sexta-feira, 25 de setembro de 2009

D. WALMOR, PE. CÍCERO E A CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ II

Fizemos comentário anterior indicando que um brasileiro, no caso, o Arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, membro da Congregação para a Doutrina da Fé, foi nomeado pelo Papa Bento XVI e comunicado ao mundo pelo cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

Das suas primeiras declarações pudemos colher estas: "As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o Papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural", explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo.

A significação que se procura dar, neste instante é que D. Walmor é um dos poucos brasileiros que já tiveram oportunidade de estar neste dicastério romano, de tanta importância para o processo de reabilitação do padre Cícero Romão Batista.

Outro fato relevante é que na petição que encaminhou os resultados dos trabalhos da Comissão Diocesana instituída por D. Fernando Panico e que foram protocolados na Sagrada Congregação da Doutrina da Fé, em maio de 2006, constava um denso volume com cerca de 150 mil assinaturas de nordestinos que imploravam a atenção da Santa Sé para a causa da reabilitação. Como anteriormente D. Fernando havia participado de uma reunião do episcopado brasileiro em Itaicí, SP, ele teve a oportunidade de submeter aos seus pares da CNBB a iniciativa e cerca de 200 bispos também subscreveram a referida petição. Segundo informação por nós recebida há pouco, da Diocese de Crato, D. Walmor Oliveira de Azevedo é um destes que subscreveram o documento. (Renato Casimiro)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

UM BRASILEIRO MAIS PRÓXIMO DA CAUSA DE REABILITAÇÃO DO PADRE CÍCERO

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi nomeado pelo papa Bento XVI membro da Congregação para a Doutrina da Fé. “O ato do papa é uma deferência e demonstração de confiança e reconhecimento para com a Igreja no Brasil, com a CNBB e a Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse dom Walmor, único brasileiro a integrar a Congregação. Segundo o jornal O Estado de Minas, o comunicado oficial foi feito esta semana pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone. Trata-se de uma das congregações mais antigas, remontando aos tempos medievais (antigamente denominada Santa Inquisição ou Santo Ofício). Ela tem a tarefa de zelar pela Igreja, a verdade da fé e a fidelidade aos seus princípios. Trabalha com o que a Igreja crê e ensina”, declarou o arcebispo ao jornal O Estado de Minas. “As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural”, explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo. Na CNBB, ele preside há seis anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Entre a semana passada e esta semana, em razão das visitas “ad limina apostolorum” dos bispos nordestinos (Nordeste 2 e 1), a causa da reabilitação do Padre Cícero foi relembrada publicamente pelo arcebispo de Maceió, e provavelmente o será também por D. Fernando Panico e/ou por alguém mais da Regional Nordeste 1. Não seria estranho, em razão da expectativa de se colher da Cúria Romana uma posição sobre o andamento dos estudos com o farto dossiê que foi protocolado recentemente. Como a questão fundamental, a da reabilitação, está afeta à Sagrada Congregação da Doutrina da Fé, muito provavelmente este assunto será das próximas preocupações de dom Walmor. (Renato Casimiro)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NOVIDADE: PROCISSÃO DOS CARROS DE ROMEIROS TEVE PREMIAÇÃO

Ônibus, caminhões paus de arara e carros pequenos invadiram ruas e avenidas de Juazeiro do Norte na tradicional Procissão dos Carros. Foram mais de duas horas de carreata num cortejo que começou além da divisa com o município de Barbalha gerando duas filas de veículos na Avenida Leão Sampaio. A novidade deste ano foi a instituição do Troféu Mãe das Dores pela Secretaria de Turismo e Romarias diante do desejo do prefeito Manoel Santana em premiar os carros mais bem decorados.

Dentre os mais de mil automóveis que participaram do cortejo, cerca de 270 se inscreveram para disputar os três primeiros lugares nas categorias ônibus, caminhões e veículos pequenos. Um palanque com som mecânico foi armado na alameda do 2º BPM, na Avenida Castelo Branco, para receber a Comissão Julgadora. Era composta pela Secretária de Cultura, Glória Tavares, e o assessor Mariel Cabral, o artista Edelson Diniz, o radialista Toninho Vieira e a diretora do Restaurante Popular, Pautília Ferraz.

No dia em que completou 182 anos do lançamento da pedra fundamental para construir a Capela de Nossa Senhora das Dores, que deu origem ao município de Juazeiro, a Secretaria de Turismo e Romarias entregou a primeira premiação instituída para a Procissão dos Carros. O prefeito Manoel Santana e o Secretário José Carlos dos Santos receberam o aval do Bispo Dom Fernando Panico para fazer a solenidade no altar da Basílica Menor durante a tradicional benção dos chapéus na despedida dos romeiros.

A premiação fez jus aos veículos mais bem ornamentados durante o cortejo na tarde de segunda-feira, segundo decisão de uma comissão julgadora que ficou postada em frente ao 2º BPM. Na categoria ônibus, os três primeiros colocados foram: Maria Rodrigues do Nascimento (Recife-PE), José Firmino de Melo (Maceió-AL) e Maria do Carmo da Silva (Agrestina-PE). Na categoria caminhão: José Pedro Lima (Maceió-AL), Alexandre Rufino da Silva (Murici-AL) e Maria de Fátima dos Santos (União dos Palmares-AL).

Textos e fotos de Demontier Tenório. Leia mais sobre o assunto CLICANDO AQUI.


--

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Memorial Padre Cícero ficará aberto até as 20 horas durante a romaria


A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo Ferreira, decidiu estabelecer um plantão durante a Romaria de Setembro. Ela escolheu o período entre os dias 10 e 15 de setembro para deixar as portas abertas até as 20 horas. Segundo explicou, um espaço de tempo maior para as visitações ao museu que guarda relíquias do Padre Cícero, além de fotografias as quais contam um pouco da sua história entre nós.
De acordo com Maria do Carmo, a expansão do horário só será possível nos últimos dias da romaria quando é maior o fluxo de visitantes. Chama a atenção ainda para o fato dos dias 12 e 13 serem sábado e domingo, respectivamente. Mesmo assim, o Memorial Padre Cícero vai funcionar, inclusive no feriado de 15 de setembro Dia de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro. Ela teve o aval do prefeito Manoel Santana no estabelecimento do regime de plantão. (Demontier Tenório)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Padre Cícero e os romeiros são homenageados em sessão especial da Câmara de Maceió

Um enorme banner com a imagem de Nossa Senhora das Dores e alusão à festa da Padroeira que acontece em Juazeiro do Norte e a bandeira do município na mesa oficial fizeram parte do ambiente montado no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) de Maceió (AL). Ali ocorreu uma sessão especial da Câmara Municipal por proposição da vereadora Heloísa Helena para marcar esse ano que completa 12 décadas da ocorrência dos fatos miraculosos e as conseqüentes romarias em Juazeiro.
A sessão foi presidida pela vereadora Fátima Santiago e teve a participação de outra vereadora, Silvânia Barbosa, além da autora da proposta aprovada pelos 21 vereadores que compõem o legislativo de Maceió. O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, representou o prefeito Manoel Santana, enquanto o vereador Tarso Magno sentou à mesa oficial representando a Câmara de Juazeiro. Em nome do clero, ali esteve o padre Jean Carlos Perini da Ordem Salesiana.
A presidente da sessão, Fátima Santiago, que é vice-presidenta da Câmara de Maceió, se sentiu tão empolgada com as palestras proferidas que anunciou sua visita ao Juazeiro do Norte no próximo dia 25 de setembro. Ela retrucou quando sua colega Heloísa Helena citou o acolhimento aos romeiros alagoanos e estendeu esse gesto para todos os nordestinos. “Vou ver e sentir de perto a fé arraigada nessa gente que ninguém consegue quebrar”, confessou.
Em seu pronunciamento, a vereadora Heloísa Helena citou ser algo de muita complexidade filosófica, antropológica e teológica falar sobre essa tema desde os primeiros momentos. “Diziam até que Jesus Cristo não iria deixar de operar milagres na Europa para fazê-los na pobre Juazeiro”, falou salientando o seu respeito a todas as religiões. Ela definiu a sessão como uma forma de homenagear o Padre Cícero e esses romeiros tão especiais.
A vereadora fez questão de destacar a militância vitoriosa de mulheres e homens simples que convivem e superam todas as formas de marginalização nas peregrinações ao Juazeiro. “Quem não já se emocionou com as celebrações do monsenhor Murilo?”, indagou Heloísa Helena que até ensaiou um pouco o cântico que ele costumava cantar: “Quem matou não mate mais, quem roubou não roube mais”. Logo em seguida, o padre Manoel Henrique, pároco de São Pedro do Bairro Ponta Verde, proferiu palestra.
Ele tomou por base o seu trabalho de mestrado apresentado na Unicap (Universidade Católica do Pernambuco) denominado “Do anátema ao acolhimento pastoral; da condenação e exclusão eclesial do Padre Cícero à sua reabilitação histórica”. O sacerdote disse ter participado do III Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero emJuazeiro. Para ele, a transformação da hóstia em sangue são tatos consumados e não houve embuste.
“Pode até não ser sangue de Cristo, mas um fenômeno”, acrescentou. Em seguida, reparou que o milagre trouxe muitos problemas para o Padre Cícero a exemplo do seu ingresso na política. “Eu como sacerdote teria feito a mesma coisa, pois se não podia exercer o sacerdócio tomaria o caminho da política para poder ajudar as pessoas”, confessou salientando que o “Padim” jamais deixou de ser um grande pastor e conselheiro.
O padre Manoel observou ainda que se o religioso juazeirense fosse dominado pelo espírito messiânico, teria fundado outra Igreja. Ele finalizou sua palestra criticando os bispos anteriores da Diocese do Crato para quem nunca valorizaram os romeiros. “Foi preciso vir um bispo de fora, de origem italiana, para mudar essa história”, assinalou. Falaram ainda a psicóloga Maria do Carmo, o padre Jean Carlos Perini, o vereador Tarso Magno e, finalmente, José Carlos dos Santos, em nome do prefeito Manoel Santana.
Segundo falou, Padre Cícero não é só uma figura do Juazeiro, mas uma referência para o país inteiro. Coube a ele manifestar a gratidão dos juazeirenses pelas homenagens aos romeiros e ao “Padim”. A comitiva cearense foi composta ainda pelos vereadores Adauto Araújo, Roberto Sampaio, Sargento Firmino e Mara Torres. Também esteve em Maceió a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo Ferreira. (Texto e foto de Demontier Tenório)

JUAZEIRO NO ENAD

Resultados do ENADE 2008
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), divulgou os resultados da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O INEP/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.
Os resultados para Juazeiro do Norte estão na relação abaixo, onde destacamos que a abreviatura SC indica Sem Conceito. O escore do Enade varia de 1 a 5. Quanto ao CENTEC, no tocante a Tecnologia em Saneamento Ambiental, encontram-se dois resultados, provavelmente de duas habilitações, não especificadas claramente no relatório.
Apenas 6 instituições participaram do Enade-2008. Como foi por amostragem, os resultados decorrem de provas realizadas com apenas 387 alunos destes cursos/instituições: IFET(132 alunos); CENTEC(107 alunos); URCA(69 alunos); PARAISO(41 alunos); FJN(30 alunos); UFC(8 alunos).
INSTITUIÇÃO CURSO CONCEITO
URCA Matemática 3
IFET Matemática 2
UFC Filosofia SC
FJN Sistemas de Informações SC
PARAISO Sistemas de Informações SC
URCA Engenharia de Produção 2
CENTEC Tecnologia em Alimentos (Vegetal) SC
CENTEC Tecnologia em Alimentos (Animal) SC
IFET Tecnologia em Automação Industrial 3
URCA Tecnologia em Construção de Edifícios SC
IFET Tecnologia em Construção de Edifícios SC
CENTEC Tecnologia em Saneamento Ambiental (1) SC
CENTEC Tecnologia em Saneamento Ambiental (2) 2
(RENATO CASIMIRO)