sábado, 30 de maio de 2009
PRESENÇA DE JUAZEIRO EM EVENTOS BARBALHENSES
O Secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, e o Gerente de Projetos da Setur, Renato Dantas, participaram do II Congresso Cearense de Folclore e I Seminário Sobre Cultura, Religiosidade e Festas Populares do Cariri, que aconteceu no município de Barbalha. A abertura foi com o Fórum de Turismo e Cultura do Cariri do qual Renato Dantas é vice-presidente e houve debate com um representante do Ministério da Cultura, Pedro Domingues.
Na opinião do secretário Zé Carlos, o desenvolvimento dos setores do turismo e da cultura no Cariri é preponderante e o fórum tem sido uma instância de discussão e sistematização de projetos empreendidos na região. Ele citou o caso do Roteiro da Fé, que vem sendo discutido com a sociedade juazeirense. Já Renato Dantas faz menções aos inventários turísticos que estão sendo feitos em sete cidades da região, a partir do levantamento do potencial de cada uma.
Para ele, o fórum do turismo propicia a discussão sobre políticas públicas para se entender as suas áreas de atuação no Cariri apesar de não ser um órgão deliberativo, e apenas consultivo. “São cerca de dez anos debatendo projetos e meios de sustentabilidade para o turismo a base de opiniões sobre projetos a serem desenvolvidos”, esclarece. Uma das propostas encaminhadas para a próxima reunião, será a retomada da discussão sobre a rede de museus do Cariri. (Demontier Tenório)
quarta-feira, 27 de maio de 2009
JUAZEIRENSE PREMIADA EM BRASILIA
No último dia 26, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, em parceria com o Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (IDELB), realizou a sessão solene para a entrega do Prêmio do Mérito Legislador - 2008, para destacar as iniciativas parlamentares, de reconhecida relevância social, nas esferas municipal, estadual e federal. Nesta ocasião, a juazeirense e Ex-Vereadora radicada na cidade de Barbalha e atual Secretaria do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos, Sra. Polyana Silva Coimbra Cruz honrou seu município, recebendo no plenário Antonio Carlos Magalhães, do Senado Federal, o referido prêmio. O Prêmio do Mérito Legislador 2008 consiste na entrega de um troféu e um diploma, com o objetivo de intensificar a valorização, a importância, a responsabilidade e o reconhecimento do Poder Legislativo Brasileiro pelo seu signficativo trabalho, através de ações concretas dos parlamentares nos três níveis do Poder, na defesa dos interesses e garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito. Polyana Silva Coimbra Cruz foi uma das 150 personalidades brasileiras agraciadas, concorrendo dentre os melhores projetos do Brasil, aos níveis municipal, estadual e federal. O projeto formulado pela então vereadora foi o de Nº. 066/2006 que apresentou como fiel representante feminina a criação do conselho da mulher, fortalecendo a classe para que na terra dos verdes canaviais as mulheres tenham voz e vez. O Troféu do Prêmio do Mérito Legislador é uma Águia confeccionada em metal dourado com um banho de ouro, simbolizando a visão estratégica do poder, tendo o tamanho da base um suporte de metal banhado a ouro de 7cm x 5 cm e entre as asas uma medida de aproximadamente 23cm e uma altura de 19cm, sendo sua altura total de aproximadamente 32cm. Em destaque estará o nome do premiado. (Renato Casimiro)
sábado, 23 de maio de 2009
Fotos da fé: Alejandro Zambrana expõe 'Romeiros do Padre Cícero'
ImagemNa próxima terça-feira, 26, o fotógrafo sergipano Alejandro Zambrana vai expor uma mostra contendo série de imagens que mergulham no mundo das romarias de Juazeiro do Norte, no Ceará, resultado de várias viagens de Zambrana ao local. A exposição ficará aberta ao público até o dia 16 de junho, na galeria Jenner Augusto, situada na Sociedade Semear.
Acompanhando a peregrinação de milhares de fiéis, o fotógrafo iniciou o trabalho em 2006, quando reuniu material para a conclusão do curso de Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco. O ato de fé e devoção sempre intrigou Zambrana, que ressalta várias histórias colhidas nas viagens.
“Fico fascinado com o jeito como eles se relacionam com a fé. Quando estava indo a um dos locais de peregrinação em um ônibus coletivo, ouvi um romeiro dizer que quem vai a Juazeiro, tem sofrer. Isso me marcou muito”, comenta o fotógrafo.
Amante das manifestações populares, Zambrana também já expôs imagens sobre o tradicional teatro popular do Lambe-sujo e os Caboclinhos da cidade histórica de Laranjeiras. Mais informações pelo telefone (79) 9964 1890 ou pelo endereço eletrônico azambrana78@yahoo.com.br. (Fonte: http://www.cinform.com.br/noticias/22520091455495962
Confira os trabalhos de Zambrana em http://flickr.com/photos/alejandrozambrana .
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Socorro agora tem proteção policial
O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, participou do ato de reimplantação das cabinas da PM na condição de representante do prefeito Manoel Santana. Foi logo após acompanhar a Missa em sufrágio da alma do Padre Cícero juntamente com o comandante do 2º BPM, Coronel Erick Onofre. Segundo disse, as cabinas instaladas nas praças do Socorro e da Basílica Menor de Nossa das Dores servirão para garantir maior segurança e tranqüilidade aos que nos visitam.
Ele ressaltou a decisão do comando do Batalhão em determinar o funcionamento das cabinas em regime de 24 horas com duplas de policiais nas imediações desses locais de grande concentração popular. Um delas foi instalada na Praça Padre Silvino e a outra na Praça dos Romeiros e o secretário lembrou o tema da Campanha da Fraternidade relacionado com a segurança pública. O comandante disse a Zé Carlos ser mais um passo dentro do projeto de otimização do policiamento ostensivo e preventivo. (Demontier Tenório)
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Lançada a programação da festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro do Norte
A programação da festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro do Norte, marcada para o dia 18 de julho próximo no Centro Cultural do BNB Cariri, foi lançada na manhã desta segunda-feira no auditório do Panorama Hotel. O marco inicial para essa data foi a entrada em circulação do Jornal O Rebate no dia 18 de julho de 1909 o qual tinha o definido objetivo de pugnar pela emancipação política de Juazeiro. O lançamento reuniu grande número de membros da imprensa regional.
Na oportunidade, o prefeito Manoel Santana; o vice, José Roberto Celestino, e o presidente da comissão organizadora da festa do centenário de Juazeiro, Geraldo Barbosa, descerraram um quadro contendo a edição recuperada do primeiro número do Rebate. A programação foi apresentada pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, seguido pelo presidente da Comissão, Geraldo Barbosa, que fez um relato histórico da independência de Juazeiro.
A festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro conta com o apoio do Banco do Nordeste conquistado por meio do professor aposentado da UFC e pesquisador, Renato Casimiro. Ele proferiu uma palestra para os presentes e apresentou diversos exemplares relacionados com os 284 jornais que circularam na cidade ao longo destes 100 anos. Com relação ao Rebate disse que o mesmo representou um fato de extrema relevância e sendo o mais importante de todos estes impressos em Juazeiro.
Durante dois anos, ele circulou mensalmente chegando a 104 edições e um total de 416 páginas somente deixando de fazê-lo no dia 13 de agosto de 1911 quando o objetivo da emancipação já havia sido conquistado. Renato considerou o jornal até como uma manifestação das artes por conta das dificuldades para imprimir o periódico num vilarejo. Para o dia 18 de julho, no CCBNB, haverá uma exposição retrospectiva da imprensa escrita local que pretende torná-la itinerante levando-a às escolas.
Além disso, está sendo editado um catálogo para ser distribuído e mais 5 mil exemplares da primeira edição de O Rebate. Haverá, também, momentos de palestras e a entrega de um DVD com a coleção completa de O Rebate digitalizada. Renato Casimiro diz acreditar que o cordel em Juazeiro igualmente nasceu com esse jornal, através das poesias de Leandro Gomes de Barros ali publicadas, a exemplo da própria xilogravura.
O prefeito Manoel Santana encerrou a solenidade anunciando todo o apoio ao trabalho da comissão que organiza a festa do centenário juazeirense. Avisou que está discutindo com o Secretário de Finanças, Fábio Palácio, a possibilidade da destinação de um percentual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para esses preparativos. Santana considerou a palestra de Casimiro como uma aula histórica que mostrou a grandeza de Juazeiro refletida através da Imprensa. (Fotos e texto de Demontier Tenório)
Na oportunidade, o prefeito Manoel Santana; o vice, José Roberto Celestino, e o presidente da comissão organizadora da festa do centenário de Juazeiro, Geraldo Barbosa, descerraram um quadro contendo a edição recuperada do primeiro número do Rebate. A programação foi apresentada pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, seguido pelo presidente da Comissão, Geraldo Barbosa, que fez um relato histórico da independência de Juazeiro.
A festa pelos 100 anos da Imprensa de Juazeiro conta com o apoio do Banco do Nordeste conquistado por meio do professor aposentado da UFC e pesquisador, Renato Casimiro. Ele proferiu uma palestra para os presentes e apresentou diversos exemplares relacionados com os 284 jornais que circularam na cidade ao longo destes 100 anos. Com relação ao Rebate disse que o mesmo representou um fato de extrema relevância e sendo o mais importante de todos estes impressos em Juazeiro.
Durante dois anos, ele circulou mensalmente chegando a 104 edições e um total de 416 páginas somente deixando de fazê-lo no dia 13 de agosto de 1911 quando o objetivo da emancipação já havia sido conquistado. Renato considerou o jornal até como uma manifestação das artes por conta das dificuldades para imprimir o periódico num vilarejo. Para o dia 18 de julho, no CCBNB, haverá uma exposição retrospectiva da imprensa escrita local que pretende torná-la itinerante levando-a às escolas.
Além disso, está sendo editado um catálogo para ser distribuído e mais 5 mil exemplares da primeira edição de O Rebate. Haverá, também, momentos de palestras e a entrega de um DVD com a coleção completa de O Rebate digitalizada. Renato Casimiro diz acreditar que o cordel em Juazeiro igualmente nasceu com esse jornal, através das poesias de Leandro Gomes de Barros ali publicadas, a exemplo da própria xilogravura.
O prefeito Manoel Santana encerrou a solenidade anunciando todo o apoio ao trabalho da comissão que organiza a festa do centenário juazeirense. Avisou que está discutindo com o Secretário de Finanças, Fábio Palácio, a possibilidade da destinação de um percentual do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para esses preparativos. Santana considerou a palestra de Casimiro como uma aula histórica que mostrou a grandeza de Juazeiro refletida através da Imprensa. (Fotos e texto de Demontier Tenório)
domingo, 17 de maio de 2009
MEMORIAL PROMOVE SEMANA DO MUSEU
Nesta segunda-feira (18) acontece o Dia Internacional do Museu e, pela primeira vez, o Memorial Padre Cícero promoverá atos para marcar a data durante uma semana inteira. É o que informa a presidente da fundação, Maria do Carmo Costa (foto), acrescentando que o município de Juazeiro do Norte se insere na programação da VII Semana Nacional do Museu. No caso local é a I Semana do Memorial Padre Cícero – Museu e Turismo.
Ela e o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, vão abrir a programação às 15 horas desta segunda-feira instalando a exposição fotográfica “Pontos turísticos de Juazeiro ontem e hoje”. A mostra reúne uma série de fotografias históricas e atuais do município e ficará aberta ao público durante a semana no hall de entrada do Memorial Padre Cícero. A diretora Maria do Carmo diz que uma das intenções é estimular a visitação das pessoas, principalmente alunos, aos museus existentes em Juazeiro.
No caso do Memorial, são centenas de objetos que foram de uso pessoal do Padre Cícero (fotos), além de fotografias da época e uma biblioteca reunindo dezenas de livros sobre o sacerdote. A programação terá seqüência às 19 horas de terça-feira (19) com uma palestra no auditório. A professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Rosemary Matos, vai falar sobre o tema: “Arranjo produtivo do turismo religioso em Juazeiro do Norte”.
MUSEU VIRTUAL - Durante a quarta-feira, além das visitas à exposição, haverá uma oficina sobre “Museu virtual” compreendendo o horário das 9 às 17 horas. Na quinta-feira, dia 21, as 19 horas, o também professor da Urca, Marcos Eliano Tavares Ribeiro, proferirá palestra sobre “Economia do Turismo”. A programação será encerrada na sexta-feira com artes cênicas e a exibição de “Estórias que o povo conta”.
Antes, às 14 horas, haverá um debate sobre turismo na região do Cariri no programa A Tarde é Nossa apresentado por Marleide Duarte na TV Verde Vale. Participarão do mesmo, o secretário de turismo, José Carlos dos Santos e os diretores da Setur, Daniel Walker e Renato Dantas. A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo, está na expectativa de um bom comparecimento de público aos eventos da Semana do Museu. (Demontier Tenório)
Ela e o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, vão abrir a programação às 15 horas desta segunda-feira instalando a exposição fotográfica “Pontos turísticos de Juazeiro ontem e hoje”. A mostra reúne uma série de fotografias históricas e atuais do município e ficará aberta ao público durante a semana no hall de entrada do Memorial Padre Cícero. A diretora Maria do Carmo diz que uma das intenções é estimular a visitação das pessoas, principalmente alunos, aos museus existentes em Juazeiro.
No caso do Memorial, são centenas de objetos que foram de uso pessoal do Padre Cícero (fotos), além de fotografias da época e uma biblioteca reunindo dezenas de livros sobre o sacerdote. A programação terá seqüência às 19 horas de terça-feira (19) com uma palestra no auditório. A professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Rosemary Matos, vai falar sobre o tema: “Arranjo produtivo do turismo religioso em Juazeiro do Norte”.
MUSEU VIRTUAL - Durante a quarta-feira, além das visitas à exposição, haverá uma oficina sobre “Museu virtual” compreendendo o horário das 9 às 17 horas. Na quinta-feira, dia 21, as 19 horas, o também professor da Urca, Marcos Eliano Tavares Ribeiro, proferirá palestra sobre “Economia do Turismo”. A programação será encerrada na sexta-feira com artes cênicas e a exibição de “Estórias que o povo conta”.
Antes, às 14 horas, haverá um debate sobre turismo na região do Cariri no programa A Tarde é Nossa apresentado por Marleide Duarte na TV Verde Vale. Participarão do mesmo, o secretário de turismo, José Carlos dos Santos e os diretores da Setur, Daniel Walker e Renato Dantas. A presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo, está na expectativa de um bom comparecimento de público aos eventos da Semana do Museu. (Demontier Tenório)
SARAU PARA HOMENAGEAR MONS. MURILO
Na última sexta-feira, 15, realizou-se no memorial Padre Cícero um concorrido sarau idealizado pela professora Débora Calou para lançamento do livro Homilias dos dias comuns, contendo textos do saudoso Monsenhor Murilo de Sá Barreto. O evento, bastante original e até então inédito em nossa cidade, constou de números artísticos interpretados por Débora, que é sobrinha do homenageado, a qual foi acompanhada ao piano por seu filho, Tiago. Numa sala reservada do Memorial, separada do público por uma vidraça transparente, um grupo seleto de amigos de Monsenhor Murilo composto pelos professores Daniel Walker, Renato Casimiro, Raimundo Araújo, Socorro Lucena e Irmã Annete Dumoulin, sob a coordenação do radialista e também amigo do homenageado, Aguinaldo Carlos, teve lugar um descontraído bate-papo em que cada um teceu comentários sobre a vida de Monsenhor Murilo. Do outro lado da vidraça, no hall do Memorial, os convidados ouviam tudo atentamente. Sem dúvida, um espetáculo muito bonito, bem à altura do merecimento do saudoso vigário do Nordeste.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
FALECEU JOSÉ PEREIRA NOBRE
Foi comerciante em Juazeiro. Casado com Maria Neide Pereira Nobre, desde 1949. O casal tinha os filhos: Regina e Neide (gêmeas), Helena, Cláucia Maria, Rosângela (falecida), Maria Ariane e César Wagner. E 11 netos. José Nobre pertenceu à Força Expedicionária Brasileira, durante a segunda guerra mundial. Pertencia à Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte. Acometido, recentemente, de grave moléstia na medula, faleceu na noite deste dia 13 de maio. O sepultamento aconteceu em Fortaleza. (Enviado por Renato Casimiro, de Fortaleza)
quarta-feira, 13 de maio de 2009
CONCURSO PÚBLICO APROVADO PELA CÂMARA
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, em sessão presidida pelo vereador José de Amelia Jr., aprovou na tarde de ontem, dia 12, a mensagem enviada pelo Poder Executivo que dispõe sobre a criação de cargos para a contratação de servidores através de concurso público. O concurso será realizado pela Prefeitura de Juazeiro e abrirá vagas para 764 cargos nas mais diversas áreas. A mensagem será sancionada pelo prefeito, Dr. Santana, ainda nesta semana quando o edital do concurso será publicado e di sponibilizado através do site: www.juazeiro.ce.gov.br O edital deverá vigorar por 30 dias quando serão abertas as inscrições com datas e locais previamente estabelecidos. A taxa de inscrição para quem deseja participar do concurso é de R$ 80,00 (oitenta reais ) nível superior e R$ 40,00 (quarenta reais) para os níveis fundamental e médio. Por outro lado o secretário de administração, José Ivan Alves, confirmou que a Fundação Universidade Regional do Cariri será a instituição responsável pela realização do concurso. Imagem www.noticiasdesergipe.com.br/ (Enviado pela Assessoria de Comunicação da PMJN)
CONSULTA PÚBLICA PARA DEBATER ROTEIRO DA FÉ
A Consulta Pública pública para deliberar sobre o projeto “Roteiro da Fé” foi agendada para as 9 horas desta sexta-feira, dia 15, no auditório do Memorial Padre Cícero. A informação foi dada pelo Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, após participar de reunião com técnicos da Secretaria das Cidades do governo do estado. Ele espera ver o Memorial lotado com a participação efetiva dos juazeirenses nessa consulta pública para definir os rumos do projeto. Por isso, convida a todos interessados no tema a estarem presentes.
Segundo acrescentou, a apresentação do “Roteiro da Fé” será feita pelo secretário Joaquim Cartaxo que, depois, o colocará ao debate com o objetivo de receber idéias e sugestões populares. É que o projeto está recebendo algumas modificações e a consulta pública é uma das exigências do Banco Mundial responsável pelo financiamento. A princípio, o “Roteiro da Fé” começa na Basílica Menor passando pelo Museu da Rua São José, Memorial, Capela do Socorro, Salesianos, Franciscanos, São Miguel, Matriz, Horto e Santo Sepulcro. (Demontier Tenório)
Segundo acrescentou, a apresentação do “Roteiro da Fé” será feita pelo secretário Joaquim Cartaxo que, depois, o colocará ao debate com o objetivo de receber idéias e sugestões populares. É que o projeto está recebendo algumas modificações e a consulta pública é uma das exigências do Banco Mundial responsável pelo financiamento. A princípio, o “Roteiro da Fé” começa na Basílica Menor passando pelo Museu da Rua São José, Memorial, Capela do Socorro, Salesianos, Franciscanos, São Miguel, Matriz, Horto e Santo Sepulcro. (Demontier Tenório)
terça-feira, 12 de maio de 2009
PROSSEGUE A REFORMA DA PRAÇA PE. CICERO
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINE) intensifica os trabalhos de reforma da Praça Padre Cícero. Ontem (dia 11), foi iniciada a colocação do novo piso em pedra portuguesa, apresentando em seu desenho imagens religiosas. Na nova Praça Padre Cícero serão instalados quiosques padronizados para comercio de lanches, área ampla de estacionamento de veículos, quatro caixas eletrônicos e moderno sistema de iluminação, proporcionando visual urbanístico mais atrativo aos seus frequentadores. (Enviado pela Assessoria de Comunicação da PMJN - Foto: Joca Barbosa)
PREFEITURA FORMALIZA CONVÊNIO COM O PROJETO MÃE CICINHA
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Assistencia Social acaba de assinar convênio com o Centro de Apoio, Lazer e Defesa ao Jovem da Terceira Idade (Projeto Mãe Cicinha), proporcionando a doação de um terreno para a construção da sede própria da entidade. O Projeto Mãe Cicinha é uma escola de Alfabetização que atende a 263 jovens da terceira idade sendo 120 alunos e 143 associados, acompanhados por professores, médicos, advogados e técnicos em informática. Eles têm aulas de alfabetização e informática como forma de incentivo ao processo educativo para a convivência democrática, viabilizando a aprendizagem, respeitando a realidade dos alunos e os diferentes níveis de desenvolvimento. Por esses atributos é que o prefeito de Juazeiro, Dr Santana e a Secretaria de Assistência Social, Juliana Ribeiro, decidiram apoiar a iniciativa firmando parceria com o projeto. O convênio prevê, inclusive, a doação do terreno e outros benefícios para melhorar e ampliar ainda mais o trabalho da entidade assistencial que foi fundada em 1º de Janeiro de 2000 em Juazeiro do Norte. (Assessoria de Imprensa da PM)
sábado, 9 de maio de 2009
CONSELHOS SERÃO INSTALADOS EM CADA BAIRRO
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte está realizando reuniões nos diversos Bairros da cidade com a finalidade de formar os Conselhos Locais de Saúde (CLS). Os conselhos terão caráter permanente, com funções de acompanhar, avaliar e indicar prioridades para as ações de saúde a serem executadas em suas áreas de abrangência, seguindo as diretrizes da Política de Saúde, em conformidade com a Lei Orgânica do Município. De acordo com o prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana, cada bairro terá a sua instância colegiada de participação popular regulamentada por lei. Essa é mais uma proposta de nossa administração garantindo a participação popular. Democraticamente eleitos os conselheiros são representantes dos usuários do serviço de saúde pública e dos profissionais. As demandas das comunidades são debatidas e encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde que têm o caráter deliberativo Por outro lado o Secretário de Saúde Giovanni Sampaio informa que já foram realizadas reuniões para formação de CLS nos bairros Frei Damião, Vila Real e Antonio Vieira. No dia 7 de maio foi a vez dos bairros Horto e São José. No dia 8 a partir de 08h30min. nos bairros Triângulo, e Salesianos. Na segunda-feira, dia 11, a partir de 15:00h a segunda reunião, novamente nos bairros Triângulo e Salesianos. Na terça-feira, dia 12, a partir de 15:00h será no Jardim Gonzaga e Vila 3 Marias. (Enviado pela Assesoria de Comunicação da PMJN)
quarta-feira, 6 de maio de 2009
VALEU, ICASA! PARABÉNS!
Perder por 4x1, jogando contra o Vasco, um time do Rio de Janeiro, não é motivo para desespero. Afinal, não seria mesmo nada fácil ganhar de um supertime, que tem melhor estrutura financeira, que está habituado a se exibir em grandes estádios, possui um plantel de atletas bem remunerados, é um time de tradição no futebol brasileiro várias vezes campeão e que sempre foi um dos maiores clubes do futebol do Brasil. Só em jogar com o Vasco e empatar dentro do Rio de janeiro já é ir longe demais! Uma glória para o nosso futebol. Perder para o Vasco em Juazeiro, deve ser encarado como mais uma partida disputada. O Icasa honrou o futebol juazeirense. Parabéns.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Começa o inventário da oferta turística de Juazeiro do Norte
Uma reunião com professores e alunos do Cefet, no Círculo Operário São José, foi o ponto de partida para a realização do Inventário da Oferta Turística de Juazeiro do Norte. O grupo ouviu os professores Renato Dantas, Daniel Walker e José Carlos dos Santos, Secretário do Turismo e Romaria. Foi uma espécie de apresentação de uma idéia geral do município, a fim de que os alunos do curso de Turismo pudessem traçar um caminho com a abertura da Setur para prestar assessoria.
Até o próximo sábado, dia 9, a equipe estará em campo dividida em grupos distintos. A coordenação é da professora de Turismo do Cefet, Ione Chaves, auxiliada pelo também professor José Sólon Sales e Silva. Ela apresentou o grupo e a metodologia de trabalho, após o professor Renato Dantas falar sobre o imaginário existente em Juazeiro. "Aqui é uma cidade que se ergueu atraindo homens de bem diante de um espaço religioso", falou Renato.
O misticismo em torno de Juazeiro foi o centro da conversa do professor Daniel Walker. O Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, destacou a importância do trabalho que vai deixar o município em condições de conquistar verbas federais para o setor. O resultado do Inventur, como é chamado, vai alimentar o sistema de informações do Ministério do Turismo uma das condições para a captação de recursos destinados a projetos na área.
MÓDULOS - Um grupo formado por 12 alunos está responsável pelos módulos "A" e "B" e iniciou o trabalho de campo ainda na manhã desta segunda-feira. A professora Ione Chaves explica que o módulo "A" cuida de levantamentos sobre a infraestrutura de apoio ao turista e detalhes outros como a história do município, geografia, política, estrutura administrativa, comunicações, vias de acesso, segurança pública, atendimento médico-hospitalar, farmácias, educação e templos.
Já o módulo "B" trata dos serviços específicos como as condições de hospedagem, alimentação, agências de viagens, transportes, espaços para eventos como congressos e seminários, calendário de festividades sagradas e profanas, áreas de lazer e entretenimento, dentre outros detalhes afins. Finalmente o módulo "C" conta com 11 estudantes do Cefet. Eles levantarão os atrativos naturais, culturais e econômicos como os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Verão sítios históricos como o Santo Sepulcro, edificações, celebrações, produção artesanal e as manifestações folclóricas. (Texto e fotos de Demontier Tenório)
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Trabalhos e citações sobre Padre Cícero em simpósio internacional no Mato Grosso
O Secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, e o diretor da Setur, Daniel Walker, retornaram satisfeitos de Campo Grande (MS) onde participaram do III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações. Além de alguns trabalhos apresentados, diversos conferencistas fizeram menções à figura do Padre Cícero Romão Batista. Já os kits levados pelos juazeirenses foram bem aceitos e procurados, principalmente os botons com a imagem do sacerdote.
Os dois perceberam o interesse dos palestrantes com os quais conversaram em conhecer e aprofundar mais os conhecimentos sobre a história do religioso e das romarias que acontecem em Juazeiro. "Deu para sentir o quanto o Padre Cícero é querido pelo país afora", disse Zé Carlos acrescentando ter convidado vários deles para uma visita ao município e a participação no Seminário Romaria e Turismo em Juazeiro do Norte, que a Setur promoverá no período de 19 a 22 de agosto, no Memorial.
Os representantes juazeirenses confessaram surpresa ao percorrer Campo Grande e encontrar lojas de souvenirs com estatuetas do "Padim" expostas à venda e saber que tem boa procura. Outra surpresa foi a do Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, quanto a atenção que lhe fora dada pela platéia ao apresentar o trabalho "Juazeiro do Padre Cícero: um Centro de Peregrinação Nordestina no Oásis do Cariri. O conteúdo foi inserido nos anais do Simpósio realizado de 21 a 24 de abril em Campo Grande (MS).
REFERÊNCIAS - Um dos primeiros conferencistas a citar o Padre Cícero foi o historiador e deputado federal José Cláudio, de Salvador (BA), que falou sobre a "Devoção popular e a riqueza exvotiva nas salas de milagres dos santuários brasileiros". Na sua palestra citou a Casa dos Milagres em Juazeiro e a exposição permanente no Museu Vivo de Padre Cícero. Outro palestrante de Araraquara (SP) abordou o tema: "Transformações culturais na sociedade contemporânea e a resignificação da religiosidade popular em Juazeiro do Norte".
O mestrando da Universidade Federal da Paraíba, Roberto Barros Dias, é de Campina Grande e falou sobre "A república católica na Paraíba humanizada". No momento em que cita as proibições da Igreja, ele fez menções ao caso de Padre Cícero no Ceará que continua punido. Já o doutorando pela PUC (Pontífice Universidade Católica) de São Paulo, Marcelo Oliveira, considerou o Padre Cícero um "santo popular" na sua palestra "As curvas na estrada do Santo" que aborda a figura de São Francisco.
Outro conferencista que fez menções ao sacerdote juazeirense foi o estudante Robson Gomes Filho da Universidade Estadual de Goiás. Ele é de Trindade (GO) e comparou a ação evangelizadora de Padre Cícero com a do Padre Pelágio no combate ao mal. O tema da sua palestra foi "Entre a bruxa e o sacerdote: a manipulação do sagrado em Goiás". Os professores Zé Carlos e Daniel avisaram que, agora, as atenções se voltarão em relação ao seminário local previsto para o mês de agosto. (Demontier Tenório. A foto mostra o momento em que o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, apresentava seu trabalho no simpósio)
Os dois perceberam o interesse dos palestrantes com os quais conversaram em conhecer e aprofundar mais os conhecimentos sobre a história do religioso e das romarias que acontecem em Juazeiro. "Deu para sentir o quanto o Padre Cícero é querido pelo país afora", disse Zé Carlos acrescentando ter convidado vários deles para uma visita ao município e a participação no Seminário Romaria e Turismo em Juazeiro do Norte, que a Setur promoverá no período de 19 a 22 de agosto, no Memorial.
Os representantes juazeirenses confessaram surpresa ao percorrer Campo Grande e encontrar lojas de souvenirs com estatuetas do "Padim" expostas à venda e saber que tem boa procura. Outra surpresa foi a do Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, quanto a atenção que lhe fora dada pela platéia ao apresentar o trabalho "Juazeiro do Padre Cícero: um Centro de Peregrinação Nordestina no Oásis do Cariri. O conteúdo foi inserido nos anais do Simpósio realizado de 21 a 24 de abril em Campo Grande (MS).
REFERÊNCIAS - Um dos primeiros conferencistas a citar o Padre Cícero foi o historiador e deputado federal José Cláudio, de Salvador (BA), que falou sobre a "Devoção popular e a riqueza exvotiva nas salas de milagres dos santuários brasileiros". Na sua palestra citou a Casa dos Milagres em Juazeiro e a exposição permanente no Museu Vivo de Padre Cícero. Outro palestrante de Araraquara (SP) abordou o tema: "Transformações culturais na sociedade contemporânea e a resignificação da religiosidade popular em Juazeiro do Norte".
O mestrando da Universidade Federal da Paraíba, Roberto Barros Dias, é de Campina Grande e falou sobre "A república católica na Paraíba humanizada". No momento em que cita as proibições da Igreja, ele fez menções ao caso de Padre Cícero no Ceará que continua punido. Já o doutorando pela PUC (Pontífice Universidade Católica) de São Paulo, Marcelo Oliveira, considerou o Padre Cícero um "santo popular" na sua palestra "As curvas na estrada do Santo" que aborda a figura de São Francisco.
Outro conferencista que fez menções ao sacerdote juazeirense foi o estudante Robson Gomes Filho da Universidade Estadual de Goiás. Ele é de Trindade (GO) e comparou a ação evangelizadora de Padre Cícero com a do Padre Pelágio no combate ao mal. O tema da sua palestra foi "Entre a bruxa e o sacerdote: a manipulação do sagrado em Goiás". Os professores Zé Carlos e Daniel avisaram que, agora, as atenções se voltarão em relação ao seminário local previsto para o mês de agosto. (Demontier Tenório. A foto mostra o momento em que o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, apresentava seu trabalho no simpósio)
Assinar:
Postagens (Atom)