenidade será o Professor do Curso de Direito, José Mauro Feitosa. O orador oficial que irá representar os acadêmicos será o formando do curso de Letras, Rui Vicente Feitosa Muniz.
A URCA tem obtido em seus 25 anos de existência, importante destaque no cenário, não apenas regional, mas no Estado. As classificações de cursos da Instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - MEC (Enade) tem sido prova disso. No ano de 2006, o curso obteve anota máxima no Enade e se classificou em primeiro lugar entre as faculdades públicas e particulares. O curso de Direito da URCA conseguiu se destacar em segundo lugar do Estado, no último exame, como o que mais aprovou alunos no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ficando atrás apenas do curso centenário da UFC. São quase 40 anos de história. Entre os 17 cursos de Direito no Estado, o da URCA é um dos três recomendados pela OAB. Já o curso de Enfermagem obteve o 1º lugar no último resultado do Enade, em nível de Estado, e 4º no Nordeste.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
Contato 88 8812.5525/3102.1213

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Educação aprova criação de Universidade Federal do Cariri, no Ceará


Ariosto Holanda
Ariosto Holanda: nova universidade vai promover o desenvolvimento sustentável do País.


A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na quarta-feira (11), proposta que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede na cidade de Juazeiro do Norte (CE). A nova universidade vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, deverão ser criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo. A medida está prevista no Projeto de Lei 2208/11, do Executivo.

O relator, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), elogiou a iniciativa: “Ofertar alternativas de ensino superior público, gratuito e de excelência e promover formação técnica e tecnológica de boa qualidade são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável do País. Ademais, facultar o acesso a esse nível de ensino e formação também à população mais pobre significa assegurar de fato cidadania e equidade”.

Cursos
De acordo com a exposição de motivos do Executivo, deverão ser oferecidos inicialmente 27 cursos de graduação. A meta do governo é atender 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação.

Para trabalhar na nova universidade, o PL 2208/11 prevê a contratação de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário. O projeto também cria 482 novos cargos de direção e funções gratificadas.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
Reportagem – Carolina Pompeu 
Edição – Newton Araújo

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ciclistas pernambucanos visitaram Juazeiro

No pagamento de uma promessa feita com o Padre Cícero Romao Batista, a quem conheceu pessoalmente em 1932, o militar Sr. Manoel Francisco da Silva, lidera todos os anos uma caravana de ciclistas devotos do Santo Padre, que se desloca da cidade pernambucana de Limoeiro, próxima a Recife, ate Juazeiro do Norte. O fato ocorre desde 1971 no mês de setembro, época em que fieis de todo o Nordeste, visitam a "Meca do Cariri".
Este ano, por motivo superior, a caravana veio no início de outubro, composta pelos srs. Manoel Francisco da Silva, o líder, Luiz Vilarino da Silva, Severino da Silva Alves, Francisco Eufrazio Muniz, Manoel Silvino da Silva, Sebastião Guedes da Silva e o garoto de 14 anos, Jose Ivan Pajeú da Silva.
Deixaram a cidade de Limoeiro no dia 06 às 05:00 horas, chegando a Juazeiro do Norte no dia 10 às 22:45 horas. Durante a viagem só paralisam a marcha para almoçar, jantar e dormir. Regressaram no domingo.






















Nota do Editor: esta matéria foi publicada originalmente no jornal Tribuna do Cará, na edição do dia 18 de outubro de 1974, e foi enviada pelo seu correspondente em Juazeiro, Wilton Bezerra.