Leia o que publicou o jornal da Midia:
Empresas preocupadas com meio ambiente reciclam PVC
Quinta-feira, 31/07/2008 - 09:32
São Paulo - Material versátil, o PVC (policloreto de vinila), utilizado na construção civil, arquitetura, saneamento básico, brinquedos, revestimento de carros, entre outras aplicações ganha cada vez mais espaço no mundo da reciclagem. O exemplo vem de Juazeiro do Norte (CE), onde empresas trabalham na reciclagem de PVC para produção de sandálias.
A PVC Indústria e Comércio de Plásticos que fabrica sandálias a base de PVC reciclado recebe cerca de 120 toneladas de matéria-prima por mês, provenientes de depósitos de coletas seletivas do Norte e Nordeste do país. “A importância de se reciclar o PVC está na questão sócio-ambiental, pois evita que o material se acumule em lixões e aterros sanitários” salienta Wanderson Sampaio Gonçalves, diretor comercial da companhia. Segundo ele, uma das vantagens de se trabalhar com material reciclado é o baixo custo da matéria-prima. “Com isso, podemos oferecer produtos com preço mais acessível à população”, comenta.
No mercado desde 1998, a empresa produz cerca de 330 mil pares de sandálias por mês. “Nossas sandálias sempre tiveram uma excelente aceitação, principalmente do público de baixa renda, em função do custo reduzido da sandália para o consumidor final. Testes realizados pela empresa mostram que as sandálias chegam a durar até 60 dias quando usadas diariamente”, acrescenta Gonçalves.
Há mais de 13 anos no mercado a empresa Inbop Ltda, que fornece para todo o Brasil, produz cerca de 10 mil pares por dia. “Nosso modelo de PVC reciclado chega a durar entre 4 e 5 meses”, comenta Cícero Roberto de Sa Barreto, supervisor de reciclado injetado da Inbop.
Segundo o executivo, a empresa exporta para o Paraguai cerca de 60 mil pares de sandálias de PVC reciclado a cada 15 dias. “Reciclamos cerca de 1,2 mil toneladas de PVC por ano oriundos de Recife, Paraíba, Fortaleza e Bahia. Além disso, reciclamos nossas aparas que vêm da nossa produção de sandálias com PVC virgem”, acrescenta.
“A reciclagem de resíduos de PVC para a produção de sandálias no Brasil além de contribuir diretamente para que esse material não sobrecarregue aterros sanitários do país, possibilita que a população de baixa renda tenha acesso a um produto de qualidade com custo acessível”, afirmou Miguel Bahiense Neto, diretor executivo do Instituto do PVC. “Além disso a atividade contribui para a geração de empregos para catadores, trabalhadores de depósitos de reciclagem, vendedores, entre outras funções”, completou.
(Fontehttp://www.jornaldamidia.com.br)
quinta-feira, 31 de julho de 2008
quinta-feira, 24 de julho de 2008
FICOU MAIS FÁCIL TIRAR SEU RG EM JUAZEIRO
Um problema que se arrasta por muito tempo em Juazeiro do Norte é para o cidadão obter seu Registro Geral (Carteira de Identidade). Na época em que trabalhei no setor, fiz curso de papiloscopista (profissional que trabalha com a identificação humana, normalmente através das papilas dérmicas. Em geral esta identificação é feita através das papilas dérmicas dos dedos da mão), e todos os meses viajava a Fortaleza de onde trazia todas prontas para serem entregues, e o tempo médio eram 30 dias.
Nunca entendi porque os prontuários tinham de ser levados para Fortaleza, que dista 565 km de Juazeiro, se no Crato a 10 km existe a Casa do Cidadão, que pode receber num dia e entregar no outro.
Hoje, são esperados até 120 dias para a obtenção do RG, um documento básico de cidadania solicitado em concursos, empregos e viagens.
Para amenizar tudo isso, está localizado na Praça dos Ourives(Praça da Estação) até o dia 31 de julho, o Caminhão do Cidadão, projeto que possibilita a concessão imediata de RG e também de Folha Corrida.
Os interessados poderão se dirigir ao local portando certidão de nascimento ou de casamento, original e fotocópia, e duas fotos 3x4, coloridas e recentes. Quem tiver 16 anos ou mais não precisa de acompanhamento, mas com idade abaixo, deve estar acompanhado de um parente próximo, pai ou mãe. Texto e foto de João Carlos)
quarta-feira, 23 de julho de 2008
ARCEBISPO DE MACEIÓ CELEBRA MISSA PARA PADRE CÍCERO
De Maceió, Elias Ferreira da Silva informa: Os romeiros de Maceió celebraram o dia 20 passado mais um aniversário da romaria para o céu de Pe.Cícero. Desta vez com um sabor especial: Foi a primeira vez que um arcebispo de Maceió rezou oficialmente em homenagem ao Padre Cícero. Estiveram presentes romeiros de várias partes de Maceió e do interior alagoano. A profecia de Padre Cícero de que "Um dia a própria Igreja fará minha defesa" está se cumprindo. No dia 07 de setembro próximo o arcebispo presidirá a Missa de benção dos romeiros que vão a Juazeiro. (CLIK NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
sábado, 19 de julho de 2008
ENCERRADO SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE PADRE CÍCERO E JUAZEIRO
Com a palestra do bispo Dom Fernando sobre a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores foi encerrado ontem, à noite, o Seminário de Estudos sobre Padre Cícero e Juazeiro organizado e pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora das Dores. O seminário constou do lançamento do livro Padre Cícero: sociologia de um padre, antropologia de um santo, do professor Antônio Mendes da Costa Braga, apresentação do livro eletrônico A estrada da fé, pela professora Antônia Lucélia Santos Mariano, e a palestra História de uma capelinha que se torna basílica, proferida por Irmã Annete Dumoulin. Veja ao lado os principais flagrantes fotográficos do evento. Clique nas fotos para ampliá-las.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
JOSÉ WILKER, CIDADÃO PARAIBANO
O ator juazeirense José Wilker, que participou da última novela global do horário das oito, Duas Cara, em breve vai colher os primeiros bons frutos de sua passagem pela Paraíba, quando participou das filmagens do longa-metragem "O Sonho de Inacim – O Aprendiz do Padre Rolim", dirigido por Eliezer Rolim. Ainda neste mês de julho, José Wilker receberá o título de Cidadão Paraibano, em reconhecimento ao trabalho de divulgação que o filme proporcionará àquele estado nordestino. A propositura da outorga é do Deputado Fabiano Lucena. (João Carlos)
quarta-feira, 16 de julho de 2008
terça-feira, 15 de julho de 2008
FUNDAÇÃO MUSSAMBÊ DESENVOLVE TECNOLOGIA DE APROVEITAMENTO DO BABAÇU
No Brasil, cerca de 400 mil quebradeiras de coco vivem do extrativismo do babaçu. De olho na agregação de valor, tecnologias simples e de fácil manuseio já permitem dobrar a renda de 200 famílias com o aproveitamento total do coco da palmeira. Considerada a mais rica palmeira utilizada na indústria extrativista brasileira, o babaçu serve de fonte de renda para pelo menos 400 mil quebradeiras de coco no Brasil, segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente. Da folha da palmeira, que pode chegar a 20 metros de altura, pode se fazer telhado para as casas e artesanato; do caule, adubo e estrutura de construções; da casca do coco, carvão para alimentar as caldeiras da indústria; do mesocarpo, a multimistura usada na nutrição infantil; da amêndoa pode obter-se ainda o óleo, empregado na alimentação e na produção de combustível, lubrificante e até mesmo sabão.
De olho neste potencial, ainda pouco aproveitado pelas quebradeiras de coco espalhadas pelos 18,5 milhões de hectares de babaçuais na faixa de transição para a floresta amazônica, principalmente no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, a Fundação Mussambê sediada em Juazeiro do Norte desenvolveu a Tecnologia Social “Aproveitamento Total do Coco Babaçu”. Com maquinário simples e de fácil manuseio, a iniciativa resultou no desenvolvimento da Máquina Despeliculadora para facilitar a retirada da amêndoa e o aproveitamento de dois subprodutos: o mesocarpo (rico em amido, cálcio, fósforo e ferro) e o endocarpo (rico em fibras). Também foram criadas a Máquina Rotativa de Corte de Coco Babaçu e a Prensa Hidráulica para extração do óleo da amêndoa, com capacidade de 150 litros de óleo.
“Até então as tecnologias disponíveis para a quebra não iam muito além do machado. O mais importante é que estas novas máquinas não eliminam empregos. Pelo contrário, geram novos postos de trabalho diante do aproveitamento de todos os sub-produtos”, diz o presidente da Fundação Mussambê, Daniel Walker Junior.
A idéia original do engenheiro Gilberto Batista, criador das tecnologias, era facilitar o corte do coco, antes feito pelas quebradeiras com um machado e um cassetete de madeira. Com a máquina, a produção passa de mil cocos por dia para 30 mil. As máquinas já beneficiam 200 trabalhadoras no Ceará e no Maranhão. Este ano, começam a ser implementadas no Maranhão, em parceria com o governo do estado, mais 160 agroindústrias, envolvendo, cada uma, 30 famílias no processo.
O que está em jogo, segundo Walker, é uma alteração profunda no aproveitamento do babaçu. No processo tradicional de extração do óleo - de fundo de quintal - o coco ainda é quebrado na pedra, basicamente por mulheres e crianças. Cada trabalhadora extrai de um milheiro de cocos cerca de 13 kg de amêndoa por dia, com grande desperdício e fartas histórias de acidentes de trabalho. Na etapa seguinte, as amêndoas são trituradas em um pilão, num processo lento e exaustivo. Neste sistema, 52 quilos de amêndoas rendem aproximadamente 15 litros de óleo e o que sobra é vendido como combustível, a preço baixo, para as indústrias locais de cimento, cerâmicas e padarias por meio de atravessadores.
Fundação Mussambê explica aproveitamento do coco babaçu na Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos, em São Paulo: ampliação de parcerias
Com a despeliculadeira e o extrator manual de óleo, uma prensa hidráulica chega a extrair até 100 litros em oito horas de trabalho, ao passo que no processo convencional a produção atinge cerca de 20 litros de óleo em uma semana. Além de aumentar a produção, a máquina permite também o aproveitamento do resíduo do processo de prensagem, que vira uma torta rica em proteínas para ração animal, principalmente de ovinos, caprinos e suínos. O custo do kit com todo o maquinário, segundo Gilberto, está hoje em torno de R$ 25 mil, sendo que o investimento pode ser recuperado em até três meses dependendo da produção. “Com as máquinas é possível trabalhar com 30 milheiros por dia. Para cada um, são R$ 60 de faturamento e R$ 20 de gasto, o que dá cerca de R$ 1.200 por dia”, diz.
A Associação dos Moradores dos Sítios Correntinho, Cruzinha, Saguim, Carrapicho e Coruja, no município de Barbalha (CE) foi pioneira na adoção dessa tecnologia, em outubro de 2003. Nesta época, cada família não conseguia fazer mais de R$ 200 por mês. Com a adoção das novas práticas, o valor subiu para R$ 450. “Mas esse valor ainda é pouco e foi prejudicado pelo excesso de chuvas este ano. Nossa projeção é de uma renda mensal segura em torno de R$ 600”, diz Walker. O quilo da amêndoa, que era vendido por R$ 0,80, hoje não é vendido por menos que R$ 1,30. “Mas a vantagem não é só o aumento do preço da amêndoa. Os subprodutos já são todos aproveitados e vendidos”, diz Walker.
A experiência contemplou, inicialmente, a instalação da prensa manual para extração de óleo de babaçu, com capacidade de 50 litros de óleo/dia. Em 2005, foi implantada uma nova unidade de extração de óleos vegetais, no Distrito Campo Alegre, município de Crato. Nessa etapa, foram viabilizados novos incrementos à tecnologia anterior, que permitem, além de maior aproveitamento do babaçu, uma produtividade equivalente a 100%. “Queremos agora criar entrepostos para ganhar escala e força na negociação, eliminando os atravessadores. Este será certamente um dos nossos novos desafios”, diz Walker.
Por Vinícius Carvalho, jornalista do Portal da Rede de Tecnologia Social. Para mais informações visite: www.rts.org.br
De olho neste potencial, ainda pouco aproveitado pelas quebradeiras de coco espalhadas pelos 18,5 milhões de hectares de babaçuais na faixa de transição para a floresta amazônica, principalmente no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, a Fundação Mussambê sediada em Juazeiro do Norte desenvolveu a Tecnologia Social “Aproveitamento Total do Coco Babaçu”. Com maquinário simples e de fácil manuseio, a iniciativa resultou no desenvolvimento da Máquina Despeliculadora para facilitar a retirada da amêndoa e o aproveitamento de dois subprodutos: o mesocarpo (rico em amido, cálcio, fósforo e ferro) e o endocarpo (rico em fibras). Também foram criadas a Máquina Rotativa de Corte de Coco Babaçu e a Prensa Hidráulica para extração do óleo da amêndoa, com capacidade de 150 litros de óleo.
“Até então as tecnologias disponíveis para a quebra não iam muito além do machado. O mais importante é que estas novas máquinas não eliminam empregos. Pelo contrário, geram novos postos de trabalho diante do aproveitamento de todos os sub-produtos”, diz o presidente da Fundação Mussambê, Daniel Walker Junior.
A idéia original do engenheiro Gilberto Batista, criador das tecnologias, era facilitar o corte do coco, antes feito pelas quebradeiras com um machado e um cassetete de madeira. Com a máquina, a produção passa de mil cocos por dia para 30 mil. As máquinas já beneficiam 200 trabalhadoras no Ceará e no Maranhão. Este ano, começam a ser implementadas no Maranhão, em parceria com o governo do estado, mais 160 agroindústrias, envolvendo, cada uma, 30 famílias no processo.
O que está em jogo, segundo Walker, é uma alteração profunda no aproveitamento do babaçu. No processo tradicional de extração do óleo - de fundo de quintal - o coco ainda é quebrado na pedra, basicamente por mulheres e crianças. Cada trabalhadora extrai de um milheiro de cocos cerca de 13 kg de amêndoa por dia, com grande desperdício e fartas histórias de acidentes de trabalho. Na etapa seguinte, as amêndoas são trituradas em um pilão, num processo lento e exaustivo. Neste sistema, 52 quilos de amêndoas rendem aproximadamente 15 litros de óleo e o que sobra é vendido como combustível, a preço baixo, para as indústrias locais de cimento, cerâmicas e padarias por meio de atravessadores.
Fundação Mussambê explica aproveitamento do coco babaçu na Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos, em São Paulo: ampliação de parcerias
Com a despeliculadeira e o extrator manual de óleo, uma prensa hidráulica chega a extrair até 100 litros em oito horas de trabalho, ao passo que no processo convencional a produção atinge cerca de 20 litros de óleo em uma semana. Além de aumentar a produção, a máquina permite também o aproveitamento do resíduo do processo de prensagem, que vira uma torta rica em proteínas para ração animal, principalmente de ovinos, caprinos e suínos. O custo do kit com todo o maquinário, segundo Gilberto, está hoje em torno de R$ 25 mil, sendo que o investimento pode ser recuperado em até três meses dependendo da produção. “Com as máquinas é possível trabalhar com 30 milheiros por dia. Para cada um, são R$ 60 de faturamento e R$ 20 de gasto, o que dá cerca de R$ 1.200 por dia”, diz.
A Associação dos Moradores dos Sítios Correntinho, Cruzinha, Saguim, Carrapicho e Coruja, no município de Barbalha (CE) foi pioneira na adoção dessa tecnologia, em outubro de 2003. Nesta época, cada família não conseguia fazer mais de R$ 200 por mês. Com a adoção das novas práticas, o valor subiu para R$ 450. “Mas esse valor ainda é pouco e foi prejudicado pelo excesso de chuvas este ano. Nossa projeção é de uma renda mensal segura em torno de R$ 600”, diz Walker. O quilo da amêndoa, que era vendido por R$ 0,80, hoje não é vendido por menos que R$ 1,30. “Mas a vantagem não é só o aumento do preço da amêndoa. Os subprodutos já são todos aproveitados e vendidos”, diz Walker.
A experiência contemplou, inicialmente, a instalação da prensa manual para extração de óleo de babaçu, com capacidade de 50 litros de óleo/dia. Em 2005, foi implantada uma nova unidade de extração de óleos vegetais, no Distrito Campo Alegre, município de Crato. Nessa etapa, foram viabilizados novos incrementos à tecnologia anterior, que permitem, além de maior aproveitamento do babaçu, uma produtividade equivalente a 100%. “Queremos agora criar entrepostos para ganhar escala e força na negociação, eliminando os atravessadores. Este será certamente um dos nossos novos desafios”, diz Walker.
Por Vinícius Carvalho, jornalista do Portal da Rede de Tecnologia Social. Para mais informações visite: www.rts.org.br
POSTOS DE SAÚDE DIA E NOITE COM RESULTADOS POSITIVOS
O funcionamento de postos de saúde com um terceiro turno vem obtendo resultados positivos. Eles abrem as suas portas até às 22 horas atendendo as pessoas que não tem condições de se consultar durante o dia contribuindo para reduzir a pressão na saúde pública. Trata-se de um programa pioneiro implantado pelo prefeito Raimundo Macedo, que o denominou de saúde dia e noite. Os postos oferecem atendimento de saúde preventiva e consultas médicas funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite. Hoje, as comunidades beneficiadas são: Vila Pedrinhas, Vila Real, Pirajá, João Cabral, São José, Frei Damião, Vila São Francisco, Salesianos e Socorro. Outra importante iniciativa foi a implantação da Farmácia 24 horas
para atender à população com medicamentos gratuitos. Ela funciona no Hospital Tasso Jereissati com atendimento humanizado e com um farmacêutico que presta orientações sobre o correto uso dos remédios.
para atender à população com medicamentos gratuitos. Ela funciona no Hospital Tasso Jereissati com atendimento humanizado e com um farmacêutico que presta orientações sobre o correto uso dos remédios.
SEAST DESENVOLVE PROJETOS PARA CRIANÇAS E IDOSOS
Os embaixadores do esporte, Maurício Lima e Adriana Behar, proferiram, na manhã ontem, 14, uma palestra motivacional para jovens integrantes do Programa Juventude Cidadã e Grupos Culturais Infantis. A iniciativa se deu através de uma parceria da Secretaria de Assistência Social de Juazeiro e o Banco do Brasil. A palestra reuniu cerca de 250 jovens e os atletas campões mundiais de vôlei aproveitaram para deixar palavras de incentivo quanto a prática do esporte. A Seast procura ampliar cada vez mais as atividades envolvendo jovens sem esquecer os idosos, que integram o Grupo Conviver. A secretária Maria Loureto de Lima lembrou que a Comissão da Criança, Adolescente e Idoso disponibiliz a toda quarta-feira, no Centro Social Urbano, auxílio jurídico com audiências para solucionar os casos de violência e maus tratos ao idoso.
sábado, 12 de julho de 2008
JUAZEIRO EM FESTA - SEMANA DO MUNICÍPIO
PROGRAMAÇÃO
13/JULHO/DOMINGO
05:00h: Alvorada Festiva
09:00h: Missa de Abertura em Ação de Graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus dos Salesianos
19h30min: Sessão solene de outorga de placas aos benfeitores de Juazeiro e entrega de diplomas de honra ao mérito a entidades de serviços no Memorial Padre Cícero.
HOMENAGEADOS:
Comércio: Atacadão Rio do Peixe
Indústria: Via Show
Entidade: SENAI
Educação: Colégio Salesianos São João Bosco
Agricultura: José Pereira Silva (Presidente da Associação Comunitária do Sítio São Gonçalo)
Cultura: Maria das Dores Bernardino dos Santos (Dorinha do Horto)
Religioso: Padre Giuseppe Venturelle (Ordem Salesiana)
14/JULHO/SEGUNDA-FEIRA:
20:00h: Inauguração da Quadra José de Matos Sampaio da Escola Prefeito Mozart Cardoso no Bairro Lagoa Seca
Torneio de futsal inter-classe/Apresentação do Grupo da Tradição.
15/JULHO/TERÇA-FEIRA:
18:00h: Inauguração da Quadra José Leite Filho da Escola Sebastião Teixeira Lima no Bairro Horto com torneio de futsal inter-classe
16/JULHO/QUARTA-FEIRA:
16:00h: Inauguração da reforma do Posto de Saúde Raimundo Homem do Sítio Taquari
19:00h: Inauguração do Centro de Zoonoses Dr. Mauro Sampaio
17/JULHO/QUINTA-FEIRA:
20:00h: Inauguração da Quadra Cícero Yuri da Escola Tarsila Cruz no Bairro Novo Juazeiro
Torneio de futsal inter-classe/Apresentações do Grupo da Tradição
18/JULHO/SEXTA-FEIRA:
19h00h: Inauguração da sede própria do CEREST Dr. Gregório Callou Sá Barreto (Rua Tabelião João Machado, 194).
20:00h: Inauguração da Praça Rogério Olivieri no Bairro Novo Juazeiro
Apresentação do Grupo da Tradição
19/JULHO/SÁBADO:
20:00h: Inaugurações da drenagem, asfalto, Posto de Saúde Dr. Newton Gomes e da Quadra Dr. Maurício Menezes do Bairro Juvêncio Santana
Apresentação do Grupo da Tradição
20/JULHO/DOMINGO:
06:00h: Lançamento do CD "Meu Padim é um Santo" de Antonio Monteiro
09:00h: Inauguração da Quadra Pedro Gomes da Silva (Pedro Mestre) e da reforma da Escola Antonio Correia no Sítio Catolé com torneio
16:00h: Grupo de Tradições recepcionando turistas no Aeroporto
17:00h: Inauguração da Praça José Bezerra Lima (Mãe Rainha) no Bairro José Geraldo da Cruz
20:00h: Concurso de interpretação poética na Praça Padre Cícero
21/JULHO/SEGUNDA-FEIRA:
16:00h: Grupo de Tradições recepcionando turistas no Aeroporto
18:00h: Inauguração da Praça José Amorim da Silva (Capela de São Francisco - Bairro Tiradentes)
20:00h: Inauguração da ampliação da Escola Modelo Mário da Silva Bem no Bairro Frei Damião com apresentações folclóricas
22/JULHO/TERÇA-FEIRA:
05:00h: Alvorada Festiva
08:00h: Hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça Dirceu de Figueiredo (Prefeitura) seguida de apresentações folclóricas
09:00h: Missa em Ação de Graças pelos 97 Anos de Emancipação na Igreja dos Franciscanos
12:00h: Pronunciamento do Prefeito Raimundo Macedo em emissoras de rádio
16:00h: Grupo de Tradições recepcionando turistas no Aeroporto
17:00h: Inauguração da Ponte da Esperança Padre Pedro Esmeraldo de Mello na Avenida Paulo Maia (Bairro São José)
20:00h: Inauguração do Centro Cirúrgico Dr. Mário Malzoni, do Centro de Esterilização Dr. Francisco Tavares Ney e da nova fachada do Hospital São Lucas no Bairro São Miguel.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
SESC realiza no Cariri projeto na área de música contemporânea
SESC realiza no Cariri projeto na área de música contemporânea
Atenção:
- Professores e alunos de cursos de música; - Professores, instrutores e maestros de orquestras;
- Compositores;
- Grupos musicais;
- Instrumentistas;
- Professores de música da região e todos aqueles ligados aos estabelecimentos de ensino da música;
- Professores e alunos dos cursos de Música do SESC.
O Departamento Nacional do SESC e o SESC Ceará, realizarão, através das unidades do SESC Juazeiro e SESC Crato, no período de 19 a 25 de Julho/2008, com ações previstas para estas duas unidades, o projeto Pauta Contemporânea.
As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade musical do Cariri nos seguintes endereços:
SESC Juazeiro
Rua da Matriz, 227. Centro, Juazeiro do Norte - CE
Fone: 3512.3355
SESC Crato
Rua André Cartaxo, 443. Crato - CE
Fone: 3523.4444.
Atenção:
- Professores e alunos de cursos de música; - Professores, instrutores e maestros de orquestras;
- Compositores;
- Grupos musicais;
- Instrumentistas;
- Professores de música da região e todos aqueles ligados aos estabelecimentos de ensino da música;
- Professores e alunos dos cursos de Música do SESC.
O Departamento Nacional do SESC e o SESC Ceará, realizarão, através das unidades do SESC Juazeiro e SESC Crato, no período de 19 a 25 de Julho/2008, com ações previstas para estas duas unidades, o projeto Pauta Contemporânea.
As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade musical do Cariri nos seguintes endereços:
SESC Juazeiro
Rua da Matriz, 227. Centro, Juazeiro do Norte - CE
Fone: 3512.3355
SESC Crato
Rua André Cartaxo, 443. Crato - CE
Fone: 3523.4444.
COMUNIDADES DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO ESTÃO EM FESTA
As Comunidades da Paróquia de São Francisco em estão em clima de festa, começando pela Comunidade São Bento, a mais distante do centro da Paróquia que já esta em festa desde junho, realizando momentos especiais de celebração e fraternizações como quermesse e outros para adquirirem fundos para o acabamento e cobertura da Capela de São Bento. Amanhã dia dez de julho as demais Comunidades da Paróquia prestarão suas homenagem a São Bento, é a noite das Ceb’s.
No próximo dia 16 será a vez de iniciar os louvores a SÃO CRISTOVÃO, a Comunidade São Cristóvão também distante do centro da Paróquia esta localiza no Aeroporto juntamente com as Comunidades de São Bento e Sr. do Bonfim. A abertura da festa inicia dia 15 com a corrida de São Cristóvão e procissão com o mastro da bandeira. Ocorrerá celebrações Eucarística todo os dias, no dia 25 sairá a procissão de São Cristóvão da Igreja de São Francisco às 16:00Hs com destino a comunidade. São Cristóvão é padroeiro dos motoristas.
No final do mês de julho inicia a festa de Santa Clara na Comunidade do mesmo nome localiza entre os bairros Pirajá e Santa Tereza. A Comunidade tem muito que comemorar e dar graças na festa deste ano, pois ganhou o local para construção da Capela. Uma doação concretiza pelo o ato de doação realizada pela prefeitura de Juazeiro. A abertura acontecerá no dia 30 de julho com celebração eucarística na Igreja de São Francisco (hora da graça), após procissão saindo com destino a Comunidade onde haverá novenário e astemento da bandeira. (Enviado por Batista da Silva)
No próximo dia 16 será a vez de iniciar os louvores a SÃO CRISTOVÃO, a Comunidade São Cristóvão também distante do centro da Paróquia esta localiza no Aeroporto juntamente com as Comunidades de São Bento e Sr. do Bonfim. A abertura da festa inicia dia 15 com a corrida de São Cristóvão e procissão com o mastro da bandeira. Ocorrerá celebrações Eucarística todo os dias, no dia 25 sairá a procissão de São Cristóvão da Igreja de São Francisco às 16:00Hs com destino a comunidade. São Cristóvão é padroeiro dos motoristas.
No final do mês de julho inicia a festa de Santa Clara na Comunidade do mesmo nome localiza entre os bairros Pirajá e Santa Tereza. A Comunidade tem muito que comemorar e dar graças na festa deste ano, pois ganhou o local para construção da Capela. Uma doação concretiza pelo o ato de doação realizada pela prefeitura de Juazeiro. A abertura acontecerá no dia 30 de julho com celebração eucarística na Igreja de São Francisco (hora da graça), após procissão saindo com destino a Comunidade onde haverá novenário e astemento da bandeira. (Enviado por Batista da Silva)
terça-feira, 8 de julho de 2008
quinta-feira, 3 de julho de 2008
ORQUESTRA DE MATO GROSSO EM JUAZEIRO
A turnê Sonora Brasil, que desde o mês de abril leva a Orquestra do Estado de Mato Grosso para 78 cidades, em 22 estados brasileiros, traz o conjunto ao estado do Ceará pela primeira vez. No início da semana a Orquestra já se apresentou em Fortaleza, Sobral e Iguatú. Nesta sexta-feira, 04 de julho, o conjunto exibe sua música no Teatro do SESC Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, às 20 horas, antes de seguir para sua última apresentação no estado do Ceará, Crato [05 de julho].
A turnê que terá a duração de 90 dias, apresenta um repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, em adaptações do maestro da Orquestra, Leandro Carvalho. A obra de Heitor Villa-Lobos foi escolhida em razão dos 50 anos da morte do compositor brasileiro mais ilustre.
O Projeto Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais, é uma iniciativa do Sesc Nacional que tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país.
Para Leandro Carvalho, maestro da Orquestra de Mato Grosso, a turnê é uma espécie de devolução do trabalho de Villa-Lobos para o Brasil. "Vamos percorrer praticamente todo o país, do litoral ao interior, atravessando regiões não só geográficas, mas também culturais, entrando em contato com esse universo riquíssimo que Villa-Lobos se debruçou ao longo da vida e que inspirou suas obras".
Todas as etapas da viagem podem ser acompanhadas por um blog que os membros da Orquestra criaram para a turnê. Turnê que já esteve no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá e Amazonas. Depois do Ceará, a Orquestra ainda passa pela Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e termina na Bahia. O endereço do blog, onde podem ser encontrados relatos das apresentações pelas cidades por onde passou a Orquestra é www.sonoraorquestramt.blogspot.com
O maestro Leandro Carvalho afirma que o público poderá sentir de perto um grupo que está fazendo concertos praticamente todos os dias. "A sintonia não poderá estar mais fina" garantiu o maestro Leandro Carvalho.
O maestro Leandro afirmou ainda que os frutos dessa turnê semearão num futuro próximo. "É a maior turnê que uma Orquestra brasileira já realizou! E ainda por cima, tocando a obra de nosso maior gênio, Heitor Villa-Lobos. As futuras gerações lembrarão desta epópeia que ficará marcada na história de nosso país" concluiu.
Entre os dez - Leandro Carvalho foi apontado como um dos dez artistas de maior importância na música clássica da década. O responsável pela indicação foi o Anuário Viva Música 2008, periódico editado anualmente pela revista de mesmo nome, especializado em música clássica e considerado a mais importante publicação do setor.
Na lista, estão nomes como os dos maestros Roberto Minczuk, Isaac Karabtchevsky e John Neschling, atual regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a maior do país. Também presentes, Alex Klein, ganhador de um prêmio Grammy em 2002, o pianista Nelson Freire e o violoncelista Antonio Meneses, considerado um dos maiores do mundo.
Aos 32 anos, Leandro é o mais jovem músico na lista que conta com artistas de carreiras já consolidadas e bem conhecidas do público e da mídia, e o único a residir e a desenvolver suas atividades fora dos grandes centros. Expandindo as fronteiras da música erudita no interior do país, num Estado mais conhecido pela produção agropecuária e pelos problemas ambientais, o trabalho do maestro a frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso contribuiu decididamente para esta indicação.
O que faz da sua experiência algo único no país é a soma de empreendedorismo e sensibilidade na formação de um grupo de músicos profissionais de diversas origens, dispostos a investir no projeto da consolidação de uma Orquestra com alto nível técnico e artístico, comprometida com a transformação social e a valorização das referências culturais da região.
Ainda em 2008 - A turnê marca um ano importante para a Orquestra do Estado de Mato Grosso que, em 2008, deverá realizar 142 concertos, sendo que 90 deles fora do estado. Além dos concertos do projeto Sonora Brasil, a Orquestra do Estado de Mato Grosso também foi convidada para a turnê comemorativa aos 90 anos do Grupo Votorantim.
Entre agosto a novembro, o grupo tocará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros em quinze cidades do Centro Oeste e Nordeste do país. Todos os espetáculos da turnê "Concertos pelo Brasil/Votorantim" terão entrada franca.
Assinar:
Postagens (Atom)