segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM SÃO LUIZ


A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) do Maranhão realiza, nesta terça-feira (23), o Seminário sobre a Cadeia Produtiva do Babaçu. O evento visa fortalecer ainda mais a agricultura familiar maranhense, gerando emprego e renda, com melhorias nas condições de trabalho das quebradeiras de coco e demais envolvidos em sua cadeia produtiva. O evento possui uma proposta de integrar ações governamentais e não-governamentais, objetivando difundir novas tecnologias para a utilização integral do coco babaçu e melhoria na qualidade de vida das populações que geram renda a partir de seus produtos. Além disso, será criada uma comissão para elaborar um plano estadual de desenvolvimento do extrativismo do coco babaçu.

Para desenvolver uma linha de debates, o seminário contará com palestras dos representantes da Fundação Mussambê de Juazeiro do Norte, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco babaçu (MIQCB), da Associação em Áreas de Assentamento do Estado do Maranhão (Assema) e do Comitê Intermunicipal de Desenvolvimento sustentável do Médio Mearim (Codesun).

De acordo com o coordenador do núcleo de tecnologia social da Fundação Mussambê, Daniel Walker Júnior (foto), através do seminário, será apresentada a metodologia de trabalho. "Iremos mapear as comunidades, fazendo um diagnóstico para então podermos apresentar às comunidades os projetos de acordo com suas realidades. Depois realizaremos o treinamento e elaboração de um plano de negócios para a instalação de uma agroindústria", explicou.

O representante da Fundação Mussambê disse ainda que a tecnologia não substitui a mão-de-obra, mas irá criar uma melhoria nas condições de trabalho. "Existe atualmente um subaproveitamento do coco babaçu e a tecnologia vem para agregar valor e fazer o aproveitamento integral do fruto", concluiu.

A melhoria nas condições de trabalho das quebradeiras de coco será debatida durante o seminário. (Fonte: http://www.ma.gov.br)

Nenhum comentário: