quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Encontro sobre o Cadastur atrai empresários do trade turístico de Juazeiro
A Secretária de Turismo e Romarias e o Sebrae promoveram reunião na tarde desta quarta-feira, no auditório do Palácio da Microempresa, para debater sobre o Cadastur. Trata-se do sistema obrigatório de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo por uma determinação legal. Vários empresários que atuam nessa área participaram do encontro que teve a presença de Júlio Zamith, representante da Secretaria de Turismo do Ceará, que fez uma apresentação sobre o Cadastur.
O titular da Setur, José Carlos dos Santos, abriu o encontro falando das realizações da administração Manoel Santana no setor do turismo dando ênfase à nova sinalização que se implanta na cidade, a preparação do inventário da oferta turística de Juazeiro (Inventur), as incursões em torno do próprio Cadastur e a participação em eventos na área de turismo em Campo Grande (MS), Olinda (PE), Paranaguá (PR) e São Paulo. Não esqueceu de mencionar a proximidade da festa pelos 100 anos de Juazeiro.
Para o vice-prefeito, José Roberto Celestino, o Cariri possui uma oferta turística bem maior do que a procura e este setor, conforme analisou, precisa crescer em nome de uma participação mais positiva no PIB (Produto Interno Bruto) da região. O consultor do Sebrae na área de turismo, Édio Pinheiro Callou, concorda e chamou a atenção para as boas perspectivas de crescimento deste setor no Cariri consolidando ainda mais a chamada indústria do turismo.
Ele citou metas como a melhoria do aeroporto, a efetiva implantação do Geopark Araripe e a chegada de grandes empresas nacionais nos braços, inclusive, da força imposta pelo pólo universitário. Outra advertência foi quanto a “invasão” dos investidores de outras praças. “Não queremos barrar os que vêm de fora, mas capacitar e incentivar os de casa”, justificou Edio lembrando que os turistas estão cada vez mais exigentes.
Em Juazeiro do Norte é grande o número de empresas informais que não dão nenhum tipo de garantia e segurança para os turistas que nos visitam. A reunião foi encerrada com a palestra de Júlio Zamith dando explicações sobre a Lei do Turismo e em relação ao funcionamento do Cadastur e sua importância. Lá mesmo no Sebrae, ele começou a fazer cadastros e permanecerá em Juazeiro até a próxima sexta-feira com esse mesmo objetivo.(Texto e fotos de Demontier Tenório)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário