Este é o fim, por sinal muito triste, do Cine Eldorado: de casa de projeção cinematográfica abriga hoje um estacionamento rotativo, como mostra a foto que nos foi enviada pelo nosso colaborador, Dr. Paulo Leonardo Celestino Oliveira. O velho, querido e saudoso Cine Eldorado viveu grandes momentos de glória, de casa cheia, superlotada, em alguns dias com cinco sessões quando exibia filmes de sucesso. Até a chegada da televisão (que afastou muita gente dos cinemas) ele triunfou, especialmente nas décadas de 60 e 70. Mudou de endereço, ganhou uma sede bonita, ampla e confortável, mudou de dono (saiu dos irmãos Otacílio e José Almeida para o dono atual Expedito Costa), agonizou seus últimos dias exibindo filmes pornôs até se extinguir por completo devido à falta de público. Agora, em vez de cadeiras e tela seu prédio espaçoso abriga carros com estacionamento rotativo a 2 reais a hora. Mas por uma questão de justiça, o momento é de ressaltar o esforço que seu proprietário, Expedito Costa, fez para que este fim nunca chegasse ou demorasse a chegar. Eu acompanhei de perto este esforço. Ele tentou transformar o prédio num teatro, mas não conseguiu apoio. Ultimamente se empolgou com um projeto do Governo que pretendia transformar o local num centro cultural. Um projeto foi até elaborado... e deu em nada. Então , desanimado, Expedito não encontrou outra solução a não ser ocupar o prédio para um dos mais rentáveis negócios do Juazeiro atual, que é o de estacionamento de veículos. E assim, a cidade perdeu seu mais longevo cinema. O Cine Eldorado NÃO EXISTE MAIS. Uma pena!
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Fundação da Associação Juazeirense de Imprensa
Juazeiro do Norte (de Daniel Walker - correspondente) - Constituiu-se no mais avançado passo para a classe de jornalistas e radialistas locais a fundação da Associação Juàzeirense de Imprensa. O feliz acontecimento será comemorado anualmente no dia 12 de setembro, para coincidir, assim, com o Dia da Imprensa . A ideia de se fundar nesta cidade uma associação que congregasse todos os militantes da imprensa juàzeirense partiu dos jornalistas Walter Barbosa e este correspondente, que, recebendo o integral apoio dos demais confrades, colocaram a mesma em execução. A Associação Juàzeirense de Imprensa tem por fim congregar todos os que militam na imprensa falada ou escrita de Juazeiro, promover e incentivar entre os seus associados a prática do Jornalismo em moldes elevados, criar condições para o treinamento de futuros Jornalistas Juàzeirenses e dos próprios sócios, e enfim contribuir para que a cidade de Juazeiro seja convenientemente promovida além de suas fronteiras. Na entidade somente serão admitidos como sócios efetivos aqueles que militam na imprensa falada e escrita da cidade. Não obstante tenha sido criada há pouco mais de um mês a AJI Já conta cora um considerável número de associados.
PRIMEIRA DIRETORIA
Em reunião bastante movimentada, tendo como local a Rádio Iracema de Juazeiro foram aprovados, depois de algumas emendas, os estatutos da Associação e na mesma oportunidade eleita a primeira diretoria, a qual regerá os destinos da entidade até setembro de1966. A recém-eleita diretoria tem a seguinte constituição: presidente: Walter Barbosa, vice-presidente: Dário Maia Coimbra, lº. secretário: Daniel Walker, 2º. secretário: Francisca das Chagas Rocha, lº. tesoureiro: José Boaventura de Sousa; 2º. tesoureiro: Jeová Sobreira e diretor de relações públicas: Aldemir Sobreira. A posse está marcada para o próximo dia 15 de novembro em sessão solene.
Comentário: Durante muito tempo a AJI foi uma entidade muito atuante em Juazeiro, mas depois muitos dos seus sócios se mudaram de Juazeiro e ela foi perdendo fôlego. Chegou a ter sede própria. Esta notícia foi publicada no jornal O POVO de Fortaleza no dia 4 de novembro de 1965.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Falecimento de Cilon
Faleceu hoje, às 8h, em Juazeiro do Norte, aos 82 anos, o Sr. Sebastião Rodrigues da silva, mais conhecido como Cilon. Ele era casado com a Sra. Gilnaísa Grangeiro Rodrigues com quem teve três filhos (um homem e duas mulheres). Cilon nasceu em Caririaçu, Ceará, mas logo após o batismo a família veio morar em Juazeiro do Norte. Aqui, ele aprendeu o ofício de ourives na oficina do pai, Otílio Rodrigues da Silva, depois foi vendedor ambulante de jóias até conseguir montar seu próprio negócio, uma ourivesaria na Rua São Paulo que depois mudou para Rua Delmiro Gouveia, onde funcionou até ele se aposentar. Segundo informações prestadas pelo pesquisador da história juazeirense, Raimundo Araújo, que o conheceu, Cilon foi um grande craque do futebol local. Jogou pelo Treze, América e a Seleção de Juazeiro.
A história do seu apelido é interessante. Imagine os pais chegando à igreja para batizar o filho com o nome de Cilon, mas o padre argumenta que o menino nasceu no dia de São Sebastião e ia batizá-lo com o nome do santo. E assim foi feito. O fato ocorreu na cidade de Caririaçu e o vigário da época era o Padre Chagas. Mas mesmo sendo o menino batizado com o nome completo de Sebastião Rodrigues da Silva, a família não deixou de chamá-lo de Cilon e foi assim que ficou conhecido até morrer. O corpo está sendo velado no Anjo da Guarda, onde haverá missa às 16h e em seguida o sepultamento.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Cariri sediará seminário sobre violência sexual infantil nesta terça-feira (28)
O município de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, vai sediar o seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo.
O objetivo do seminário é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reunirá representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Saboeiro, Assaré, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Antonina do Norte, Altaneira, Tarrafas, Salitre e Potengi.
Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. O seminário do Cariri será o 10º encontro e reunirá os municípios das Credes de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas.
De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”
Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com a advogada Drª. Viena Ponce, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.
Dentro da programação do evento, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.
Encontros Regionais
O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Desde maio do ano passado já foram realizados nove encontros, sendo que até junho de 2012 o evento ainda acontecerá nos municípios de Sobral, Quixadá, Crateús, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.
Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembléia Legislativa do Ceará.
SERVIÇO
Seminário Regional da campanha ‘QUEM CALA, CONSENTE’ no Cariri
Dia: 28 de fevereiro
Horário: Das 09 horas às 12 horas.
Local: Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte
Rua: Catulo da Paixão, S/N, Triângulo.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Divulgue nosso Portal no Facebook e no Twitter
Se você faz parte do Facebook e do Twitter pode divulgar o Portal de Juazeiro na sua página, tornando nosso blog conhecido por seus amigos e seguidores. É muito simples: basta clicar no logotipo do Facebook (representado pelo f) e do Twitter (representado pelo t) que aparece no fim de cada postagem do Portal e compartilhar. Fazendo assim mais leitores conhecerão o Portal de Juazeiro. Experimente! E obrigado!
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Falecimento de Dona Helena Oliveira
Faleceu hoje em Fortaleza, onde residia, a Sra. Maria Helena Oliveira Araújo, aos 90 anos de idade. Ela morou a maior parte de sua vida em nossa cidade, na Rua Padre Cícero, 1061. Casou muito jovem com o Sr. Juvêncio Araújo com quem teve uma filha, Maria D´arc, professora, casada com o bancário Almiro Francisco de Castro, que trabalhou na agência local do Banco do Nordeste. Dona Helena era professora primária e exerceu o magistério em Juazeiro e Crato. O corpo está sendo velado em Fortaleza e depois virá para nossa cidade onde será sepultada amanhã no Cemitério do Socorro.
Faleceu Walter Junior
Faleceu ontem 21, aos 53 anos, em Sobral, CE, o conhecido radialista cearense Walter Júnior. Natural de Farias Brito, Walter veio morar em Juazeiro do Norte onde iniciou sua carreira de radialista como locutor propagandista de loja. Possuidor de voz possante, timbre forte, não tardou em ocupar os microfones das emissoras do Cariri, como Rádio Vale AM e Transcariri FM, mudando-se depois para Sobral onde atuou na Rádio Paraíso FM. Versátil como imitador, fez carreira como clone de Reginaldo Rossi e desde então passou a adotar o nome de Walter Rossi, como era mais conhecido ultimamente. Nessa nova função cantou e animou shows em várias partes do Brasil e até se apresentou no programa do Faustão, da TV Globo.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Um fato que nos comoveu - Nossa Mensagem de Quaresma
Véspera do início da quaresma, tempo de recolhimento, de penitência e doação. É a busca para uma mudança de vida, de refletir sobre os valores pregados por Jesus. E hoje, na missa de 6 h no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aconteceu um fato que chamou a atenção de todos os presentes. O celebrante padre Pereira fazia a leitura do Evangelho, escrito por Marcos 9,30-37, quando estava já finalizando a leitura que dizia o seguinte: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo.” Nesse momento aproximou-se do altar, uma menina de aproximadamente um ano e meio, ficou parada olhando o padre, demorou um pouco e logo em seguida buscou o colo da mãe. Ficou um tempinho sentada no colo da mãe, mas quando o padre iniciou a pregação do Evangelho que acabara de ler, a criancinha deixou o colo da mãe e ficou bem próxima do padre novamente. Todos admiraram a sua atitude tão espontânea. Era como se Jesus lhe pedisse para que testemunhasse a sua inocência, que nesse coraçãozinho não existe maldade, ganância e nem inveja, somente amor para dar e receber. O padre Pereira ficou emocionado e na Oração do Pai-Nosso pediu que sua mãe se aproximasse até ao altar para que rezassem juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou. A criancinha nos braços da mãe, segurou a mão do padre até o final da oração. Que este acontecimento que presenciei seja a nossa mensagem para este período quaresmal nos preparando para a grande festa que é a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
Tereza Neuma
Artista juazeirense é sucesso em Palmas
Juliana Maia, nascida em Juazeiro do Norte, filha de José Rolim e Dalva Maia, atualmente mora em Palmas, capital do Estado do Tocantins, cidade na qual está dando continuidade a sua vocação artística iniciada em sua terra natal, desde criança, tocando violão, cantando e compondo. Além de tocar nas noites de Palmas, em eventos diversos, mantém, paralelamente, vários cursos com profissionais da área. Gravou seu 1º CD Tempo de ouvir em 2006, e o 2º Voz e Violão em Outubro de 2007 Marcas. Juliana espera um dia voltar a Juazeiro para mostrar aos conterrâneos sua performance. O CD Barzinho mostrado na foto é seu disco promocional que tivemos o prazer de ouvir. Eis seus telefones de contato: (63)8468-8007 (63)8404-8066 e (63)3225-2022.
Assisti a performance da artista juazeirense no youtube onde estão alguns dos seus videos, clicando no link abaixo:
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Exposição DE NÃO ARTISTAS
Convidamos todas e todos para ocupar e vivenciar a exposição DE NÃO ARTISTAS, na exposição do Sesc de Juazeiro, dia 16/02, HOJE, às 19 horas.
Na oportunidade vamos trocar ideias, construir objetos, fotografar, filmar e brincar....
Venha ver participar de uma exposição na qual o artista é você! Uma exposição na qual você pode mexer!
Por favor ajude a divulgar....( Neste dia estaremos filmando a vivência para produzimos um documentário sobre o trabalho)
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Juazeiro do Norte ganha mais um grande investimento no ramo hoteleiro
Lançado o projeto que trata da construção do Bristol Golden Towers Hotel o qual funcionará na Avenida Plácido Castelo, 1755 (Bairro Lagoa Seca) em Juazeiro do Norte. A obra ficará por conta da Projec Construtora com previsão de término e inauguração para maio de 2015. A chegada de uma grande rede de hotéis demonstra que o desenvolvimento é uma realidade em Juazeiro, cidade polo da Região Metropolitana do Cariri e mais um contributo no seu processo de verticalização.
Com 238 apartamentos tipo flat, ele terá uma completa infra-estrutura para convenções, contando ainda com Business Center e serviços como restaurante, lojas de conveniência, auditório com 110 lugares e salão de festas. Os apartamentos terão dois modelos de plantas, sendo o Flat Estilo Stúdio, com área de 37, 66 m² e o Flat com Quartos tendo 49,70 m². O lançamento teve a participação de empresários, clientes e membros da imprensa regional.
A chegada do Bristol Golden Towers Hotel a Juazeiro é mais uma prova do crescimento econômico da Cidade que possui o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Ceará na ordem de R$ 2 bilhões. Isso ocorre pelo fato de se constituir um polo de grande relevância que atende municípios e estados vizinhos. Na verdade, empreendimentos desse porte mostram a consolidação do Cariri enquanto metrópole e Juazeiro que a cada dia desperta o interesse de novos investidores.
A iniciativa se constitui uma parceria da Projec com a Bristol Hotéis & Resorts. De acordo com um dos investidores, o empresário Gláucio Martins, o principal objetivo é atender a necessidade desse desenvolvimento. Segundo ele, a Bristol é reconhecida pela prestação de serviços refinados e de qualidade disposta a acolher parte dos que vem ao Cariri a lazer ou negócios. (Demontier Tenório)
Flagrantes do filme Sangue no sertão
O colega Sávio Cordeiro nos enviou o link que mostra flagrantes das filmagens de Sangue no sertão, filme sobre Padre Cícero, produzido por Antonio Bogaz. O video está na nossa VIDEOTECA e pode ser acessado no link correspondente. Confira e veja também outras novidades.
De Analuce de Macedo e Silva Caneca
A: Seu Arnóbio Barcelar Caneca
Homenagem de uma nora ao sogro não conhecido.
Vocês sabem quem foi Arnóbio Barcelar Caneca?
O prédio da Agência do BNB em Juazeiro do Norte recebe o seu nome. Homenagem merecida, pois seu Caneca, como era conhecido, dedicou sua vida ao banco. Ingressou no ano de 1954 e encerrou suas atividades ao falecer, no ano de 1975.
Eu, Analuce de Macêdo e Silva Caneca, não o conheci. Vou falar um pouco sobre ele através de relatos que escutei ao longo desses quase 40 anos. Sim, já se passaram 37 anos desde que ele nos deixou.
Sua honestidade e seu senso de humor, além do gosto de ajudar bastante às pessoas, eram suas marcas registradas.
Conta-se que em um belo dia, numa dessas cidades na qual foi gerente, mandaram entregar-lhe um presente: uma mala cheia de dinheiro. Da forma que recebeu mandou devolver, intacta, não sem antes dormir sua tão famosa soneca após o almoço!
Ganhava garrotes e convidava todos os seus funcionários para o BNB Clube, fazia uma homenagem pra todos dizendo que a festa era deles!
O seu senso de humor retrata-se através de um comunicado de seus funcionários da agência do BNB em Petrolina nos idos de 1965:
Os funcionários, após insistentes solicitações, alegando inclusive que a situação ia de encontro ao Capítulo V do Art. 160/167, da Lei do Trabalho, não logrando resultado, resolveram fazer novo pedido mas na base de respeitosa gozação:
“Ilustre chefe que estais na gerência
Exaltado seja o vosso nome,
Venha nós a vossa complacência, e
Seja feita a nossa vontade
Tanto aí fora como aqui dentro
A luz difusa como a do dia
Nos dai hoje e doravante.
Perdoai as nossas exigências
Assim como suportamos as lâmpadas cintilantes.
Não nos deixeis cair nas garras dos oculistas.
Livrai-nos de uma cegueira,
Amém”.
O então gerente Arnóbio Barcelar CANECA, de saudosa memória, deu o seguinte parecer:
“Ao Setor de Serviços, para providenciar, face parecer justo o pedido”.
Mas, ao invés de assinar o parecer, simplesmente rabiscou um desenho semelhante ao pedido:
Seu Caneca: onde o senhor estiver, saiba que não deixará de permanecer na memória daqueles que o conheceram, bem como daqueles que, como eu, não o conheceram, mas ainda assim aprenderam a admirá-lo.
As fotos abaixo mostram Seu Arnóbio em vários momentos sociais.
A autora da homenagem é bióloga, professora do Colégio Militar de Fortaleza.
NOTA DA REDAÇÃO: Esta seção foi criada para que os leitores prestem sua homenagem a pessoas amigas, familiares ou figuras históricas. Quem quiser ocupar o espaço é só enviar texto e fotos através do e-mail de contato: danielwalker@oi.com.br que teremos prazer em publicar. E é de graça.
Falecimento de Faísca, o Mago da tesoura
Faleceu em Juazeiro e será sepultado hoje o Sr. José Ribeiro, aos 98 anos, mais conhecido pelo apelido de Faísca. Quem passava pela Praça Padre Cícero nas décadas de 60 e 70 certamente vislumbrou alguns dos seus trabalhos, que eram verdadeiras obras de arte esculpidas a base de tesoura nos pés de benjamim. Aviões, hóstia, coelho, porco, aves etc. saíam da sua imaginação, tudo dentro dos ensinamentos que aprendeu do seu antecessor, Mestre Amorim. Faísca era uma espécie de Mago da tesoura. Ele é natural de Cajazeiras, veio morar em Juazeiro do Norte onde ingressou no serviço público municipal como vigia de praça, na administração do prefeito José Monteiro de Macedo, e ao morrer estava aposentado. Quando perguntavam sobre a razão do apelido, explicava: “É porque eu era muito ligeiro, feito faísca. Quando me procuravam num lugar eu já estava em outro”. Faísca era pessoa muito conhecida e querida. Eu e outros meninos que o conheceram na época de 60 e 70 guardam dele as melhores recordações. Abaixo, uma foto da Praça Padre Cícero na qual são vistos alguns pés de benjamim com desenhos esculpidos por ele. Uma obra de arte!
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Mais um filme sobre o fundador de Juazeiro: A última dor do Padre Cícero
O juazeirense Josmacelmo Geraldo que reside atualmente na Capital de São Paulo esta trabalhando para gravar um curta sobre os últimos dias do Padre Cícero. O curta visa levar ao conhecimento de todos os dias pelos quais ele sofreu de dores, traição ate o ultimo suspiro. Para o idealizador do projeto, se tudo der certo o filme sera inicializado no mês de setembro de 2012, e em março de 2013 haverá a estreia. Para tanto ele pretende contar com o apoio da secretaria de cultura do estado de São Paulo. Mais informações (11) 8336 3370) (Demontier Tenório).
Padre Cícero na Desciclopedia
Um leitor bastante irritado escreveu e-mail a nossa Redação pedindo providencias para tirar do ar o que ele viu sobre Padre Cícero no site:
pois considera um desrespeito ao fundador de Juazeiro. Mas praticamente nada se pode fazer, pois o site foi criado com a finalidade de escrever matérias debochadas sobre personalidades e lugares conhecidos mundialmente. É um clone ao contrário do site wikipedia que traz matérias sérias sobre as personalidades. Ninguém deve se espantar com esse tipo de gozação que impera na internet, pois por enquanto o que sai na internet está livre de punições legais severas devido à falte de jurisprudência formada. Quem se interessar em conhecer o site vai encontrar gozações também sobre Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e muitas figuras políticas até mesmo de nossa cidade. Quem são os autores das matérias é impossível saber. O melhor, então, é não dar atenção ou rir, se for o caso. Quanto ao Padre Cícero ele é e será sempre um nome polêmico, alvo das maldades e das atenções do povo. Para nós ele é e será sempre o grande benfeitor de Juazeiro. Viva Meu Padim!
sábado, 11 de fevereiro de 2012
CONVITE MISSA 1 ANO
A família de Francisco de ASSIS FERREIRA dos Santos (CRONISTA JORNAL FOLHA DA MANHÃ), convida todos os seus familiares e amigos para se fazerem presentes à Missa de 1 ANO de falecimento, que será celebrada no dia 13/02/2012, às 12:00, na IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (IGREJA DOS SALESIANOS).
MARIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
LEONARDO OLIVEIRA SANTOS
ANDRÉ OLIVEIRA SANTOS
JULIANO OLIVEIRA SANTOS
LUCAS OLIVEIRA SANTOS
ATENCIOSAMENTE
A FAMÍLIA
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
CONVITE MISSA DE SÉTIMO DIA
A FAMÍLIA DE PEDRO ANDERSON GOMES PAIVA, AINDA CONSTERNADA COM O SEU TRÁGIGO DESAPARECIMENTO CONVIDA DEMAIS PARENTES E AMIGOS PARA A MISSA DE SÉTIMO DIA EM SUFRÁGIO DE SUA ALMA. SERÁ NESTE SÁBADO, DIA 11 DE FEVEREIRO, ÀS 14H30MIN NA IGREJA DO MENINO JESUS DE PRAGA, NO BAIRRO NOVO JUAZEIRO. POR OPORTUNO, A FAMÍLIA AGRADECE ÀS INÚMERAS MANIFESTAÇÕES DE SOLIDARIEDADE NESSE MOMENTO DE DOR, BEM COMO, E ANTECIPADAMENTE, ÀS PRESENÇAS NA MISSA PELA ALMA DE PEDRO ANDERSON, O PEDRINHO.
Falecimento de dona Sevi
Faleceu ontem às 22 h, em sua residência em Juazeiro do Norte, Dona Sevi do Carmo Sousa, mãe do radialista e ex-vereador Aguinaldo Carlos de Sousa. Ela morreu perto de completar 88 anos e estava aposentada como servidora pública lotada na Câmara Municipal desta cidade. O corpo está sendo velado na Afagu, onde será celebrada missa às 16h, e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério do Socorro. Dona Sevi morava em Juazeiro desde 1956 e era pessoa bastante conceituada em nossa cidade.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Fio Maravilha fez
um gol no amistoso
Juazeiro (Wilton Bezerra, da Sucursal) — Fio Maravilha foi a maior atração do amistoso de domingo passado em Juazeiro, quando o Icasa derrotou o Guarani por 2x0 no estádio Olímpico Mauro Sampaio. O atleta que defendeu o Flamengo do Rio atuou uma fase no Icasa e outra no Guarani, tendo sido bastante aplaudido pelo público. Os gois do Icasa foram feitos por Fio na primeira fase e Zé Roberto na segunda. O juiz foi José Maria Pereira e a renda passou dos 11 mil cruzeiros. Os dois quadros formaram assim: Icasa — Zé António. Alexandre, Dida, Fernando Tenório e Catolé. Zé Nilton (Zé Iran) e Jeová. Nino Zé Raimundo, Fio Maravilha (Zé Roberto) e Bodó. Guarani de Juazeiro — Jurandir, Edinho, Lima, Duda e Tião. Nicassio (Manoel) e Mário Sergio. Roberval, Bosco (Fio Maravilha), Amilton e Israel. Fio retornou ontem a Guanabara, depois de receber as homenagens dos desportistas juazeirenses.
COMENTÁRIO: Esta notícia fala sobre a presença do grande craque do futebol brasileiro, Fio Maravilha, em Juazeiro do Norte. A nota foi publicada na edição do dia 29 de outubro de 1974 do jornal tribuna do Ceará e enviada por seu correspondente local, Wilton Bezerra.
Roteiro da Fé: obras iniciadas
Os juazeirenses lançaram um último olhar sobre o modelo atual da Praça Monsenhor Juviniano Barreto em frente ao Santuário de Francisco. É que a mesma vai ganhar uma nova cara com a construção do Roteiro da Fé, cujas obras começaram nesta terça-feira por àquele logradouro. O primeiro passo foi o isolamento da chamada Praça dos Franciscanos por funcionários da Construtora Borges Carneiro Ltda. Segundo o prefeito as obras deverão estar concluídas em um prazo de 150 dias e, portanto, poderão ser inauguradas na Romaria de Setembro. O isolamento da praça para a devida requalificação já vinha sendo avisado nas liturgias pelo Frei Raimundo Barbosa Filho. O projeto contempla o logradouro com novos piso, bancos, iluminação, jardinagem e pedestal para a estátua de Frei Damião. Tudo isso dentro de um bonito e moderno desenho. (Texto e foto de Demontier Tenório)
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Viva o Príncipe!
Há muito tempo estávamos a procura dessa foto do nosso saudoso Príncipe Ribamar da Beira Fresca em seu traje de realeza. Já havíamos publicado outras fotos dele no Juaonline, mas nenhuma desse jeito e colorida. Quem nos presenteou com esta relíquia histórica foi Marconi Edison Pereira Carneiro hoje radicado em Salvador, casado com a juazeirense Célia Pita, filha de seu Ivo Pita, um dos mais conhecidos ourives de nossa cidade, já falecido. A foto que ele nos mandou foi digitalizada a partir de um slide já bastante castigado pelo tempo, mas conseguimos dá uma melhorada. As gerações atuais não conheceram o Príncipe Ribamar, mas quem viveu na época dele, principalmente nos anos 60 e 70 dele deve guardar boas recordações. Em épocas de festas cívicas, como o desfile de 7 de Setembro, ele era figura de destaque com sua roupa de gala no palanque das autoridades. Em seus delírios de grandeza apresentava-se e se comportava como se fosse um príncipe de verdade e, como tal, era tratado e respeitado pela população juazeirense que nunca o maltratou moralmente. Todo mundo gostava do Príncipe. Ele era uma figura folclórica e ao mesmo tempo histórica, foi homenageado com música pelo compositor e cantor juazeirense Luis Fidélis e tem em nossa cidade uma rua com o seu nome, no Bairro Carité.
Viva o Príncipe!
No mesmo pacote enviado com a foto do Príncipe Ribamar nosso amigo Marconi também mandou outras interessantes, como as mostradas abaixo em que se vê a atual governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, sobrinha de Jaime Escossia, que morou em Juazeiro, funcionário do Banco do Brasil, casado com Cecília Pita (filha do Sr. Ivo Pita). Segundo informações prestadas por Marconi, a governadora pelos laços de amizade com a família Pita costumava (quando jovem) passar férias em Juazeiro e numa dessas ocasiões as fotos mostradas abaixo foram clicadas.
1. Em pé, E/D: Antônio Roberto Pita (Bertinho), Auxiliadora (amiga de Rosalba) e Rosalba. Agachados na mesma ordem: Célia Pita, Marconi e Sávio Pereira. 2. Rosalba e Célia. A primeira foto foi clicada no Horto. 3. A governadora do RN atualmente.
Romaria... por Elias Oliveira Ferreira da Silva
“Cada romaria a Juazeiro tem a sua preferência, mas em todas elas se reúnem os três sentidos do povo romeiro: - a Dor, a Festa e a Luz.” (Oswaldo Barroso)
A romaria de Juazeiro atravessa o caminho da dor, do pranto, da luz e da alegria, aleluia do Cristo ressuscitado. Vence o túnel, chega as Candeias espirituais que uma vez recebemos, para conservar acesa no dia do Nosso Batismo.
Os romeiros de Juazeiro são homens e mulheres cheios de fé, pelo menos daquela mulher do povo que pensava e cria, a partir do toque na fímbria do manto de Jesus. Ressalta-se a Fé, mas, é, sobretudo de esperança que vive o romeiro, a respeito de tudo e de todos. A grandeza, o específico dos romeiros é esperar. Confiar que Deus é Pai, não os abandona. Que é providente, não os deixa órfãos. Que os ama e o quer felizes.
A romaria é uma oração na esteira do caminho de, para um lugar. Só há romaria se você “deixa”, se você rompe, se você sai de. Não sair por sair, isto é fuga, mas sair para alcançar uma benção. A fé é um caminhar com Deus. O que vão ver estes romeiros em Juazeiro? A curiosidade é pouco pastoral, enciumada de apreensões. Esquecem-se muitos que, na Gênese do povo de Deus, está a marca da peregrinação.
Hoje uma atenção demorada descobre a preocupação do romeiro, na travessia do Nordeste de estar sendo guiado, conduzido pela mão divina. As romarias podem e devem acontecer numa “ascese” no caminho. Jesus Cristo assumiu magistralmente, a condição de peregrino. Não quis ater-se o único espaço. Saiu. Partia sempre e o povo acompanhava, convida para segui-lo. E os convidados arriscam tudo para acompanhá-lo.
A espiritualidade da estrada convida ao encontro da aventura, por isso agrada os jovens que experimentam o sabor da liberdade. Quanto jovens, hoje, num caminhão de romeiros a Juazeiro? Aceitam provar. Acha bom a comunhão, conhecer realidades diferentes que se distanciam do quotidiano deles.
O romeiro celebra. Faz a Festa. Quando chora é choro mesclado. Juntam-se lágrimas e suor, emoção e dor. Pisam o lugar sagrado. Buscam em Juazeiro, o que um peregrino vai pedir no Santuário – o que a Igreja lhe deve dar. A palavra de Deus, os sacramentos de Cristo.
O mais belo na vida do romeiro é sua condição de efêmero. Só Deus é Eterno.
Elias Oliveira Ferreira da Silva
Romeiro do Pe.Cícero e aluno do 4 ano de teologia ( Cesmac- Arquidiocese de Maceió)
Dados da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. 02/02/2012.
Alagoas: 12.823 romeiros;
Pernambuco: 6.164;
Rio Grande do Norte: 3.736;
Paraíba: 1.431
Sergipe: 570;
Piauí: 448;
Ceará: 145;
Maranhão: 80;
Bahia: 62
São Paulo: 12
Rio Grande do Sul: 02 (Dom Zeno e Pe.Léo)
Total Geral: 25.471 Romeiros.
Fonte: Sala Informação Romeiro da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.
Programa de Padre Reginaldo Mazontti homenageia Pe. Cícero
O Evangeliza Show do Padre Reginaldo Manzontti de hoje fez uma homenagem ao Padre Cícero e ao povo do nordeste brasileiro. Para falar sobre o assunto, ele entrevistou o professor e especialista Renato Casimiro, pesquisador da história de Juazeiro do Norte e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Renato mostrou curiosidades, documentos e fatos inusitados sobre a vida do Padre Cícero Romão Batista. O programa pela riqueza de conteúdo foi uma grande homenagem ao fundador de Juazeiro e uma excelente divulgação de nossa cidade. O cenário do programa estava caracterizado com objetos sobre o homenageado. O Evangelizar Show é apresentado pela TV Século 21. Abaixo são mostradas algumas fotos
Assista ao programa no link: http://www.youtube.com/watch?v=i5_uCw6iACg&feature=share
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Como localizar postagens antigas
Alguns leitores enviaram e-mail à Redação perguntando se é possível localizar postagens antigas do blog. Pode, sim, e este serviço já está disponível há muito tempo. Na parte superior do blog, à esquerda, existe uma janela em branco contendo a figura de uma lupa. Para localizar postagem antiga basta digitar o nome da postagem ou uma palavra-chave na janela em branco e clicar na lupa e a postagem aparece. Se ela foi a primeira postagem do dia aparecerá em primeiro lugar; se não foi, faça rolagem da página até encontrá-la.
Os Melhores do Rádio Juazeirense em 1969
O jornal folha de Juazeiro através do seu colunista JOMAR (pseudônimo de Maurício Xavier) escolheu os Melhores do Rádio Juazeirense em 1969 e circulou em edição especial com farta matéria sobre o assunto. Essa edição histórica é relembrada hoje no nosso blog especial que trata dos acontecimentos que marcaram época em nossa cidade nos inesquecíveis Anos 60. Confira a matéria clicando no link abaixo:
www.juazeiroanos60.blogspot.com
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Imagens da Procissão das Candeias
Terminou há pouco a procissão de Nossa Senhora das Candeias. Este evento anual encerra o ciclo das três grandes romarias de Juazeiro do Norte que se inicia em setembro. Abaixo mostramos alguns flagrantes fotográficos captados pela nossa câmera e também pela câmera de nossa colaboradora Pautília Ferraz (que captou imagens noturnas).
Falecimento de Afonso Campos
Faleceu hoje, aos 74 anos, em Juazeiro o Sr. Afonso Campos. Ele era pessoa bastante conhecida em nossa cidade, torcedor entusiasta do Vasco e do Icasa, times que lhe proporcionavam momentos de muita euforia, quando ganhava, e muita consternação, quando perdia. Aposentado como servidor público do INSS, gostava de ocupar parte do seu tempo jogando dominó (sem apostar) com amigos na calçada de um prédio na Rua São Pedro, conforme mostra a foto abaixo captada pela nossa câmera. No dia 18 de junho do ano passado ele comemorou festivamente suas bodas de ouro de casamento com dona Francisquinha, com quem teve quatro filhos, evento que foi notícia neste jornal eletrônico. O velório está acontecendo na residência onde ocorreu o óbito, na Rua Santa Rosa, 917, e o sepultamente será manhã, às 9 h no Cemitério do Socorro.
Seu Afonso (de camisa branca) descontraidamente jogando dominó com amigos.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
No ano em que se comemora o Centenário de Jorge Amado (10-08-2012), vários livros serão lançados na Academia de Letras de Ilhéus. Escritores da Bahia e de outros estados estão sendo esperados até agosto, entre eles Dr. Geraldo Menezes Barbosa, de Juazeiro do Norte, que lançará “A UM SOPRO DO INFINITO”. O livro conta a história verídica de uma senhora paranormal que reside em Juazeiro, conhecida popularmente como Maria Raios X.
Três danças
A Associação Dança Cariri, através do Prêmio Klauss Vianna 2010 de Dança da FUNARTE, convida para o espetáculo TRÊS DANÇAS nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2012 ás 20h no Teatro Patativa do Assaré SESC -Juazeiro do Norte/CE.
O espetáculo é resultado do projeto Três Danças- processos coreográficos - Ceará - Dança - Brasil, que proporcionou a montagem de três trabalhos inéditos dos coreógrafos Aline Valim (PR), Erik Breno(PB) e Sueli Guerra(RJ) com elenco e produção caririense, sendo mais uma ação de fomento e produção da dança cênica nesta região, através dessa Entidade.
Chamas da Fé
Ninguém sabe a data exata do início da Romaria das Candeias em Juazeiro do Norte. Segundo contam os biógrafos do Padre Cícero tudo começou quando um romeiro veio a Juazeiro e foi pedir orientação. Como ele disse que era artesão, então o padre pediu que ele ficasse aqui e fizesse candeeiro. O romeiro seguiu o conselho, começou a fabricar, mas nada de vender. Sua produção já estava muito grande e ele foi informar a Padre Cícero, pois tinha feito muito candeeiro, contudo, não havia conseguido vender nenhum. O padre disse que ele continuasse a fazer e não se preocupasse. Depois de algum tempo, numa de suas pregações aos romeiros e moradores do povoado, Padre Cícero pediu que todos comprassem candeeiro para fazer uma bonita procissão das Candeias. E assim o artesão vendeu tudo.
Histórias e lendas fazem parte da rica cultura popular desta cidade. De concreto sabemos que atualmente as Candeias se constituem numa das três grandes romarias, ao lado da Padroeira e de Finados. São milhares de pessoas oriundas de todo o Nordeste, as quais percorrem centenas de quilômetros espontaneamente, todas motivadas em pisar neste solo considerado sagrado e obter ou agradecer as bênçãos de seu padrinho. O ponto alto da Romaria das Candeias é sua procissão de velas, verdadeiro espetáculo da fé, a mais pura manifestação popular, apoteose de luzes a qual traduz todo o misticismo e devoção desta nação romeira.
Na procissão de velas cada chama representa uma esperança, seja por tempos chuvosos com consequente boa colheita, seja por dias melhores com menos violência, ou mesmo por um pedido particular de cura. São as chamas da fé deste povo simples e humilde, mas que em conjunto simboliza este gigante Juazeiro do Norte.
Também durante a procissão podemos ouvir a canção popular das romarias, marca registrada de Juazeiro, a qual é entoada pela multidão num coral emocionante. Canção que também ganhou o mundo através do filme Central do Brasil.
Ninguém poderia imaginar que um milagre protagonizado por uma costureira negra e pobre, a beata Maria de Araújo, e por um padre de um pequeno vilarejo fosse estopim de tamanha manifestação popular, que muitos tentam explicar, mas poucos obtêm êxito.
Não há explicação, é tudo sentimento. É ouvir a multidão cantar os versos “Bendita e louvada seja a luz” e “Nos caminhos de Juazeiro nunca ninguém se perdeu” e apenas se emocionar. Esta é a essência. Isto é Juazeiro do Norte.
*Texto elaborado com a colaboração do historiador Daniel Walker.
Assinar:
Postagens (Atom)