quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Xilogravura em Juazeiro também terá festa centenária


Os 100 anos da xilogravura em Juazeiro do Norte também terão direito à festa junto com o centenário da cidade e do surgimento da Imprensa no município. A xilo foi utilizada pela primeira vez na forma da logomarca do próprio Jornal O Rebate pioneiro da Imprensa local criado com o objetivo de pugnar pela emancipação política. Para tratar do assunto, os professores Geová Sobreira, da Universidade de Brasília, Daniel Walker e Renato Dantas se reuniram com o Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, no Memorial Padre Cícero.
Os detalhes da programação estão sendo decididos, mas está certo que a mesma terá oficinas de xilogravura, palestras e exposições. O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar de Carvalho, será o responsável pela organização. O grupo, entretanto, quer mais ainda e discute a possibilidade da editoração de um livro reunindo trabalhos de todos os xilógrafos de Juazeiro do Norte. O professor Geová Sobreira ficou feliz com a idéia por ser grande pesquisador sobre o tema.
Recentemente, ele relançou um livro da sua autoria intitulado "Xilógrafos de Juazeiro" e se comprometeu em colaborar com a iniciativa. Em setembro de 2007, o professor da UnB promoveu, no Memorial Padre Cícero, o evento "100 anos da Xilogravura Ilustrando a Literatura de Cordel". Agora, a festa centenária da presença da xilo em Juazeiro vai atrair pesquisadores, admiradores e artistas num ambiente de estudos e debates previsto para o dia 18 de julho deste ano. Na data, completa 100 anos que O Rebate circulou pela primeira vez trazendo a logomarca em forma de xilogravura. (Foto e texto de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: