terça-feira, 28 de abril de 2009

JUAZEIRO DE LUTO COM AS MORTES DE GERALDO ALVES E ANTONIO SALVIANO


Foram sepultados domingo passado em Juazeiro do Norte os corpos de Geraldo Alves dos Santos (foto da esquerda) e Antônio Taumaturgo Salviano (foto da direita), ambos naturais de Missão Velha mas há muito tempo residentes aqui.. Geraldo Alves era o mais velho locutor de rádio em exercício em nossa cidade, com 56 anos de exercício da profissão na mesma emissora, a Rádio Iracema. Ele também foi publicitário, tendo aqui fundado a agência GAS Publicidade, que fazia agenciamento de publicidade para o rádio e televisão. Nos tempos áureos do rádio juazeirense, décadas de 60 e 70, Ti Gê, como Geraldo Alves era chamado carinhosamente pelos colegas radialistas, mantinha um programa que era líder em audiência: Discoteca do fã, no qual rodava os principais sucessos da época solicitados pelos ouvintes. Foi sem dúvida seu momento de maior glória na Rádio Iracema, sua primeira e única emissora de rádio onde exerceu sua vida de radialista. Além do rádio dedicava também seu tempo a serviço da igreja, onde atuou como membro da Irmandade do Santíssimo e ministro da Eucaristia com presença ativa na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela do Socorro, atividades que desempenhou com muito prazer e dedicação.
Antônio Taumaturgo Salviano, foi aluno do famoso Colégio Salesiano e funcionário do Banco do Estado do Ceará. Durante sua vivência no BEC escreveu um livro sobre prática de direito bancário e conforme ele mesmo disse “com o propósito de fornecer subsídios para os que necessitam de uma noção básica sobre os aspectos legais dos títulos e procedimentos bancários”. Salviano era pessoa bastante culta e ultimamente vinha se dedicando à pesquisa, tendo inclusive feito um estudo sobre o cangaço com esperança de publicar, conforme nos informou. Além de trabalhar em casa bancária, Salviano foi também executivo da empresa Anjo da Guarda (AFAGU) e assessor do prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, proprietário da AFAGU.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Hora do Planeta em Juazeiro do Norte - destaque nacional e internacional


A Hora do Planeta em Juazeiro do Norte - destaque nacional e internacional

No dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, milhões de lares, milhares de ruas, centenas de monumentos, bairros e cidades ao redor do mundo apagaram suas luzes. A “Hora do Planeta” foi uma forma que a Rede WWF (antes conhecida como Fundo Mundial para a Natureza, ou Worldwide Fund for Nature ) encontrou para engajar e mobilizar mundialmente a sociedade para manifestar – por meio de uma ação simbólica e emblemática – a sua preocupação com o aquecimento do planeta, criando uma grande onda de pressão pública para influenciar as negociações das Nações Unidas sobre o clima, que ocorrerão em dezembro, em Copenhague, e buscarão um acordo para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O primeiro voto global sobre o futuro da Terra, superou todas as expectativas. Mais de 3.943 cidades de 88 países aderiram ao movimento, desligando as luzes de prédios simbólicos. No Brasil, 113 cidades, dentre elas 13 capitais, 1167 empresas e 527 organizações aderiram à Hora do Planeta. Juazeiro do Norte não ficou de fora.

A campanha Hora do Planeta foi coordenada em Juazeiro do Norte pela Estação Astronômica PieGise (ver: http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com/), entidade voltada para a pesquisa e divulgação da astronomia e ciências afins na nossa região. Em adesão ao movimento, grandes empresas, como o Atacadão Carrefour, em Juazeiro do Norte, e até o monumento do Padre Cícero, no Horto, tiveram suas luzes desligadas. Centenas de populares participaram do movimento na cidade. Aproveitando a escuridão da Hora do Planeta, no Horto, das 20h30 às 21h30, no sábado, dia 28 de março, a Estação Astronômica PieGise disponibilizou para a população presente, ao lado do monumento do Padre Cícero, dois telescópios de médio porte para observações astronômicas de estrelas, nebulosas e do planeta Saturno. Professores, alunos, moradores, o administrador do Horto, Padre Venturelle, e o Prefeito em exercício, Sr. Roberto Celestino, compareceram ao local para prestigiarem o evento.

Duas emissoras de televisão fizeram a cobertura do ocorrido: a TV Verde Vale, de Juazeiro do Norte, e a TV Jangadeiro, de Fortaleza (vídeo em: http://www.jangadeiroonline.com.br/?acao=tv&subacao=interna_video&id=2234 )

As observações astronômicas realizadas também fizeram parte de dois programas internacionais: 2009 Ano Internacional da Astronomia - Juazeiro do Norte é uma das cinco cidades inscritas em todo o Ceará. Saturn Observation Campaign / NASA - Juazeiro do Norte destaca-se por ser uma das cinco cidades em todo o Brasil, aceita, através da Estação Astronômica PieGise, no projeto internacional de observação, da NASA.

A Estátua do Padre Cícero tornou-se o símbolo do Ceará na Hora do Planeta e virou noticía no cenário nacional e internacional. Dezenas de jornais, blogs noticiosos e sites no Brasil e em todo o mundo publicaram notas referentes a participação de Juazeiro no evento.

Hora do Planeta em Juazeiro do Norte – Notícias no Brasil

A WWF-Brasil, organizadora da Hora do Planeta, publicou com destaque em seu site, acessado por dezenas de milhares de pessoas e por toda a mídia nacional, a notícia :

" E até o Padre Cícero vai ficar no escuro. Em Juazeiro do Norte, Ceará, onde a figura do padre é símbolo da religiosidade popular, venerada por milhões de fiéis que fazem romaria todos os anos, a estátua de 27 metros de altura do Padre Cícero terá sua iluminação desligada entre 20h30 e 21h30. Para aproveitar as luzes apagadas, a Estação Astronômica PieGise, responsável pela mobilização no município, colocará à disposição do público presente no local dois telescópios de médio porte, por meio dos quais será possível observar nebulosas, estrelas e o planeta Saturno."

A cidade também foi citada como uma das participantes brasileiras da Hora do Planeta em:

Procel Info - orgão do Ministério de Minas e Energia. Jornal O Globo. Correio Brasiliense. Sobral em Revista. Jornal O Estado. Brasil Escola. Geografia em Foco.

Jornal da Ciência – orgão da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC), distribuído para pesquisadores, universidades e todas as instituições científicas no Brasil. Notícias- orgão da Assembléia Legislativa do Ceará. Educação Sobralense – orgão da Secretaria Municipal de Educação de Sobral. Icó é Notícia. Jus Brasil – Notícias Jurídicas do Brasil. Assessoria de Imprensa - orgão da Universiade Federal de Campina Grande. Eventos – Ano Internacional da Astronomia-2009. Terra Magazine

Portal do Voluntário. WikiNotícias. A Estátua do Padre Cícero, foi mencionada como um dos monumentos que tiveram suas luzes apagadas em adesão à Hora do Planeta em:

São Paulo Urgente. Diário de Pernambuco. Aqui Pernambuco. Blog do Juazeiro.

Revista do Beto Fernandes. JUANORTE Especial. Notícias – do site Radio Progresso

Jornal Nesse Instante/ Globo.com. Notícias Internacionais sobre a Hora do Planeta em Juazeiro do Norte. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo são sabedoras da adesão do monumento do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, ao evento mundial Hora do Planeta. A notícia: “EXUBERANT EARTH HOUR IN BRAZIL ... Small cities all over the country joined in, WWF-Brazil reported, with Juazeiro do Norte, in Ceará, turning off the lights of Priest Cícero statue, a symbol of the religiosity of the Northeastern population.”, com referência ao desligamento das luzes da Estátua do Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, como adesão ao movimento, foi publicada em todos os 48 sites mundiais da WWF – World Wide Fund for Nature, coordenadora do evento internacional, e em seus associados. Os sites foram acessados por milhões de pessoas em todo o mundo.

Alguns dos países (e cidades) onde publicou-se a notícia: Estados Unidos, Alemanha, China, Egito, Japão, Portugal, Suiça, Moscou, República da Irlanda, Paquistão, Austrália, Índia, África do Sul, Tailândia, Trinidade e Tobago, Espanha, Argentina, Nova Zelândia, Canadá, Bósnia, Peru, El Salvador, Porto Rico, República da Coréia, Bolívia, Emirados Árabes, Finlândia, Jordânia, Equador e muitos outros países.

A notícia também foi publicada por outras organizações ambientais e agências internacionais: GoDubai Press Release. NewsForDev - News For Developmente News

One Climate Net. Forestry Nepal. NewsFeeds – Vinterbro.com. Merco Press – South Atlantic News Agency. Living Planet Community

Lamentavelmente não se pôde fazer a divulgação da Hora do Planeta na mídia local (televisiva e de rádio) e em escolas da região, o que alcançaria em maior escala a adesão da população juazeirense ao movimento mundial. A divulgação foi basicamente realizada através da internet, em blogs jornalísticos e por e-mails, informando e solicitando a cooperação para sua difusão. Todas as Secretarias do município de Juazeiro do Norte foram comunicadas, através de seus e-mails oficiais, e também socilitadas a colaborarem com o evento. A Estação PieGise, através de seu coordenador, não recebeu nenhuma resposta de adesão dessas Secretarias. Mesmo assim, Juazeiro do Norte foi projetado, um pouco mais, no cenário político-ambientalista internacional. E o mundo sabe que aqui, num cantinho do Nordeste brasileiro, estamos preocupados e atentos ao problema do aquecimento global e dispostos a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças. Muito obrigado a todos que tornaram possível fazer o evento Hora do Planeta em Juazeiro do Norte.

Valmir Martins de Morais – valmirmmorais@yahoo.com.br

Estação Astronômica PieGise - http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com/

Juazeiro do Norte- Ceará - Brasil

Telefones: (88)3511-2738 / (88)9619-5797



segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROFESSOR DE JUAZEIRO ESCREVE CARTA AO SUPREMO TRIBUNAL PROTESTANDO CONTRA GOVERNADOR CID GOMES

O professor da UECE, juazeirense Aldo Marcozzi, escreveu ao Presidente do Supremo Tribunal Federal protestando contra a atitude do governador Cid Gomes que insiste em desrespeitar a decisão do STF que referendou o direito de retornar o piso salarial dos professores das três universidades estaduais, cuja causa vem se arrastando desde o primeiro mandado do governador Tarso Jereissati. Abaixo a íntegra da carta:

Exmo. Sr. Presidente do STF

Ministro Gilmar Mendes

É como cidadão brasileiro que me dirijo a V. Excia., guardião das liberdades e direitos fundamentais do cidadão em um estado de direito.

Segundo o Aurélio, supremo é aquilo que está acima de tudo, que é superior, sumo, súpero. Por conseguinte o Tribunal representado por V. Excia., adequa-se perfeitamente ao conceito emanado do prestigioso dicionário da língua pátria. Isto significa que as decisões oriundas desta Corte, segundo meus parcos conhecimentos jurídicos, têm caráter irrevogável e inapelável, já que qualquer querela para alcançar este nível, percorreu todas as instâncias estipuladas pelos códigos de direito.

Neste sentido, causa-me espécie uma decisão de tal magnitude ser sistematicamente afrontada há mais de dois anos pelo Governador do Ceará, mercê da aquiescência de tribunal de alçada inferior, no caso em pauta o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Processo: 00393/1992-004-07-40-0).

Para melhor compreensão convém contextualizar o fato. Nós, professores das universidades estaduais do Ceará, após uma batalha judicial de vinte anos, desigual face as artimanhas adotadas pelo governo do Ceará, ganhamos uma causa de caráter trabalhista, cuja decisão transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal, no primeiro dia de fevereiro de 2007. Até a presente data a decisão desta Corte, que reconheceu como legítimo o direito dos professores ao piso salarial, não foi cumprida.

Como é possível em um estado democrático de direito, cuja Carta Magna preceitua a independência e respeito entre os poderes, que fatos desta gravidade ocorram com relativa freqüência sem que medidas sejam adotadas por quem de direito? A quem recorrer nestas circunstâncias quando o cidadão tem seus direitos aviltados pelo Poder Executivo? A sensatez aponta como único caminho o Poder Judiciário. Mas como crer nesta assertiva se o próprio Judiciário é desrespeitado pelo Executivo? A esperança no cumprimento da justiça dá lugar ao descrédito nas instituições.

Ao longo da campanha 180 (cento e oitenta) companheiros de luta capitularam alquebrados pela idade e pela desesperança. Quantos mais deverão morrer até que a mão da Justiça se faça sentir? Até que a venda dos seus olhos seja removida e se faça a luz sobre esta iniqüidade?

Prof. Aldo Marcozzi Macedo e Silva

ESTATUA DE ZÉ GERALDO ESTÁ COTÓ

Em sua edição de 25 de fevereiro de 2007, o jornal eletrônico Juaonline publicou matéria mostrando que a estátua de José Geraldo da Cruz (ex-prefeito de Juazeiro do Norte) localizada na praça que tem seu nome, no Bairro Franciscano, estava com os braços rachados e reclamava providências das autoridades. Nada foi feito, o prblemaa evoluiu, estando agora a referida estátua sem os braços, cotó como se diz em linguagem popular. É claro que isso deve ter sido motivado por ação de algum vândalo, caracterizando um ato de desrespeito a um cidadão que faz parte da história desta cidade pelo muito que fez, como farmaceutico e politico (foi prefeito de Juazeiro várias vezes), sendo, portanto, sua memória merecedora de todo nosso apreço. O que reclamamos daquela vez em que a matéria foi publicada repetimos agora.

PISTA DE SKATE EM JUAZEIRO

Dia 6 de abril, segunda-feira, é uma data histórica para o Skate da segunda maior cidade do Ceará, pois assinala a inaguração da primeira pista pública de skate de Juazeiro do Norte. Após diversos abaixo-assinados e manifestações realizadas pelos skatistas locais, o Governo do Estado do Ceará iniciou em dezembro de 2008 a construção deste aguardado espaço. Os skatistas de Juazeiro do Norte e da região do Cariri agora terão o ânimo revigorado no skate.
Localizada a 520 km da capital, Fortaleza, a cidade de Juazeiro do Norte possui cerca de 270 mil habitantes e é carinhosamente conhecida como “Terra de Padre Cicero”. E em breve também poderá ser conhecida pelo skate.

A pista pública de skate de Juazeiro do Norte fica na avenida Ailton Gomes, s/n, no Bairro Timbaúbas, no Parque Ecológico de Juazeiro.

Agradecemos a contribuição de Welson Mota, de Juazeiro do Norte, que nos mateve informado sobre todo o processo desta nova pista. E outra ótima notícia que Welson nos contou é da construção (em andamento) de mais uma pista no Ceará, desta vez em Campos Sales, 50 km de Juazeiro do Norte. (Texto por Marcos Hiroshi)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CORDEL DE SALETE MARIA MUSICADO POR SOCORRO LIRA EM SALVADOR

Socorro Lira em Cordelirando - Mulher também faz Cordel
Cantora mescla música nordestina com poesia de cordel em show na cidade
de Salvador

Uma das mais importantes compositoras da nova geração da MPB, a cantora
paraibana Socorro Lira, 35 anos, chega a Salvador para realizar o
espetáculo intitulado Cordelirando - Mulher também faz Cordel. A
apresentação ocorre no dia 04 de abril, às 19h, no Teatro dos Correios,
na Pituba. Socorro Lira vem apresentando o show em vários espaços no
estado de São Paulo, inclusive no SESC, Consolação.
Nesta apresentação em Salvador, o show será registrado em DVD, sendo que
uma das faixas interpretadas por Socorro Lira integrará a coletânea
composta de oito títulos de cordel de autoria da cordelista SALETE MARIA
DA SILVA cuja obra destaca o lugar da mulher na produção de cordel,
fazendo da autora uma das principais representantes dos cordelistas
Mauditos (grupo-movimento da cidade de Juazeiro do Norte - CE). O cordel
de Salete musicado por Socorro e a ser apresentado amanhã em Salvador
chama-se MARIA DE ARAÚJO E SEU LUGAR NA HISTORIA (OU A BEATA BEAT CULT). Salete além de cordelista é também advogada, professora da URCA e atualmente está em Salvador, fazendo seu doutorado.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

CENTENÁRIO TERÁ RELÓGIO REMISSIVO

Relógios remissivos do centenário e Juazeiro serão instalados em locais estratégicos
O município de Juazeiro do Norte vai ganhar pelo menos 10 relógios remissivos relacionados com a festa dos 100 anos da sua emancipação política. Eles serão instalados em pontos estratégicos indicando o tempo que falta para a festa do centenário. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (01) em mais uma reunião da comissão organizadora da festa na Biblioteca do Memorial Padre Cícero. O relógio maior seria instalado na Praça Padre Cícero e os outros menores em locais como o aeroporto, rodoviária e nas saídas para os municípios de Crato e Barbalha, dentre outros pontos.
O técnico e web designer, Daniel Fidélis, participou da reunião e ficou de apresentar um orçamento, o modelo e a maneira de funcionamento desses relógios remissivos. Outra decisão foi quanto a planta do centenário um projeto que será tocado pela Fundação Mussambê. A entidade vai produzir mudas e distribuir com os nativos e visitantes a fim de que seja plantada como um símbolo dos 100 anos de Juazeiro. O presidente da Comissão, Geraldo Barbosa, adiantou que a iniciativa funcionará como um incentivo ao plantio de árvores e, no caso de Juazeiro, uma forma de tornar a cidade ainda mais verde.
Ele presidiu o encontro ao lado do coordenador executivo e Secretário e Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos. Na reunião desta quarta-feira foram compostas novas subcomissões como são os casos da de literatura e de teatro. A área de imprensa está sendo formada, mas já com a certeza da criação de um jornal Centenário para divulgar os trabalhos da comissão e os preparativos para a festa. Segundo Geraldo Barbosa, muitas pessoas estão se apresentando para serem voluntárias e participar com idéias e ações desse momento histórico para a terra de Padre Cícero. (Demontier Tenório)