domingo, 27 de fevereiro de 2011
É assim que se encontra o Monumemnto do Padre Cícero no ano do Centenário
Cariri: Inscrições abertas para a Corrida Pe. Cícero
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de
Esportes e Juventude, disponibilizou em seu site, o formulário de inscrição para 29ª corrida Padre Cícero - A Corrida do Centenário - que este ano acontecerá no dia 20 de março.
O Secretário de Esportes, professor Aurélio Matias, informa que as inscrições são inteiramente gratuitas e poderão ser feitas também na própria Secretaria. O percurso será o mesmo da corrida do ano passado, saindo do município de Crato, às 8h, em direção a Juazeiro do Norte, pela Avenida Padre Cícero. O prêmio é de R$ 26.000,00 (vinte e seis mil reais) além de sorteios de bicicletas. O secretário acrescentou ainda, é uma corrida moderna, pois será toda monitorada por chips. Fonte: Secretaria de Esportes e Juventude de Juazeiro do Norte
sábado, 26 de fevereiro de 2011
O Patriarca de Juazeiro
-Oi Neuma, foi ótimo lembrar os cines do Juazeiro que frequentáavamos na nossa adolescência. Aos domingos tinha um horário de 10hs as 12hs. Quando saíamos da sala escura nos deparávamos com a claridade do sol do meio-dia, o único jeito era todo mundo com os olhos quase fechados ou com os dedos nos olhos para amenizar a claridade, pois na época óculos escuros ainda não eram muito usados. Os filmes foram bem lembrados, só esqueceu "Quando Setembro Vier", com Sandra Dee, Rock Hudson, Gina Lolobrigida Bob Darin. Além da música com o mesmo nome do filme tinha outra intitulada Multiplication.
Tereza Fátima, Juazeiro
Resposta: Tereza, seu comentário incrementou mais informações sobre os cinemas que já frequentamos em nossa Juazeiro. Estou supersatisfeita pelo que estou causando nos nossos leitores, a ressurreição de coisas acontecidas que estavam adormecidas e vieram embalar a memória dos participantes. Realmente esqueci de mencionar esta preciosidade, "Quando setembro vier", foi um filme deslumbrante. Aleluia!
- Minhã irmã e comadre, ficamos muito felizes com a ilustre presença do casal 20. A sala é pequena, mas é igual ao nosso coração - sempre haverá um lugar para vocês dois.O mais legal de tudo é que reunimos muitos familiares. Foi um momento luminoso do qual lembraremos sempre. A nossa miniatura de cinema tenta resgatar os antigos cinemas da nossa infância e adolescência.
Beijos e obrigada por trazer de volta da nossa memória as lembranças de um tempo maravilhoso!
Analuce, Fortaleza
Resposta: Analuce e Júnior, somos gratos pela recepção e aconchego que sempre recebemos de vocês e fico feliz pela oportunidade que tivemos de participar e de reverenciar uma época vivida com intensidade junto com pessoas queridas. Tchau.
- Neuma: Tem uma musica que diz " Mais que seu filho eu fiquei seu fã", eu repito assim " Mais que sua prima sou sua fã". Sou sua fã pela pessoa que você é e por tudo que você escreve no blog do juaonline. É maravilhoso recordar tantas coisas boas. Dessa vez você até surpreendeu ao colocar as fotos dos cinemas e dos chicletes que fazem parte de tudo que vivemos. Parabéns, e continue nos presenteando com sua coluna.
Lúcia Macedo, Fortaleza
Resposta: Lúcia, minha prima amiga, você com seus elogios está me deixando igual a um pavão toda vaidosa. É legal sentir que estou despertando este sentimento de alegria nas pessoas.
- Oi, mainha: vi seu texto no blog, finalmente.... muito lindo, também me lembrei de lembranças de quando via os filmes de Tarzan, todos os domingos. O ingresso era uma nota de 5 cruzeiros com D. Pedro II. Também me emocionei com o texto embaixo falando da conversa com seu Expedito e do Cine Eldorado de hoje. Vou até mostrar a Katiuscia, visto que Paulino é muito amigo dela - talvez a senhora não lembre, ele esteve no almoço do nosso casamento, e eu falei que ele foi colega de sala de Daniel Jr.
Bjs Michel, Crato
Resposta: Oi meu filho, obrigada pelo lembrete e por acrescentar mais informações sobre o tema discutido na semana anterior. Fico orgulhosa de ter gostado da matéria, pois você é expert no assunto.
- Que bela matéria rememorando os cinemas de Juazeiro do Norte. Não dá para ocultar em nossas lembranças os Cines Eldorado, Plaza e Capitólio. Afinal, foram neles que elaboramos os nossos sonhos hollywoodianos. Se hoje nos isolamos em nossos e-mails, sites, msns e outras formas de comunicação, naquele tempo teria que ser mesmo daquele jeito. No final das sessões de cinemas, tínhamos opções interessantes: passear na Beira Fresca, ou mesmo (conforme a hora) dá um giro nas feirinhas da Rua São Pedro, ou mesmo se deliciar com os doces de um comerciante (cujo nome me foge à memória), mas sei que era vascaíno ardoroso lá na Santa Luzia. A coisa é tão marcante em nossas vidas que mesmo até hoje, lembro-me de um filme que assistí no Capitólio e chamava-se BEIRUTE. E uma cena recordo perfeitamente: um militar desativando minas de bomba com um punhal com uma habilidade quase cirúrgica. O bviamente temendo que a mesma explodisse. E vem todos esses que você citou, Submarino Amarelo, Help, filmes de Cantinflas, Elvis (passava quase que quinzenalmente). E poderia citar muitos outros. Mas, enquanto eu lia a matéria dos cinemas, lembrei. Por que as famílias não provocam programas assim. Não deixa de ser uma excelente oportunidades para encontros (coisa que está se tornando um fenômeno). E tenho certeza que as pessoas que testemunharam esse tempo vão dar boas risadas. É só esquecer um pouco o preconceito e rodar o filme. Abraços fraternos e parabéns mesmo. Gostei imensamente".
Francisco Carlos Pontes, Parnaíba-PI
Resposta: Carlos Pontes, fico lisonjeada por tê-lo como um leitor assíduo e por apreciar as minhas lembranças e ainda mais, sabendo que lhe transportei para tempos felizes que já vivemos. Quanto ao comerciante que você mencionou da lanchonete é Madeilton Alexandre, ele participou durante um longo tempo como comentarista esportivo aqui. A lanchonete continua funcionando no mesmo local.
- Algumas pessoas que leram a coluna cobraram a foto de minha companheira de trajetória no cinema, D. Sevi, genitora de Aguinaldo Carlos, então, segue abaixo para a apreciação de todos.
OS SOBRADOS DE JUAZEIRO ANTIGO - II
Na edição passada, foi iniciada, por sugestão do Editor do Juaonline, a publicação de uma memória sobre os velhos sobrados de Juazeiro do Norte. Com a ausência de Renato Casimiro nos próximos meses, estas matérias terão continuação agora sob a coordenação da editoria do blog. Hoje falamos de um dos velhos sobrados de Damião Pereira da Silva, este, então, localizado na Praça da Liberdade, hoje Padre Cícero, na projetada Rua do Cruzeiro, esquina de Rua Grande, atualmente Padre Cícero. Infelizmente, ele não existe mais.
Quem era Damião Pereira da Silva?
Ele se tornou mais conhecido pelo diminutivo – Damiãozinho -, com referência a umas terras além do Rio Salgadinho, conhecidas como Os Coqueiros de Damiãozinho. Segundo o memorialista Senhorzinho Ribeiro, Damiãozinho chegou a esta cidade muito jovem e já era ambulante, conhecido pelos doces que vendia pelas ruas - doces que eram fabricados por dona Chiquinha, uma senhora que morava num outro sobrado, na esquina da Rua da Matriz com São Pedro. Aos poucos foi se capitalizando e se estabeleceu como comerciante e ficou famoso. Tornou-se, dizia-se, um homem rico, e construiu um patrimônio imobiliário, onde se destacavam, pelo menos, três sobrados: um que se situava onde hoje é a Câmara Municipal e depois de demolido serviu de intendência – onde se guardavam os animais da feira dos sábados – neste, parece ter residido por algum tempo; um segundo que terminou propriedade de Manoel Soares Couto, vizinho ao anterior, e ainda existe; e um terceiro - este é o nosso objeto em destaque, também na Rua do Cruzeiro, esquina de Padre Cícero, onde funcionou o Rádio Clube – agremiação existente nos anos 30, para onde convergia a juventude da cidade, para bons programas de dança de salão, a Prefeitura Municipal e outras firmas comerciais (bares e bodegas). Damião era casado, mas não deixou descendentes. Daí porque legou seus bens para os Salesianos e Franciscanos. Uma cópia da foto acima foi oferecida ao Padre Cícero, seu amigo. A original encontra-se exposta no Museu, Rua São José;
Na seqüência fotográfica abaixo, apresentamos os seguintes flagrantes:
O sobrado já construído, no ano de 1926, quando a Praça Almirante Alexandrino ainda não havia sido urbanizada (ao seu lado, outro imponente sobrado, de que ainda falaremos, oportunamente);
O sobrado, em 22.11.1938, quando a comitiva do presidente Menezes Pimentel era recebida em Juazeiro.
O sobrado, em 1945
O sobrado, no início de sua demolição.
O atual Centro Comercial José Machado, construído em seu lugar.
PADRE MARINHO
Pe. Luiz Marinho Falcão, sacerdote salesiano de D. Bosco, esteve em Juazeiro do Norte, desde meados de 1960 ao início de 1965. Das suas maiores dedicações estavam o magistério e os esportes, pois era o organizador das equipes, tanto dos mirins como dos adultos. Na sua época, sob a direção do Pe. Gino Moratele, do Conselheiro Pe. Mário Balbi e com sua participação, o Ginásio construiu dois campos de futebol e uma quadra de futebol de salão. Ele não só organizava as equipes como também o campeonato interno. Desta época se pode lembrar times como Onze Veloz, o Domingos Sávio, o Bangüê, e outros. Era muito esforçado e dotava o Ginásio com uniformes e demais equipamentos para todos os times. Foi o fundador da LEDS (Liga Esportiva Domingos Sávio) Criou o Grêmio Literário D. Antônio de Almeida Lustosa. Também tinha grande entusiasmo com a banda marcial do colégio e foi o introdutor do grupo de cornetas que tanto sucesso fez a partir de 1962 e por muitos anos mais. Em 1963 deu grande colaboração ao assumir a direção do curso noturno do Ginásio, que já contava com mais de 350 alunos. Também dirigiu o Oratório Festivo, pois era um Catequista, grande empreendedor de festas, sempre alegre e brincalhão, gozava da estima de seus alunos e cooperadores de Juazeiro. Em Fevereiro de 1965, depois de cinco anos de atividades entre nós, foi transferido para Aracaju, SE. Daí, não mais soubemos seu paradeiro. Tudo faz crer que terminou seus dias em Pernambuco. Não sabemos em quais circunstâncias, mas pela internet encontramos uma menção à sua pessoa, em Cabo de Santo Agostinho, PE, onde há uma escola com seu nome, dado, certamente após a sua morte. Encontramos em nosso arquivo uma cópia do texto que marcou a sua despedida de Juazeiro e de seus amigos, quando foi transferido para outra unidade salesiana:
“Com o coração nas mãos e com as lágrimas cristalinas no lenço branco da saudade, eu digo adeus à boa terra do Padre Cícero Romão! E neste adeus, recordo a frase que existe lá em Santos, na Igreja do Carmo, bem no mausoléu dos Andradas: "De toda a glória eu só fico contente: Amei à minha, Pátria e à sua gente". Assim, também, profundamente agradecido, diante de tanta bondade a mim dispensada pelo bom povo e pela juventude, posso dizer: "De tudo eu só fico contente: Amei a Juazeiro e à sua gente". Se a saudade é a vontade de querer ver de novo, Juazeiro quer dizer saudade, pois quem aqui vêm e vê esta terra abençoada, só quer voltar outra vez. Irei dizendo por aí afora que no baralho jogado na mesa verde do Cariri, o Rei de Ouros ainda é Juazeiro do Norte: Juazeiro deixará sempre na minha vida uma recordação inesquecível! Muito obrigado por tudo! Não deixo meu coração em Juazeiro, mas levo o Juazeiro no meu coração. Adeus, Juazeiro, que carregas raios de ação e progresso. Adeus, Juazeiro, que trazes carícias nas mãos douradas. Adeus, Juazeiro, todo na ebulição das máquinas aquentadas e movidas pela energia de "Paulo Afonso". Adeus, Juazeiro, que falas no cascatear de versos dos poetas que em ti se inspiram e cantam pela Rádio Iracema! Adeus, Juazeiro, que me sorriu quando o meu sorriso esbocei, ao ver a árvore dourada em que carinhosamente foste embalado pelo meu Padrinho Cícero! Adeus, Juazeiro, do túmulo do Padre Cícero, relíquia que guardas com orgulho e piedade, onde fui muitas vezes rezar o rosário. De tuas Igrejas tão freqüentadas; de tua feira imensa, de tuas praças iluminadas; de teu comércio; de tuas ruas gigantescas; de tuas renovações; de tuas girândolas de foguetes; de tuas paradas, onde desfilam com garbo teus filhos e alunos salesianos; de teus esportes animados; de tuas famílias respeitáveis; de teu Capitão, cujo idealismo brilha mais que a espada; de tudo cantando "espalharei por toda a parte, se a tanto me ajudar o engenho e a arte!”
Adeus, Juazeiro!”
Padre Luis Marinho Falcão (SDB)
Nesta foto, com os concludentes do Ginásio, em dezembro de 1962, o Pe. Luiz Marinho Falcão posa, juntamente com o Dr. Afonso Tavares e o cônego Raimundo Serrão. Dentre os alunos podemos ver: Francisco Néri Filho, Francisco Rocha da Silva, Erasmo, Antonio Germano Magalhães, Hildeberto Jurumenha, Edny Araújo, Raimundo Nonato Dantas, José Pereira, Luiz Marden Pereira, Humberto Balbino, Stênio Figueiredo, Paulo Bezerra, Hernandes, Genésio Matos Júnior, Antonio Inácio Filho, Francisco Araújo, dentre outros.
Na semana anterior, junto com Gilmar de Carvalho, estive com o reitor Jesualdo Farias apresentando um projeto para uma homenagem ao escultor Inocêncio da Costa Nick (Mestre Noza), que resultará na produção e impressão de um livro em sua homenagem. O projeto foi aceito e o recurso virá do BB;
Antes, há mais de um mês, já tinha estado com o reitor Jesualdo para dar andamento à publicação de um livro, reedição, de Mons. Azarias Sobreira - O Patriarca de Juazeiro. Ontem veio a resposta já da Editora UFC que iniciou o trabalho. Hoje já tive ocupação com respeito a quatro propostas de capa.
Na semana passada houve reunião do Projeto Os Factos do Joaseiro, financiado pela FECOMÉRCIO, com o qual dois livros serão editados, um dos quais sob a minha coordenação, em torno da Questão Religiosa de Juazeiro. O livro deve ficar pronto em Julho, e temos até abril para entregar à editora.
Na próxima semana deverei iniciar a produção, junto com o escritório Scarlazzari & Ass., de um livro a ser financiado pelo BICBANCO com respeito à família Bezerra de Menezes e o Juazeiro, como parte do trabalho que estamos fazendo para criar o Memorial da Famíilia Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte, em 22.07.2011.
Então, de repente, terei de me multiplicar para atender a estes compromissos em torno destes 24 livros e todas as demais demandas. Não é pouca coisa. Assim, tenho que sacrificar algumas das minhas tarefas atuais, pela incapacidade já atestada de fazer tudo e mais alguma coisa. Neste sentido, peço a sua compreensão pois terei que deixar as colaborações semanais com o Juaonline e com Juanorte, pelo menos, pelos seguintes seis meses, já a partir do domingo próximo. Não tenho como fugir a estas responsabilidades, especialmente no relacionamento com todos os autores das obras que devem estar prontas entre julho e setembro.
Espero compreensão e firmo-me, cordialmente,
Renato Casimiro
NOTA DA REDAÇÃO:Compreendemos perfeitamente, pois sabemos do grande volume de atividades literárias e de pesquisa que Renato desenvolve. Entretanto informamos que ele se afasta temporariamente da publicação da sua excelente coluna, mas continua ligado ao blog do qual é membro permanente. A matéria que ele começou a escrever sobre os sobrados de Juazeiro terá continuação e já nesta edição estampamos a segunda parte agora sob a coordenação da editoria. Seu regresso começa a ser aguardado a partir de agora.
Hospital do Cariri: governo anuncia nova data de inauguração
A inauguração do Hospital Regional do Cariri, com 294 leitos, já tem data definida pelo governador Cid Gomes: dia 9 de abril. Construído pelo Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade, o HRC fica em Juazeiro do Norte, estrategicamente localizado entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população dos 41 municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá.
No total, uma população de 1 milhão e 335 mil habitantes, a partir do funcionamento do novo hospital, terá assistência na própria região, sem necessidade de transferências para a Capital.
Além da inauguração do HRC, Cid Gomes agendou inauguração de mais oito policlínicas e cinco Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) até o início de julho. Em Fortaleza, o governador anunciou a ampliação da Emergência do Hospital do Coração de Messejana e a Emergência Obstétrica e Hemodiálise do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
Fonte: www.jangadeiro.com.br
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
IMPRENSA CENTENÁRIA Por Renato Casimiro e Daniel Walker
1. HISTÓRICO (Cronologia de fatos e
personagens da História da Imprensa Juazeirense);
2. REDAÇÃO, OFICINAS E GESTÃO
(Descrição das sedes, equipamentos e práticas de jornalismo impresso); 3. JORNALISTAS
(Biografias sumárias de editores e redatores);
4. ASSOCIAÇÕES (ACI, AJI, ACEJI e outras);
5.ACERVO (Jornais, Revistas, Boletins, Agendas, Catálogos, Blogs, Folhetos, Informativos, Guias,
Edições Especiais e Comemorativas, de veiculação impressa e eletrônica, dados e edições);
6. ICONOGRAFIA (Primeiras páginas de primeiros números, personagens, fatos, locais e
circunstâncias). Relacionamos, abaixo, as peças que servem de base para a história da Imprensa
Centenária.
ACERVO DA IMPRENSA CENTENÁRIA
JUAZEIRO DO NORTE (1909-1911)
Organizado por: Renato Casimiro e Daniel Walker
1910.04.13.01.002 – O Lápis
1912.03.03.01.003 – O Estímulo
1912.10.12.02.004 – Gazeta do Joazeiro (I)
1914.00.00.01.005 – O Mensageiro (I)
1920.11.30.01.006 – Homenagem do Povo
1921.11.06.01.007 – O Pharol
1922.09.07.01.008 – O Centenário (I)
1923.12.00.01.009 – O Ideal (I)
1924.05.05.01.010 – O Dia
1925.06.06.01.011 – Gazeta do Joazeiro (II)
1928.00.00.01.012 – Joazeiro do Cariri
1930.00.00.01.013 – O Cariri
1930.06.15.02.014 – A Ordem
1932.00.00.01.015 – O Jovem
1934.01.20.01.016 – O Diário
1934.01.27.02.017 – O Operário
1934.06.14.03.018 – O Lavrador
1936.03.28.01.019 – Gazeta do Joazeiro (III)
1936.05.09.02.020 – Roulien Jornal
1936.11.00.03.021 – Higiene
1939.00.00.01.022 – O Bancário
1944.03.24.01.023 – O Centenário (II)
1945.05.05.01.024 – O Lutador
1945.06.24.02.025 – O Juazeiro (I)
1949.01.16.01.026 – Correio do Juazeiro
1949.06.00.02.027 – Flor do Sertão
1950.05.00.01.028 – A Semana
1950.06.23.02.029 – Jornal do Cariri (I)
1952.01.00.01.030 – Boletim da Associação Comercial de Juazeiro do Norte
1953.00.00.01.031 – O Chateubriand
1953.02.15.02.032 – O Pioneiro
1954.06.13.01.033 – Revista da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte
1955.00.00.01.034 – O Jovem
1955.11.15.02.035 – Gazeta Estudantil
1956.00.00.01.036 – Folha do Cariri (I)
1956.03.00.02.037 – O Arauto
1956.03.24.03.038 – Gazeta Social
1957.05.01.01.039 – O Comércio
1958.03.06.01.040 – O Jornal da Juventude
1958.09.00.02.041 – Jornal Águia Branca
1961.07.22.01.042 – Revista do Cinqüentenário de Juazeiro do Norte
1961.07.22.02.043 – Cariri Universitário
1963.00.00.01.044 – Jornal Bancário
1963.05.01.02.045 – CEJ “Informa”
1963.07.22.03.046 – Jornal do Cariri (II)
1964.07.00.01.047 – A Voz do Santuário
1964.07.30.02.048 – O Mercúrio
1964.08.10.03.049 – Boletim Mensal do Rotary Clube de Juazeiro do Norte (I)
1965.05.01.01.050 – O Contabilista
1965.07.00.02.051 – Júnior Informativo
1965.08.00.03.052 – Folha Esportiva
1965.08.22.04.053 – O Ideal (II)
1966.05.00.01.054 – A Imprensa
1966.09.01.02.055 – Tribuna de Juazeiro
1968.09.00.01.056 – Jornal do Cariri (III)
1968.09.29.02.057 – A JUFRA
1969.00.00.01.058 – Boletim de Anúncios (I)
1969.06.15.02.059 – Correio Estudantil
1969.08.17.03.060 – Folha de Juazeiro
1969.11.01.04.061 – O Juazeiro do Padre Cícero
1970.00.00.01.062 – Boletim Informativo
1970.04.00.02.063 – Treze Atlético Juazeirense
1970.04.12.03.064 – Tribuna Estudantil
1970.06.16.04.065 – Tribuna do Cariri (I)
1970.06.28.05.066 – Exposição
1970.07.00.06.067 – Boletim Mensal do Rotary Club de Juazeiro do Norte-CE (II)
1970.07.22.07.068– Boletim Informativo
1970.11.30.08.069 – O Padre Cícero
1970.11.30.09.070 – O Patriarca de Juazeiro
1971.00.00.01.071 – Jornal dos Municípios
1971.09.00.02.072– Informativo CELCA
1971.11.01.03.073 – O Romeiro (I)
1971.12.25.04.074 – Fundação
1972.04.00.01.075 – Tribuna do Cariri (II)
1972.05.01.02.076 – Jornal do Estudante
1972.05.14.03.077 – A Verdade
1972.09.24.04.078 – Leia Esporte
1973.01.26.01.079 – Boletim de Anúncios (II)
1973.07.22.02.080 – Cicerópolis (I)
1973.07.22.03.081 – Juazeiro
1974.00.00.01.082 – Jornal Olímpico
1974.03.31.02.083 – Jornal A Revolução
1974.08.01.03.084 – Folha da Semana
1974.08.30.04.085 – Monitor Industrial
1974.10.00.05.086 – Boletim do Instituto Cultural do Vale Caririense
1974.12.00.06.087 – A Voz do Folclore
1975.00.00.01.088 – A JUFRA em Foco
1975.01.16.02.089 – Carná 76
1975.05.31.03.090 – Gazeta do CEJ
1976.00.00.01.091 – O Cariri
1976.03.25.02.092 – O Estado do Cariri
1977.05.28.01.093 – Jornal do Treze Atlético Juazeirense
1977.11.18.02.094 – Microjornal Banorte
1977.11.26.03.095 – Microjornal Esportes
1977.12.12.04.096 – O Ponto
1978.02.24.01.097 – O Município (I)
1978.03.22.02.098 – O Reclamo
1978.05.01.03.099– Tribuna do CEJ
1978.05.10.04.100 – O Verdão
1978.09.26.05.101 – BIC Informativo
1978.12.00.06.102 – Boletim Instituto Domingos Sávio
1979.01.00.01.103 – O Leonístico
1979.03.24.02.104 – A Colmeia Social
1979.05.00.03.105 – Panorama
1979.07.23.04.106 – Jornal de Papel
1979.12.02.05.107 – Jornal do Cariri (IV)
1980.03.24.01.108 – Tribuna do Povo
1980.05.01.02.109 – Boletim do CEJ
1980.05.02.03.110 – Correio do Cariri
1980.06.00.04.111 – Boletim da Dica
1981.11.15.01.112 – O Timoneiro
1981.11.30.02.113 – O Município (II)
1983.02.00.01.114 – A Cidade
1983.07.22.02.115 – Informativo Municipal
1983.09.00.03.116 – A Voz do PMDB
1983.11.00.04.117 – Boletim de Cultura
1984.00.00.01.118 – Redenção
1984.00.00.02.119 – O Leão do Juá
1984.03.00.03.120 – Informativo Rádio Comunitário
1984.03.24.04.121 – Jornal 24 de Março
1984.06.00.05.122 – O Ideal (III)
1984.07.20.06.123 – Memorial (I)
1984.07.20.07.124 – O Santo do Cariri
1984.07.21.08.125 – Informativo do Jornal 24 de Março
1985.03.24.01.126 – Olho Vivo
1985.05.00.02.127 – A Voz da Nova República
1985.06.00.03.128 – Jornal Universitário
1985.08.00.04.129 – O Juazeiro (II)
1985.09.07.05.130 – Folha da Acácia
1986.00.00.01.131 – O Batista do Cariri
1986.08.23.02.132 – Sursum
1986.09.27.03.133 – Jornal do JRPM
1986.10.31.04.134 – O Povo Cariri
1986.11.01.05.135 – Padre Cícero
1986.12.00.06.136 – Jornal do Município (I)
1987.01.00.01.137 – O Consolador
1987.03.00.02.138 – Informativo do Instituto Cultural do Vale Caririense
1987.04.09.03.139 – DN Região Sul
1987.06.00.04.140 – O Crajubar
1987.10.00.05.141 – Jornal do Advogado
1987.12.00.06.142 – Atualidades Políticas
1988.00.00.01.143 – Informe Amigo
1988.00.00.02.144 – Informativo Evangélico
1988.01.00.03.145 – Destaque Empresarial
1988.08.12.04.146 – Juapress
1989.00.00.01.147 – Revista do GERF
1989.00.00.02.148 – O Carrapicho
1989.03.00.03.149 – Revista Comemorativa da Gráfica Mascote
1989.03.24.04.150 – Jornal do Município (II)
1989.03.31.05.151 – Novo Tempo
1989.06.03.06.152 – Folha Liberal
1989.07.00.07.153 – Informativo AMCAR
1989.07.13.08.154 – Kariri Moda Fashion Show
1989.07.16.09.155 – O Comunitário
1989.07.16.10.156 – O Comerciário
1989.07.22.11.157 – Juazeiro
1989.09.00.12.158 – Informativo Cultural
1990.00.00.01.159 – O Comentário
1990.00.00.02.160 – Boletim Informativo
1990.01.01.03.161 – Juazeiro do Norte (I)
1990.04.00.04.162 – C.E.C. – Clube de Explorações Científicas
1990.07.00.05.163 – Cariri Espírita (I)
1990.07.22.06.164 – Juazeiro do Norte (II)
1990.08.00.07.165 – Comunicação IPESC
1990.10.00.08.166 – Literatura de Cordel
1990.12.00.09.167 – Cicerópolis (II)
1991.03.23.01.168 – O Encontreiro
1991.00.00.02.169 – O Comercial
1991.01.00.03.170 – Comunidade
1991.01.00.04.171 – A Voz do Legislativo
1991.01.01.05.172 – Juazeiro do Norte (III)
1991.04.04.06.173 – Folha do Cariri (II)
1991.05.00.07.174 – Classificados
1991.07.00.08.175 – Pé de Tambor
1991.07.22.09.176 – Juazeiro do Norte (IV)
1991.07.22.10.177 – Juazeiro do Norte (V)
1991.08.00.11.178 – Ponto Final
1991.10.00.12.179 – Jornal da Praça
1991.12.00.13.180 – Informativo Parque Tecnológico do Cariri
1992.03.00.01.181 – O Semeador
1992.05.00.02.182 – Cajunor em Notícias
1992.06.00.03.183– ClassiCariri
1992.07.22.04.184 – Juazeiro do Norte (VI)
1992.07.22.05.185 – Juazeiro do Norte (VII)
1993.05.00.01.186 – Folha do Camaleão
1993.07.00.02.187 – Ceará Fashion Show
1993.08.19.03.188 – Diário Oficial do Município
1993.09.20.04.189 – Folha da Manhã
1993.10.00.05.190 – Jornal da AMCAR
1993.11.00.06.191 – Jornal do Sesquicentenário
1994.08.00.01.192 – Jornal HM News
1994.02.24.02.193 – Jornal Cariri Esportes
1994.03.00.03.194 – Prestando Contas (I)
1994.03.24.04.195 – Memorial (II)
1994.03.24.05.196 – A Folhinha
1994.03.24.06.197 – Tribuna Extra
1994.04.00.07.198 – InformAids
1994.04.00.08.199 – Jornal Básico Secundário
1994.06.00.09.200 – Jornal O Economista
1994.12.00.10.201 – Jornal do Povo
1995.00.00.01.202 – Visão Paroquial
1995.00.00.02.203 – Momento dos Casais (1ª. Fase)
1995.00.00.03.204 – Gazeta do Povo
1995.01.00.04.205 – Resenha IPESC
1995.01.30.05.206 – ESPIN – Espaço Informativo
1995.06.00.06.207 – Boletim do ICVC
1995.09.00.07.208 – A Voz do E.C.C.
1995.09.05.08.209 – Jornal da REFIG
1995.10.00.09.210 – O Universo da Engenharia
1995.10.30.09.211 – Pacto Cariri
1995.12.00.10.212 – PT Popular
1996.00.00.01.213 – Visão do E.C.C.
1996.00.00.02.214 – Jornal O Cariri
1996.01.00.04.215 – Boletim Informativo
1996.04.00.05.216 – Jornal do Sakulejo
1996.05.00.06.217 – Jornal O Novo Juazeiro
1996.05.00.07.218 – O Juá
1996.06.00.03.219 – Alegrai-vos no Senhor
1996.07.22.08.220 – Revista Lions Juazeirense
1996.12.00.09.221 – Revista do Camaleão
1997.00.00.01.222 – Garra Empresarial
1997.00.00.02.223 – O Berro
1997.01.15.03.224 – O Quatro
1997.03.00.04.225 – Juazeiro 2000
1997.03.24.05.226 – Tribuna do Ceará Especial
1997.04.21.06.227 – Tribuna de Penaforte
1997.07.00.07.228 – Jornalzinho
1997.07.00.08.229 – Evolução
1997.07.00.09.230 – A Voz do Cariri (II)
1997.09.05.10.231 – Jornal do Cariri (V)
1997.11.00.11.232 – Milagre de Fé
1997.12.00.12.233 – Chama Viva
1998.00.00.01.234 – O Círculo
1998.00.00.02.235 – O Novo Caminho
1998.01.00.03.236 – Lembrador Comunitário
1998.04.20.04.237 – InfoGeo
1998.04.28.05.238 – Boletim Informativo Semana da Terra
1998.07.00.06.239 – Te adoro Juazeiro
1998.07.00.07.240 – Jornal da Cidade
1998.07.22.08.241 – Juazeiro Unido e Forte
1998.11.00.09.242 – O Informativo
1998.11.00.10.243 – Guia Shopping Juazeiro do Norte
1998.12.00.11.244 – Ponto de Vista
1998.12.11.12.245 – O Técnico Comercial
1998.12.18.13.246 – A Notícia
1999.00.00.01.247 – Informativo O Lojista
1999.01.00.02.248 – Te adoro Juazeiro – Saúde
1999.03.00.03.249 – Te adoro Juazeiro – Drenagem
1999.04.08.04.250 – Jornal do Cariri (VI)
1999.05.00.05.251 – Mandacaru
1999.06.00.06.252 – Juazeiro em Notícias
1999.06.13.07.253 – Moreira em Notícia
1999.09.00.08.254 – Salesianos 60 anos
1999.11.00.09.255 – Geral
2000.00.00.01.256 – Agenda
2000.03.00.02.257 – Lotus
2000.03.24.03.258 – Jornal Caminhos da Fé
2000.04.00.04.259 – Interview.com
2000.07.20.05.260 – Jornal de Negócios
2001.00.00.01.261 – CREDE em Ação
2001.00.00.02.262 – Guia Comercial dos Bairros
2001.00.00.03.263 – Cariri Classi
2001.00.00.04.264 – Contra-Indicação
2001.00.00.05.265 – O Boêmio
2001.00.00.06.266 – Cariri Espírita (II)
2001.00.00.07.267 – Guia Cultural
2001.00.00.08.268 – Informativo Farmácias São Pedro
2001.03.00.09.269 – Sem Censura
2001.04.07.10.270 – Jornal Agitos
2001.05.00.11.271 – Jornal Talentos Cariri
2001.05.00.12.272 – Tribuna Popular
2001.07.20.13.273 – O Histórico
2001.07.21.14.274 – 4ª FETECC
2001.07.00.15.275 – Relaxando
2001.07.22.16.276 – O Regional
2001.09.00.17.277 – Populares do Cariri
2001.09.00.18.278 – O Discípulo
2001.12.14.19.279 – Conexão
2002.00.00.01.280 – Guia de Negócios
2002.00.00.02.281 – O Varejo
2002.02.00.03.282 – Revista Comunidade Consciente
2002.04.15.04.283 – Revista Vídeo & Games do Cariri
2002.06.00.05.284 – Prodontec Informa
2002.06.00.06.285 – Informativo de Teclas Informática
2002.06.01.07.286 – Fênix
2002.07.00.08.287 – Ache Aqui
2002.07.00.09.288 – Prestando Contas (II)
2002.07.15.10.289 – Informativo Canto d´Arte
2002.08.00.11.290 – Informativo Arcanjo
2002.11.00.12.291 – Vitrine
2003.00.00.01.292 – Muliere
2003.00.00.02.293 – Íris na Luta
2003.00.00.03.294 – Guia de Negócios Empresarial
2003.00.00.04.295 – Informativo da Verdade
2003.01.00.05.296 – Jornalzinho dos Afilhados do Pe. Cícero
2003.04.00.06.297 – MONA K
2003.05.00.07.298 – Tribuna Spartana
2003.09.00.08.299 – Jornal Informativo
2003.09.00.09.300 – InforSind
2003.10.00.10.301 – Unimed do Cariri
2004.00.00.01.302 – MEPE Notícias
2004.00.00.02.303 – Primeira Classe
2004.00.00.03.304 – Jornal Aconteceu nos Municípios
2004.08.00.04.305 – A Boa Nova
2004.09.15.05.306 – Jornal do Padre Cícero
2005.00.00.01.307 – Pasquim Universitário
2005.00.00.02.308 – Bizú
2005.00.00.03.309 – Juazeiro Trabalho
2005.01.00.04.310 – Afilhados do Pe. Cícero
2005.01.00.05.311 – Jornal Rodovia Padre Cícero
2005.01.02.06.312 – Boletim Programa Mulher Ideal 10 Anos (1995-2005)
2005.02.00.07.313 – Informativo Renascer
2005.04.00.08.314 – Jornal Verdão do Cariri
2005.05.01.09.315 – Juazeiro on line
2005.06.00.10.316 – Informativo Parlamentar (I)
2005.07.00.11.317 – Juazeiro do Norte em Ação
2005.09.07.12.318 – Revista da Loja Maçônica Cavalheiros Espartanos
2005.12.00.13.319 – Nação Romeira
2005.12.00.14.320 – Cariri News
2005.12.20.15.321 – Assessoria de Imprensa em Ação
2006.00.00.01.322– Jornada para a Reabilitação
2006.00.00.02.323 – Acontece em Juazeiro
2006.01.00.03.324 – Jornal da União
2006.01.06.04.325 – Revista do Santuário São Francisco
2006.04.00.05.326 – Jornal A Força Jovem em Ação
2006.04.01.06.327 – Agenda Cultural do CCBNB
2006.05.01.07.328 – O Alternativo
2006.06.00.08.329 – Informativo Paróquia Sagrado Coração de Jesus
2006.06.00.09.330 – O Leão do Juá
2006.07.00.10.331 – Jornal Nota 10
2006.07.00.11.332 – Revista da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
2006.10.00.12.333 – Jornal Informativo Motivação e Sucesso
2006.12.00.13.334 – Mundo Jovem
2006.12.15.14.335 – Revista da Gente
2007.00.00.01.336 – Revista Cariri News
2007.00.00.02.337 – O Informativo Uebsitio
2007.02.00.03.338 – Informativo Parlamentar (II)
2007.03.00.04.339 – Dunamis
2007.09.00.05.340 – Guia do Juazeiro
2008.00.00.01.341 – O Mensageiro (II)
2008.00.00.02.342 – Ide e Evangelizai Informativo
2008.11.01.03.343 – O Romeiro (II)
2008.00.00.04.344 – Hardcore Training News
2008.00.00.05.345 – O Poder da Mente
2008.00.00.06.346 – Maioridade em Ação
2008.02.12.07.347 – Jornal do Cariri (VII)
2008.04.00.08.348 – Tribuna Popular do Cariri
2008.04.00.09.349 – A Rapadura
2008.04.00.10.350 – Mussambê
2008.05.07.11.351 – Blog do Juaonline
2008.06.01.12.352 – Blog do Juazeiro
2008.06.30.13.353 – Ativo Jornal Jovem
2008.08.00.14.354 – Jornal 45
2008.08.00.15.355 – Informativo Mudar Faz Bem
2008.08.31.16.356 – Jornal Fonte da Graça
2008.10.05.17.357 – Juanorte
2008.11.00.18.358 – GASP Turismo
2008.11.13.19.359 – Jornal do Horto
2008.11.17.20.360 – Nativo
2009.00.00.01.361 – Autoclassi
2009.01.00.02.362 – Avenida News
2009.01.00.03.363 – Informativo Canuto News
2009.01.00.04.364 – Diário da Notícia
2009.02.00.05.365 – Leão Notícias
2009.02.00.06.366 – Vermelho Cariri
2009.03.02.07.367 – Medicina & Arte
2009.03.03.08.368 – O Clube Literário
2009.05.00.09.369 – Atitude
2009.05.00.10.370 – Veja Você
2009.05.11.11.371 – Newsletter/Gestão Democrática
2009.05.25.12.372 – Sem Nome
2009.06.00.13.373 – Informativo Realizando Compromissos
2009.06.06.14.374 – O Clubinho Literário
2009.06.14.15.375 – Acessibilidade para Todos
2009.07.06.16.376 – Gestão Democrática
2009.09.00.17.377 – Sem Nome Barbalha
2009.09.00.18.378 – Anjos Solidários - CEVEMA
2009.09.07.19.379 – O Piranhense
2009.09.22.20.380 – O Centenário (III)
2009.10.00.21.381 – Jornal Fonte de Excelência
2009.12.00.22.382 – Cariri Shopping In - Revista
2009.12.18.23.383 – Jornal Metropolitano
2009.12.00.24.384 – Sovaco de Cobra
2010.03.00.01.385 – Esporte e Juventude em Ação
2010.03.00.02.386 – Momento dos Casais (2ª. Fase)
2010.03.00.03.387 – Gazeta de Notícias
2010.03.20.04.388 – Romeirão Notícias
2010.04.00.05.389 – Painel
2010.04.00.06.390 – Romaria
2010.04.00.07.391 – Informativo Mãe das Dores
2010.05.00.01.392 – Partilhando
2010.05.00.02.393 – InfoINTRA
2010.07.24.03.394 – Juazeiro do Norte – 99 Anos
2010.07.24.04.395 – Blog do Juaonline
2010.08.04.05.396 – Transitando
2010.08.08.06.397 – Regional Especial
2010.10.00.07.398 – Juazeiro e a Empresa
2010.11.00.08.399 – Grupo Amigo da Saúde
2010.12.00.09.400 – SP4 Notícias
2011.01.00.01.401 – Informativo Aliança
2011.02.00.02.402 – Jornal Juazeiro Centenário
0000.00.00.00.403 – O Lince
0000.00.00.00.404 – O Repórter
0000.00.00.00.405 – O Sol
0000.00.00.00.406 – A Rua
0000.00.00.00.407 – A Vóz do Cariri (I)
0000.00.00.00.408 – O Torcedor
0000.00.00.00.409 – Lingua-Gens
0000.00.00.00.410 – Nossa Boca
0000.00.00.00.411 – Gota Serena
0000.00.00.00.412 – Sensurado
0000.00.00.00.413 – Folha de Rosto
0000.00.00.00.414 – Fome
0000.00.00.00.415 – Ovni
0000.00.00.00.416 – Jornal Censurado
0000.00.00.00.417 – Séquiço Sacro
0000.00.00.00.418 – Avança Juazeiro
0000.00.00.00.419 – Semanário Informativo
0000.00.00.00.420 – Fique de Olho
0000.00.00.00.421 – Notícias da Gente
0000.00.00.00.422 – “Jornal da Igreja Assembléia de Deus” – Missões em Foco
1992.00.00.00.423 – Enquanto o garçon não vem
0000.00.00.00.424 – Em formação
0000.00.00.00.425 – Informativo Flamax
0000.00.00.00.426 – Veja Esporte
2011.00.00.00.427 – Informativo Processo Contabilidade
0000.00.00.00.428 – O Alfinete
0000.00.00.00.429 – O Cinqüentenário
0000.00.00.00.430 – Comissão do Centenário
Se você conhece algum nome de jornal que não está nesta relação nos informe.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Nota Fiscal Eletrônica será debatida na CDL de Juazeiro do Norte
A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte promoverá no próximo dia 24/02, às 19 horas, uma reunião sobre a Nota Fiscal Eletrônica. O objetivo é tirar todas as dúvidas ainda existentes sobre o tema. Para tanto, a CDL contará com a participação de contadores e representantes da Secretaria da Fazenda Estadual, além dos associados. O evento acontecerá no auditório da sede da entidade à Rua Padre Cícero, 576 – Centro
O presidente da CDL, Michel Araújo, reforça o convite a todos os lojistas, destacando a importância do novo sistema que proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial pela sua agilidade e confiabilidade.
Iniciada construção da Capela do Mosteiro
Foto da maquete da Capela
Momento solene da bênção da pedra fundamental da capela
(A visão de 1930: a imponência, na esquina)
OS SOBRADOS
CONTINUAÇÃO...
2: O SOBRADO DE DIRCEU INÁCIO DE FIGUEIREDO
3: O SOBRADO DE MANOEL SOARES COUTO
4: O SOBRADO DE MANOEL VITORINO DA SILVA
5: O SOBRADO DE FENELON GONÇALVES PITA
6: O SOBRADO DE DAMIÃO PEREIRA DA SILVA
7: O SOBRADO DO CAFÉ GLÓRIA
8: O SOBRADO DE MESTRE GALDINO
9: O SOBRADO DE PELÚSIO CORREIA DE MACEDO
CURIOSIDADE: Rua 24 de Março, esquina com a Praça Benjamin Constant (Por Renato Casimiro)
Missa de Assis Ferreira - 7 dias
MARIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS
LEONARDO OLIVEIRA SANTOS
ANDRÉ OLIVEIRA SANTOS
JULIANO OLIVEIRA SANTOS
LUCAS OLIVEIRA SANTOS
Missa de João Barbosa - 30 dias
DESDE JÁ, A FAMÍLIA AGRADECE AOS QUE SE FIZEREM PRESENTE A ESTE ATO DE FÉ E SOLIDARIEDADE HUMANA."
Novo médico juazeirense
Natural de Juazeiro, o médico Eduardo Araújo de Figueiredo, filho do casal Paulo Eduardo Figueiredo e Soneide Maria Nery Araújo de Figueiredo, diplomou-se na FMJ - Faculdade de Medicina de Juazeiro, em 2010, e logo em seguida volta para sua residência em Fortaleza. Mas, este mês retornou a sua terra natal para exercer a sua profissão, ampliando assim a oferta de atendimento clínico em nossa cidade.