terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prefeito anuncia licitação do teleférico durante assinatura do Roteiro da Fé

O prefeito Dr. Santana agendou para o dia 27 de fevereiro, a concorrência pública visando à implantação do teleférico entre o Centro de Apoio aos Romeiros e a Colina do Horto, onde se encontra erguida a estátua de Padre Cícero. O anuncio foi feito por ocasião da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construir o Roteiro da Fé, pelo Secretário das Cidades, Camilo Santana, em nome do governador Cid Gomes. O ato se deu no altar mor da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, na noite desta segunda-feira, logo após missa celebrada pelo bispo dom Fernando Panico. O Roteiro da Fé compreende uma delimitação das áreas dos romeiros, além de novos projetos de sinalização, drenagem, valorização do patrimônio histórico e cultural de Juazeiro e a requalificação urbana. O projeto nasce em um portal da Basílica, seguindo pelas ruas do Brejo, São José e Cruzeiro na direção do complexo Memorial/Capela do Socorro. Praças como as dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel serão igualmente requalificadas. Além das placas de sinalização, o projeto inclui placas com os ensinamentos do Padre Cícero, como também, dos preceitos ecológicos. Sobre o Centro Multifuncional, Camilo Santana garantiu que a inauguração deve acontecer entre os meses de abril e maio próximos. O prefeito Santana foi o primeiro a falar e já havia mencionado essa obra, além do Estacionamento dos Romeiros, a Praça do Marco Zero cuja construção começa em março e o futuro centro de saúde nas imediações para, como disse, nunca mais improvisar atendimento ao romeiro. (Demontier Tenório. Foto de João Carlos Menezes)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Festa das Candeias

PROGRAMAÇÃO
Dia 29 de Janeiro - Domingo 19:00h - (Praça do Romeiro) - Missa de Abertura da Romaria 2O:00h - (Praça do Romeiro) • Show do Chapéu
Dia 30 de Janeiro - Segunda-feira 05:00h - (Basílica) - Ofício de Nossa Senhora 06:00h - (Basílica) - Missa 07:00h - (Socorro) - Missa 09:00h - (Basílica) - Missa 10:00h - (Capela da Adoração) - Batismo 10:00h - (Socorro) - Missa 12:00h   (Basílica) - Reza da Coroa das Dores, Maria Valei-me e Benção do Santíssimo 15:00h - Reunião com os romeiros no Círculo Operário São José 15:30h - (Socorro) - Missa 16:00h  (Basílica) - Missa 17:00h - (Socorro) - Missa 19:00h - (Praça do Romeiro) - Pregação, Adoração ao Santíssimo e Benção 20:00h - (Praça do Romeiro) - Show do Chapéu
Dia 31 de Janeiro - Terça-feira
05:00h - (Basílica) - Oficio de Nossa Senhora
06:00h - (Basílica) - Missa
07:00h  (Socorro) Missa
09:00h   (Basílica)   Missa das Crianças
Romeiras
10:00h   (Capela da Adoração) - Batismo
10:00h - (Socorro) - Missa
12:00h - (Basílica) - Reza da Coroa das
Dores, Maria valei-me e Benção do Santíssimo
15:00h - Reunião com os romeiros no Círculo
Operário São José
15:30h  (Socorro) - Missa
16:00h - (Basílica) - Missa
17:00h - (Socorro) Missa
19:00h  (Praça do Romeiro) Pregação,
Adoração ao Santíssimo e Benção
20:00h - (Praça do Romeiro) - Show do Chapéu
Dia 01 de Fevereiro -Quarta-feira 05:00h - (Basílica) - Ofício de Nossa Senhora 06:00h - (Basílica) - Missa 07:00h - (Socorro) Missa 09:00h - (Basílica) - Missa da Juventude Romeira
10:00h - (Capela da Adoração) Batismo 10:00h - (Socorro) - Missa 12:00h - (Basílica) - Reza da Coroa das Dores, Maria Valei-me e Benção do Santíssima 15:00h - Reunião com os romeiros no Circulo Operário São José 15:30h - (Socorro) - Missa 16:00h - (Basílica) - Missa 17:00h - (Socorro) Missa 19:00h - (Praça do Romeiro) Pregação, Adoração ao Santíssimo e Benção 20:00h (Praça do Romeiro)- Show do Chapéu
Dia 02 de Fevereiro - Quinta-feira
05:00h - (Basílica) - Oficio de Nossa Senhora
06:00h  (Basilica) Missa
07:00h - (Socorro) - Missa
09:00h - (Basílica! - Missa
10:00h  (Capela da Adoração) Batismo
10:00h - (Socorro) - Missa
12:00h - (Basílica) - Benção e Despedida dos Romeiros
16:00h - (Praça do Socorro) - Missa 17:30h - (Socorro)  Procissão das Candeias
(Ruas: Santa Luzia, São Pedro até a Basílica) 18:30h (Praça do Romeiro) - Liturgia de Encerramento
"Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz" (OE, n. V).

sábado, 28 de janeiro de 2012

Juazeiro não para de crescer

Houve um tempo em que se um juazeirense quisesse comprar um carro teria que se deslocar até a cidade do Crato, pois aqui não exista concessionárias de automóveis. Hoje a realidade é completamente diferente, pois em Juazeiro do Norte existem praticamente concessionárias das principais montadoras do mundo, conforme mostram as fotos abaixo. E este mercado não para de crescer, podendo se esperar para um futuro muito breve  a implantação de outras marcas. A maioria das concessionárias está localiza ao longo da Av. Padre Cícero. Juazeiro do Norte está num ritmo de desenvolvimento que contrariou as expectativas mais otimistas.  





JUAZEIRO TERÁ ESCOLA DE ENGENHARIA OPERACIONAL

Juazeiro do Norte — (Do correspondente Da­niel Walker) — O reitor Martins Filho, da Universidade Federal do Ceará,  disse aos jor­nalistas desta cidade que entrará em funcionamen­to no próximo ano a Escola de Engenharia Operacio­nal de Juazeiro. A notícia foi recebida com muita sa­tisfação pelo povo e está repercutindo em todo o Ca­riri. Sobre a instalação de faculdades de Direito e Agronomia na cidade de Crato, assinalou que é im­possível, pois a primeira não oferece maiores possi­bilidades de emprego para os seus titulados e, a se­gunda, acarreta muita despesa. Além do mais, ambas, já funcionam em Fortaleza.

NOTA DO EDITOR: Esta notícia foi publicada na primeira página do jornal O POVO de Fortaleza, no dia 17 de maio de 1965 e mostra o retrato fiel de como o Cariri era tratado naquele tempo. Quatro décadas depois  a realidade é outra, completamente diferente, pois no Cariri funcionam duas faculdades de Direito, sendo uma em Crato, na URCA, e outra em Juazeiro, na FAP, e brevemente será aberto o curso de Direito da Faculdade Leão Sampaio. E o curso de Agronomia que a UFC não pôde criar na década de 60 já está em funcionamento há alguns anos no campus de Juazeiro da própria UFC. O Curso de Engenharia Operacional foi criado em Juazeiro pela Universidade Estadual do Ceará e não pela Universidade Federal do Ceará, e hoje pertence à URCA mas transformado em curso de Engenharia de Produção. Na década de 60 era muito difícil a criação de cursos superiores no Cariri, porém hoje tudo está mais fácil porque a região como um todo cresceu de forma imprevisível. E agora já se pode pensar grande.   

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Outra ação de vandalismo contra Padre Cícero: Romeiros cobram do poder municipal reforma da praça Padre Cícero

Ontem publicamos uma notícia sobre a destruição da estátua de Padre Cícero na Praça do Meio do Mundo, hoje publicamos uma notícia sobre o mesmo assunto, só que desta vez numa cidade alagoana. Leia a matéria:

"Os Romeiros do Padre Cícero em Joaquim Gomes (AL) estiveram na sede da prefeitura municipal de Joaquim Gomes, na manhã desta quinta-feira (26), para cobrar do município da reforma da praça Padre Cícero e a compra de uma nova estátua.

O monumento ao Padre Cícero sofre com a ação de vândalos que depredam tanto a estátua existente no local, quando a estrutura da praça como os bancos que foram totalmente destruídos.

Na ocasião a vice-prefeita Ana Genilda, disse que vai junto com o prefeito Antônio de Araújo Barros, resolver o problema, ela complementou dizendo que vai conversar com o setor de obras para que no próximo mês já venha dar uma solução ao problema".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estátua de Padre Cícero volta a ser depredada na Praça do Meio do Mundo

A estátua do Padre Cícero localizada na Praça do Meio do Mundo vem sendo depredada reiteradamente, em face de uma possivel ação de cunho fanática, de alguém que certamente tem ojeriza a imagens de santos católicos. A depredação acontece há mais de 10 anos, desde que a imagem foi erguida naquela Praça. Repetidas vezes a estátua é reformada, mas, a ação destruidora como indícios de fanatismo religioso, geralmente volta a decepar a cabeça da imagem.
A atitude quem vem sendo repetida ao longo dos anos tem sinais evidentes de intolerância religiosa que precisa ser repudiada.

Praça do Meio do Mundo

A "Praça do Meio do Mundo", conforme consta no cadastro rodoviário nacional, situa-se na interseção da BR-230 com a BR-412 que segue para Monteiro onde intercepta a BR-110.
O engenheiro-civil aposentado do então DNER, Mário Carneiro da Costa, idealizador e construtor da praça, conta como tudo aconteceu, em seu livro "Trajetória de um Sonho". Mesmo no raciocínio matemático mais puro, restará uma nesga de mistério. Afinal, os números são infinitos...

"O Brasil estava na fase maior do rodoviarismo até então, - conta o autor - e nas interseções das principais estradas projetava-se algo de diferente. E projetou-se uma praça na interseção daquelas BRs no local então conhecido por Farinha, a 30 km de Campina Grande. A região toda é repleta de curiosidades e, entre elas, a de um dique geológico granítico com surpreendente orientação no sentido norte-sul e cuja formação rochosa é na região conhecida por "muralha do meio do mundo". Dada a proximidade da muralha com a praça, 60 Km aproximadamente, veio-nos a idéia de denominá-la de Praça do Meio do Mundo".


Pouco mais tarde - continua - o DNER construiu ali, em alvenaria de blocos de pedra, um tronco de pirâmide de base quadrangular cujas faces ficaram perpendiculares aos pontos cardeais. Tempos depois, uma estátua do Padre Cícero foi doada pelo Estado do Ceará ao Estado da Paraíba.



Ivanilson Gouveia

Fonte: A União

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Novidade!

Introduzimos um novo recurso neste blog e agora você pode traduzir o conteúdo para dezenas de idiomas. Basta clicar no link TRADUZIR ESTE BLOG que se encontra no MENU à esquerda e escolher o idioma. Assim se você tem um amigo no exterior que não ler português indique nosso blog e ele o lerá no seu próprio idioma.  

Grupo de 50 fiéis mineiros virá a Juazeiro sob a liderança do padre Ernesto de Freitas

    
Um grupo formado por 50 fiéis do município de Fronteira dos Vales (MG) estará chegando a Juazeiro do Norte na próxima segunda-feira, dia 30, a fim de vivenciar de perto a Romaria das Candeias. A comitiva é liderada pelo padre Ernesto de Freitas (foto ao lado) da Paróquia de São José e permanecerá na Terra de Padre Cícero até o dia 2 de fevereiro quando termina a festa religiosa. Fronteira conta com população de 5 mil habitantes e fica situada a uma distância de 780 km para a capital Belo Horizonte. A iniciativa já tem a ver com os preparativos para o XIII Encontro de Comunidades Eclesiais de Base programado para 2014 na região do Cariri. A Secretaria de Turismo e Romaria está traçando um roteiro para ser obedecido pelo grupo em Juazeiro, segundo adiantou o titular da SETUR, José Carlos dos Santos. Ele disse mais que o prefeito Manoel Santana está garantindo o apoio logístico aos visitantes. Um deles é a cessão da Escola Padre Cícero para o alojamento destes. Outra informação da SETUR é que o Governo do Estado está junto da Prefeitura de Juazeiro no sentido de garantir a estrutura para a festa de Nossa Senhora das Candeias que começa neste domingo. Um dos apoios é na sonorização das liturgias e aumento do efetivo militar, inclusive com o Helicóptero da PM a fim de garantir a segurança dos romeiros que virão participar das festividades que culminam com a tradicional Procissão das Velas no início da noite do dia 2 de fevereiro. (Demontier Tenório)

Igrejas investem para agradar aos fiéis

As igrejas católicas de Juazeiro estão investindo muito para agradar aos fiéis. Cada qual a seu jeito e dentro do que comportam as finanças está implantando atrações que visam a melhorar os seus trabalhos litúrgicos e também no segmento turístico para aumentar a visitação. Os Franciscanos inauguraram uma bonita Via Sacra; os Salesianos construíram o Jardim Salesiano e a Basílica de Nossa Senhora das Dores está construindo uma praça para os romeiros, inclusive com banheiros públicos. Estes são alguns exemplos como mostram as fotos abaixo. E tem de ser assim mesmo, pois as igrejas evangélicas também estão investindo com o mesmo objetivo. Sinal dos tempos modernos. Antigamente a concorrência era apenas no setor comercial, agora está também no setor religioso.   

Exposição de não artistas será aberta amanhã

Público é incentivado a levar câmera fotográfica e filmadora para fazer extensão da exposição para espaço virtual.

Quem disse que arte é coisa para artista? Essa é a provocação da Exposição “De não artistas” que terá início nesta quinta-feira, dia 26, na Galeria de Artes do SESC Juazeiro do Norte , a partir das 19h00.
A exposição deverá ser marcada pela irreverência e a participação do público e consistirá de objetos e trabalhos interativos, além da exibição de vídeos sobre performances e intervenções urbanas realizados com alunos de escolas públicas do Crato, através do Laboratório de Estudos, Vivenciais e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea. Além desses trabalhos terá uma espécie de atelier aberto em que o público poderá criar, montar, dançar, escrever, desenhar, etc. Outra característica é a extensão da exposição para o espaço virtual, tendo em vista que as pessoas estarão sendo instigadas a registrar e disponibilizar fotografias e filmagens na internet.
A exposição “De não artistas” é uma proposta do Coletivo Camaradas que ao longo dos anos vem desenvolvendo trabalhos artísticos e estéticos com esse caráter de inclusão e interação do grande público. “Não pretendemos fazer arte para os artistas, pois esse já tem acesso a arte. Queremos fazer arte com e para o povo”, acrescenta o integrante do Coletivo, Ricardo Alves.

Falecimento de João Filho

Faleceu ontem, 24,  em Fortaleza, João Rodrigues Alves Filho (mais conhecido como João Filho), um dos oito filhos do casal João Alves (falecido) e Miriam, de tradição na sociedade juazeirense. Ele faleceu em decorrência de uma cirurgia para transplante de fígado à qual não resistiu. Seu sepultamente ocorrerá hoje em Juazeiro do Norte, onde o corpo está sendo velado no Velório da Afagu. Ao meio dia o corpo estará na Igreja Cristã Maranata, na Rua São Francisco, onde haverá culto antes do sepultamente no jazigo da família no Cemitério do Socorro. (Foto enviada por João Carlos Menezes, primo do falecido)   

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ordem para construir “Roteiro da Fé” será assinada segunda-feira

    O Governo do Estado e a Prefeitura de Juazeiro do Norte agendaram para as 20 horas da próxima segunda-feira, dia 30, a assinatura da ordem de serviço com vistas à construção do Roteiro da Fé. A solenidade foi marcada para a Praça dos Romeiros em meio a festa de Nossa Senhora das Candeias que começa neste domingo. A informação foi dada pelo prefeito Manoel Santana adiantando que a obra vai garantir melhor infraestrutura na interligação dos principais locais de visitação em Juazeiro.
     O projeto está orçado em R$ 6 milhões e nasce na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, passando pelo Museu da Rua São José, Memorial Padre Cícero e Capela do Socorro. Na seqüência da ligação dos pontos estrategicamente visitados pelos romeiros, ocorre a requalificação de espaços como praças circundando a Igreja dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel. Trata-se de uma parceria do Estado com empréstimo do Banco Mundial e, também, a Prefeitura de Juazeiro.
    Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, a primeira etapa do projeto custará cerca de R$ 2 milhões, que serão empregados na construção de um calçadão entre a Basílica, ruas do Brejo, São José e Cruzeiro. Também será requalificada toda a área no entorno da Capela do Socorro, envolvendo desde a Praça do Memorial. (Demontier Tenório)

Juazeiro e Padre Cícero em Londres

Nosso amigo Jussier Pereira encontrou no YouTube e nos enviou o link de um video filmado em Londres no qual  Rogério Araújo e Marrom Tattoo encontram bicicleta com fitas de Juazeiro do Norte e Padre Cícero em Londres, e mostram artista de rua tocando Bob Marley,LIFE IS A PARTY.
Juazeiro é um mundo! Assista ao video no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=O7FuQZCWLnk

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Juazeiro Anos 60

Veja no blog www.juazeiroanos60.blogspot.com
fotos históricos do conjunto Os Barulhentos enviadas por Paulo Machado.

Xilógrafo juazeirense participa de Feira de Artesanato em Natal

O xilógrafo juazeirense José Lourenço está participando da 17ª Feira de Artesanato de Natal, RN, que será encerrada no próximo dia 29. Ele representa a Associação Lira Nordestina com produtos ilustrados com xilogravuras, como sandálias e cerâmicas, e cordéis. “Esta é a décima vez que participamos da feira, sempre bastante proveitosa. Nossos produtos são muito bem aceitos e as vendas, boas. É muito importante começarmos o ano dessa forma, conquistando novos clientes”, afirmou ele à Agência Sebrae de Notícias. O evento agrega em um único espaço artesanato nacional e internacional, gastronomia e entretenimento. São 385 estandes e 2.630 artesãos, numa área de 7,5 mil m² do Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. A estimativa dos organizadores é de que a feira gere negócios da ordem de R$ 7 milhões. 

Cidade de Juazeiro será homenageada em Paris

Segundo nos informa João Carlos Menezes, Juazeiro do Norte será homenageada em Paris pelos expressivos avanços obtidos no IDH medido nos últimos anos. A informação está contida na carta transcrita abaixo, recebida pelo Prefeito Manuel Santana:

Paris, França, 02 de janeiro de 2011
 Ilimo. Sr. Prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Raimundo de Santana Neto

Temos a grata satisfação de informar que a Comissão Municipalista do Institut Castro Alves de Paris decidiu homenagear a cidade de Juazeiro do Norte pelos expressivos avanços obtidos no índice de Desenvolvimento Humano medido nos último anos. A homenagem acontecerá durante o seminário anual da instituição, para o qual convidamos V.Sa. a fazer uma exposição a propósito da atuação à frente de tão importante função.
No sentido de possibilitar a troca de experiências entre gestores públicos estaremos realizando dias 24, 25 e 26 de fevereiro/2012, em período que coincide com dias vazios da semana do carnaval brasileiro, o seminário A Cidade e o Mundo Encontro de Administradores Públicos França-Brasil, em Suresnes e Paris.
Paris é a cidade mais visitada do mundo, patrimônio universal de cultura e riqueza  humana, vitrine para o turismo e negócios, capital da humanidade e da preservação da memória humana, devido aos seus museus e centros culturais.
Juazeiro do Norte é igualmente rica em diversidade humana e crescimento, ponto de apoio para a exploração sustentável do turismo em diversas direções. Tem a vocação natural para contatos com o exterior e o enriquecimento com diversidade de outros países. E deve ter a memória preservada através de Museus e centros culturais, no qual pode colaborar a experiência da cidade que mais se destaca neste quesito no mundo.
Maiores informações através do e-mail institutcastroalves@gmaiI.com As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2012,
Solicitamos outrossim a gentileza de autorizar a fixação do cartaz do evento, en anexo, no mural da Prefeitura. Cumpre destacar que V.Sa. estará colaborando com a mais ativa, influente e importante instituição de divulgação da cultura brasileira no exterior onde vivem cerca de quatro milhões de brasileiros, que cultivam as raízes e contatos com seus familiares na terra natal, além de milhões de estrangeiros interessados em conhecer visitar e investir no Brasil.

Atenciosamente,
Wilson Silva – Presidente
Institut Castro Alves
78, Bd Diderot, Paris – France 75012
00 33 952050695
00 33 648377106


Fatos históricos sem marco de recordação

Aqui em Juazeiro impera um movimento antigo de destruição do patrimônio público e disso já falamos diversas vezes neste site. Muitos fatos históricos ocorreram nesta cidade e para registrar o evento foram construídos marcos que depois  o Poder Público Municipal, sem dar a mínima satisfação à comunidade, se encarregou de destruí-los.  Vejamos então dois casos pontuais. 
O local onde hoje funciona a Praça Padre Cícero era uma imensa extensão de terra devoluta chamada popularmente de Quadra Grande. Ela nascia onde hoje é o Bairro do Socorro, mais precisamente nas imediações onde  está o Memorial Padre Cícero. Depois, com o crescimento do povoado, algumas ruas  cortaram a Quadra Grande e casas foram construídas, ficando apenas o quadrante ladeado pelas Ruas São Francisco, Padre Cícero, Cruzeiro e São Pedro. Como nesse local foi dado publicamente (mas não oficialmente), em 30 de agosto de 1910,  o grito de independência de Juazeiro, a então Quadra Grande passou a ser denominada de Praça da Liberdade e também de Praça da Independência. Para comprovar isso vale uma consulta ao jornal O Rebate, em sua edição de 18 de junho de 1911, no qual está uma matéria dando conta da inauguração, em 3 de março de 1911, do Externato Padre Cícero, sob a direção de Raymundo Siebra, que fazia parte do corpo docente com o Padre Alencar Peixoto e o conde Adolpho van den Brule. Diz a matéria que este educandário funcionava no seguinte endereço: Praça da Independência, nº 56. Portanto, de fato, era assim que aquele local era conhecido. Pois bem, em 1925 o nome foi mudado para Praça Almirante Alexandrino, embora no dia da inauguração tenha sido inaugurado também a estátua do Padre Cícero  e não a do verdadeiro homenageado. Quando Juazeiro, completou 50 anos de independência política foi inaugurada pelo prefeito da época, 1961, Dr. Antônio Conserva Feitosa, a Praça do Cinquentenário, o marco que lembraria para sempre o grande evento. Mas na administração do prefeito Manuel Salviano aquela praça foi destruída e em seu lugar foi construído o Memorial Padre Cícero. No mesmo local existia um pequeno monumento construído para lembrar a inauguração da energia de Paulo Afonso em Juazeiro, também destruído. E agora a pergunta que não pode calar: será que vale a pena construir um marco para lembrar o Centenário de Juazeiro? Com essa cultura de destruição de monumentos que impera aqui, mais tarde surgirá um prefeito para destruí-lo, seguindo a tradição até hoje reinante. 
Só uma Câmara Municipal independente, como legítima representante do povo,  poderá impedir ações danosas desse tipo. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Inaugurado Maxxi Atacado

Foi inaugurado ontem 18, e não hoje como havia sido anunciado, o Maxxi Atracado, mais um empreendimento do grupo Walmart em Juazeiro do Norte (o primeiro foi o Hiper Bompreço, inaugurado em 28 de julho de 2011). Localizado ao longo da Av. Padre Cícero, Bairro São José, o empreendimento consumiu cerca de 30 milhões de reais e é resultado do grande salto de desenvolvimento no qual ingressou esta cidade a partir deste século e gerou 120 empregos diretos. Segundo informações prestadas pelos dirigentes do Maxxi, ele terá um diferencial de atendimento para atender diretamente aos pequenos compradores e comerciantes que não podem ir ao estabelecimento. O Maxxi conta com setores de alimentos, cosméticos, limpeza, higiene, eletrodomésticos, eletrônica, informática, dentre outros. Uma estátua de Padre Cícero  foi colocada à frente do prédio para dá as boas vindas aos visitantes, uma estratégia de marketing muito usada aqui. Vida longa ao Maxxi!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Destruído outro patrimônio histórico






























Sob o olhar passivo da população e das autoridades foi destruído mais um patrimônio histórico de Juazeiro do Norte. Desta vez foi a caixa dágua do bosque, também conhecida como caixa dágua do Padre Cícero. Como este site é a vitrine da história de Juazeiro e o fato em si é histórico não poderíamos deixar de fazer o registro. Nosso colunIsta Renato Casimiro, grande conhecedor da história de Juazeiro, lança em sua coluna Opinião seu protesto. Para acessar o texto click no menu à esquerda no nome COLUNA DE RENATO. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Renato Casimiro esclarece ausência de Abraão em coleção de cordel

Devido a repercussão da notícia veiculada no jornal Juanorte (www.juanorte.com.br) sobre a ausência do poeta Abraão Batista da coleção Cordeis do Centenário o professor Renato Casimiro, Coordenador da Coleção Centenário, nos enviou o seguinte: 
Meus senhores,
Por e-mail, em 30 de setembro de 2010, o prof. Renato Dantas (organizador das edições de folhetos de cordel na Coleção Centenário) me comunicou uma nova revisão sobre a lista de 50 cordéis clássicos que seriam editados em dois volumes (25 folhetos em cada) na Coleção Centenário. Nesta relação, o prof. Abraão Batista estava contemplado com os seguintes três títulos: "A Terra da Mãe de Deus", "O Massacre dos Romeiros na Matriz de Juazeiro", "Quando o Padre Cícero Chegou a Juazeiro do Norte". A Coleção contemplaria também a edição de mais 50 títulos contemporâneos (a serem igualmente inseridos em outros dois volumes) que incluiriam títulos (tanto de Abraão Batista, quanto de seu filho Hamurabi Batista) a critério dos seus autores, mas em sintonia com a temática de homenagem a Juazeiro do Norte – a cidade centenária e seu fundador. Para nossa tristeza, tivemos a informação fidedigna, fornecida tanto por Renato Dantas, quanto por Rosário Lustosa (cordelista que finalizou os procedimentos iniciados por Renato Dantas), de que o prof. Abraão se recusara a participar da Coleção por dois motivos: 1. Suas restrições pessoais à gestão municipal; 2. A cessão de direitos para a publicação dos folhetos seria remunerada apenas com 10%, em exemplares das obras e não em pagamento em dinheiro para os seus autores. A recusa também foi reafirmada por Hamurabi Batista, quando instado a participar da Coleção. 

Achei conveniente prestar este esclarecimento a propósito de informação veiculada na edição deste domingo do Juanorte, segundo a qual teria havido censura prévia à participação do prof. Abraão Batista, o mais importante autor juazeirense de literatura de cordel contemporâneo. Como o prof. Abraão Batista é colaborador do Juanorte, poderá mais facilmente reafirmar ou desmentir o nosso esclarecimento. 

É oportuno dizer-lhes, igualmente, que como Coordenador Editorial da Coleção Centenário, dentro do Projeto Editorial do Centenário, vinculado às ações da Comissão do Centenário de Juazeiro do Norte, nunca recebi qualquer interferência sobre a inclusão ou exclusão de qualquer título de obra nesta Coleção, bem como deste ou daquele autor, e o trabalho prossegue para que até 22 de Julho, próximo, tenhamos êxito na reedição de mais 10 títulos de livros raríssimos, financiados pelo BNB, encerrando o Projeto e as festividades do Centenário de Juazeiro do Norte. 
Cordialmente,
Renato Casimiro (Coordenador Editorial da Coleção Centenário) 
                                                                               ***

Professor Renato Casimiro,
        A titulo de esclarecimentos informo que , em contato telefônico com o poeta juazeirense, Sr Abrãao Batista e seu filho Hamurabi Batista, ouvi por parte deles de que não havia nenhum interesse em participar, com seus folhetos, do Projeto de Publicações de folhetos de cordel, realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por ocasião das comemorações do Centenário de nossa cidade.
Juazeiro do Norte, 17 de Janeiro de 2012
Atenciosamente,
Maria do Rosário Lustosa da Cruz.

Senhoras e Senhores:
 Respaldo  o escrito de Renato Casimiro visto ter sido, EU, o primeiro organizador da lista em questão, onde na primeira versão constava uma série de folhetos do meu amigo Abraão Batista que, quando o convidei, disse: Só participo por sua causa.".
Posteriormente, para o nosso pesar, pois Abraão é o maior - se não o melhor - folhetista sobre o Padre Cícero é Juazeiro, por motivos que respeitamos, retirou-se da publicação. Reafirmo, senti muito, mas respeitei a decisão do amigo Abraão.

Caro Renato:
 O afirmado acima é de sua propriedade, podendo dispô-lo à sua vontade.
 Com respeito a todos
 Franciso RENATO Sousa Dantas
ROMEIRÃO É REALIDADE
O ESTÁDIO ROMEIRÃO marcha em passo bem acelerado, para o seu final, constituindo-se numa grande promessa para o soerguimento do esporte na região do Cariri. Num tempo absolutamente, recorde, o Estádio Romeirão deixa de ser uma promessa, e passa a ser uma realidade. O campo apresenta um gramado dos melhores e encontra-se totalmente  concluído, juntamente com as balizas. O alambrado já foi colocado e amanhã será o principal responsável pela segurança dos jogadores em campo. Na parte que concerne aos túneis, em número de três, sendo dois para os times e o outro para o árbitro e bandeirinhas, está em sua fase final, faltando apenas colocar o piso em ambos. No momento estão sendo colocadas as torres de refletores, com duas já em fase bastante adiantada. Os alojamentos do Estádio, quando terminados, serão dos mais aparelhados, As arquibancada estão concluídas quase que totalmente pois falta apenas um pequeno lance para ser concluída em sua totalidade E por fim a colocação das cadeiras cativas e outra parte do Estádio que anda cm ritmo bastante acelerado, pois mais da metade das cadeiras postas à venda, estão sendo procuradas, quase que a toda hora, partindo dai o sucesso antecipado. A capacidade normal do Romeirão quando chegar a seu final, será de 40 mil pessoas.
Antes de ser concluído, o Romeirão já deu uma prova bem clara do que será o futebol daquela região, tendo obtido grandes resultados frente à equipes de Pernambuco e Campina Grande. O Central de Caruaru, jogou duas vezes, sendo derrotado uma vez e empatando a outra. O último jogo inter-estadual ali realizado no ano passado o Santa Cruz de Recife derrotou a seleção de Juazeiro por 3x2, rendendo este encontro uma importância superior à casa dos NCrS 30 mil cruzeiros novos. A inauguração do Romeirão está prevista para o mês de marco, e na oportunidade será tentado uma grande equipe do Brasil, entre elas o Santos de Pelé & Cia. Porém se não for possível a vinda do clube peixeiro, outra equipe de vulto nacional será tentada, de modo que, o público que desde já espera pela inauguração, assista a um espetáculo de gabarito.

NOTA DO EDITOR: Esta matéria nos foi enviada pelo jornalista Marcel Bezerra e é resultado de uma entrevista concedida por seu pai, o consagrado comentarista esportivo Wilton Bezerra, ao jornal Gazeta de Notícias de Fortaleza, dois meses antes da inauguração do Romeirão. Dá para notar que Wilton, por conta do seu grande entusiasmo pelo esporte local, exagerou na capacidade do Estádio, informando que era 40 mil pessoas. Vale ressaltar, nesta oportunidade, que a inauguração do Romeirão ocorreu no dia 1º de maio de 1970, durante a administração do prefeito Mauro Sampaio, e o jogo principal foi Cruzeiro de Belo Horizonte x Fortaleza, sendo confirmada, portanto, como previa a reportagem, a presença de uma grande equipe brasileira.   

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pe. Vileci - 19 anos de sacerdócio


Pe. Vileci Basílio Vidal 

É natural de Porteiras/CE, nasceu aos 14 de março de 1964. Filho de Luís Vidal da Luz e Raimunda Xavier da Luz. Demonstrou vocação para o sacerdócio desde criança, quando brincava de ser padre com direito a Igreja, fiéis (seus irmãos) e santo padroeiro (Sto Antônio), vestia um camisão (que dizia ser sua batina) e inocentemente celebrava missa. Aos 17 anos entrou no Seminário São José do Crato, depois no Seminário NE I, no Castelão, em Fortaleza, nos anos 1986 e 1987: ainda no ITEP cursou Teologia nos anos 1988 a 1991. Na URCA (Universidade Regional do Cariri) iniciou o curso de História Natural, tendo cursando apenas três semestres, transferindo-se para o Curso de Direito, na própria URCA. No primeiro semestre de 1992, realizou estágio diaconal em Potengi e no segundo semestre na Paróquia Nossa Sra. das Dores, em Assaré, atendendo a Antonina do Norte e Tarrafas. Ordenou-se no dia 16 de janeiro de 1993, sob a imposição do Sr. Bispo Diocesano Dom Newton Holanda Gurgel, sendo dona Martha, a sua madrinha. Celebrou sua primeira missa na Paróquia de Nossa Sra. da Conceição, e a segunda na capela de São Francisco (onde fez sua primeira Eucaristia), em Porteiras/CE. Foi enviado para a cidade de Caririaçu, tendo permanecido apenas um mês (07 de fevereiro a 07 de março), no ano de 1993. Sendo nomeado pároco de Nova Olinda, assumiu a Paróquia de São Sebastião, dando assistência também em Altaneira.
No dia 27 de julho de 1997, passou a residir em Juazeiro do Norte, passando a ser o primeiro pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Período em que fez as Comunidades Eclesiais de Base acontecer. Construiu a Capela da Mãe Rainha, a Capela de Santa Edwiges, o Salão Paroquial e muitos outros benefícios durante sua permanência nesta paróquia. Setorizou a área paroquial em Comunidades, criando grupos missionários para facilitar o trabalho de evangelização, pois se tratava de área (na época) de mais de 45 mil habitantes. A Comunidade de Nossa Sra. Aparecida de Juazeiro do Norte ainda tem esse caminhar missionário graças aos seus ensinamentos nos trabalhos de base. Esta comunidade ainda hoje tem o seu jeito, o seu rosto. Ainda pároco de Nossa Sra. Aparecida assumiu a Paróquia de São João Bosco, no bairro Triângulo, como administrador paroquial e o saudoso Pe. Jacinto como Vigário paroquial. Com a saída do pe. Jacinto, exerceu sua função com a colaboração, por seis meses, do pe. João Batista, em seguida o pe. Rocildo Alves, ficando então assumindo as duas paróquias, até 31 de dezembro de 2002, dia que tomou posse o pe. Fco Luís dos Santos. Foi vigário forâneo, da Forania II, de dezembro de 2000 a dezembro de 2002.
Em agosto de 2003 foi transferido para Altaneira para ser o primeiro pároco da paróquia de Sta. Teresa D'Ávila. Depois foi transferido para Assaré, assumindo a Paróquia N. Sra. das Dores. Afastado para assumir a Coordenação Nacional do13º Intereclesial de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) - Grande encontro que irá reunir pessoas de todo o Brasil e da América Latina (também outros países), em Juazeiro do Norte (Diocese de Crato - Regional NE I), de 07 a 11 de janeiro de 2014. Coordenador na Diocese de Crato: das pastorais sociais; ministério da caridade; das CEBs; da CPT. Formado em Direito (URCA). É especialista em diversidade e educação camponesa, formado pela Universidade Federal de Goiânia (GO). (Matéria enviada por João Batista, da Rede CEBs de comunicação)

Outro videoclip de sucesso com participação de artistas juazeirenses

Vocês se lembram daquele  bonito videoclip "Nosso Natal Tem Brasil" de Luigi Bertolli, com a participação de artistas caririenses, que inserimos neste site? Pois bem, a repercussão foi tamanha que produziram outro igualmente com a participação dos nossos artistas que vale a pena conferir. Assistam ao clip até os créditos finais a fim de saber os nomes dos artistas caririenses que participam. Para assistir entre na coluna VIDEOTECA no menu à esquerda e clique no link do YouTube. (Sugestão de Demontier Tenório)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Falecimento de Dr. Limeira

Faleceu sábado, 14, às 20h, de problema cardíaco, em Juazeiro do Norte e será sepultado amanhã, em Fortaleza, o conhecido odontólogo José Francisco Magalhães Limeira. Dr. Limeira era um dos mais antigos dentistas desta cidade, tendo iniciado seus trabalhos profissionais na extinta Fundação Sesp até montar seu próprio consultório, situado na Rua Padre Cícero onde clinicou até pouco tempo. Ele também exerceu a profissão de professor, lecionando Biologia no Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, escola da qual foi também vice-diretor. Como professor foi sempre muito querido por seus alunos e como odontólogo era bastante reconhecido pela competência profissional. Foi também grande desportista, como atleta de futsal. Mesmo sem ter militância política ativa seu nome chegou a ser cogitado para disputar a eleição para prefeito de Juazeiro na década de 70.



Nesta foto, nos anos 80, Dr. Limeira está entre as amigas Amália Xavier de Oliveira e Valba Gondim. Amália e Valba foram diretoras da escola onde Dr. Limeira foi professor. 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Merecemos uma rodovia federal

Juazeiro do Norte é cidade-polo da educação superior com dezenas de cursos particulares e com a instalação da futura UFCA. É cidade-polo do comércio com várias lojas de grupos nacionais e internacionais e 03 shoppings (01 em construção). É cidade-polo da fabricação de calçados, da religiosidade com suas grandiosas romarias, do movimento aeroportuário que mais cresce no país e de tantas outras qualidades. 


Juazeiro do Norte está situado bem no coração do Nordeste, equidistante de quase todas as capitais da região. Tudo converge para cá. Mas quais são as rodovias federais de acesso para nossa cidade? Nenhuma! A mais próxima, a BR-116, passa já nas fronteiras do Cariri. Todos os acessos são por estradas estaduais, bem conservadas mas de menor porte.


Rodovias federais sempre ligam os polos regionais entre si. É assim com Campina Grande, Caruaru, Mossoró, Petrolina, Sobral e tantas outras cidades importantes. A exceção é Juazeiro do Norte e o Cariri, apesar da influência centenária sobre todo o interior do Nordeste. Uma rodovia federal atravessando nossas terras melhoraria a logística para transporte dos nossos produtos, o acesso para os turistas e o tráfego na Região Metropolitana do Cariri. Poderíamos até pensar num anel viário regional.


Não precisamos provar mais nada em relação ao nosso potencial, até as empresas internacionais já conhecem muito bem. Só não enxerga Juazeiro e o Cariri quem tapar os olhos. Não pedimos nada impossível, outras cidades de mesmo porte já possuem. Merecemos mais. Merecemos um aeroporto melhor, um porto seco, um gasoduto. Merecemos também uma rodovia federal.
NOTA DO EDITOR DO BLOG: Está coberto de razão o articulista quando faz esta reivindicação, pois Juazeiro do Norte, pelo que hoje representa, não pode mais pensar pequeno. O município já merece também um aeroporto internacional, um grande centro de convenções e até mesmo um destacamento do Exército. Recentemente a cidade passou por um momento de estado de pânico, devido à paralisação da Policia Militar, sendo preciso recorrer ao destacamento do Exército sediado em Petrolina, no estado de Pernambuco, para garantir a paz da população. 

Ator juazeirense participa de teatro no Rio de Janeiro























Com muita alegria informamos que o ator juazeirense Renato Dantas participa dessa peça no Rio de Janeiro. Convocamos os juazeirenses residentes no Rio para comparecerem ao evento que estará em cartaz de 17 a 23 em vários locais. Renato Dantas é talento juazeirense tipo exportação.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aquiraz: 104,7 Agora é Rádio Padre Cícero FM

A Direção da Associação dos Moradores de Pau Pombo no distrito de Tapera - Aquiraz decidiu em reunião na última quinta feira, 05 de Janeiro, mudar o nome da Emissora Comunitária 104, 7 que se chamava Rádio Girassol FM . Agora em homenagem a um dos Ícones da Credulidade e Romaria Cearense a Rádio passou a ser Rádio Padre Cícero FM. A População está se adaptando bem à mudança, em especial aqueles que professam a fé no Padroeiro dos Romeiros de Juazeiro do Norte e de Boa Parte do Ceará e Nordeste. Os ouvintes já perceberam algumas mudanças na Programação da Emissora que tem 12 anos no Ar e é detentora de grande audiência na Região de Tapera, Patacas, Iguape, Genipapeiro e Parte da Sede do Município. Nomes já Consagrados do Rádio de Aquiraz fazem a Programação da Emissora entre eles, Davi Oliveira e Reginaldo Souza. (http://blogdojornalistargisoliveiradeaquiraz.blogspot.com)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Este site atingiu um marco bastante auspicioso  para a equipe de produção que foi chegar aos 100 mil acessos. Por isso, queremos agradecer com muita alegria a todos que nos acessam diariamente desde o começo e aos que vieram depois. Estendemos os agradecimentos a todos nossos seguidores, que são mais de uma centena,  e dizer que estamos muito felizes pela fidelidade.  Sabemos que a marca dos cem mil acessos pouco significa para sites de cunho comercial, porém para nós que o fazemos sem visar lucro financeiro significa uma glória! Estamos fazendo um trabalho de abnegação pura, de amor a Juazeiro, de cunho totalmente independente de vinculação política, sem nada cobrarmos pela publicação das matérias e notícias e até aonde for possível continuaremos investindo nossos esforços e aplicando ideias para melhorarmos o site mais ainda. Em troca,  esperamos apenas continuar contando com a dedicação da visita de todos os nossos leitores. E já lançamos uma novidade. Quem quiser acessar e copiar as edições do nosso jornal eletrônico JUA ONLINE que encerrou suas atividades quando completou a edição nº 250 poderá fazê-lo clicando na página EDIÇÕES DO JUAONLINE, a qual pode ser vista no menu à esquerda. Clicando nela aparecerá o link que dá acesso ao arquivo completo das edições do jornal que guarda muita história de Juazeiro do Norte e do qual o Portal de Juazeiro é o continuador.
Continuem indicando o site aos parentes e amigos, pois assim chegaremos mais longe ainda. Estamos felizes também porque segundo nos informa o Google Analitycs este site está sendo acessado em todos os estados do Brasil e vários países, como Estados Unidos,  Portugal, Angola, Espanha, França, Alemanha, Itália, dentre outros.
Obrigado e vamos em frente!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prefeitura começa a construir o primeiro portal de entrada de Juazeiro do Norte


Já está sendo construído na Avenida Virgílio Távora o primeiro dos quatro portais de entrada da cidade começando pela via que dá acesso ao centro de Juazeiro do Norte para quem desembarca no Aeroporto Regional do Cariri ou os que vierem pela futura estrada ligando a terra de Padre Cícero a Missão Velha.
    Pela dimensão da avenida, esse portal será diferente em relação aos demais. Ou seja, não terá a coluna central na qual foi inserido um pé de Juazeiro, árvore que deu nome à cidade.  (Demontier Tenório)

IV Edital Mecenas do Ceará

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lança hoje, 10, o IV Edital Mecenas do Ceará. O edital, no valor de R$ 14.364.000,00, tem como objetivo apoiar projetos artístico-culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas e que tenham como finalidade o fortalecimento do setor cultural cearense e a promoção do desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará, cuja data de início de execução esteja compreendida entre o período de fevereiro a dezembro de 2012. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 11, e vão até o dia 10 de fevereiro de 2012.

Os interessados deverão ser maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no Ceará, desenvolvam atividades culturais comprovadas há pelo menos um ano, tenham relação direta com o objeto do projeto a ser realizado e que suas atividades contemplem as áreas artísticas e culturais presentes no edital.

Todos os projetos apresentados na presente seleção deverão desenvolver em seu processo de execução a produção de bens e serviços que englobem as áreas das artes visuais e fotografia, audiovisual, teatro, dança, circo, música, arte digital, literatura, livro e leitura, patrimônio material e imaterial, artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística).

O Envelope de Inscrição deverá ser entregue no Setor de Protocolo da SECULT, no horário de 8h às 16h30, ou encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na modalidade SEDEX e/ou Correspondência, ambos com aviso de recebimento (AR). 


Maiores informações: 
SIEC - 85. 3101-6765/ 6770

[Fonte: http://www.secult.ce.gov.br/noticias/secult-lanca-iv-edital-mecenas-do-ceara]

Google mapeia Juazeiro

Nosso colaborador, repórter João Carlos Menezes, flagrou este carro do Google trafegando pelas ruas de Juazeiro. Segundo foi informado, o Google está fazendo o mapeamento de nossa cidade para atualização do Google Maps, um dos serviços mais importantes da conhecida empresa americana. 

Portal recebe certificado

O Portal de Juazeiro recebeu certificado pela participação nos 99 anos de Arte Folclórica da Lapinha Santa Clara, cujo evento foi motivo de matéria recentemente neste site. A foto ao lado registra o momento da entrega do certificado na Redação do Portal. São vistos na foto: Damião Felipe Gomes (Coordenador), sua esposa Maria Vanda Pereira da Silva Gomes (Mestra da Cultura Popular), a colunista deste site, Tereza Neuma e seu esposo e editor do site, Daniel Walker.
Este ano, como já foi dito anteriormente na matéria publicada, a Lapinha Santa Clara completará 100 anos de existência. É preciso muito empenho das nossas autoridades ligadas à cultura para não deixar as Lapinhas se extinguirem. Segundo nos informou Damião Felipe, dos 28 grupos de lapinhas existentes em Juazeiro hoje só sobrevivem seis. É uma pena!


Festa do Centenário prossegue com a reimpressão de 100 cordéis sobre Juazeiro e o Padre Cícero

  A reimpressão de 100 cordéis vai permitir um passeio pela história de Juazeiro do Norte, do Padre Cícero e das romarias. A metade desses livretos da literatura de cordel é formada pelos chamados clássicos, incluindo muitos de poetas que já faleceram. A iniciativa é parte das ações comemorativas aos 100 anos de Juazeiro do Norte que terminarão no próximo dia 22 de julho.
   O resgate de muitos livretos foi feito pela Comissão Organizadora do Centenário e o relançamento ainda não tem data marcada. São cinqüenta cordéis clássicos e outros 50 contemporâneos uma decisão que incentiva a produção poética ao mesmo tempo homenageando os que se ocuparam em escrever sobre a terra de Padre Cícero. Outro entusiasta da iniciativa é o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, que apresentou a relação dos cordéis escolhidos com seus respectivos autores.

CORDÉIS CLÁSSICOS:

01. A Casa Grande do Horto e os Sinais do Fim do Mundo (Autor: Severino do Horto)
 02.  A chegada do Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro (Autor: Honório da Pedra e Silva)
 03.  A Discrição de Juazeiro do Norte (Autor: Antonio D. Santos)
 04.  A Opinião dos romeiros sobre a Canonização do Padre Cícero pela Igreja Brasileira (Autor: Expedito Sebastião da Silva)
 05.  A Pranteada Morte do Padre Cícero Romão (Autor: José Bernardo da Silva)
 06.  A Profecia do Padre Cícero sobre o Juazeiro (Autor: Anônimo)
 07.  A queda do Pau do Horto (Autor: Antônio Domingos dos Santos)
 08.  A Verdadeira História da Lira Nordestina (Autores: Jose Lourenço e João Bandeira)
 09.  A Visita dos Romeiros como era Antigamente (Autor: Manoel Caboclo da Silva)
 10.  A Visita que Fez Satanaz a Juazeiro e seu Triste Desespero (Autor: João Pedro C. Neto)
 11.  A Voz do Padre Cícero (Autor: Enoque José de Maria)
 12.  A Voz do Romeiro (Autor: Fernando Almeida)
 13.  A Xilogravura e Seus Artistas (Autor: Expedito Sebastião da Silva)
 14.  As Lágrimas do Salgadinho; o Rio do Padre Cícero (Autor: Pedro Bandeira)
 15.  Centenário da Ordenação do Padre Cícero (Autor: Expedito Sebastião da Silva)
 16.  Discussão de um transviado com um romeiro (Autor: Estevão Rodrigues)
 17.  Dr. Floro Bartolomeu da Costa (Autor: João Bandeira de Caldas)
 18.  Hino de Juazeiro (Autor: Edjacir Ferreira Silva)
 19.  História da Guerra de Juazeiro em 1914 (Autor: João do Cristo Rei)
 20.  Historia em Quadrinho (Autora: Maria Lindalva Machado Ribeiro)
 21. Homenagem a Padre Cícero, a Nossa Senhora das Dores e aos Romeiros de Juazeiro (Autor: João Bosco de Freitas)
 22. José Marrocos Um Mártir do Milagre (Autor: José Flávio)
 23. Juazeiro Está Chamando Todos os Romeiros no Dia 2 de Novembro (Autor: José Amaro Ferreira)
 24. Juazeiro Ontem e Hoje (Autor: Zé Mutuca)
 25. Juazeiro Primitivo (Autor: João Pedro C. Neto)
 26. Juazeiro em 1911 – Cinqüentenário de Juazeiro (Autor: José Bernardo da Silva)
 27. Memória do Padre Cícero, O Guia dos Romeiros, Protetor das Romarias (Autor: Manoel Romeiro)
 28. Meu ABC de Cordel a Juazeiro do Norte (Autor: Paulo Nunes Batista)
 29. Milagre do Padre Cícero e Maria de Araujo (Autor: Severino do Horto)
 30. O Cruzeiro do Horto (Autor: José Bernardo da Silva)
 31. O Progresso de Juazeiro e a Elevação de Juazeiro (Autor: Expedito Sebastião da Silva)
 32. O que diz o Meu Padrinho Cícero sobre a Santa romaria (Autor: João do Cristo Rei)
 33. O Terrível Massacre do Caldeirão Beato do Zé Lourenço (Autor: Geraldo Amâncio)
 34. O Valor da Oração e o Mistério do Rosário (Autor: Severino do Horto)
 35. Os Romeiros em Juazeiro (Autor: Manoel Bezerra)
 36. Os Sinais do Fim do Mundo e as três Pedras de Carvão (Autor: José Costa Leite)
 37. Os Três Maiores Momentos da História do Juazeiro: A Chegada do Padre Cícero, O  Milagre e Emancipação Política (Autora: Maria Rosimar Araujo)
 38. Padre Cícero e Juazeiro Ontem e Hoje (Autor: Jackson Barbosa)
 39. Padre Joaquim Alencar Peixoto: Baluarte da Emancipação Política de Juazeiro (Autora: Maria do Rosário Lustosa da Cruz)
 40. Profecia do Padrinho Cícero Sobre a Igreja do Horto (Autor: João do Cristo Rei)
 41. Resumo Biográfico de José Bernardo da Silva (Autor: Expedito Sebastião da Silva)
 42. Saudação ao Juazeiro do Norte (Autor: Patativa do Assaré)
 43. Visita de Lampião a Juazeiro (Autor: José Cordeiro)
 44. Machadinha de Noé (Autor: desconhecido)
 45. O Juazeiro do Padre Cícero (Autor: Leandro Gomes de Barros)
 46. O Incêndio do Mercado (Autor: Pedro Bandeira)
 47. O Padre Cícero e o Homem com o Diabo no Couro (Autora: Josenir Lacerda)
 48. Em Defesa do Padre Cícero (Autor: Expedito Sebastião da Silva)
 49. A Queimação dos Panos Ensangüentados da Hóstia e Depoimento de Padre Antonio Vieira (Autor: João Bandeira)
 50. As Santas Palavras do Padre Cícero Romão Batista e o Bilhete encontrado pela Santa Beata Mocinha sobre a corrupção do Mundo (Autor: Francisco Peres de Souza)

CORDÉIS CONTEMPORÂNEOS:
 01. Padim Ciço Abençoa o Juazeiro nos 100 Anos de vida Gloriosa (Autor: Bastinha Job)
 02. Cem Anos de Independência Política de Juazeiro do Norte (Autor: João Bandeira)
 03. Visitando Juazeiro (Autor: Ernando Carvalho de Recife)
 04. Sonho e Realidade (Autor: Rosimar Araújo)
 05. 100 Anos de Juazeiro (Autor: Zé Govin)
 06. Juazeiro Centenário (Autor: José Irlando Morais)
 07. Juazeiro Centenário da Fé (Autor: Raul Poeta)
 08. Centenário de Juazeiro do Norte (Autor: Aldemá de Morais)
 09. Centenário de Juazeiro do Norte (Autora: Antonia Rodrigues)
 10. Marrocos na História de Juazeiro (Autor: Pedro Ernesto)
 11. Poema Centenário de Juazeiro (Autor: Silvio Granjeiro)
 12. Romaria (Autor: José Hugo Rodrigues Menezes)
 13. A cultura popular no Centenário de Juazeiro (Autor: Abraão Rodrigues)
 14. HESI - Hospital Escola Santo Inácio (Um marco no Centenário de Juazeiro) – Autor: Zé Joel
 15. Juazeiro Centenário (Autor: Ernane Tavares)
 16. Juazeiro, Padre Cícero e o Progresso (Autor: José Gonçalves Sobrinho)
 17. A Grande Batalha Juazeiro Contra o Crato (Viva  Nosso Centenário) – Autor: Iderval Tenório
 18. Promessas ao Padre Cícero (Autora: Ângela Maria da Silva)
 19. Cem Anos de Juazeiro do Padre Cícero Romão (Autor: Dão de Jaime)
 20. Noticia do Centenário Causa Rebuliço no Céu (Autora: Rosangela Tenório)
 21. Cem Anos de Juazeiro do Norte (Autor: Camilo B. Leonardo)
 22. Juazeiro Centenário (Autor: Francisco A. Sousa)
 23. O Juazeiro Diverso no Ano do Centenário (Autor: Edilson Botelho)
 24. Ode à Mudança do Topônimo de Juazeiro do Norte Para Juazeiro do Padre Cícero (Autor: José Rodrigues Filho)
 25. O Centenário do Município de Juazeiro do Norte (Autor: Antonio Batista de Souza)
 26. História Com H Maiúsculo (Autor: Pedro Bandeira)
 27. Recortes de Nossa História Juazeiro do Norte – 1911-2011 (Autora: Cicera Viana)
 28. Assunção Gonçalves - A Dama do Juazeiro Centenário (Autor: Rosário Lustosa)
 29. Homenagem ao Padim Cícero Cearense do Século (Autor: Lucas Evangelista)
 30. O Santo de Juazeiro (Autora: Nezite Alencar)
 31. Juazeiro do Norte Um Século de Progresso e Fé (Autor: Josenir Lacerda)
 32. Juazeiro, A Arvore Símbolo do Ceará (Autor: Wanderlei  Pereira)
 33. Juazeiro Centenariado (Autor: Francisco de Assis A. Santos)
 34. A História de General O Homem que Abre portas (Autor: Francisco de Assis A. Santos)
 35. A Visita de Dom Fernando a Roma Para a Reabilitação do Padre Cícero (Autor: Caboclinho)
 36. Príncipe Ribamar (Autor Justino Paulo Bandeira)
 37. Queima de Arquivo - Os Livros Proibidos do Padre Cícero (Autor: Orivaldo Batista)
 38. Embalando Meninas Em Tempos de Violência (Autora: Salete Maria da Silva)
 39. Juazeiro Primitivo e Atual (Autor: Luiz Severino de Melo Silva)
 40. Padre Cícero e a Vampira (Autora: Fanka)
 41. Caixa de Graxa (Autor: Soneca)
 42. Alerta, Pocotolandia! A Cartilha do Maudito (Autor: Hélio Ferraz)
 43. A  Morte de Padre Murilo (Autor: João Antonio da Silva)
 44. A Chegada de Padre Cícero no Céu (Autor: Renato Dantas)
 45. 100 Anos de Absurdo (Autor: Luiz Augusto Bitu)
 46. Conheça o Juazeiro (Autor: João Bandeira)
 47. Uma Festa de Vaquejada em Juazeiro do Norte (Autor: Abrão Rodrigues)
 48. Juazeiro Oratório (Autor: Justino Paulo Bandeira)
 49. Memórias e Fatos Religiosos - cordel ilustrado com xilogravuras (Autor: José Mauro Matos)
 50. Fatos e Intervenções de Juazeiro Centenário (Autor: Soneca).
(Demontier Tenório)